Troca de informações sobre os melhores pontos de mergulho do mundo.
#539764 por megaqueiroz
07 Jan 2011, 11:57
Olá...

Ao longo de minha longa história em mergulhos (apenas 8... hehehe), em 4 deles passei mal após os mergulhos, imediatamente após subir. Nem dava tempo de chegar ao barco e eu já estava vomitando... ::hein: ::dãã2::

Pude perceber algumas coisas:
- Não é por causa do barco, pois antes do mergulho estou tranquilo, quando subo passo mal e no segundo mergulho do dia, quando volto a descer, melhoro, e quando subo novamente passo mal de novo.
- Nos 4 primeiros mergulhos, não precisei usar roupa de neoprene, enquanto que nos 4 que passei mal, a impressão que eu tinha é que elas estavam um pouco apertadas. Será que é por isso??

O que devo fazer pra parar de passar mal??? Pq parar de mergulhar, JAMAIS!!!!
#539774 por thiagozuza
07 Jan 2011, 12:22
Olá Megaqueiroz!!!

Não tem nada de normal em passar mal depois de mergulhos, desde que todas as precauções sejam tomadas. Eu já mergulhei umas 20 vezes e nunca passei mal.

Pode ser também alguma coisa relacionada a você também, como algum problema intestinal ou algumas das precauções que não foram seguidas. Essa história da roupa muito apertada pode prejudicar a circulação, mas nunca vi ninguém passar mal por causa disso. Inclusive eu já mergulhei com roupas muito apertadas.

Seguem algumas dicas que podem ajudar, no geral:

1 - Planejamento do mergulho
Os mergulhos devem ser realizados utilizando as tabelas de mergulho para segurança do mergulhador. De acordo com a profundidade e o tempo de fundo, deve ser realizada a parada descompressiva para minimizar o risco de doenças descompressivas. O tempo de superfície também deve ser respeitado de acordo com a tabela.

2 - Alimentação
Antes de um mergulho deve-se comer comidas leves e se hidratar bem. Se comer um prato de feijoada e for mergulhar depois, a chance de "passar mal" vai ser muito grande.

3 - Cachaçada
Mergulhar de ressaca nunca é uma boa ideia. Na noite anterior ao mergulho é importante dormir bem e evitar bebidas alcoólicas. Se tomar uma garrafa de vodka na véspera de mergulhar o risco de algo dar errado é grande.


O resto do pessoal aqui pode dar algumas dicas também!!!

abraço!!!
#539783 por megaqueiroz
07 Jan 2011, 12:36
Sei de tudo isso e por isso que acho estranho...

1 - Planejamento do mergulho: Sempre mergulhei dentro dos limites que sou certificado (18m), e meu mergulho mais longo durou cerca de 55 minutos... Não acredito que seja isso...

2 - Alimentação: Quando vou mergulhar, faço um mergulho durante a manhã e um a tarde (comum das operadoras). Para o café da manhã, apenas como algum pãozinho, suco e frutas... Nada demais... e entre os mergulhos, apenas o lanche que tiver no barco (que todos comem...)

3 - Cachaçada: Também acho que não seja o caso. Na véspera, tomo no máximo (quando tomo) uma lata de cerveja... Nada que me cause uma ressaca ou uma desidratação.

Já pensei que talvez fosse alguma coisa relacionada a diferença de pressão, mas minha otorrino falou que não tem nada a ver.
#541412 por murillus
11 Jan 2011, 15:14
nao é normal... mas é muito comum...

isto se chama cinetose... é uma doença... se caracteriza pela sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte que perturba o sistema vestibular... responsável pelo equilíbrio...

Além da náusea, a cinetose tem vários outros sintomas:
* Perda de equilíbrio
* Falhas de memória
* Sudorese
* Nistagmo
* Dores de cabeça/enxaqueca
* Visão borrada, duplicada ou fora de foco
* Palidez
* Dificuldades em atividades de leitura, ou assistir televisão
* vertigens
* Fadiga
* Perda da noção de profundidade

Pode surgir em qualquer atividade que exija movimento, como andar de ônibus, carro, avião, barco, trem, metrô, andar a pé, utilizar esteira ou mesmo bicicleta ergométrica....
#541419 por murillus
11 Jan 2011, 15:25
médico responsável pelo tratamento é um otorrinolaringologista...

o exame que pode ajudar a diagnosticar é a vectonistagmorafia...

outros exames uteis são a audiometria e a impedanciometria...

o tratamento é a base de dramin ou labirim ou vertizine d ou outro medicacao pra labirintite... mas eles podem causar sonolencia no mergulhador por isso devem ser evitados...

eu prefiro (receita da vovó) uma sopinha (ou caldo) de gengibre (natural e sem efeitos colaterais)...

procure um medico que seja acostumado com medicina do mergulho... pois varios pacientes costumam ser atendidos mas sem sucesso, até receberem diagnósticos corretos...

[]s
#541451 por megaqueiroz
11 Jan 2011, 16:10
Uma vez, minha otorrino me diagnosticou como princípios leves de labirintite, mas falou que não afetaria o mergulho e que essas vezes que passei mal não tinha nada a ver com a labirintite...

Acredito que não seja cinetose não... pois não passo mal devido ao movimento do barco...
#586865 por murillus
13 Mai 2011, 16:06
megaqueiroz escreveu:
Acredito que não seja cinetose não... pois não passo mal devido ao movimento do barco...



descobriu o que era ????
#591476 por megaqueiroz
25 Mai 2011, 12:34
Não descobri não...
Mas acabei de voltar do Egito, fiz 2 mergulhos lá e não passei mal.
Nos 2 não cheguei nem a 12 metros e na hora da subida fizemos parada de segurança.
Estou achando que pode ser isso. Todas as vezes que passei mal, não fizemos.
Já estou pesquisando um computador para ajudar.
#596724 por murillus
06 Jun 2011, 14:43
megaqueiroz escreveu:Já estou pesquisando um computador para ajudar.


Tem gente que discorda, mas um computador de mergulho faz diferenca...
#750073 por murillus
20 Ago 2012, 15:50
megaqueiroz escreveu:Comprei um computador...


O computador de mergulho nao substitui o uso de tabelas... portanto, lembrando, redundancia é seguranca no mergulho... use tanto o computador quanto as tabelas... e bons mergulhos...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes