Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1095269 por marcio.gambôa
06 Jun 2015, 01:26
Estaremos realizando essa travessia muito pouco comentada no próximo dia 14/06. Antes disso faremos um reconhecimento da parte mais difícil da travessia que é exatamente a chegada ao cume de Cobiçado, amanhã, dia 7 de junho.

Nosso grupo de sobrevivencialismo e bushcraft pretende realizar por etapas as trilhas e travessias da Caminhos da Serra do Mar e em outubro completar todo o circuito em uma única jornada de 5 a 6 dias.

Já realizamos a Travessia Caminho do Ouro, que liga a Raiz da Serra (Vila Inhomirim) em Magé, ao Alto da Serra, em Petrópolis. Somente realizando essas travessias pouco badaladas que verificamos o quanto de informações desencontradas encontramos na Internet. Por exemplo, essa Travessia Caminho do Ouro possui uma extensão um pouco maior que 11 km e não 7 km como costuma-se encontrar por aí. A classificação como leve-superior somente pode ser considerada se o trilheiro fizer o percurso de descida, vindo do Alto da Serra até a Raiz da Serra.

Estarei fazendo o relato dessa primeira investida no Morro do Cobiçado e postando aqui. Até lá!

#1099793 por marcio.gambôa
22 Jun 2015, 02:39
Imagem

Amarelei (quer dizer, amarelamos, eu e minha esposa) provisoriamente quanto a realizar toda a mística Travessia Cobiçado-Ventania. Consideramos alguns sinais como "avisos" para deixar essa maravilhosa trilha para uma outra oportunidade. Provavelmente a faremos ano que vem, assim que acabar o Verão e o tempo ficar um pouco mais ameno. Consegui chegar até a placa que sinaliza a entrada da Travessia. Para quem tem uma certa religiosidade é bom está bem em paz e tranquilidade antes de caminhar pela misteriosa e enigmática Travessia Cobiçado-Ventania.

Imagem

O ponto de partida é a Igreja Nossa Senhora da Penha. É o ponto de retorno do ônibus da linha 470 que faz do Centro ao bairro Santa Izabel. É possível deixar o carro ao lado da igreja e o início da caminhada é logo em frente.

Imagem

Imagem

Ao estacionar o veículo o Cobiçado surge a sua frente, majestoso e magnífico...

Imagem

No caminho, a bela paisagem da região:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Início do trecho de terra batida:

Imagem

Fim do trecho em paralelepípedo:

Imagem

Diferentemente do que é comentado, de que não há pontos de água na trilha, há várias nascentes de água potável brotando no caminho:

Imagem

Imagem

Ponte sobre um pequeno córrego. A princípio esse é o único ponto (oficial) de água disponível até se chegar após o Ventania, em que há um poço em que é possível se banhar após a extensa caminhada:

Imagem

Imagem

Agora está com cara de trilha de verdade:

Imagem

Imagem

Antes da placa de inicio da Travessia há mais uma nascente de água abundante:

Imagem

Imagem

Agora começa a brincadeira. A inscrição na rocha feita pela equipe da Caminhos da Serra do Mar, aponta para um trecho dentro da mata, à esquerda, em uma bifurcação. À direita é uma trilha que leva a uma bela plantação de flores.

Imagem

Imagem

Irrigação para as plantações de flores:

Imagem

Imagem

Imagem

Acampamento de trabalhadores do local:

Imagem

Mais paisagem:

Imagem

CONCLUSÃO

Esta é apenas uma pequena amostra do que essa Travessia representa. Fui até um pouco mais do meio da trilha que leva ao topo do Cobiçado. Espero poder um dia viver essa experiência de realizar a Cobiçado-Ventania em toda sua extensão. É preciso respeitar esse local, de muitos mistérios e histórias antigas.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes