Relatos de Viagens na Região Nordeste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)
#690986 por FabioC
29 Fev 2012, 23:56
Fizemos esta viagem em janeiro/2012 e estou aqui repassando algumas informações sobre o parque, assim como dicas e fotos.

Saímos de Campinas em um grupo de quatro pessoas com destino a Maceió. Partimos para a divisa AL/PE e de lá seguimos finalmente no dia 11/01 rumo a Arcoverde (pegamos a BR-232 sentido Caruaru e seguimos até Arcoverde) pois tínhamos reservado um hotel lá (decidimos não ficar em Buíque ou na Vila). Chegamos a tarde, umas 17h, então decidimos conhecer um pouco de Arcoverde e seguir cedo no dia seguinte para o Parque.

De Arcoverde, segue-se pela PE-270 até Buíque. A estrada está reformada, sem buracos e novinha em folha!
Imagem

De Buíque até a Vila do Catimbau (entrada do parque) é uma estrada de terra batida, tranquila pra andar, mas sempre devagar. (+- 10km)
Imagem

Fizemos 2 dias de trilhas: 12/01 e 13/01.
No primeiro dia (12) chegamos cedo a Associação dos Guias do Parque. Ela é bem fácil de achar na Vila (fica na praça) e os guias são gente boa e conhecem bem a região. Contratamos para os dois dias um guia chamado José Pereira, que foi super atencioso, ele segue o seu ritmo, sem correr ou atropelar nada do que passamos.

Vi aqui mesmo no mochileiros que a melhor data para se ir pra lá é em janeiro, pois não chove e não corremos risco de ficar preso na estrada de terra. O nosso guia falou que em junho e julho é tranquilo pra ir, diz q faz mais tempo nublado, chove um pouco e que até ajuda a andar na estradinha de terra que liga Buíque a Vila.

1° dia - 12/01 - Trilha do Canion, Trilha das Umburanas e Igrejinha
Caminhada tranquila, sem muitas dificuldades. Chuva leve no fim da tarde, só pra refrescar um pouco.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ficamos no Hotel Olho D'Água dos Bredos, em Arcoverde (+ - 25 km de Buíque) e pagamos R$ 120,00 (quarto duplo) com café-da-manhã.


2° dia - 13/01 - Trilha da Casa de Farinha, Loca das Cinzas, Torres e Lapiás
Caminhada mais pesada, demoramos quase 4 horas para fazer todas. Nas 2 primeiras temos inscrições rupestres datadas entre 2 mil a 6 mil anos atrás. O Zé Pereira disse que em 10 anos de parque, fomos o 2° grupo a fazer estas 4 trilhas juntas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma percepção que tivemos sobre o Parque: ele tem 10 anos, mas ainda falta uma estrutura melhor. Falta divulgação para aproximar turistas e organização.

Foram apenas 2 dias no Parque. Aprendemos muito sobre a região e com certeza voltaremos mais e mais vezes!

#857335 por Otávio Luiz
08 Jul 2013, 08:12
Catimbau é fantástico!!! Não canso de ver as fotos.
Realmente é muito mal divulgado, um lugar com abençoado e que quase ninguém conhece.
Esse tá no caderninho faz tempo...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante