Top 5 Pratos Típicos

Quais os 5 melhores destinos que você já visitou? E os 5 melhores Bares? As 5 melhores trilhas? E porquê não as 5 maiores roubadas? Aqui o que importa é a sua opinião. Compartilhe os seus Top 5!
RSS

Top 5 Pratos Típicos

Mensagem não lidapor Silnei » 10 Set 2008, 08:10

A Culinária é um dos pilares da cultura de um povo. Seus ingredientes e técnicas dizem muito sobre o lugar de onde vieram e sobre as pessoas em que lá vivem. Viajar sem viajar também pela culinária dos lugares que visita é fazer a viagem pela metade. Se você concorda com isso, então compartilhe conosco, quais foram os 5 pratos típicos mais saborosos que experimentou em suas viagens?

Clique em "Selecionar todos", copie o código, cole na sua mensagem e compartilhe quais foram os 5 melhores pratos típicos que já experimentou!

Código: Selecionar todos
[t1]Meus Top 5 Pratos Típicos são:[/t1]
[t3]1º [color=#FF4000]Lugar[/color][/t3]
[t3]2º [color=#FF4000]Lugar[/color][/t3]
[t3]3º [color=#FF4000]Lugar[/color][/t3] 
[t3]4º [color=#FF4000]Lugar[/color][/t3]
[t3]5º [color=#FF4000]Lugar[/color][/t3]
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Top 5 Pratos Típicos

Mensagem não lidapor Silnei » 10 Set 2008, 08:58

Meus Top 5 Pratos Típicos são:

Lugar
Ceviche Peruano em Lima
Não deixe de provar em qualquer restaurante do Bairro de Miraflores em Lima, um Ceviche Mixto. Sem dúvida o prato mais saboroso que já experimentei.

Lugar
Moqueca Baiana com farofa ao azeite de dendê em Morro de São Paulo
Restaurante da Tia Dadai é um restaurantezinho simples e barato no Morro de São Paulo. Peça uma Moqueca e peça pra trazer junto aquela farofa feita com Dendê... ohhhhh Meus Deus! :lol: :lol: :lol: A Bahia é demais....

Lugar
Nachos do Monoloco em Antigua - Guatemala
Se for à Guatemala e passar em Antigua, não deixe de passar no Bar Monoloco pra comer uma de suas criações culinárias feitas com Nachos. Eles são famosos no mundo todo e fazem jus a esta fama.

Lugar
Maniçoba em Cachoeira - Recôncavo Baiano
Na cidade de Cachoeira experimente a Maniçoba! Folhas de madioca trituradas e cozidas por quase uma semana se misturam a carne suína e bovina. O restaurante mais conhecido é o "A Confraria". O prato é pesado, porém, delicioso! Comi e dormi. Mas dormi feliz! :lol: :lol: :lol: :lol:

Lugar
Coxinhas do Frangó - São Paulo
O Frangó é um dos bares mais tradicionais de São Paulo e fica no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo. Além de fazer a melhor coxinha de SP, tem as melhores cervejas do mundo no cardápio!
Minhas Fotos: Flickr | Google+ | 500px |
Asevana ca balanam
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Vareja » 10 Set 2008, 12:38

Boa Silnei, o ceviche realmente merece estar na lista. Deu até vontade de fazer de novo.

Segue a minha, sem ordem definida e sem nada requintado:

- Vaca atolada mineira, com arroz e farofa
- Piraíba grelhada, só com sal grosso e limão, acompanhando uma salada (quem não conhece vá a Piracicaba e peça um filhote na rua do Porto)
- Ceviche (tem que ser peruano, com peixe fresco. Já fiz em casa e não fica a mesma coisa)
- Escondidinho de carne seca (vai puro mesmo!!)
- Quindim (para a sobremesa)
Márcio
Vareja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor joycebruja » 10 Set 2008, 15:49

Categoria Pescados

Lugar
Bacalhau à Barqueiro
barqueiro
Bacalhau com polvo camarão cebola envolvidos em molho branco, acompanha batata doce, batata inglesa, vagem e um bom vinho branco.Manjar dos Deuses. Ilha da madeira , restaurante O Barqueiro marisqueria.

Lugar
Torta de Salmão
Lax
Excelente entrada, torta fria de salmão , especialidade do restaurante Lax butiken em Ljungskile ou Heberg , restaurantes de beira de estrada

Lugar
Janssons Frestelse
jansson
Prato típico sueco ,saboreado principalmente no natal, feito de batata , anchovas e cebola.O meu é ótimo!

Lugar
Espetada de peixe espada
delicia
Peixe espada preto típico da região da Madeira , a melhor espetada foi num boteco em Câmara de Lobos próximo a Funchal

Lugar
Peixe na telha
peixe
Um dos mais saborosos que já comi foi em Caldas Novas num restaurante de palhoça muito simples em frente a um hotel bem central.Surubim servido na telha de barro , com molho de colorau e leite de coco.

