Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#556642 por viviane_pe
19 Fev 2011, 14:26
Gente, estou começando a programar uma travessia pelos Lençóis Maranhenses. Em 2011, qualquer mês.
Li muitas dicas aqui e devo começar a organizar já.
Alguém com o mesmo destino em vista?
Vívia

#564920 por Luis Ecoturista
15 Mar 2011, 23:14
Ana!

Pelo jeito sua preparação pra atravessar os Lençóis começou no bloco do Bola Preta!
Ah! Vocês irão numa época em que as lagoas estarão cheias e por isso a travessia quase dobra a quilometragem!
Mas é a época em que os Lençóis estão maravilhosos!
Eu fiz a travessia em dezembro/2010, durante a seca!
Boa sorte!!!

Luis
#569806 por Luis Ecoturista
29 Mar 2011, 10:19
Andreabas escreveu:Oi!
Alguém pode me recomendar guias que fazem a Travessia dos Lençois? Qual o preço da diaria e como entrar em contato.
Obrigada.

Andrea ou André (pelo seu apelido, fiquei na dúvida sobre seu nome!):

Bom dia!
Há 2 principais rotas para a travessia dos Lençóis, uma saindo nas proximidades de Barreirinhas e outra, de Atins.
Ambas chegando em Santo Amaro. Sim, há várias alternativas, inclusive com trilhas parciais.

Há vários tópicos no Mochileiros com informações detalhadas sobre elas e outras trilhas alternativas.
De qualquer forma, o melhor é começar a trilha no Canto do Atins. Parte da travessia você caminhará pela praia!

Detalhe importante: há grandes diferenças entre os Lençóis na época das chuvas e os Lençóis na seca!
Principalmente nas condições das trilhas em cada período.
Na época de chuvas as lagoas estão mais belas, porém caminha-se quase 50% a mais, porque temos que contorná-las a toda hora.
E são lagoas enormes, algumas quilométricas! E belíssimas!

Na seca, caminha-se acima de 60 km. Na época de chuvas, acima de 90 km.

Tenho vários nomes de guias, mas o ideal é você ligar para as duas pousadas que estão na região do Atins.
Elas te indicarão um guia e geralmente nem cobram a mais por isso.