Ir para conteúdo

Travessia Leste - Oeste da Serra Geral do Paranã


Posts Recomendados

  • Membros

20121109105724.jpg

 

A Serra geral do Paranã se extende por aproximamente 200 km no sentido Norte-Sul, entre os municípios goianos de Alto Paraiso e Formosa. No entanto, no seu limite norte, a serra possui um trecho com orientação leste-oeste, limitado ao norte pelo vale do Moinho, e ao sul pelo vale do Rio Macacão. Foi este trecho leste-Oeste que percorremos no feriado de 2 a 4 de novembro deste ano de 2012.

 

Na sexta, dia 2 , chegamos (Andrea, Fabio e Orlando) sem pressa em Alto Paraiso. Lá chegando fomos encontrar os outros participantes da caminhada, o Gunnar e o Arthur. Acabou que o Gunnar desistiu de caminhar, mas se ofereceu a nos deixar no início da caminhada, próximo ao ponto onde o Vale do Moinho se junta ao Vale do Paranã, e onde a topografia da serra do paranã permite um acesso à sua parte alta.

 

O início da caminhada foi um trecho íngreme, com muitas pedras soltas e vegetação de Cerrado. Começamos à caminhar por volta das 15 horas, e gastamos o resto da tarde para vencer os cerca de 600m de desnível até a parte alta da serra. A progressão horizontal foi mínima, uns 4 km no máximo.

 

No início ficamos preocupados com o Arthur, pois esta seria sua primeira caminhada de travessia, levando a casa na mochila. Mas ele se mostrou à altura de desafio, e enfrentou a pirambeira com disposição!

 

Nossa grande preocupação era a água, escassa no topo de serras, ainda mais no final da estação seca no Planalto Central. Começamos a caminhada com cerca de 4 litros por pessoa, mas tivemos a sorte de encontrar um leito de riacho que embora sem água corrente, tinha algumas poças que permitiram completar os cantis.

 

No dia seguinte, no topo da serra, tivemos a surpresa de encontrar já uma trilha de crista, que seguimos. A temperatura agradável devido ao dia nublado e a existencia de trilha nos permitiram caminhar sem dificuldade. O percurso da caminhada, no topo da serra, oferecia vistas tanto do vale do Macacão quanto do vale do Moinho, além das serras do Pouso Alto mais além à noroeste.

 

No percurso, trechos de cerrados e campos se sucediam, um mais belo que o outro. Mas água que é bom... nada! Finalmente achamos mais um riacho com algumas poças de água de cor acinzentada.... Filtramos como foi possivel, mas não ajudou muito. Enchemos as garrafas mesmo assim, e Aproveitamos para comer alguma coisa por alí mesmo. Já era por volta de meio dia, e já contávamos com umas 4 horas de caminhada até ali.

 

Continuamos seguindo a trilha e cerca de uma hora depois tivemos a felicidade de econtrar um córrego permanente, com água corrente e transparente! Paramos novamente para beber muita água, renovar o estoque do líquido nas mochilas e descansar mais um pouco.

 

O mapa indicava que estávamos muito próximos da trilha cavaleira que dá acesso ao vale do rio Macacão, uma velha conhecida de incontáveis caminhadas. De fato, uns trezentos metros mais para frente encontramos esta trilha, e decidimos passar a noite em uma área de camping na trilha para a cachoeira do Sertão Zen.

 

Chegamos por volta das 17 horas à área de acampmento, com tempo de sobra para um bom banho no rio do Sertão Zen, bater papo, e até tirar um cochilo quando começaram a cair alguns pingos.

 

Por sinal, o tempo foi extremamente camarada com a gente: as nuvens sempre escondendo o sol, o vendo ajudando a amenizar o calor e só um pinguinho ou outro de vez em quando. Só choveu mesmo na noite de sábado para domingo, quando já estávamos confortavelmente instalados nas barracas.

 

No domingo, acordamos em estilo "relax" já que estar no Sertão Zen era como estar em casa. Arrumamos tudo e por volta das 9 descemos até a cachoeira, que o Arthur ainda não conhecia. Garoava um pouco, mas não chegou a atrapalhar.

 

Por volta das 10 começamos a caminhada final para Alto Paraiso, onde chegamos por volta das 13:00, para um almoço no restaurante Avalon antes de pegar a estrada de volta para Brasília. A caminhada, no total, teve uma extensão de uns 35 km, percorridos com tranquilidade durante os três dias, com muito tempo para contemplar a paisagem, curtir o vento da montanha e confraternizar com os companheiros de trilha.

 

Em resumo, um feriado bem aproveitado!

 

Mais fotos em: http://excursionismoplanaltocentral.blogspot.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Renato,

Sentimos sua falta na trilha! De qualquer forma, taí uma caminhada que vale a pena repetir, ainda mais agora que está chovendo bastante, e vai ter água à vontade. Lembrando que agora que começaram as chuvas e o calor e a secura deram trégua, tá na hora de caminhar no cerrado! Bora caminhar?

 

abcs,

 

Andrea e Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

olá Andrea e Fabio !!

ótima travessia e as fotos, pricipalmente, daquele amanhecer no jardim de maitrea (do outro relato) demonstram paisagens "de outro mundo"

no relato vc diz que "O mapa indicava que estávamos muito próximos da trilha cavaleira", qual é desse mapa??

valeu e boas viagens !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
olá Andrea e Fabio !!

ótima travessia e as fotos, pricipalmente, daquele amanhecer no jardim de maitrea (do outro relato) demonstram paisagens "de outro mundo"

no relato vc diz que "O mapa indicava que estávamos muito próximos da trilha cavaleira", qual é desse mapa??

valeu e boas viagens !!

 

É um mapinha que fiz há uns 10 anos, com algumas trilhas da região, quando ainda tinha paciência para isso. Se quiser o arquivo, me mande uma mensagem em pvt.

 

abraço,

 

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...