Outras categorias em breve!
Editado pela última vez por joycebruja em 11 Set 2008, 12:26, em um total de 1 vez.
joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor ogum777 » 10 Set 2008, 23:17

Lugar - feijoada - há inúmeras pequenas variações, eu prefiro aquelas que carregam no paio e na carne seca
Lugar - chucrute & salsichão (puts, com mostarda preta...)
Lugar - sanduíche de pernil d´o estadão - em sp
Lugar - sushi&sashimi
Lugar - pastel de bacalhau do mercado municipal de sp

esses são os 5 que me fazem perder a noção de saciedade....

agora, ainda há espaço para acarajés. também para moquecas. também para o azul marinho. também para o escondidinho. também pro feijão de corda com carne de sol. e também para o marreco recheado, lá do sul. e também o einsbein mit bracktwurst und kartofel und sauerkrat und ....

lista de 5 lugares, apenas, em se tratando de comida, é muito pouco. tinha que ser as top 20!
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor nando.peres » 11 Set 2008, 00:03

Lugar
Ceviche Peruano é coisa de louco.
Lugar
Porco ao Rolete que dois amigo cubanos faziam.
Lugar
Creme de Camarão na Moranga que eu faço (hehehehehe).
Lugar
Paella que um amigo da espanha faz.
Lugar
Saltenha da bolívia... que coisa maravilhosa... nunca experimentei igual no brasil
nando.peres

Mensagem não lidapor RachaPança » 03 Out 2008, 17:12

Moqueca Capixaba
Principalmente a do Cantinho do Curuca, em Guarapari-ES.
Outros lugares extremamente recomendáveis: Timoneiro, Recanto Baiano, Barramar, Partido Alto - Vila Velha/ES; Quinzinho e Partido Alto - Vitória/ES;
Na verdade, qualquer fruto do mar à moda Capixaba!
Moqueca é capixaba, o resto é peixada! :D

Churrasco
Fogo de Chão, Vento Aragano, Jardineira Grill e afins, Sampa
Churrasco é a comida!

Arroz de Tamboril
Porto, Portugal
Esse tal de tamboril é uma delícia! Só vi em Portugal. Ainda não vi aqui no Brasil...
Comida portuguesa em geral. Eu coloquei aí o arroz de tamboril, por que pouca gente conhece, mas o 3º lugar é da comida portuguesa! Que delícia!

Carne Seca com Feijão de Corda e Pirê de Água
Bargaço, Salvador-BA
Comida nordestina em geral! A tal da manteiga de garrafa é algo insuperável!

Leitão à Pururuca, com Tutu de feijão e Couve ao Alho
Em qualquer lugar das Minas Gerais!
Comida mineira é boa pra caramba!

Infelizmente não temos mais espaço aqui, mas citaria também as comidas italiana, espanhola, japonesa.
Os cortes de carnes argentinos e uruguaios são espetaculares! Incomparáveis! Dois lugares bons em Sampa - El Tranvía e Basso.
Pizza em Sampa, eu gosto do Bráz (mais especificamente o Quintal do Bráz) e Dona Veridiana.

Resumindo, comer é bom demais!
RachaPança

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 21 Out 2008, 15:37

Ceviche Peruano
É sem dúvida uma das melhores comidas que experimentei em minhas mochiladas.

Saltenha da bolívia
As vendidas nas ruas (não sei por que ? ? ? ) sempre são as mais gostosas.
Principalmente as de La Paz, no Mercado e na Peatonal, próxima a Plaza Murillo.

Açai paraense com farinha e peixe seco ou outro marisco
Como boa paraense não posso esquecer as comidas típicas de minha terra querida, embora esteja há muitos anos distante dela.
Principalmente se for do Mercado do Ver-O-Peso em Belém do Pará.
Os marisco são : ostra, mexilhão ou sururu, camarão seco, siri, caranguejo.
Os peixes secos são : gó, serra, sardinha, mapará e outros que não tó lembrada agora.

Pato no tucupi paraense
Este é encontrado em quase todos os restaurantes paraenses.
O tucupi é um líquido amarelo decorrente do preparo da farinha de mandioca

Arroz-de-Cuxá
Prato típico maraanhense, é feito com uma mistura de gergelim, farinha seca, camarão seco, pimenta-de-cheiro e o ingrediente especial - a vinagreira (hortaliça de origem africana muito comum no Maranhão).

Sou suspeita para comentar, mas a Culinária Paraense é uma das melhores (para mim - é lógico )

- Maniçoba (pode-se dizer que é a feijoada paraense)
- Chibé (é, por assim dizer, a mais paraense de todas as comidas - feita tão e somente de água e farinha de mandioca)
- Tacacá (tucupi - goma de mandioca ou polvilho azedo - camarão seco - jambu
cuia_de_tacaca.gif
http://www.opaidegua.com/v2007/opara/culinaria.htm
cuia_de_tacaca.gif (29.59 KiB) Exibido 67931 vezes

- Caldeirada (peixe fresco)
Prato-Caldeirada-de-peixe.jpg
Culinária Paraense - Foto de Luiz Braga - Site da Paratur
Prato-Caldeirada-de-peixe.jpg (29.45 KiB) Exibido 67841 vezes

As frutas regionais

- O cupuaçu
- O bacuri
- O taperebá
- A pupunha
frutas-regionais.jpg
Frutas paraense - Foto de Luiz Braga - Site da Paratur
frutas-regionais.jpg (28.05 KiB) Exibido 67668 vezes
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Júnia Pimenta » 21 Out 2008, 20:02

Lugar
Batata Röst na Suíça
Affffffff.......batata com queijo e bacon ,mas as batatas ficam 12 horas descansando antes de serem cortadas....MUITO BOM!!!!!!( vou colocar a receita no fim do post...rsss)

Lugar
Ceviche no Peru ( de preferência em Ica, defronte a Laguna Huacachina) ...
Aff de novo...rss....deliciosamente refrescante....

Lugar
Truta grelhada na Patagônia Argentina
De preferência com uma salsa de framboesa e pimenta que só tem praqueles lados.

Lugar
Marreco recheado com repolho roxo em Pomerode
Hum....tem um prato chamado Fritz, Frida e Cia que é servido em um restaurante beeeeeeeeeemmm tipico de Pomerode que é um abuso de bom. Marreco, repolho roxo, purê de maça, raiz forte, salsichão branco e vermelho, mostarda escura e clara, nhoque de batata doce....posso pedir mais que isso???? rrss.... ( O Vareja e a Dani-Ella aqui do fórum já experimentaram esse prato tbem....)

Lugar
Feijão tropeiro em Ouro Preto
Sou mineira, né? rrss....fica até complicado explicar a minha adoração por feijão...rssss

Batata rösti
(porção individual)

Ingredientes
4 batatas baraca ou asterix (roxa)
80g de filé mignon finamente fatiado e temperado a gosto ( ou Bacon...eu prefiro!!!)
60g de queijo cheddar
50ml de óleo
Sal a gosto

Modo de preparo
Cozinhe as batatas na véspera e reserve na geladeira. Rale a batata alguns minutos antes de prepará-la.

Cubra o fundo de uma frigideira pequena com a batata ralada, acrescente por cima o recheio (filé mignon e cheddar) e feche com mais batata ralada. Sele cuidadosamente para que não se desmanche na hora de ir ao fogo.

Acrescente o óleo nas bordas da frigideira para fritar a batata. Depois de frita, retire o excesso de óleo com a ajuda de uma escumadeira e volte à frigideira ao fogo baixo. Repita o mesmo processo com o outro lado.

--------------------------------------------------------------------------------

Saiba mais

Batata rösti – prato típico da cozinha suíça, tem o formato de uma panqueca e é feito com batatas cozidas que ficam 12 horas descansando antes de serem raladas grosso. O termo rösti refere-se também a produtos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes. Originário do cantão de Berna, no passado este era um prato camponês, usualmente consumido pela manhã.
Júnia Pimenta
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor ellensilva » 16 Mar 2009, 22:34

Lugar
Buko Pie
Essa é uma torta de côco verde que eu comi nas Filipinas simplismente perfeito...
Tanto fria quanto quente!!! Maravilhoso
Lugar
Amok Khmer
Esse é um prato tipico do Camboja. Otimo!!!! Feito de frango , leite de coco e outras coisas, na casca de coco..
Comi na Old Market Area em Siem Reap.
Lugar
Noodles Thailandes
Esse encontra se em qualquer rua de Bangkok é muito bom!!!! Pode ser frito ou nw...
Simplismente Otimo!!!!
Lugar
Sushi
No Japão expecificamente é otimo.. mas como as casas de sushi são muito caras tem a opção de ir em lugares tipo fast food... Chamados de Sushi-ya... Otimo preço e sabor!!!
Lugar
Carne com kimchi
Kimchi é um prato tipico koreano acelga marinada na pimenta!!! Muito forte, mas delicioso...
Mesmo não sendo fã de pimenta a carne tava tao bem feita que sem ficaria ruim!!!!

Mesmo nw cabendo jamais poderia esquecer do PASTEL de feira!!!!
"Viver é perigoso e carece de coragem" - Guimaraes Rosa
ellensilva

Mensagem não lidapor TiagoSPFC » 23 Mar 2009, 13:24

MINHA LISTA:

1º - PARILLADA (ARGENTINA OU URUGUAIA)
2º - TRUTA DO LAGO TITICADA, COM ARROZ E BATATAS
3º - FEIJOADA (DODÔ CHOOP - NO CENTRO DE SAMPA)
4º - SANDUICHE DE MORTADELA DO MERCADÃO DE SAMPA
5º - MOQUECA CAPIXABA
TiagoSPFC
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor ching » 07 Mai 2009, 09:18

1 - Churrasco tradicional - Brasil
Tem coisa melhor? Acompanhada de uma Brahma bem gelada? Não só pelo sabor, mas digo, por todo o "ritual", é sempre feito com amigos, descontração total, mto papo furado e risadas. Ah... uma caipirinha tbm vai bem...

2 - Chorizo Argentino - Argentina
O nome lembra o nosso Chouriço, mas não tem nada a ver, rs... Bifão da melhor parte do Contra-filé, e se posso dar uma sugestão: La Caballerizza - Puerto Madero - Buenos Aires, excelente!

3 - Moqueca Baiana - Brasil
Com bastante camarão... e quero quente! Pode botar pimenta nisso ai... rs...

4 - Whooper Duplo - EUA
Por quê não? Adoro esse lanche, como pelo menos 1 vez por semana mais ou menos e tem no mundo todo praticamente... é justo estar na lista...

5 - Pizza Paulistana - Brasil
Já comi a pizza tradicional da Itália, mas igual a nossa pizza paulistana, de R$ 12,90 (aqui na esquina, rs...) não tem! E pizza se come com AZEITE e não com Catchup... rsrsrs...

Acredito que nenhum dos 5 tem classificação, todos eles estão no topo do meu paladar... hehehe...
ching

Mensagem não lidapor Tatiane.N.T » 11 Ago 2010, 16:18

Bem todos os paises que visitei procurei não comer muitas coisas estranhas simplesmente para não ficar mal e não estragar a viagem ha ha ha, mas os que provei adorei

1) Aserviche de peixe (ja que tenho alergia a alguns frutos do mar) no Peru
2) Arepa (como a nossa tapioca so que com faria de milho ) Colombia
"Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade" (Walt Disney)
Tatiane.N.T

Mensagem não lidapor Patricia Arruda » 11 Ago 2010, 17:31

Gente,
Os editores deste site põe a gente em cada sinuca.... De vez em quando tem um Top 5 que me faz quebrar a cabeça...
Essa foi dificil escolher mas adoro responder e vou separar os Top 5 da minha terra Ceará dos outros por onde andei...

No Ceará:
- Comer caranguejo na Praia do Futuro, quebrando com um pauzinho, tomando cerveja gelada e jogando conversa fora
- Tapioca em duas versões: salgada com queijo e manteiga e doce com côco e leite condensado. tem em todo Nordeste.
- Sorvete de crocante de castanha no final da beira mar de Fortaleza
- Camarão alho e óleo por detrás do mercado de peixe de Fortaleza
- Risoto de camarão do Colher de Pau em Fortaleza

E por aí...
- Parrilla argentina
- Baguette com camembert (comer na rua, sentada na calçada)
- Pão com liguiça e pamonha nas estradas de Minas
- Costela de pacu frito no Pantanal
- Pasta na Toscana com um Chianti

Não está na ordem... aliás... está na ordem das lembranças e sem fotos pois ainda não dou conta de põr fotos no site.
Patricia Arruda

Mensagem não lidapor Chico Rocha » 04 Nov 2010, 23:39

1-Frutos do mar em Santiago e Pastel de Jaiva em Valparaíso, com um bom vinho.
2-De olhos vendados,qualquer prato Peruano (ceviches, rocotos relenos,chupe de camarones, aji de galina, lomo saltado ,etc,etc,etc..)iniciado com Pisco Sauer e encerrado com licor Anis Najar
3-Comida Etíope (paes tipico embebecidos em molhos picantes) e Senegalesa( ave ao creme de amendoins,castanhas) acompanhado por suco de gengibre nos bistros de NYC
4-Comida de rua do Brasil ( Tapioca do Recife, Acarajé da bahia, pao de queijo mineiro, Tacaca e sorvete de frutas do Para, pastel paulistano, Cajuína do Piauí,etc.....) e a mesa dos imigrantes em São Paulo ( japoneses( sushis e udons-lamen, Árabes falafel-kebabs e mezes, Italianos massas e pizzas, nórdicos-smorgasborg e einsbein, latinos, africanos fufus)
5-As versões vegetarianas da culinária tradicional dos países
Chico Rocha

Próximo

Voltar para TOP 5 Mochileiros.com