Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#556642 por viviane_pe
19 Fev 2011, 14:26
Gente, estou começando a programar uma travessia pelos Lençóis Maranhenses. Em 2011, qualquer mês.
Li muitas dicas aqui e devo começar a organizar já.
Alguém com o mesmo destino em vista?
Vívia

#564920 por Luis Ecoturista
15 Mar 2011, 23:14
Ana!

Pelo jeito sua preparação pra atravessar os Lençóis começou no bloco do Bola Preta!
Ah! Vocês irão numa época em que as lagoas estarão cheias e por isso a travessia quase dobra a quilometragem!
Mas é a época em que os Lençóis estão maravilhosos!
Eu fiz a travessia em dezembro/2010, durante a seca!
Boa sorte!!!

Luis
#569806 por Luis Ecoturista
29 Mar 2011, 10:19
Andreabas escreveu:Oi!
Alguém pode me recomendar guias que fazem a Travessia dos Lençois? Qual o preço da diaria e como entrar em contato.
Obrigada.

Andrea ou André (pelo seu apelido, fiquei na dúvida sobre seu nome!):

Bom dia!
Há 2 principais rotas para a travessia dos Lençóis, uma saindo nas proximidades de Barreirinhas e outra, de Atins.
Ambas chegando em Santo Amaro. Sim, há várias alternativas, inclusive com trilhas parciais.

Há vários tópicos no Mochileiros com informações detalhadas sobre elas e outras trilhas alternativas.
De qualquer forma, o melhor é começar a trilha no Canto do Atins. Parte da travessia você caminhará pela praia!

Detalhe importante: há grandes diferenças entre os Lençóis na época das chuvas e os Lençóis na seca!
Principalmente nas condições das trilhas em cada período.
Na época de chuvas as lagoas estão mais belas, porém caminha-se quase 50% a mais, porque temos que contorná-las a toda hora.
E são lagoas enormes, algumas quilométricas! E belíssimas!

Na seca, caminha-se acima de 60 km. Na época de chuvas, acima de 90 km.

Tenho vários nomes de guias, mas o ideal é você ligar para as duas pousadas que estão na região do Atins.
Elas te indicarão um guia e geralmente nem cobram a mais por isso.

- Pousada do Sr. Antonio - Canto do Atins: (98) 8881-3138

- Pousada da Rita - Atins: (98) 3349-5001

Os dois são irmãos!
A melhor pousada para fazer a trilha é a do Sr. Antonio, pois está no começo da travessia.
Se vc começar pela pousada da Rita, há 1 ou 2h de caminhada a mais!

Em ambas se come maravilhosamente bem!

ENGANAÇÃO:
Quando estive na Baixa Grande (oásis dentro dos Lençóis), vários moradores disseram que há um guia (não falarei o nome) que engana os turistas, dizendo que lá é a Queimada dos Britos! Como é uma trilha parcial, bate-e-volta de Atins até as Queimadas, o guia chega na Baixa Grande e volta! Safado! Fique esperto!!!

Uma excelente travessia pra você!
E não deixe de fazer pelo menos 1 dia de trilha durante a madrugada, começando lá pelas 2h ou 4h da madrugada!
As dunas prateadas pela luz da Lua são maravilhosas!

Não deixe de ler todos os tópicos sobre esta travessia.
Informações são fundamentais para você não ter surpresas desagradáveis!
Alegrias, sim!!!

Abraços!

Luis
#578639 por ANDLIMA
22 Abr 2011, 23:08
Ahhhhhh!!! Moro em Macaé-RJ e estava louca procurando o destino das férias!!! E algo estava me chamando para o nordeste!!!!!!
Vou fazer a travessia dos Lençois, li alguns relatos e já estou colhendo informaçoes...
Minhas férias começam 11/07, vou estar em Campina Grande dia 18 para então seguir para o Maranhão...
Enfim... É tão bom encontrar o destino e pesquisar sobre... Tudo já faz parte das tão (sempre) sonhadas férias!!!

Email/ msn: andreinalima@hotmail.com

Bjos e boa trip pra gente né!!!!!
#578995 por Baba_nascimento
24 Abr 2011, 17:26
Olá pessoal,

Estou vendo me programando pra ir em julho fazer a travessia, mesmo sabendo que o percurso será bem maior por conta das lagoas mais cheias. Provável data: entre 09 e 17 de julho, mas dependendo, posso adiar para a semana seguinte.
Adorei as informações fornecidas pelo Luis. São excelentes para quem está iniciando as pesquisas para o roteiro.
Ana e Viviane, Andlima... Como andam os preparativos.
Qualquer coisa me add no MSN: baba_nascimento@hotmail.com

Grande abraço!
#580094 por Baba_nascimento
26 Abr 2011, 22:36
rafalesao escreveu:Opa, estou indo pra lençois maranhenses dia 12 de maio pra ficar ate o dia 16.....esta pensando em ir quando?
viagem aqui

Poxa, só poderei ir em julho. Mas não deixe de postar seu relato de aqui quando voltar dos lenóis.

abraço!
#580114 por Luis Ecoturista
26 Abr 2011, 23:28
Baba_nascimento escreveu:Olá pessoal,

Estou vendo me programando pra ir em julho fazer a travessia, mesmo sabendo que o percurso será bem maior por conta das lagoas mais cheias. Provável data: entre 09 e 17 de julho, mas dependendo, posso adiar para a semana seguinte.
Adorei as informações fornecidas pelo Luis. São excelentes para quem está iniciando as pesquisas para o roteiro.

Grande abraço!

Olá!

Estive no Maranhão novamente na semana passada! As cachoeiras de Carolina me impressionaram! São realmente as mais belas do Brasil, diferentes!
Deu uma vontade maluca de voltar pros Lençõis Maranhenses pra fazer a trilha, agora na época das cheias! Eu fiz a trilha em dezembro/2010 e as lagoas estavam com pouca água!

Se vc precisar de mais dicas, me dê um toque!
Uma das grandes dificuldades da região dos Lençóis é o deslocamento entre as cidadezinhas!
Mas vale a pena!

Boa travessia!!!

Abraços!

Luis
#580120 por Luis Ecoturista
26 Abr 2011, 23:39
Olá, pessoal!

Pra quem pretende fazer a travessia a pé dos Lençóis Maranhenses eu posso disponibilizar o tracklog (GPS) com a localização de dezenas de casas de moradores da Queimada dos Britos, Queimada dos Paulos e da Baixa Grande.
Uma das grandes dificuldades na travessia é justamente encontrar as moradias que oferecem refeições e lugar pra dormir.
Por isso, durante a minha caminhada fui registrando no GPS as localizações delas!

Abraços a todos!!!

Luis

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes