Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#473216 por Raffa
25 Mai 2010, 22:33
Localizada numa península que tem o formato parecido ao de uma bota, este roteiro se inicia na bela cidade histórica de Parati, no Estado do Rio, quase divisa com o vizinho São Paulo. O difícil acesso fez com que a Mata Atlântica do lugar ficasse preservada e atualmente a área está protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e a pela Reserva Ecológica da Joatinga. Esta é uma das mais importantes unidades de conservação do sul do Rio de Janeiro e faz divisa com o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

O percurso, feito normalmente em três dias, é formado por praias quase desertas, montanhas cobertas de verde e cachoeiras, numa trilha de rara beleza. O clima da região é quente e úmido, com temperatura média de 27 graus.

Nós fizemos a trilha até Ponta Negra em 1 dia, porem alugamos uma casa em Ponta Negra e nossas mochilas cargueiras foram de barco com outros amigos. Fizemos a trilha em 8h, fora os 7km de bônus que foi caminhar da Rodovia até o embarque do barco em Parati Mirim. Parabéns a todos que conseguiram essa proeza, fazer essa caminhada em um dia é bem puxado, nao recomendo para quem nao esta acostumado, Em vez de ficar um dia em Martim de Sá e outro em Ponta Negra, acabamos ficando 2 dias em Ponta Negra, que é umas das mais belas praias da Travessia, com cachoeiras e uma praia fantástica.

Paramos no Condominio Laranjeiras, deixamos nossas cargueiras com nossos amigos que nao estao tao acostumados com trilhas. Eles foram de barco direto para Ponta Negra, nós seguimos de busão até Parati Mirim, para aquecer fizemos a trilha da Rodovia ate aonde saia o barco, mais ou menos 7km sem subidas.

Chegando em Cajaiba, nos despedimos de outro grupo que estavam de cargueiras e iriam acampar no primeiro dia em Martim de Sa. Nossa missão era chegar no mesmo dia em Ponta Negra.

No começo é uma bela de uma subida para deixar os joelhos fervendo e ir se acostumando com o sobe e desce. em 1h e meia estavamos em Martim de Sá para uma rapida parada de contemplação e lanche.
Imagem

Depois pé na trilha novamente, sentido Caruassu. Praia vista de cima é muito bonita, mas infelizmente não tinhamos tempo para descer ate lá
Imagem

Na saida desse trecho, pegamos uma trilha errada, a certa é a direita subindo. rsrsr

Saindo de Caruassu, viria a pior parte. Um morro de 583m para subir. Serviu aquele ditado: devagar se vai longe, encontramos cobra na trilha, as pernas já não respondiam, nosso amigo Juliano estava morrendo, tive que emprestar meu bastão de caminhada para ele. Foi dificil, mas por volta das 18h estavamos lá no topo.Olha o estado da criança:
Imagem

Depois só descida. Ja estava anoitecendo e ligamos as Lanternas. O joelho dava cada estalo rsss.

No final deu tudo certo. Chegamos na casa alugada por volta das 7:30/8h. Fizemos aquela janta animal e capotamos.

Dia seguinte curtimos Ponta Negra e suas aguas transparentes e ficamos pensando no povo vindo de Martim de Sá até Ponta Negra. Será que vão conseguir com as cargueiras e tal ? Na verdade conseguiram, mas foram espertos o bastante para enviar as mochilas mais pesadas via barco. Final da tarde estavamos todos tomando umas e nadando em Ponta Negra.

No ultimo dia o tempo fechou e em vez de seguir por Antiguinhos, Antigos e Praia do Sono (EU ja conhecia) seguimos por barco até a Laranjeiras.

E das Laranjeiras para Sampa. Viagem nota 10

"QUANTO RISO... QUANTA ALEGRIA...."

Nossa planilha com gastos, telefones úteis e cronograma: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiAtEJeNWiszdHhjOUhTc2JJUG1ubGhyOUFlS2NOUHc&hl=en

Sobre a Travessia: http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_ondeir_ler.asp?IdDestino=56

Track em GPS da trilha: http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=com_remository&Itemid=0&func=select&id=95

+ Fotos:
Minhas fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set ... 811&type=3
Marco: http://picasaweb.google.com/marco.dias2 ... directlink
Clayton: http://picasaweb.google.com.br/claytonr ... ontaNegra#
Clayton II: http://picasaweb.google.com.br/claytonr ... artinDeSa#
Editado pela última vez por Raffa em 24 Mar 2013, 15:14, em um total de 1 vez.


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes