Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#743787 por Mochileiro Peregrino
01 Ago 2012, 21:24
Para quem esta acostumado a "ler" meus relatos, podem achar um pouco estranho este meu relato mais técnico assim posso dizer. Acostumado a postar somente "relatos fotográficos" ( por motivos já explicados anteriormente ::cool:: ) pela primeira vez posto digamos um tradicional relato de uma travessia realizada por mim recentemente.

* QUANDO IR ?


Preferencialmente na estação da seca/inverno, pois no verão com as frequentes chuvas na região e o aumento natural da água nos rios, pode se tornar praticamente impossivel a realização desta travessia, assim como outras travessias na regiâo ::cool::

ONIBUS


Em belo horizonte utilizar a viação saritur com destino a santana do riacho, saidas de BH as 7:30 com chegada as 10:40, ou com saída as 15:15 com chegada as 19:50. Valor da passagem $ 29,40 ::cool::
:arrow: uma dica importante é pegar o primeiro onibus pela manhã e chegando em santana do riacho tentar pegar uma carona no onibus escolar em direção a lapinha, já que nao existe onibus para a lapinha ::mmm: .

Quando sai de sp a noite com destino a bh ( viação cometa, terminal tiete ) não esperava os fatos descritos a seguir, tinha me programado para pegar o primeiro onibus com destino a santana do riacho, porém pelo caminho houve uma greve de caminhoneiros o que atrasou o percurso, e quando faltava cerca de 1 hora para chegar a bh, o busuca falha na missão e o pneu estoura no meio da estrada ::mmm:
Conclusão cheguei somente as 9hs e tinha perdido o primeiro onibus, o jeito foi comer uns salgados dentro da rodoviaria ( terminal lanches, 110 piso desembarque ) e ficar aguardando o proximo onibus que sairia somente as 15:15hs ::dãã2::

O problema é que eu chegaria a noite na cidade e meus planos de uma possivel carona tinha ido por água a baixo, será mesmo? ::lol4:: Quem esta acostumado a conversar comigo sabe muito bem que eu viajo me hospedando na casa da galera que vou encontrando pelo caminho. Pois bem, quando cheguei a santana do riacho, um pouco antes de descer do onibus eu conheci o "beiço", ele também iria para a lapinha e estava perdido e foi pedir informação justo pra mim. Foi então que ele disse que um amigo dele iria busca lo de moto ::dãã2:: . PUTZ !!! Sem carona novamente rsrsrs .... Ele perguntou onde eu durmiria aquela noite e o que eu estava fazendo la naquela cidadezinha, expliquei que tinha ido em busca da travessia que gostaria de realizar na região e que eu não tinha onde passar a noite, então ele me convidou pra passar a noite na casa do amigo dele, o Pereira.

Pra minha sorte a moto do Pereira tinha quebrado naquela noite, e o mesmo tinha pego um carro emprestado, e topou numa boa me hospedar em sua casa, alias segundo ele foi uma grande honra hospedar um viajante como eu em sua casa, alguém que viaja sem ao menos saber onde vai passar a noite ::lol4::

Pelo caminho fomos contando histórias e experiencias de vida de cada um, e rolou até um churrasco na casa do Pereira, com direito a picanha e tudo. Como o beiço disse, que carona essa que fui arrumar en ::otemo:: cama pra dormir, agua quente pra tomar banho, carro pra se locomover e ainda com direito a picanha ::hahaha::
Combinamos com o Pereira que no dia seguinte todos ( eu, Pereira, beiço, camila, sofia (amigas da ana) e ana sua namorada ) iriamos fazer uma caminhada no Pico da Lapinha, uma caminhada suaveeee sem dificuldades com uma linda vista da lagoa azulzinhaaaa linda linda !!! E no dia seguinte eu partiria em direção a cachoeira bicame.

Imagem
pico da lapinha

Bom, todos nós sabemos que a LAPINHA TABULEIRO é super tradicional e facil de fazer, a LAPINHA BICAME TABULEIRO tambem é facil de fazer, porém não devemos esquecer que está no sentido contrário, quem opta pela primeira opção vai para a "direita", já para ir pra bicame se pega a "esquerda" ::cool::
Na real a junção das duas seria um 360 graus, o que inicialmente seria minha intenção. Desviando um pouquinho da travessia, eu estaria de partida para os vulcões, porém um acidente em meu joelho me tirou da jogada ::bad:: e tambem me impossibilitaria de fazer um 360 graus que era minha real intenção.

O dia amanhece, e mais uma vez o pereira quebra o galho, acontece que da lapinha até a bicame são cerca de 16 km, porém da pra fazer os 10 primeiros kms de 4x4 ou os 5 primieros kms de carro comum, e nessa ai o pereira me economizou uma pernada de 5km.
Os outros 11km seriam feitos a pé por minha conta. Assim que me despeço do pereira, se torna inevitável para mim não me recordar das mais de 40 hospedagens que ja arrumei viajando por ai e das inúmeras caronas que ja peguei, um sentimento de amizade e esperança no ser humano misturado com o sentimento da partida e da saudade ::cool:: Pois são graças há essas pessaos que me hospedam e me ajudam muito, é que consigo realizar minhas viajens por ai a fora.

Voltando a travessia, embora feita por estrada o caminho daonde o pereira me deixou até a cachoeira bicame, é um caminho bonito, com muitas pedras e um terreno bem acidentado, porém caminhei pela estrada o tempo todo, foram cerca de 10 km a pé feitos em 2,5 hs ou 3 hs aproximadamente, super tranquilo. Um detalhe, mesmo que alguem esteja com um 4x4 ou moto, os 5 km finais são feitos a pé por meio de trilha bem marcada. Tem uma casa de caseiro e tal, onde eu passei batido ::mmm:

Imagem
Imagem
cachoeira bicame

A bicame é linda, simplesmente fantástica tanto por baixo tanto por cima, alias minha rota segue por cima dela pelo lado esquerdo ::cool:: não tem erro, é só seguir a trilha até sair numa estrada novamente, a estrada segue longe longe bem longeeee sentido congonhas do norte ::lol3::

Eu estava sozinho curtindo a cachu, hora meditando hora fotografando, porém completamente sem roupa, e um casal apareceu bem na hora que eu estava agachando procurando aquele angulo pra foto, e virão eu peladão com tudo de fora ::lol4:: Pedi desculpas e não houve crise por ambos os lados ::mmm:

Eu sai da bicame por volta das 15:30hs caminhei 6km rumo congonhas do norte até as 18:30 hs, quando fiz meu pernoite tranquilo.

Imagem
paisagem rumo a congonhas do norte


O segundo dia amanhece, e continuo na estrada rumo a congonhas do norte, entra aqui a parte "mais complicada" digamos assim ::mmm: A minha intenção era o canion do peixe tolo, que obviamente se eu seguir pela estrada, depois de longossssss 30 km aproximadamente ::mmm: eu chegaria nele. Porém o que eu fiz foi cortar caminho, inicialmente não tinha trilha e depois grande parteeee do trajeto a trilha aparece ::cool:: , para quem interessar eu mando o WAYPOINT da onde eu sai da estrada e segui cortando caminho descendo em direção ao canion, pelo lado dele e não em cima. O problema creio esta somente neste detalhe, quando sair da estrada ::mmm: Uma vez sabendo onde sair da estrada fica bem mais fácil, eu dei aquelas perdidas basicas, tipo eu não estava perdido, somente não estava 100% no caminho certo ::lol4:: Acontece que eu tracei a rota pelo google neste meu atalho e caminhei boa parte sem trilha, pois as trilhas que cruzavam meu caminho não me levariam onde eu queria, embora caminhei sem trilha, mesmo assim não houve dificuldades, acredito fortemente que com o gps e com alguma coordenada que eu posso estar passando fica super tranquilo ::cool::

Uma vez estando novamente dentro da trilha é só prosseguir ::cool:: a entrada do canion fica próxima a casas habitadas, para se prosseguir dentro do canion do peixe tolo tbm há uma trilha bem marcada e sem erros. Montei acampamento no começo da trilha na entrada do canion, porém por estar numa região de fazenda eu fiz o bate e volta do canion com meus ekipos todo, para evitar possiveis problemas. Bom na real quando eu adentrei boa parte do canion eu escondi minha mochila e depois na volta fiz o resgate dela ::cool::
Prosseguir dentro do canion eh traquilo, eu nem molhei os pés, o canion possue uma cachoeira dentro dele, na real são duas, eu fui até a primeira e retornei.

Imagem
cachu dentro do canion peixe tolo

Neste meu segundo dia em direção ao canion eu caminhei das 8hs as 17 hs um percurso de 19 km ( o atalho que eu peguei foi possivel fazer em 14km contra os 30 km da estrada ::cool:: )

Imagem
canion peixe tolo

No terceiro dia de caminhada parto em direção há cachoeira rabo de cavalo, desmontando meu acampamento segui novamente sem problemas algum por uma trilha que levou até a estrada e que facilmente me conduziu até a cachoeira, logo que comecei a caminhar na estrada, sem demoras eu cruzei um pequenino riacho bem raso, havera uma casa depois que atravessr o riacho do lado esquerdo. É a casa do sr geraldo ::cool:: A estrada continua pelo lado da casa dele e a rabo de cavalo tambem ::cool::

Na cahoeira rabo de cavalo terá um funcionário do parque prestando alguma assistencia ha quem deseja visitar a cachu, não eh cobrada nenhuma taxa de visitação, apenas se deve preencher um termo de visitação e responsabilidade. A cachu rabo de cavalo se faz por meio de bate e volta sem crises, caminho bem marcado. Saindo da rabo de cavalo se pega a estrada novamente e caminhaaaaaaaaaaa ::lol4:: até tabuleiro ::cool::

Imagem
cachu rabo de cavalo

Neste terceiro dia caminhei 21km das 8hs as 14:20hs. Totalizando assim 3 dias e cerca de 56 km percorridos ::cool::

Já bem próximo de tabuleiro, tem o belissimo canio do rio negro, que devo voltar ainda para saborea lo ::cool:: , e claro tem a cachu do tabuleiro, que eu não fiz ::dãã2:: ::toma:: ::lol3:: Acontece que de tabuleiro pra conceição ( da onde parte busuca pra bh ) só tem busuca de manha por volta das 8hs, um taxi ( 9917 1941/ 3868 1902 , eu não sei o ddd, parece que o cara não é de tabuleiro ) custa cerca de 60 reais, eu estava comendo uns pasteizinhos no restaurante rupestre ( 31 9905 5152 / 9602 8881) e um cara se ofereceu de moto pra me levar por 30 mangos ::mmm: Então em meu retorno a região farei o canion do rio negro e a cachu tabuleiro ::cool:: ::cool:: ::cool::
Quando o cara da moto me deixa na rodoviaria de conceição eu peguei uma perua clandestina pra bh ( algo comum ::cool:: ), paguei 45 reais, o busuca iria sair somente as 18 hs, a perua saiu bem antes que isso.

Imagem
Imagem

Bom galera eh isso, sinceramente não estou habituado a escrever desta maneira mais técninca e tals ::mmm: Mas estou disposto a ajudar no que eu sei em relação ao local, e com certeza se eu não souber eu corro atraz da info pra galera aí ::cool::

:arrow: coordenadas gps passarei via MP ou email ok?

#743808 por evolua
01 Ago 2012, 22:42
Eita!!!! ::otemo::

Meu nome é Cristiano Pereira Gomes mas muita gente me chama de Pereira :wink: .
Também sou mochileiro e frequento Lapinha da Serra há mais de 10 anos :D
Para minha alegria, estou morando aqui neste paraíso já tem um mês!!!! ::otemo::
Neste período de Férias, tenho recebido muitos amigos e, um dia desses, eu aguardava a visita de meu querido brother Nelson, que chamamos carinhosamente de "Beiço", simplesmente porque o beiço dele é gigantesco! ::lol4::
Não havia conseguido um carro para buscá-lo em Santana do Riacho e fui com minha moto mesmo. Eu esperava que, com a ajuda de uma corda, muito boa vontade e um MILAGRE, eu conseguiria transportá-lo, juntamente com sua mala de 32 Kg :shock:!
Como havia chegado cedo a Santana do Riacho, resolvi visitar uma amiga e acabei contando a ela a aventura que me aguardava: Transportar um cara de quase 1,90m de altura e sua "malinha" com seus singelos 32 Kg ::hahaha:: .
Pra minha surpresa, numa demonstração de desprendimento e fraternidade ::cool:: , ela insistiu para que eu pegasse o carro dela (zerinho :wink: ) e deixasse minha moto.
Meio sem graça :oops: eu aceitei e fui procurar meu amigo, que já deveria ter desembarcado do ônibus que vinha de Belo Horizonte.
Numa das esquinas da minúscula cidade, encontrei o Beiço acompanhado daquele que se tornaria brother: Gabriel, o Mochileiro Peregrino. “NADA ACONTECE POR CASO”
Percorremos os 13 km de estrada de terra que separam Lapinha da Serra de Santana do Riacho e chegamos à minha casinha pouco depois das 20hs. Animados com os felizes “encontros da vida”, resolvemos assar uma “carninha”.
Muita prosa boa em clima de companheirismo e solidariedade. ::otemo::
Virei fã do Mochileiro Peregrino, sua experiência, simpatia e disposição são ímpares! :wink:
O relato dele é precioso para quem pretende se aventurar por estas bandas, realmente é melhor vir nesta época, mas lembrem-se:
•preparem-se para os carrapatos! Tem muito! :shock:
•tragam perneiras rígidas pois na serra do cipó tem um cadim bão de cobra peçonhenta! ::ahhhh::
•tragam agasalho pq é frio PACAS nesta época! ::Cold::
Cabe lembrar que no aeroporto internacional de confins há ônibus que levam pra Lagoa Santa, que fica no caminho para a Serra do Cipó, região onde os mochileiros encontrarão as maravilhas experimentadas pelo Mochileiro Peregrino e muito mais! :wink: .
Em Lapinha da Serra há várias opções de hospedagem (as mais baratas custam 50 reais por casal ::cool:: ) e posso auxiliar quem as procurar.
Aqui não pega celular NENHUM, mas tem internet ::otemo:: .
Estou à disposição para prestar informações a respeito de Lapinha da Serra e região :wink: , podem me adicionar no Facebook, no Skype ou mesmo pelo evolua@gmail.com
Fica aqui meu grande abraço à equipe do mochileiros.com e ao Gá, Mochileiro Peregrino, foi realmente uma honra hospedá-lo, espero realmente ter sido útil! :)

Nos vemos em breve!!! ::otemo::

Luz e paz, saúde e alegria para todos!!!!
#743844 por _Umpdy
02 Ago 2012, 00:21
Li o relato pelo cel, vindo do trabalho e li com um gosto que você não tem noção. rs

Sensacional a travessia e as fotos também, não tive como não curti! ::otemo::

Abraços.
#744081 por Mochileiro Peregrino
02 Ago 2012, 14:14
Otávio Luiz escreveu:Caraca, como tem lugar bonito nessa tal de "Lapinha-Tabuleiro"...
Parabéns!!!



Tem muito a ser "explorado" na região irmão ::cool:: o local eh muito bonito de fato .

Deixarei aqui alguns links ::cool::

http://circuitoserradocipo.org.br/
http://www.bemvindocaminhante.com.br/lista_destinos
http://www.guiadalapinha.com.br/Main.aspx
#744151 por Mochileiro Peregrino
02 Ago 2012, 17:39
Jorge Soto escreveu:Ótimo texto, Mochileiro. Sou dificil de dar braço a torçer, mas neste aqui vc se superou. Acredito q os foristas sejam os maiores beneficiados com o "upgrade' q deu a seus relatos.


A "união" irmão faz a força e não o açucar. ::lol4::
Juntos ( cinzinhas,laranjinhas,verdinhos e azulzinhus ) podemos fazer deste mundo ( mochileiros.com) um mundo melhor. ::cool:: Assim todos nós nos beneficiaremos pelo conteúdo apresentado no site.
#744424 por james dean
03 Ago 2012, 11:49
evolua escreveu:Eita!!!! ::otemo::

Meu nome é Cristiano Pereira Gomes mas muita gente me chama de Pereira :wink: .
Também sou mochileiro e frequento Lapinha da Serra há mais de 10 anos :D
Para minha alegria, estou morando aqui neste paraíso já tem um mês!!!! ::otemo::
Neste período de Férias, tenho recebido muitos amigos e, um dia desses, eu aguardava a visita de meu querido brother Nelson, que chamamos carinhosamente de "Beiço", simplesmente porque o beiço dele é gigantesco! ::lol4::
Não havia conseguido um carro para buscá-lo em Santana do Riacho e fui com minha moto mesmo. Eu esperava que, com a ajuda de uma corda, muito boa vontade e um MILAGRE, eu conseguiria transportá-lo, juntamente com sua mala de 32 Kg :shock:!
Como havia chegado cedo a Santana do Riacho, resolvi visitar uma amiga e acabei contando a ela a aventura que me aguardava: Transportar um cara de quase 1,90m de altura e sua "malinha" com seus singelos 32 Kg ::hahaha:: .
Pra minha surpresa, numa demonstração de desprendimento e fraternidade ::cool:: , ela insistiu para que eu pegasse o carro dela (zerinho :wink: ) e deixasse minha moto.
Meio sem graça :oops: eu aceitei e fui procurar meu amigo, que já deveria ter desembarcado do ônibus que vinha de Belo Horizonte.
Numa das esquinas da minúscula cidade, encontrei o Beiço acompanhado daquele que se tornaria brother: Gabriel, o Mochileiro Peregrino. “NADA ACONTECE POR CASO”
Percorremos os 13 km de estrada de terra que separam Lapinha da Serra de Santana do Riacho e chegamos à minha casinha pouco depois das 20hs. Animados com os felizes “encontros da vida”, resolvemos assar uma “carninha”.
Muita prosa boa em clima de companheirismo e solidariedade. ::otemo::
Virei fã do Mochileiro Peregrino, sua experiência, simpatia e disposição são ímpares! :wink:
O relato dele é precioso para quem pretende se aventurar por estas bandas, realmente é melhor vir nesta época, mas lembrem-se:
•preparem-se para os carrapatos! Tem muito! :shock:
•tragam perneiras rígidas pois na serra do cipó tem um cadim bão de cobra peçonhenta! ::ahhhh::
•tragam agasalho pq é frio PACAS nesta época! ::Cold::
Cabe lembrar que no aeroporto internacional de confins há ônibus que levam pra Lagoa Santa, que fica no caminho para a Serra do Cipó, região onde os mochileiros encontrarão as maravilhas experimentadas pelo Mochileiro Peregrino e muito mais! :wink: .
Em Lapinha da Serra há várias opções de hospedagem (as mais baratas custam 50 reais por casal ::cool:: ) e posso auxiliar quem as procurar.
Aqui não pega celular NENHUM, mas tem internet ::otemo:: .
Estou à disposição para prestar informações a respeito de Lapinha da Serra e região :wink: , podem me adicionar no Facebook, no Skype ou mesmo pelo evolua@gmail.com
Fica aqui meu grande abraço à equipe do mochileiros.com e ao Gá, Mochileiro Peregrino, foi realmente uma honra hospedá-lo, espero realmente ter sido útil! :)

Nos vemos em breve!!! ::otemo::

Luz e paz, saúde e alegria para todos!!!!

REALMENTE NADA É POR ACASO!!! MTO BOM O RELATO DE VCS DOIS....É IMPRESSIONANTE COMO AS NOSSAS VIDAS AS VESES SE CRUZAM UMAS COM AS OUTRAS COMO NO CASO DE VCS DOIS... ISSO SÓ MOSTRA QUE APESAR DE UM MUNDO CAÓTICO, CHEIO DE PESSOAS DUVIDOSAS, AINDA SE PODE ACHAR PESSOAS EM QUEM CONFIAR E TRAZER PARA SEUS CIRCULOS DE AMIZADES.... PARABENS!
#744436 por Mochileiro Peregrino
03 Ago 2012, 12:08
Isto é vdd irmão, com ctz ainda existem pessoas de bom coração ::cool:: É impressionante mesmo como " as nossas vidas se cruzam ", um dia peguei uma carona no pico dos marins, e o cara que me deu carona conhecia a universitaria ( ou melhor, trabalhavam na mesma empresa ) que fez um trabalho sobre mochileiros comigo. Ele chegou na empresa e perguntou para a garota se ela conhecia o "mochileiro peregrino", ela espantada respondeu que tinha feito um trabalho da facul e eu dei uma força pra ela ::lol3:: O cara que me deu carona disse pra ela mais ou menos assim ... É verdade, o cara existe, eu dei carona pra ele, ele estava dormindo na casa do cara do taxi ::lol4:: ::dãã2:: E como se não bastasse, um longooo tempo depois, um funcionario da mesma empresa onde os dois trabalhavam, foi parar na mesma empresa que eu trabalho ::ahhhh::
#745694 por Jumgarcia
07 Ago 2012, 13:24
Eita.... que bom que gostou da minha terra Gabriel.... Tem alguns longos anos que te chamo para vir pra ca... Contabilizando, deve ter uns 5 ou 6 anos.. hehehehehe... estamos ficando velhos, meu caro!


Eu estou no mato quase todos os fds e mto deles ainda faço travessias no Cipó e região.. e cada trilha eu ainda me supreendo com a beleza do lugar... Aquilo ali é um paraíso para os peregrinos de plantão!!!


Estou a disposição também para ajudar quem precisar, é só falar.. ajudarei no que puder.. jumgarcia@hotmail.com / julianamanhaesgarcia@gmail.com... Facebook: /julianamanhaesgarcia

Como diz um comercial local: MINAS É O MUNDO DA GENTE!... ô lugar bom de andar em montanha!
#745734 por Mochileiro Peregrino
07 Ago 2012, 14:28
JULIANA
De fato faz um bom tempo que nos conhecemos, apenas um detalhe coração, eu não to ficando velho, estou ficando experiente ::lol3:: quando eu chegar aos 100 anos ai posso dizer que estou começando a ficar velho ::lol3::

Forte abraço menina ::cool::
#745761 por james dean
07 Ago 2012, 15:20
Jumgarcia escreveu:Eita.... que bom que gostou da minha terra Gabriel.... Tem alguns longos anos que te chamo para vir pra ca... Contabilizando, deve ter uns 5 ou 6 anos.. hehehehehe... estamos ficando velhos, meu caro!


Eu estou no mato quase todos os fds e mto deles ainda faço travessias no Cipó e região.. e cada trilha eu ainda me supreendo com a beleza do lugar... Aquilo ali é um paraíso para os peregrinos de plantão!!!


Estou a disposição também para ajudar quem precisar, é só falar.. ajudarei no que puder.. jumgarcia@hotmail.com / julianamanhaesgarcia@gmail.com... Facebook: /julianamanhaesgarcia

Como diz um comercial local: MINAS É O MUNDO DA GENTE!... ô lugar bom de andar em montanha!

JUM.... AQUI EM MINAS TEM LUGARES PRA SE TRILHAR DURANTE ANOS E ANOS.... CADA LUGAR ESCONDIDO E LINDO QUE AGENTE NÃO FAZ IDEIA!!!
O UNICO PROBLEMA QUE O POVO CONFUNDI DEMAIS MOCHILEIROS COM TURISTAS... E NÓS SABEMOS QUE A PRINCIPAL DIFERENÇA É O BOLSO!!!$ ::bad:: :(
EM ESPECIAL OS GUIAS DA LAPINHA...PQ COBRAR 20 REAIS POR CADA DIA DE TRILHA POR CADA UM NO GRUPO, É UM POUCO FORA DA NOSSA REALIDADE, NA MINHA OPINIÃO. NEM TODO MUNDO TEM A SORTE QUE EU TENHO, DE TER AMIGOS QUE CONHEÇE BEM A REGIÃO, OU TEM GPS... MAS TIRANDO ESSES PONTOS NEGATIVO, NADA TIRA O BRILHO E A MAGIA DO LUGAR!
ABS....
#745770 por gvogetta
07 Ago 2012, 15:53
Olá Peregrino!


Guri, show de bola o relato. Está se superando a cada dia! Fotos, nem se fala! Ótimas como sempre.
Cada vez que vejo essas fotos e relatos da região me bate uma vontade de voltar prá Minas... Em especial para a S. do Tabuleiro.

Grande abraço!
#745805 por Jumgarcia
07 Ago 2012, 17:30
james dean escreveu:
Jumgarcia escreveu:Eita.... que bom que gostou da minha terra Gabriel.... Tem alguns longos anos que te chamo para vir pra ca... Contabilizando, deve ter uns 5 ou 6 anos.. hehehehehe... estamos ficando velhos, meu caro!


Eu estou no mato quase todos os fds e mto deles ainda faço travessias no Cipó e região.. e cada trilha eu ainda me supreendo com a beleza do lugar... Aquilo ali é um paraíso para os peregrinos de plantão!!!


Estou a disposição também para ajudar quem precisar, é só falar.. ajudarei no que puder.. jumgarcia@hotmail.com / julianamanhaesgarcia@gmail.com... Facebook: /julianamanhaesgarcia

Como diz um comercial local: MINAS É O MUNDO DA GENTE!... ô lugar bom de andar em montanha!

JUM.... AQUI EM MINAS TEM LUGARES PRA SE TRILHAR DURANTE ANOS E ANOS.... CADA LUGAR ESCONDIDO E LINDO QUE AGENTE NÃO FAZ IDEIA!!!
O UNICO PROBLEMA QUE O POVO CONFUNDI DEMAIS MOCHILEIROS COM TURISTAS... E NÓS SABEMOS QUE A PRINCIPAL DIFERENÇA É O BOLSO!!!$ ::bad:: :(
EM ESPECIAL OS GUIAS DA LAPINHA...PQ COBRAR 20 REAIS POR CADA DIA DE TRILHA POR CADA UM NO GRUPO, É UM POUCO FORA DA NOSSA REALIDADE, NA MINHA OPINIÃO. NEM TODO MUNDO TEM A SORTE QUE EU TENHO, DE TER AMIGOS QUE CONHEÇE BEM A REGIÃO, OU TEM GPS... MAS TIRANDO ESSES PONTOS NEGATIVO, NADA TIRA O BRILHO E A MAGIA DO LUGAR!
ABS....




Aqui é cheio de cantinho mesmo ne?! rs..... Eu tenho os meus preferidos... Nao sou mto fã de guias não, mas... fazer o que?! Cobram caro, não cuidam do lugar e, alguns, de quebra ainda tiram as sinalizações....

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante