Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#830459 por rafael_santiago
18 Abr 2013, 13:06
Sandro, essa reportagem do Globo Rural realmente é fascinante, e para quem já andou por aquelas montanhas e conhece um pouco da simpatia daquele povo, como nós, ela pega na veia mesmo. Eu já a tinha citado no meu relato da travessia de Itatiaia, mas foi muito mais bacana vc reunir os quatro vídeos aqui, para entregar de bandeja essa beleza a quem quiser se deleitar.
Abração.

#830538 por Sandro
18 Abr 2013, 16:21
Realmente a reportagem ficou muito boa Rafael, para alguns uma revelação, para outros “um resgate” de uma tradição secular quase extinta, mas ainda sendo escrita sob os cascos e sobre os lombos de mulas entre as duas das maiores capitais da América do Sul.
Assisti esta matéria acho que em 2011, mas na ocasião nem me ocorreu de postá-la aqui, agora revisando algumas postagens para correções de texto e imagens acabei lembrando.
Assisti-la novamente me fez lembrar também de um artigo que o Guilherme Cavallari escreveu e que termina assim:

“Assistir a esse documentário me fez compreender ainda melhor a herança tropeira que resiste em todo o Brasil, especialmente no interior do país – no Brasil “caipira”. Hoje as mulas desapareceram, já não há mais necessidade comercial para elas. Mas considero que nós, aventureiros modernos, mountain bikers e trekkers, somos os verdadeiros herdeiros desse espírito aventureiro e desbravador dos tropeiros do passado, dessa fibra genética. Com a força de nossas pernas percorremos os caminhos abertos pela força das patas das mulas. Milhares de quilômetros de Brasil, por trilhas, mantendo vivo o fogo de uma cultura que valoriza a natureza e a força de vontade do homem”.
Link para o texto completo do Guilherme

Abraço. ::otemo::
#831629 por gvogetta
22 Abr 2013, 01:27
Olá Sandro!

Parabéns pelo relato, ficou muito bom. Pesquisando esses dias sobre o Itatiaia (para uma possível incursão no feriado) me deparei com este relato e ajudou bastante.
Grande abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes