Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#673137 por poucasola
10 Jan 2012, 21:12

Olá pessoal,

No próximo feriadão de sete de setembro pretendo fazer uma travessia de 216 Km entre Cambará do Sul/RS e Urubici/SC, passando pelas cidades de São José dos Ausentes/RS e São Joaquim/SC.

Para quem conhece a região, essas cidades são os principais destinos para quem quer conhecer os Aparados da Serra e seus cânions. Meu objetivo é cruzar pelas estradas e trilhas que ligam essa cidades durante os três dias de feriadão. Serão três dias de caminhada praticamente ininterrupta, enfrentando o frio e tudo mais que vier pela frente.

Além de já visitar anualmente a região como turista, realizei em 2011, em julho, uma travessia de 82 Km entre São João do Sul/SC, na base dos Aparados da Serra, até São José dos Ausentes (como mostram os dados de GPS da imagem abaixo). Essa travessia foi correndo, com carro de apoio.

Imagem

A travessia de 2012 não terá carro de apoio e toda alimentação será levada na mochila, bem como vestimentas extras e barraca e saco e dormir para um eventual descanso.

Escrevo esse tópico aqui sobre a travessia para saber se alguém topa encarar essa comigo. Como podem perceber, tem tempo suficiente para treinar e buscar informações sobre a região.

Quem tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que respondo. Quem topar encarar, vamos conversando pelos comentários e depois migramos para inbox no facebook ou por e-mail.

Se alguém já fez essa travessia ou cruzou por esses caminhos, por favor, estou aberto a ouvir opiniões e dicas.

Só um ponto sobre quem desejar participar: o ideal é que você já tenha vasta experiência em trekking ou em esportes de ultraendurance (corrida de aventura, ultramaratona e peregrinações). A caminhada é muito longa, o clima da região é hostil e pode trazer muitas surpresas. Na minha travessia de 82 Km ano passado eram para ser na realidade 150 Km. Parei nos 82 Km por que não tinha mais um par de tênis que não estivesse encharcado e uma chuva simplesmente transformou todo o caminho em um mar de lama. Isso com temperatura de 8 graus.

Bom, é isso. Aguardo comentários e aceites.
Editado pela última vez por poucasola em 25 Abr 2012, 18:26, em um total de 1 vez.

#673685 por sachetjr
12 Jan 2012, 08:37
Olá Poucasola,

Surpreendente a sua previsão de travessia. Infelizmente não tenho a mínima condição de te acompanhar, mas desde já te parabenizo.
Sou guia de turismo e tenho uma agência de ecoturismo em Urubici, portanto conheço bem os arredores daqui.
Qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

Forte abraço e boa sorte.
#690413 por gvogetta
28 Fev 2012, 17:18
Olá Poucasola!

Bacana o projeto. Já rodei muito por esses rincões, a pé e de jipe e realmente se trata de um trekking de alto nível. No entanto acredito que seu projeto seja muito ousado em termos de distância percorrida para falar em CAMINHADA com apenas 3 dias - contando os dias de feriado de 7/set/2012... :mrgreen:

Pelos seus cálculos são 216 Km no trajeto postado na imagem GE, pelo que vi apenas por estradas, mais da metade em saibro/terra, o que dá uma média de 72 Km/dia ou 3 Km/hora ininterruptos - optando por não descansar/dormir. Ótimo para uma corrida, endurance/desafio, mas para trekking/caminhada fica extremamente complicado, além de pouco gratificante em termos de paisagem, já que o trajeto evitará os principais atrativos geográficos da região, que são exatamente as beiras de cânions e paredões da Serra Geral.

Lembrar ainda que na primeira metade da CORRIDA o terreno será predominantemente terra/saibro, alguns trechos com matacões (pedras maiores), terreno que desgasta tanto o físico quanto o calçado, sujeitando ainda a torções, escorregões e bastante poeira, isso no tempo seco... Se chover há ainda o problema da lama/aderência em alguns trechos. Ou seja, exigirá além de cuidado, bastante sorte ao exigir a imposição de um ritmo forte de marcha/corrida como o projeto requer, especialmente carregando equipamento.

De qualquer forma desejo bons ventos e sorte ao empreendimento!

Abraço!
#709431 por poucasola
23 Abr 2012, 12:11
Getúlio,

Sei dos riscos e da meta ousada. Por isso já coloquei travessia no título do tópico, e não caminhada, trekking ou qualquer outra palavra que possa denominar essa empreitada. Meu objetivo não é ir até canions e aproveitar outros pontos turísticos da região. Eu quero simplesmente fazer a travessia. Ir de um ponto a outro. Vou fotografar o que ver pelo caminho. Captar sons do que ver pelo caminho. Por isso, tenho plena convicção de que três dias são suficientes para cobrir os 216 Km. Minha experiência com ultradistâncias me permite estabelecer essa meta.

Obrigado pelo comentário e conto com sua torcida para enfrentar essa loucura.

Abs.
Marcelo
#709435 por poucasola
23 Abr 2012, 12:16
sachetjr escreveu:Olá Poucasola,

Surpreendente a sua previsão de travessia. Infelizmente não tenho a mínima condição de te acompanhar, mas desde já te parabenizo.
Sou guia de turismo e tenho uma agência de ecoturismo em Urubici, portanto conheço bem os arredores daqui.
Qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

Forte abraço e boa sorte.

Olá, Sérgio, tudo bem?

Obrigado pelo comentário.

Se puder, quero contar com sua ajuda sobre algumas informações sobre Urubici. Você pode, por favor, escrever para mim no poucasola@gmail.com?

Obrigado.

Marcelo
#715284 por gvogetta
10 Mai 2012, 19:02
Olá Marcelo (poucasola)!

Então, não duvido de sua capacidade, mas ainda acho que nossos conceitos de "TRAVESSIA" são diferentes. Para mim está mais para uma marcha, um "Audax" ou algo que o valha.

Abraço e, como já mencionei antes, boa sorte no projeto.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes