Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#702159 por Kássio Massa
02 Abr 2012, 17:25
fiore_rp escreveu:Aoopaa!
Por acaso alguem tem algumas fotos do acesso a trilha? Com os postos de vigilancia e outros pontos criticos?!
Vlw mocada!
Abrasss!

paranapiacaba-cubatao-via-funicular-14-e-15-abril-t66891.html

Fala mano! blz?

Então, ali se resume a cuidados para n ser visto no inicio da trilha, na hora de atravessar a Cremalheira, pois isso pode, de certa forma, prejudicar a circulação dos trens e causar acidentes. A guarita é o último elemento que compõe o terreno do museu do Funicular de Paranapiacaba, mas carece de fotos.

Fábio Villela escreveu:
Kássio Massa escreveu:Iae pessoal! Beleza?
Finalmente, depois de meses de angustia e pesquisas sobre as formas de realizar a travessia da funicular, conseguimos a proeza e fomos fundo, literalmente!

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Relato com todas as fotos neste link:
http://rotamassa.blogspot.com/2011/08/t ... 29-de.html

NÃO FAÇA A TRAVESSIA DA FUNICULAR SEM ESTUDÁ-LA AO MÁXIMO, EM TODOS OS SEUS DETALHES MÍNIMOS: pontes, patamares, pontos seguros para descanço e acampamento, fauna, flora, relevo, clima local, percurso, túneis, e os RISCOS!

Kassio, que trip sensacional hein ?

Já fui várias vezes para Paranapiacaba, mas essa travessia que vc fez foi show !!

Parabéns pelo relato e compartilhamento.

Abraços

Valeu, Fábio! Essa trilha realmente é uma viagem no tempo, como digo no próprio relato! Aquilo alí é uma ESCOLA, e se aprende muito nesta travessia, pois é a ferrovia que impulsionou o desenvolvimento do Estado de SP, e consequentemente, do Brasil. Forte Abraço

#702196 por Fábio Villela
02 Abr 2012, 18:46
Kássio Massa escreveu:
fiore_rp escreveu:Aoopaa!
Por acaso alguem tem algumas fotos do acesso a trilha? Com os postos de vigilancia e outros pontos criticos?!
Vlw mocada!
Abrasss!

paranapiacaba-cubatao-via-funicular-14-e-15-abril-t66891.html

Fala mano! blz?

Então, ali se resume a cuidados para n ser visto no inicio da trilha, na hora de atravessar a Cremalheira, pois isso pode, de certa forma, prejudicar a circulação dos trens e causar acidentes. A guarita é o último elemento que compõe o terreno do museu do Funicular de Paranapiacaba, mas carece de fotos.

Fábio Villela escreveu:
Kássio Massa escreveu:Iae pessoal! Beleza?
Finalmente, depois de meses de angustia e pesquisas sobre as formas de realizar a travessia da funicular, conseguimos a proeza e fomos fundo, literalmente!

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Relato com todas as fotos neste link:
http://rotamassa.blogspot.com/2011/08/t ... 29-de.html

NÃO FAÇA A TRAVESSIA DA FUNICULAR SEM ESTUDÁ-LA AO MÁXIMO, EM TODOS OS SEUS DETALHES MÍNIMOS: pontes, patamares, pontos seguros para descanço e acampamento, fauna, flora, relevo, clima local, percurso, túneis, e os RISCOS!

Kassio, que trip sensacional hein ?

Já fui várias vezes para Paranapiacaba, mas essa travessia que vc fez foi show !!

Parabéns pelo relato e compartilhamento.

Abraços

Valeu, Fábio! Essa trilha realmente é uma viagem no tempo, como digo no próprio relato! Aquilo alí é uma ESCOLA, e se aprende muito nesta travessia, pois é a ferrovia que impulsionou o desenvolvimento do Estado de SP, e consequentemente, do Brasil. Forte Abraço

Pois eh ... estive lá faz 2 semanas e realmente a coisa foi tensa,,, rs ! Tomei uma picada de um marimbondo preto que me rendeu tenebrosos 4 dias de medicação e pé inchadão, nem tenis conseguia colocar, fora a dor ... isso tudo pq eu estava na cidade, imagina se fosse no meio dessa trilha que vc fez ...

Abração e parabéns mais uma vez ... só imagens animais ... A melhor é aquela que vc tirou de cima e que tem a vista da vegetação e das duas ferrovias, a antiga e a "nova"
#702201 por Kássio Massa
02 Abr 2012, 18:54
HEHEH então foi tensa sua estadia na vila heim!

Dependendo da época, o clima favorece a menor quantidade de insetos à espreita. O inverno é uma boa época para fazer esta travessia, desde que se agasalhe bem.

Depois dessa travessia, eu desci para Cubatão mais 2 vezes, sendo uma pelo fundo do vale, acompanhando o Rio Mogi, e novamente pelo funicular, no fim do ano

Travessia do Vale do Rio Mogi
travessia-peabiru-paranapiacaba-x-cubatao-via-vale-do-rio-mogi-t62528.html

2ª Travessia do Funicular Serra Nova (com pernoite na Prainha Preta, no Guarujá)
uma-trip-dois-perrengues-travessia-do-funicular-prainha-branca-t64256.html
#702202 por Fábio Villela
02 Abr 2012, 18:58
Kássio Massa escreveu:HEHEH então foi tensa sua estadia na vila heim!

Dependendo da época, o clima favorece a menor quantidade de insetos à espreita. O inverno é uma boa época para fazer esta travessia, desde que se agasalhe bem.

Depois dessa travessia, eu desci para Cubatão mais 2 vezes, sendo uma pelo fundo do vale, acompanhando o Rio Mogi, e novamente pelo funicular, no fim do ano

Travessia do Vale do Rio Mogi
travessia-peabiru-paranapiacaba-x-cubatao-via-vale-do-rio-mogi-t62528.html

2ª Travessia do Funicular Serra Nova (com pernoite na Prainha Preta, no Guarujá)
uma-trip-dois-perrengues-travessia-do-funicular-prainha-branca-t64256.html

Mas tú é maluco mesmo hein, rs !!

Acho que to velho pra essas coisas.... talvez se tivesse a sua idade eu fosse mais lokaum, rs !!!

Com relação aos insetos, a prefeitura cortou uma arvore ali perto da passarela e não teve o devido cuidado de tirar os marimbondos de lá ... tinha um casulo na arvore, aí cortaram e os bichos estavam enfurecidos.... picaram mais 3 pessoas além de mim... foi tenso mesmo ...

vou dar uma olhada no Link maninho ...

abração !
#702205 por Kássio Massa
02 Abr 2012, 19:01
Pode parecer besta, mas este tipo de ocorrência pode ser trágica, se envolver pessoas alérgicas à picada destes insetos. Descuidos e despreparos no gerenciamento de reformas e manipulação do cenário urbano da vila, ou mesmo de qualquer lugar, podem trazer sérias consequências (negativas).
#702210 por Fábio Villela
02 Abr 2012, 19:07
Kássio Massa escreveu:Pode parecer besta, mas este tipo de ocorrência pode ser trágica, se envolver pessoas alérgicas à picada destes insetos. Descuidos e despreparos no gerenciamento de reformas e manipulação do cenário urbano da vila, ou mesmo de qualquer lugar, podem trazer sérias consequências (negativas).

foi o meu caso ... eu sou alérgico a este tipo de insetos e com certeza poderia ter ficado pior...
uma funcionária da pousada onde fiquei nem foi trabalhar ... o marimbondo picou na perna dela, deram 4 ferroadas, a menina ficou mal...
#702238 por Fábio Villela
02 Abr 2012, 19:47
Kássio Massa escreveu:Pois é, cara, mas isso daí ja entra no tema "saúde pública", e deve ser relatado aos órgãos responsáveis, para que não ocorra novamente.

Ah com certeza ... na mesma hora eu fui lá e avisei o pessoal do posto médico ... aliás, ele até me medicaram por lá !
#719750 por mohamed
23 Mai 2012, 16:10
Fala Kássio...eu to loko por fazer essa trip, mais gostaria de fazer com alguém que já tenha ido...o inverno ta aí melhor época pra esse tipo de trip...
quando será sua proxima aventura pela funicular? Tenho uma turma que toparia numa boa...entra em contato aew caso decidam embarcar por favor...srsrsrsrs ::hãã::
#720476 por Kássio Massa
25 Mai 2012, 12:18
Então. como ja fiz estav trip em duas ocasiões, pretendo faze-la com variações. Por exemplo, estou cogitando um circuito (ja realizado anteriormente pelo amigo Jorge Soto), que começa no mirante do vale do Rio Mogi (estacionamento), desce até a Prainha ou Poço Formoso e sobe a Grota Funda, até sair na Casa de Maquinas do 4º Patamar do Funicular. Continua-se subindo até dar no Mirante da Bela Vista. Daí é só retornar à vila pela trilha da Bela Vista.
#720498 por mohamed
25 Mai 2012, 13:08
Mais vocês vão apenas passar pela funicular ou realmente vão cruzar algumas partes? E prentende fazer essa trip em quantos dias? :wink:

Abraços!!
#790020 por gvogetta
25 Dez 2012, 22:20
Olá Kássio!

Lendo uma recente matéria sobre a funicular e depois passeando aqui pelo Fórum me deparo com esta beleza de relato... Parabéns pela trip e pela forma como a venceram. Para uma empreita dessas realmente o preparo, o conhecimento prévio e o planejamento são muito importantes para o sucesso. Ainda que possa ter parecido de certa forma e para alguns um pouco de "loucura" lhes parabenizo novamente pela coragem e determinação, assim como o relato, muito bacana. Confesso que se antes não dava muita bola para essa travessia, ela foi pro caderninho depois deste seu relato... Quem sabe mais à frente voltemos a conversar sobre ela :mrgreen:

Grande abraço!
#790028 por Kássio Massa
25 Dez 2012, 22:51
mohamed escreveu:Mais vocês vão apenas passar pela funicular ou realmente vão cruzar algumas partes? E prentende fazer essa trip em quantos dias? :wink:

Abraços!!

Então cara, ainda não saiu do papel esta trip por falta de disponibilidade de datas, logistica adequada ou mesm ânimo ::putz:: , mas a intenção seria mesmo apenas cruzar o funicular pelo 4º Patamar, sem segui-lo adiante. Dá para ser feito em um dia, mas é sempre bom ter em mãos equipamentos para uma eventual pernoite de emergencia!
Abç!

gvogetta escreveu:Olá Kássio!

Lendo uma recente matéria sobre a funicular e depois passeando aqui pelo Fórum me deparo com esta beleza de relato... Parabéns pela trip e pela forma como a venceram. Para uma empreita dessas realmente o preparo, o conhecimento prévio e o planejamento são muito importantes para o sucesso. Ainda que possa ter parecido de certa forma e para alguns um pouco de "loucura" lhes parabenizo novamente pela coragem e determinação, assim como o relato, muito bacana. Confesso que se antes não dava muita bola para essa travessia, ela foi pro caderninho depois deste seu relato... Quem sabe mais à frente voltemos a conversar sobre ela :mrgreen:

Grande abraço!

HAHA sei como é, mas posso julgar que realmente n estava preparado satisfatoriamente para a trip, na questão de equipamentos. Simplesmente fui com o que tinha em mãos HAHA. é loucura, mas não me arrependo nem um pouco. Não tem sensação mais sinistra ali do que passar uma fria noite ao relento, dentro de um tunel abandonado kkk Hoje relembro com "carinho" o perrengue!

Mas de fato, é uma trip que vale a pena ser feita, até pq não é longa a pernada, dá pra ser feita em 6h ou 8h, ou enrolar mais e faze-la com pernoite, alem das variações dela, muitas feitas pelo Jorge Soto. No mais, podemos conversar sim e nalguma data, descermos a serra por este histórico caminho férreo!
Forte abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante