Troca de informações sobre os melhores pontos de mergulho do mundo.
#340157 por andre amaral
07 Jan 2009, 17:25
Voltei de lá há dois meses, realmente é imperdível pra quem gosta de mergulhar.

Operadoras

São 3 operadoras que existem na ilha: Atlantis, Noronha Divers e Águas Claras. Pelo que pesquisei, a Atlantis é a mais recomendada para certificados, enquanto a Águas Claras é para quem pretende fazer apenas um Discovery ou Batismo (mergulho para não certificados). Fui pela Atlantis que é a que a escola onde constumo fazer minhas saídas fechou o pacote. Só a parte de mergulho saiu R$ 1.000 por 5 saídas embarcadas de 2 mergulhos cada, mais R$ 180 que paguei à parte por um noturno.

A estrutura da Atlantis é ótima, com catamarãs novos e o pessoal nota 10. Recomendo, mesmo. Se pegaram o Zé Renato como um dos divemasters, peçam pra ele fazer uma peixada no último dia, excelente!

Época

Mergulho em Noronha é fantástico no ano inteiro. De maio a novembro é melhor para pegar o mar de dentro (em direção ao Brasil), pois o de fora fica muito agitado. No restante, a situação inverte um pouco, mas há pontos excelentes dos dois lados.

Condições

Água na faixa dos 26C a 27oC, nem precisa de roupa de mergulho, eu fui de bermuda e camiseta mesmo. Visibilidade quase sempre em torno dos 30 a 40m pra mais. Quase todos os mergulhos ficavam na casa dos 20m de profundidade.

Vida Marinha

Além de muitos peixes, como frade, bodião, cirurgião, barracuda e outros, tem bastante raia (prego e chita), tartaruga, moréia (nem tanto), tubarões lixa e bico fino. O melhor é que por ser zona de proteção ambienbtal, os peixes não têm o menor medo de você. Dá pra nadar no meio dos cardumes na boa.

Pontos de Mergulho

Imagem

Alguns dos principais:

Pedras Secas: o melhor que fiz, tanto que o grupo todo quis repetir. É de uma geografia linda, pois você vai entrando por umas fendas e uns buracos com muitos corais e bastante vida. Mesmo com o mar de fora bem agitado, ninguém se arrependeu.

Corveta Ipiranga V-17: esse não fiz pois está a 60 metros de profundidade e a Atlantis exigia curso de Nitrox e 60 mergulhos logados. Além de sair por mais de R$ 500, pois inclui Trimix (nitogênio + oxigênio + hélio). Tudo isso pra 17 minutos de fundo e 30 de subida. Mas é um dos melhores naufrágios que há: mesmo com mais de 20 anos, o navio está "em pé" e totalmente conservado pela ausência de correnteza. As fotos que vi foram impressionantes e com mais de 50m de visibilidade.

Caverna da Sapata: onde vi mais vida marinha, com muitas raias e tartarugas. Voltamos pro noturno e vimos mais ainda. A caverna, propriamente dita é muito ampla e vale a pena.

Cabeço das Cordas: mergulhoo mais profundo, com 38m, e muita correnteza, mas muito bom. Desde lá de baixo, você vai subindo o cabeço até em cima, onde dá uma sensação de estar voando. Não tem tanta vida, mas vale pela geografia.

Buraco das Cabras: mergulho drift, sossegado, pelo canal da Rata. Sem muito esforço e com bastante vida. Tire uma foto ao lado da âncora.

Ilha do Meio: mergulho mais fraquinho, mas ainda assim um baita mergulho. É que fizemos mais no final e estávamos mal acostumados.

Laje Dois Irmãos: não sei o que é melhor, o mergulho ou depois ficar descansando no barco de frente pros Dois Irmãos e a Baía do Sancho. Mergulho mais raso e com bastae vida, também.

Iuias: esse não fomos porque o mar de fora estava muito ruim, mas o pessoal da Atlantis falou que é o mais legal de lá.
Editado pela última vez por andre amaral em 13 Jan 2009, 15:39, em um total de 1 vez.

#363814 por murillus
25 Abr 2009, 07:06
so mergulhando la pra poder saber o quanto de bom...

na ultima vez que fui a FN fiz 01 semana de mergulhos...

tudo de bom...
#363859 por Junior Faria
25 Abr 2009, 17:05
Estive a pouco tempo em Noronha e fiz meu batismo com a Noronha Divers e adorei.

Mergulhei em Caieiras. É um ponto um pouco depois da Ilha Rata. Fomos até 18m.

Mergulhar em Noronha é sem igual. Visibilidade ótima. Vida marinha abundante. Parecemos estar dentro de um aquário.

Da próxima vez quero estar credenciado para mergulhar em Pedras Secas.
#378281 por murillus
27 Jun 2009, 09:25
Murilo e Luciana 087.jpg
Murilo e Luciana 087.jpg (653.81 KiB) Exibido 22408 vezes

Murilo e Luciana 106.jpg
Murilo e Luciana 106.jpg (792.82 KiB) Exibido 22392 vezes

Murilo e Luciana 143.jpg
Murilo e Luciana 143.jpg (1.26 MiB) Exibido 22344 vezes

Murilo e Luciana 385.jpg
Murilo e Luciana 385.jpg (657.34 KiB) Exibido 22313 vezes
#458517 por Bruno Império
26 Mar 2010, 15:34
Amigos,

megulhando em Noronha eu só não tive sorte de ver os golfinhos...
Raia, Frade, Tartaruga é pratiamente capim por lá! hahahaha

Como eu vi que vocês pegaram golfinhos por lá, será que alguém consegue me dizer qual o melhor ponto para avistá-los?

abração a todos!!!
#458596 por andre amaral
26 Mar 2010, 20:39
O melhor ponto, não sei, mas vimos um monte - muitos mesmo - na lateral do barco quando fomos mergulhar na Laje dos Dois Irmãos, principalmente passando em frente à Cacimba do Padre.

Imagem

Bruno Império escreveu:
Como eu vi que vocês pegaram golfinhos por lá, será que alguém consegue me dizer qual o melhor ponto para avistá-los?

#459874 por murillus
01 Abr 2010, 10:54
eu mergulhei com o pessoal da noronha divers... george, hauss, picole e etc...

achei os crinhas muito gente boa... e recomendo...

eles nao deixam nada a dever as outras operadoras...
#459885 por Mau-santos
01 Abr 2010, 11:24
murillus escreveu:eu mergulhei com o pessoal da noronha divers... george, hauss, picole e etc...

achei os crinhas muito gente boa... e recomendo...

eles nao deixam nada a dever as outras operadoras...

Cara, em Noronha é fogo...cada um tem sua história de mergulhos e gostos...eu sempre mergulhei com a Atlantis e curti demais. Uma amigona só saía com a Águas Claras.....
Enfim, gosto é gosto, né!
De maneira geral, salvo diferenças que cabe a cada um apurar, todas têm prós e contras!
#490532 por driesteves
03 Ago 2010, 11:51
Olá gente

estou pensando em ir com meu namorado em janeiro, na segunda quinzena...mas alguns colegas que já foram me falaram que o mar fica muito agitado....

Não gosto de ondas e tb não surfo!! Quero mais é mergulhar nas piscinas e se bater a coragem, batismo ....

acham que é melhor deixar pra ir em julho? ou a visibilidade é boa mesmo em janeiro?

Abços

Adriana
#492144 por murillus
08 Ago 2010, 11:56
andre amaral escreveu:Não me preocuparia muito com isso

concordo...

dri,

evite somente a quadra chuvosa pois turva a agua...

[]s
#494741 por bru.gomes
17 Ago 2010, 13:27
Queria saber como foi a viagem de vcs?? Quantos dias vcs ficaram, por qual agencia vcs foram???
Pois estou pensando em ir pra lá no feriado de 7 de setembro.
Vcs acham que é mto pouco tempo, queria mergulhar e tentar surfar??? Sairia de SP no dia 03/09 e voltaria dia 07/09 ou 08/09.

Agradeço desde já a sua atenção!
Obrigado!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes