Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#591653 por Drico_sp
25 Mai 2011, 18:34
Estarei indo ao Parna Itatiaia (já estou c/ autorização) durante o mes de junho (provavelmente no feriado corpus christie - apesar de que prefiro "fabricar" uma folga e trabalhar no feriado p/ evitar transito e muita gente na trilha). Bem, meu trabalho permite isto. :)

Estou indo c/ meu filho de 12anos, já experiente em travessias (me acompanha desde os nove anos).
Já fiz a travessia da parte alta muitas vezes...mas faz tempo! Acho que não tem muito erro, vamos errar pouco :lol: . O problema maior será a parte baixa (e invertida: sede-parte alta), mas acho que tb tiramos de letra.

Seria legal termos compania, inclusive p/ dividirmos gasolina, transporte Maromba-Itatiaia (onde pretendo deixar o carro) na volta, etc.
Estou em São Paulo - capital.
Se alguém estiver interessado vamos nos falar!

Saudações montanhistas!

Adriano aka "Drico_sp"

#592076 por Sandro
26 Mai 2011, 14:48
Saudações Drico, seja bem vindo.
Algumas considerações sobre sua travessia.
“Sede – Parte Alta” só se fosse a Ruy Braga, pois a sede fica no lado de Itatiaia mesmo, não em Maromba que é uma vila de Visconde de Mauá que por sua vez é distrito de Resende. Porém uma das diretrizes das travessias no parque é que elas só podem ser feitas no sentido da parte alta para a parte baixa.
Burlar esta norma na Ruy Braga é muito difícil, pois a ponta dela na parte baixa é diante de um posto de guarda (Posto Piscina da Maromba). E na parte alta é preciso passar por outro posto de guarda, a Portaria Agulha Negras, a não ser que se emende com a travessia da Serra Negra, pegando alí pelo Abrigo Rebouças, terminando lá na vila da Maromba.
Pra fazer a Serra Negra de baixo pra cima, você precisa cortar 1/3 final dela para não sair no Rebouças, saindo lá na antiga Pousada Alsene.
O que pega mesmo é a logística de transporte nestas travessias.
Na minha assinatura tem os caminhos para mais detalhes.

Abraço.
#592178 por rodrigo0o
26 Mai 2011, 17:29
Falae Drico, blz?

Fiz essas 2 travessias agora na Páscoa, e minhas considerações são:

- Como o Sandro citou, o início da trilha na parte baixa é na piscina de Maromba (acessando pela sede do parque), e como há bastante fiscalização por lá, dificilmente os guardas irão deixar vc começar a trilha por ali. ( A Rui Braga só é liberada no sentido Itamonte (posto Marcão) - Itatiaia e a Serra Negra no sentido Itamontitos msme (posto Marcão) - Maromba...

- Caso queira msm fazer as 2 juntas, deve fazer como eu e o Sandro, iniciando em Maromba, terminando a Serra Negra na Pousada Alsene, e iniciando a Rui Braga pelo posto Marcão (será necessária autorização apenas para a Rui Braga).

- A travessia da Serra Negra tá bem demarcada, mas a Rui Braga está muito mal demarcada, com mato muito alto (capim elefante com mais de 2 metros) e parte final com muitos espinhos e bambus caídos pela trilha (muitos msm, todos q fizeram a trilha comigo tiveram dificuldades e voltaram com cortes nas mãos e roupas)

E qq dúvida estou a disposição...

Abs, e seja bem vindo.

Rodrigo
#592187 por Drico_sp
26 Mai 2011, 17:46
Oi Sandro,

Obrigado pela resposta.
Eu já vi o seu relato da travessia Serra Negra Sentido parque e depois a Ruy Braga (acho que fez c/ o Augusto essa travessia completa, né?). Muito bom! ::cool::

Também já entrei no site do parque e li as "regras" todas e entendi que eles só permitem travessias da parte alta p/ a parte baixa, ok.
Mesmo assim enviei email solicitando a Ruy Braga invertida ( prá depois continuar p/ a trav. Serra Negra e pelo que entendi no email resposta eles autorizaram!!??. Eu vou ligar lá prá confirmar e evitar surpresas, depois posto aqui.

Se não der vou fazer a trav. da Serra Negra pois como comentei, vou c/ o filhão e tou louco prá mostrar prá ele alguns caminhos e lugares bacanas que curti na juventude. Estou c/ 50 anos e posso dizer c/ orgulho que fiz parte de umas das primeiras levas de montanhistas desta geração - daquelas coisas tipo ter feito parte da fundação do SOS Mata Atlantica, ter convivido c/ Makoto, Sergio Becke, desbravado trilhas, etc. Imagina, leva-lo pra Maromba e contar sobre aqueles infinitos acampamentos e trilhas ao som de rock e 14-bis...ptz desculpe a nostalgia!

Retorno qdo tiver novidades sobre a autorização.

Abçs!

Adriano.
#592193 por Drico_sp
26 Mai 2011, 17:58
Já li seu relato tb Rodrigo e obrigado pela resposta!
Vou confirmar esta autorização suspeita - vai ver que nem repararam que solicitei a Ruy Braga invertida. :D

Mudando de gato prá sapato, será que é difícil achar algum transporte (taxi ou coisa parecida) lá em Maromba prá nos trazer até Itatiaia ou Eng. Passos? Alguém tem um telefone/contato para sugerir? - Claro partindo do principio que voltar de onibus até o carro deva ser mais cansativo do que fazer a trilha!! :lol:
#592657 por Sandro
27 Mai 2011, 16:53
Muito bacana isso de levar o garoto pelos caminhos que você já trilhou e se ele herdou o gosto musical do pai aí tá perfeito. ::otemo::
Conseguir um transporte direto de Maromba para Itatiaia, Engenheiro Passos ou até a portaria na parte alta do parque até que não é difícil, só não sai barato, basta procurar nas pousadas e agências de passeios em Maromba e Maringá.
Encontrei esta foto:

Imagem

E nesse endereço talvez você consiga fazer um bom negócio:
http://www.viscondedemauaturismo.com/onibus.htm

Abraço.
#592835 por Drico_sp
28 Mai 2011, 10:02
Obrigado pelo força Sandro. Pois é, o transporte deverá ser meio "salgado"...porém, só por curiosidade, cheguei a contatar uma empresa de ecoturismo que vai fazer a trav. da serra negra no feriado... falta de tempo prá organizar tudo, o fato de ir c/ meu filho, poderia ser uma boa...porém desisti depois de cair a ficha que prá nós dois iria ficar a bagatela de R$3.000,00 p/ fazer a trilha!! ::essa::

Caramba, trekking sempre foi uma atividade barata, foi uma das coisas mais legais que fiz (e faço) desde a juventude exatamente pq sempre foi um esporte ascessível ( e eu era duro prá caramba) só precisa do equipamento básico adequado e vc tá pronto prá caminhar. Sinônimo de alegria, saude, amizade e desapego já que é o esporte que mais te proporciona contato c/ a natureza. Td bem, dá prá entender os custos prá uma empresa mas prá determinados destinos fica s/ sentido gastar isto tudo.

A conclusão é que deu prá comprar mochila nova, bota nova, pagar o transporte c/ todo o conforto que gera, comprar um ótimo GPS!! e ainda vai sobrar dinheiro!!! ::mmm:
#593935 por Sandro
31 Mai 2011, 00:58
Qualquer travessia de 2 dias hoje no Brasil sai em média entre R$ 800,00 e R$ 1500,00 por pessoa em empresas que exploram o turismo de aventura ao passo que ao fazermos por conta própria gastamos em média 1/3 a 1/4 desse valor.
Neste país de impostos e exploração abusivos, mesmo tendo que pagar para entrar em nossos parques públicos ainda existem aqueles que não temos o direito de andar livremente sendo exigido a contratação de um guia. Vai chegar o dia em que teremos que pagar até pelo ar que respiramos.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes