Trabalho Voluntário - Perguntas e Respostas

Ensaios e troca de informações sobre cultura viajante e suas vertentes.


Trabalho Voluntário - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor OFudouMyou » 23 Ago 2010, 17:41

Antes de tudo gostaria de pedir desculpas aos usuários que me enviaram mensagens privadas quanto ao assunto deste tópico. Eu me prontifiquei a receber as mensagens e acabei demorando para responder. Tive uns problemas pessoais que me atropelaram a semana, além do meu trabalho que exige muito (demais, eu diria).
Há um tópico ativo nesta seção do fórum que trata da questão ser possível viver como mochileiro. Lá alguns usuários levantaram umas questões sobre organizações internacionais de ajuda humanitária e voluntariados internacionais.
Estou criando este novo tópico para tratar deste assunto e possibilitar a troca de idéias e experiências.
Antes de tudo, como já havia dito na discussão acima, acho que é importante separar a idéia de ser voluntariado da vontade de simplesmente viajar para fora do país e então fazer-se valor do compromisso de entrar em um programa de ajuda mais para manter-se lá fora do que pelo desejo de simplesmente ajudar.

As exigências dos programas variam bastante de acordo com o organismo em que se pretenda voluntariar-se, mas basicamente é preciso esclarecer que nem todas as vagas são para aquela primeira imagem que temos de um campo de refugiados em que você se vê no meio do cenário inóspito dormindo em barracas empoeiradas e correndo risco de levar um tiro. Na verdade, há uma carência grande de voluntários que cuidem muito mais das áreas administrativas. Eu sou formado em tradução e, apesar de hoje trabalhar permanentemente em outra área, fazendo traduções esporadicamente, posso dizer, por exemplo, que sempre haverá muitas vagas para dar aulas e fazer traduções de materiais didáticos ou ofícios a serem utilizados. Quando digo isto, não é raro sentir uma certa decepção no expressão dos outros. Cadê a emoção da coisa? Por isto que é preciso realmente definir o que você, como voluntariado, deseja!

De cara, o primeiro passo é: informe-se. Leia e leia muito sobre o organismo onde pretende atuar. ONU, UNESCO, UNICEF, Cruz Vermelha, não importa. Eu encontro muitas pessoas que desejam voluntariar-se na ONU, mas que não sabem responder a primeira pergunta que faço: você sabe o que exatamente é a ONU e onde ela atua? O que ela faz? Até onde ela tem poderes? Em quais esferas? Vou tentar separar aqui os principais organismos para quem pretende começar a informar-se sobre o assunto.

- ONU (UN em Inglês)
(http://www.onu-brasil.org.br/ http://www.un.org/ )

: O programa de voluntariados da ONU possui um destacamento em separado. Se você pretende voluntariar-se na ONU, seu site não é o acima que deve ser visitado para conhecer melhor o organismo, mas sim o UNV (http://www.unv.org/). Aqui está o Faq: http://www.unv.org/about-us/faqs.html (inglês)

: uma coisa é trabalhar na ONU, outra coisa é voluntariar-se na ONU. Uma coisa é trabalhar na UNV, outra coisa é voluntariar-se na UNV. Ou seja, outro comum erro é confundir vagas divulgadas pela ONU, que são oportunidades de trabalho remuneradas e que exigem uma seleção como qualquer outra candidatura a uma empresa (ainda que o propósito seja bem diferente), com as vagas para voluntariados. A mesma coisa acontece com a UNV: você pode trabalhar na UNV.

: Para TRABALHAR na UNV, por exemplo, você precisa enviar currículo e atender aos requisitos da vaga. Neste link você encontra vagas em aberto e instruções de como proceder para candidatar-se à vaga: http://www.unv.org/en/about-us/employme ... ncies.html. Se você deseja trabalhar na UNV, então grande parte das vagas serão para atuar na sede que fica na Alemanha. Por isto as exigências de língua, visto e mesmo de que o candidato resida no local são diferentes das exigências aos voluntários.

: Há 2 vertentes básicas nos trabalhos de voluntariado e da ONU em geral. Uma se refere à manutenção da paz enquanto outra ao desenvolvimento e toda a assistência necessária após os conflitos. Se no primeiro caso o voluntário se ocupa da ajuda na solução de conflitos, no segundo há um foco especial na carência das necessidades básicas de uma região, seja ela especificamente após um conflito ou mesmo após um desastre natural.

: Você não precisa NECESSARIAMENTE recrutar-se para uma seleção em outro país. Esta opção aqui é a exposta devido ao teor do fórum. Para ajudar em um órgão estabelecido no Brasil e gerenciado pela ONU no próprio Brasil, entre em http://www.pnud.org.br/home/

: Se você não está planejando viajar com este intuito, mas na verdade já está fora do país e deseja informações sobre como atuar como voluntário no país onde está atualmente, entre em http://www.undp.org/countries/ e contate diretamente o escritório do programa do seu local.

: Se você deseja realmente entrar em um banco de dados para participar de seleções e atuar em outros países, note que não é qualquer um que pode voluntariar-se nos recrutamentos internacionais. Alguns requisitos são exigidos. Por exemplo:
- É exigido um diploma ou certificação técnica da área para a qual está se alistando.
- É preciso ter pelo menos 25 anos.
- A ONU embasa todos os seus programas (não só o voluntariado, mas os de empregos e tudo o mais) em 3 línguas oficiais: Inglês, Francês e Espanhol. Dificilmente você conseguirá uma vaga sem um bom conhecimento de algum dos três idiomas. Claro, existem casos específicos em que o se busca o contrário, ter o conhecimento em uma língua que pouca gente conhece e de um local onde a ONU esteja atuando. Mas não é a regra.
- Voluntário NÃO recebe salário. Se você quer receber um salário, você quer trabalhar na ONU e não ser voluntário! Conforme exposto acima, há uma grande diferença! Mas é claro que esta é uma das grandes dúvidas: não se ganha nada? Sim, há uma ajuda. Mas é uma ajuda de custo. Os valores são muito variáveis e a sugestão é primeiro conhecer o programa, ler no site, ver os requisitos, o que há e onde há oportunidades com as quais você se identifique para então, após seleção, pesar as ajudas de custo. No site abaixo (em inglês), há mais menções:
http://www.unv.org/en/how-to-volunteer/ ... rvice.html
: Você só pode ser voluntário SOZINHO. Não há como se alistar e levar consigo a esposa, por exemplo. Ou filhos.
: este é um site só de vagas de EMPREGOS no programa de desenvolvimento da ONU: (inglês) http://jobs.undp.org/

: Se após tudo isto, você decidir realmente por se registrar para o programa de voluntariado, o site direto do registro é: https://one.unv.org/main/?Lang=en Basta seguir as instruções dos e-mails ao final do registro para candidatar-se às vagas. Na verdade, é um banco de dados e você é quem é contatado pela ONU. Mas há sempre nos sites há opção de definir bem sua área de atuação e com isto ser indicado onde é encontrado o maior número de vagas.

: Se você quer ajudar, mas não pensa em viajar agora, há uma modalidade muito útil que é o voluntariado online. De casa mesmo você ajuda com trabalhos feitos virtualmente. Na área com a qual tive mais contato, posso garantir que há muitas vagas para a área de línguas/tradução e ensino. Este é o link do banco de dados onde você mesmo pode filtrar por área de atuação onde mais se encaixa o seu perfil: http://www.onlinevolunteering.org/en/index.html

: Este é o link para um site sobre as experiência vividas na vida do voluntariado: (inglês) http://www.unspecial.org/UNS697/t63.html

- UNESCO
: O mesmo mencionado anteriormente quanto à necessidade de informar-se bastante sobre o órgão em que pretende atuar é válido aqui. Site da Unesco Brasil: http://www.unesco.org/pt/brasilia Unesco (inglês): http://www.unesco.org/new/en/unesco/

: Vagas abertas hoje na UNESCO para candidatar-se diretamente: https://recrutweb.unesco.org/postes/pos ... CATPOSTE=1
É preciso registrar-se antes de submeter-se à vaga: https://recrutweb.unesco.org/postes/cv_ouvrirprofil.asp

: A UNESCO especificamente exige um pouco mais da formação dos funcionários. Não é raro ver gente com PhD trabalhando na UNESCO. Mas há vagas para todos os tipos de carreira. De saído da Universidade a diretor de programas de implementação internacional das políticas da UNESCO. Para entrar no banco de dados para tentar ser chamado – diferentemente da busca por vagas já anunciadas conforme o link acima, é preciso contatar diretamente a UNESCO do Brasil. O grosso das vagas fica para a França e é preciso residir lá. Mas, neste caso, há vagas para realmente todo tipo de instrução e área.

Há outros sites e órgãos que vou postando aqui. Mas acho que para iniciar, já dá para ter uma idéia. É preciso tomar cuidado também com avisos e spams (apesar de que acho não ser tão comum este teor de spams) ou mesmo scams em que enviam e-mails sobre um falso recrutamento. Neste caso, é sempre bom confirmar diretamente no site da instituição ou através dos formulários de contato a veracidade da proposta.

Abs,

Henrique Silva
rahula.gauthama@gmail.com
Avatar do usuário
OFudouMyou
 
Mensagens: 26
Desde: 08 Jun 2007, 05:31

Re: Mochileiro Voluntário

Mensagem não lidapor pmichelazzo » 23 Ago 2010, 18:03

Henrique,

Bom post mas existem pequenas correções que precisam ser feitas.

1) Quando você se candidata a voluntário da ONU no programa UNV você NÃO É empregado, mas sim, voluntário (exceto quando vai trabalhar na organização e não em um projeto). Existe uma diferença não somente no nome mas também na forma de contratação, benefícios e outros.

2) O voluntariado, dependendo da duty station, permite levar esposa/filhos mas estes não são custeados pela ONU.

3) Os vistos, caso necessários, são obtidos diretamente pela ONU, inclusive se você passar por países onde ele é necessário, fora de sua duty station. Na duty station, normalmente, você possui um visto especial que lhe permite entradas/saídas múltiplas da mesma.


De resto, perfeito.

Abs
Paulino Michelazzo
10 anos de mochileiros.com
33 countries, 5 continents and counting...
Blog, relatos e dicas de viagem: http://www.michelazzo.info
Avatar do usuário
pmichelazzo
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 338
Desde: 09 Mai 2004, 00:54
Localização: San Pawl il-Baħar - Malta

Trabalho Voluntário - Organizações Não Governamentais

Mensagem não lidapor asclive » 22 Mar 2011, 02:32

Olá pessoal,

Estou em busca de organizações não governamentais para desenvolver trabalhos voluntários em Montevideo. Alguém teria alguma dica para oferecer?
ADRIELLE SALDANHA CLIVE
A MOCHILA - http://ummundoemumamochila.blogspot.com/
Avatar do usuário
asclive
 
Mensagens: 30
Desde: 01 Set 2010, 11:21
Localização: Rio de Janeiro

Re: Trabalho Voluntário - Organizações Não Governamentais

Mensagem não lidapor Leticia Quaresma » 28 Mar 2011, 14:04

Asclive,

No Uruguai eu não conheço. Aqui no site tem informações sobre voluntariado em outros países.
voluntariado-em-construcao-t42424.html

Veja se te ajuda!
Avatar do usuário
Leticia Quaresma
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1183
Desde: 23 Jun 2008, 21:10

Re: Trabalho Voluntário - Organizações Não Governamentais

Mensagem não lidapor Diogo Silvestre » 31 Mar 2011, 14:28

Também vou para Montevideu, mas em maio. E também estou querendo saber se há ONGs por lá. Acredito que tenha sim, mas vou dar uma pesquisada, qualquer informação eu posto aqui.
Diogo Silvestre
 
Mensagens: 5
Desde: 21 Fev 2011, 19:54
Localização: São Paulo

Viajante inexperiente na Europa

Mensagem não lidapor deaguiargabriel » 30 Out 2012, 19:04

Olá pessoal,
sou novo no forúm e tenhos algumas (muitas haha) dúvidas e eu queria muito poder obter um pouco do conhecimento de vocês.
Muito em breve, irei para a Europa trabalhar como voluntário (sem fins lucrativos) e em troca eu irei receber acomodação e alimento dos anfitriões. site: www.workaway.info ( O workaway não é uma agência ou algo do tipo. É apenas um site para *juntar* hosts e voluntários).

Eu gostaria muito poder trabalhar como voluntário em mais de um país e eu gostaria de saber se isso é possível!
Quando digo trabalhar em mais de um país, eu digo.. terminar o trabalho voluntário na Itália (Exemplo) e pular da itália diretamente para a Espanha (Exemplo) e assim ir indo...
Se isso for possível, eu gostaria de saber como é o processo de ficar pulando de país em país assim pela a Europa. Se é complicado..

Essa dúvida tem me atormentado e não sabia para quem perguntar esse tipo de coisa. Qualquer resposta será bem vinda!
Estarei aguardando ansiosamente por uma resposta, abraços!
Avatar do usuário
deaguiargabriel
 
Mensagens: 7
Desde: 30 Out 2012, 18:40

Re: Viajante inexperiente na Europa

Mensagem não lidapor Dalvan03 » 31 Out 2012, 13:20

Desculpe não saber responder suas perguntas mas muito bom esse site que você citou!! Pena que a inscrição é muito cara!

Mas da uma catada ai no site que tu vai achar tópicos de trabalhos voluntários.

Neste link tem bastante informação!
voluntariado-em-construcao-t42424.html

Abraço
Avatar do usuário
Dalvan03
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 276
Desde: 03 Out 2012, 22:17
Localização: POA - RS

Re: Viajante inexperiente na Europa

Mensagem não lidapor deaguiargabriel » 31 Out 2012, 18:45

Que isso cara ;)
Como eu disse, sou novo no forum e não havia encontrado nada relacionado sobre trabalhos voluntários, obrigado!
Esse site é ótimo! Quase nunca encontro Brasileiros por lá. É uma boa compartilhar ele. Abraço.
Avatar do usuário
deaguiargabriel
 
Mensagens: 7
Desde: 30 Out 2012, 18:40

Re: Trabalho Voluntário - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Dalvan03 » 19 Jan 2013, 11:12

Pra quem ta em busca de trabalhos voluntarios...esse site é muito bom

http://volunteersouthamerica.net/
Avatar do usuário
Dalvan03
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 276
Desde: 03 Out 2012, 22:17
Localização: POA - RS


Voltar para Cultura Backpacker



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes