Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#881229 por athosluiz
19 Set 2013, 12:47
Galera, o plano é simples:

Logo após o reveillon, partir de São Luiz para Santo Amaro e de lá atravessar as dunas até Atins em 3 dias.
Conhecer os Lençóis pelas entranhas.
Alguém pilha?

#881267 por AnaChrist
19 Set 2013, 15:14
athosluiz, fiz essa travessia em maio e me encantei. É lindíssimo!
Mas atente para o fato de que as lagoas são formadas pela água das chuvas, de tal forma que elas ficam secas entre dezembro e abril e só enchem de novo a partir de maio (vão acumulando água desses meses chuvosos). Portanto, recomendo que vc vá a partir de maio! Ou esteja preparado pra ver menos lagoas (as maiores ficam cheias o ano inteiro, apesar de diminuírem de tamanho).
Os últimos "invernos" não tem sido bons e tem chuvido pouco na região, portanto tudo indica que nesse período que vc vai elas estarão bem secas mesmo.

Fica a dica! ;)

Bjos,
Ana
#881278 por athosluiz
19 Set 2013, 15:28
Valeu, Ana!
Estou atrás desses "detalhes", mas a princípio não seria um impeditivo. Penso em ir mesmo que sozinho, se nenhum amigo se dispuser, e inclusive sem guia. Pelo que andei lendo, a seca encurta o caminho, já que tem menos lagoa para desviar, e facilita para quem vai no peito e na raça.
Como passarei o ano novo no norte, quero aproveitar esse embalo para me meter nesse caminho que parece ser transcendental!
E mais uma vez, obrigado pela dica! ;)

Bjs
athos
#891873 por C.Rangel
27 Out 2013, 14:25
Olá Athosluiz!

Estaremos em São Luiz no começo de Janeiro também, e estamos planejando fazer a travessia, iniciando em Santo Amaro no dia 04 pela manhã. A nossa ideia era contratar um guia.

Você conhece a região? Acha tranquilo ir sem guia?

Abraço!
#898183 por carlosduque9
19 Nov 2013, 09:36
[color=#0000BF]Olá.
Somos de São Paulo/Capital e fizemos (eu, minha mulher, dois filhos, milha cunhada e um sobrinho) essa travessia em Julho de 2009.
Foi algo incrível. Contratamos um guia local, José Orlando, quase um Hobbit, gente finissima e super solicito. Fomos de taxi Dobló, alugado por José Orlando, de São Luiz à Barreirinhas, onde ficamos uma noite, escolhemos uma pousada de baixo custo, apenas para dormir. Recomendo ao menos duas noites em barreirinhas para conhecer as lagoas que ficam ao redor da cidade. São lindas também, apesar do "turismo comercial" A cidade em si, sujinha, mas tolerável.
Descemos o rio Preguiças, passando por Caburé apenas para fotos, paramos no faról para mais fotos e seguimos para Atins.
Em Atins ficamos 2 noites na Pousada Rancho do Buna. Super aconchegante, ótimo café da manhã. Bons pratos, espaço acolhedor e boa noite de sono, nem nota-se a falta de chuveiro elétrico. Dali, seguimos para uma noite em Canto do Atins, onde ficamos na Pousada Restaurante da Luzia, que serve o imperdível camarão na chapa. Acreditem, é imperdível. Ela é pioneira nisso. Há o irmão dela ao lado, Sr. Antônio, também serve os mesmos serviços, boa opção também.
Do Canto do Atins, partimos para a travessia propriamente dita, seguindo a pé. Foram cinco dias de caminhada, com paradas para pernoites nos Oásis que te remete mesmo sem querer há uma introspecção única, acredite, os Lencóis, é um encontro com o seu eu mais profundo, mesmo que você não queria.
É uma delicia se ver livre de celulares, computadres e televisores, é uma delicia! Além de se banhar constantemente em rios, lagoas e bicas, haja vista, que durante esta inesquecível travessia, chuveiro de qualquer tipo inexiste. Outra coisa super interessante é dormir em redes, num primeiro momento chega a assustar, mas depois, é uma experiência bem legal e ninguém sai quebrado. O mais novo tinha 15 anos e o mais velho uma mulher de 53, ninguém teve dificuldades alguma. Lembrando que fizemos tudo sem pressa e procuramos começar as caminhadas antes das 5 da manhã para evitar o sol pesado pós uns 11hs. Por fim Mochileiros, vão, não exitem, mas os Lencóis é um lugar para que não haja pressa, para ser apreciado, tanto as manhãs, como os fim de tarde e as noites estreladas... Mochileiros, vão, apreciem, degustem, vivam aquilo, é único. Boa viagem a todos!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes