Troca de informações sobre os melhores pontos de mergulho do mundo.
#443514 por Ockilupo
02 Fev 2010, 10:37
boa tarde

Estou querendo fazer um mergulho noturno de snorkling e gostaria de saber qual a lanterna que vocês me indicariam, estaria pensando em algo do tipo melhor custo beneficio
Estive dando uma pesquisada e eles indicavam lanternas que tenham pelo menos 4,5W de potencia, alguem confirma???

andei pesquisando e achei essa lanterna baratinha............ será que ilumina bem?

http://www.maresolonline.com.br/index.php?op=lk&it=684

abraços

#443546 por xaliba
02 Fev 2010, 11:59
fala bro,

essa eh a famosa toshibinha - pq foi a toshiba q lancou esse modelo no mercado, embora essa me parece q nao eh toshiba - ilumina bem, mas tem o foco super fechado - em funcao disso ilumina longe - mas com campo focal suuuper restrito, consome uma bateria do cao e a pilha (4 pilhas AA) nao duram nem uma hora - se durar mais eh sorte. O lance eh q elas tem lampadas halogenas ou dicroicas q iluminam bem mas consomem demais. Ela eh uma boa lanterna secundaria, q vc usaria em mergulho autonomo caso a primeira de pau, por ser pequena e tb ser boa para iluminar detalhes durante o mergulho.

Mas pra vc q ta comecando acho q ta de bom tamanho, vai brincando e se vc sentir necessidade de algo melhor vc compra, dai ja tem uma boa lanterna secundaria. Go man!

Dica, compre pilhas recarregaveis pois - nao sei se vc sabe - pilhas em geral sao altamente toxicas e TERRIVEIS para o meio ambiente, usando recarregaveis vc nao vai contribuir tanto com o problema de contribuir com 4 pilhas AA cada vez q vc for mergulhar. Lembre-se sempre disso!

boa balada.
#444429 por xaliba
04 Fev 2010, 20:10
eu comprei lanterna ha 19 anos atras qdo comecei a mergulhar, coisa menor q nao ilumina tanto. Depois sempre mergulhei noturno guiando pessoas e as operadoras me arrumavam a lanterna - eu ate ja cheguei a fazer noturno sem lanterna so indo na bota de um amigo, tranquilo. Mas enfim, eu lembro q a ikelite tem uma lanterna legal do tipo 'pistola' q ilumina bem e tb a techisub tem a UK 40 q eh um absurdo de luz, irado, mas tb super cara, mas faz tempo, nao tenho a menor ideia de preco mais. A uk tem opcao de ser a pilha ou a bateria, entao seguindo a dica q dei no post anterior de preferencia pela de bateria, eh mais cara mas vc poupa a natureza e tb o seu bolso a longo prazo.

Mas enfim, nao compre essas lanternas por enquanto, testa pra ver com a pequena e mais barata se esse eh seu negocio mesmo, se for vc investe mais.
#444444 por Ockilupo
04 Fev 2010, 20:52
Xaliba valeu pelas respostas

Bom a UK 40 eu não achei mas a UK D4 sai por 290 reais.... agora a IKELITE sai por 242........... as duas no formato pistola

acho q vou de toshibinha mesmo...... é mais barato heeheehehehehehhe
abraços
#444574 por Mau-santos
05 Fev 2010, 10:34
Como o Xaliba disse, a Toshibinha era boa MESMO qdo era da Toshiba. Depois q vieram as genéricas, a qualidade e a durabilidade caiu demais.....mas continua sendo uma opção em conta, e q, apesar do foco fechado, é bem forte, pelo seu tamanho.
#448756 por murillus
21 Fev 2010, 09:27
Maurício,

o problema das lanternas:
pequenas (usam pilhas peq AA) duram pouco e as grandes sao ruins de carregar e atrapalham aqueles mergulhadores inesperientes

quanto ao valor, acho que investir em algo mais caro vale a pena no caso das lanternas

falando no pessoal do avancado: outro quesito importante fica em ter duas lanternas
#449059 por Mau-santos
22 Fev 2010, 16:09
É isso aí, Murillus
Acho que por conta de custos, vejo muitas vezes abrir-se mão da segurança de se portar duas lanternas (principal e secundária) em Mergulho Noturno.
Mesmo tendo uma durabilidade de carga relativamente pequena, a Toshibinha, A MEU VER, era uma excelente e barata opção de lanterna secundária.
Como lanterna principal, de um tempo pra cá só faltou se usar em mergulho recreativo aquelas lanternas de caverna, onde as baterias ficam a parte da fonte de luz, ligada por um cabo. Só q acho q não colou.....essas lanternas técnicas são caras e a tendência deve ser de compactação.
#450162 por xaliba
25 Fev 2010, 17:14
renato, esse bastao so funciona para conectar em algo e vc saber sempre onde esse algo esta ou entao como uma fonte permanente de luz, mas apenas para vc localizar esta luz, ela nao eh usada como lanterna.
#450361 por Mau-santos
26 Fev 2010, 10:34
Sempre usei o bastão (cialume, né?!) fixado ao cilindro pra auxiliar a localização dos mergulhadores em mergulho noturno, ou para alguma marcação específica.
Pode até ser q o bastão consiga iluminar uma área em volta do mergulhador, mas usá-lo como lanterna, a meu ver, é gambiarra. Pode até quebrar o galho, mas é gambiarra! hehehehehehehe.
#453266 por murillus
07 Mar 2010, 06:52
Maurício - Santos escreveu:
Pode até ser q o bastão consiga iluminar uma área em volta do mergulhador, mas usá-lo como lanterna, a meu ver, é gambiarra. Pode até quebrar o galho, mas é gambiarra! hehehehehehehe.

bastao de luminol

no minimo isso um absurdo... pode ate acontecer de voce ter uma pane na lanterna principal e secundaria e so sobrar o bastao... mas isso seria a 3a opcao... realmente uma gambiarra tremenda...
#453267 por murillus
07 Mar 2010, 07:02
Como funciona esse bastao ???

O lightstick é um bastão de plástico, preenchido por uma solução química.

Imerso nessa solução, existe uma ampola de vidro, contendo uma segunda solução.

Quando a porção plástica do lightstick é dobrada, a ampola de vidro se rompe e as duas soluções se misturam, e uma reação chamada "quimiluminescência" ocorre.

A reação emite energia apenas em forma de luz, sem emissão de calor.

O tempo de brilho do lightstick pode variar de acordo com fatores ambientais, principalmente a temperatura.

Quanto mais quente estiver o ambiente de uso do lightstick, mais forte ele brilhará, mas por menos tempo. Por outro lado, em ambientes mais frios, o brilho é menos intenso e mais duradouro.

Aceita-se que um lightstick pequeno (um ministick) brilhe por 3-4 horas.

Lightsticks maiores podem brilhar por 6-8 horas.

Em alguns casos, até 12-18 horas após o acionamento, alguns lightsticks ainda emitem um pouco de luz (ainda que sem brilho, ou só perceptível no escuro total).

O lightstick contém basicamente luminol (um éster), e peróxido de hidrogênio (água oxigenada).

A reação que ocorre é a oxigenação do luminol.

Ainda, encontram-se alguns pigmentos e catalisadores da reação.

A cápsula do lightstick é hermeticamente fechada, e ele não apagará dentro d'água.

O "tempo de prateleira" do lightstick, desde que mantido em sua embalagem original, em um local seco, fresco, e protegido do calor é de 2 anos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luminol ou http://www.lightstick.com.br
#453277 por Mau-santos
07 Mar 2010, 10:16
Valeu pela aula, murillus!
Só pra completar, mergulho é uma atividade muito segura, entre outros motivos, pq se inseriu nela regras q se seguidas evitam praticamente todo tipo de incidente. Claro q tbém fiz minhas gambiarras, mas improvisações são coisas q eu não indico nunca, pra evitar problemas.
Na imensa maioria das vezes, seguir as regras não é nada difícil e te permite mergulhar com segurança quase total. Vale a pena! ::cool::
#453424 por murillus
07 Mar 2010, 17:37
Maurício - Santos escreveu:
Valeu pela aula, murillus!

kkk...

aula que nada...

acho que informacao nunca e' de mais...

[]s e bons mergulhos seguros...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes