Ir para conteúdo

Travessia Monte Garuva - Monte Crista (AMC - jun/2011)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá nação mochileira!

 

Relato a seguir uma expedição realizada no feriado de Corpus Christi (23/06 a 26/06/2011) à região da Serra do Quiriri. Está dividida em 2 partes para melhor estruturar o conteúdo, que ficaria muito extenso para um único post.

 

O LUGAR

 

A Serra do Quiriri, outrora conhecida como Serra do Iquererim (ou Iqueririm) e também chamada de Serra Feia (que, diga-se de passagem, de feia não tem nada), localiza-se na região nordeste de Santa Catarina, fazendo divisa com o estado do Paraná, constituindo-se no último trecho da Serra do Mar na região sul do Brasil. Trata-se de uma área circundada por montanhas rochosas, interligadas por uma grande extensão de campos de altitude entrecortados pelas nascentes de vários rios, dentre os quais se destacam o Sete Voltas, o do Cristo, o Três Barras, Palmital, Pirabeiraba, Braço, Bracinho, Garuva, o Rio Negro e o próprio Rio Quiriri.

 

Há controvérsias sobre as origens e significados do nome quiriri. Há quem atribua a origem do nome a uma ave típica da região, o Siriri, que emite um canto que soa como qui-ri-ri. Outra origem aceita é que o nome seria uma homenagem a um antigo pajé de uma tribo da região. No entanto, o significado mais difundido vem do vocábulo tupi-guarani ”kyrirá” que também admite várias interpretações, como silêncio ou paz noturna, lugar silencioso, lugar sagrado ou ainda lugar encantado.

Trata-se realmente de um lugar encantado. A região abriga algumas das mais bonitas paisagens do estado de Santa Catarina. Alterna montanhas, afloramentos rochosos, paredões, vales profundos e de vegetação espessa, campos de altitude, nascentes, riachos, cachoeiras e vistas espetaculares de cidades como Garuva, Itapoá, da Baía da Babitonga e da Ilha de São Francisco.

 

 

ANTECEDENTES

 

Há bastante tempo, observando as montanhas a partir da BR-376/101, que liga Curitiba a Garuva e Joinville, surgiu a curiosidade de conhecer a região da Serra do Quiriri, mas por um motivo ou outro ela não se materializava em uma investida concreta. Há pouco mais de um ano, retornando ao montanhismo após uma temporada de mais de 8 anos de sedentarismo, voltei a alimentar o desejo de conhecer a região da Serra do Quiriri e arredores. Relatos como os dos companheiros Divanei, Jorge Soto e Tiago Korb atiçaram ainda mais esta curiosidade, mas continuava me faltando companhia para a empreitada, já que a minha antiga trupe para estas aventuras se dispersou há mais de 10 anos.

 

A situação tomou um novo rumo depois que me registrei aqui no Mochileiros.com e comecei a me corresponder com outros membros com interesses comuns, como os companheiros Otávio Luiz, de Curitiba (PR), que também vinha manifestando há algum tempo vontade de trilhar aqueles caminhos e Tiago Korb, de Santa Maria (RS), que já havia empreendido duas travessias na região. Em cerca de 3 meses de mensagens trocadas, idéias, estudo, planejamento, materiais como cartas e trilhas de GPS reunidas, chega a fase de realização. Nesse meio tempo o Otávio me apresentou a um grupo de montanhistas bastante especial, a AMC – Associação Montanhistas de Cristo e o projeto passava a tomar forma no âmbito da associação, com o apoio e participaçãoativa de seus membros. Definida a data, que seria o feriadão de Corpus Christi, de 23 a 26 de junho de 2011, passamos a discutir as rotas possíveis, definir o grupo e acertar os detalhes logísticos da operação.

 

 

OS PLANOS

 

O que inicialmente vinha sendo concebido para ser um grupo de 6 a 8 pessoas desdobrou-se em dois grupos, um com 8 e outro com 10 pessoas, que fariam duas rotas distintas mas convergentes. O grupo 1 (“Grupo Araçatuba”), menor e mais preparado fisicamente, partiria de Tijucas do Sul (PR), da localidade de Matulão, cruzando a Serra da Papanduva pelo Monte Araçatuba e faria a travessia completa de norte a sul, que culminaria na descida do Monte Crista. O grupo 2 (“Grupo Garuva”) subiria a trilha do Monte Garuva partindo da BR-101 na cidade de Garuva (SC) e faria a rota em direção ao Monte Quiriri atacando do alto os cumes da região pelo caminho, como o Garuva, o Jurema, a Pedra do Lagarto, o próprio Monte Quiriri, o Bradador e a Pedra da Tartaruga, retornando depois pela trilha do Monte Crista. A idéia era que os dois grupos estabelecessem contato e se encontrassem no alto da serra, provavelmente no terceiro dia ou na terceira noite. Ambos os grupos contariam com cartas topográficas da região, navegadores GPS e rádios Motorola Talk About.

 

A logística da expedição incluiria o transporte do Grupo Araçatuba de Kombi até o ponto de partida, no sítio aos pés da Serra da Papanduva. Esta mesma Kombi (do companheiro Guilherme - AMC) depois faria o resgate do pessoal no início da trilha do Monte Crista, ponto final da pernada, no domingo à tarde. O Grupo Garuva se deslocaria em 4 ou 5 carros até o ponto inicial da trilha de subida do Monte Garuva, próximo da BR-101, logo após o trevo de acesso da cidade de Garuva (SC) e no retorno a idéia era obter um taxi para transportar alguns integrantes do grupo de volta a seus carros, numa distância de aproximadamente 10,5 Km seguindo pela BR-101, que depois retornariam com os veículos para resgatar os demais, bem como o equipamento. Ambos os grupos partiriam juntos de Curitiba, na quinta-feira, dia 23/06, às 6:00 e seguiriam juntos até a Represa do Vossoroca, onde ocorreria a separação do comboio.

 

 

O RELATO DA TRIP

 

PRIMEIRO DIA – QUINTA-FEIRA, 21/06/2011

 

Com tudo planejado e acertado na semana anterior ao tão aguardado evento, restava apenas acompanhar a previsão do tempo e torcer por condições metereológicas favoráveis para o trekking no feriado. Desde o dia 18/06, as previsões eram de tempo instável na região, com possíveis chuvas previstas já para terça (21) e quarta (22) em Curitiba e na maior parte do PR e SC. Com a evolução metereológica, porém, as chuvas de terça e de quarta-feira em Curitiba não se cumpriram, mas as previsões de quarta-feira (22) continuavam indicando chuvas na região de Curitiba e Garuva para o feriado, projetando tempo bom apenas na sexta-feira (24). Essas previsões metereológicas desanimadoras aliadas a outros fatores causaram algumas “baixas” aos grupos expedicionários na véspera da incursão: uma no Grupo Araçatuba e três no Grupo Garuva.

 

Na madrugada de quinta (23) uma fina garoa sobre o frio curitibano marcava o início do feriado. Na chegada ao portão principal do Jardim Botânico às 5:20, ponto de encontro dos grupos, apenas 4 pessoas já aguardavam. Logo vão chegando outros integrantes da expedição. Alguns minutos mais e ficamos sabendo que a “Kombrosa” com o pelotão principal do Grupo Araçatuba vai se atrasar por conta de um pneu furado. Quase 6:30, com a chegada da Kombi os grupos se completam. Foto no escuro mesmo para documentar a partida e pé na estrada!

 

Foto1.JPG.e72504fcd5f431d322dbc58b3efd739f.JPG

 

O comboio pára no último posto da rodovia antes da represa do Vossoroca para um desjejum rápido daqueles que não haviam tomado café. Pouco depois, na estrada, os grupos se separam, cada um seguindo para os pontos de partida previstos inicialmente.

 

Nosso grupo, o Garuva, viaja praticamente 100 Km desde Curitiba até a cidade de Garuva, com a estrada relativamente tranquila. O pequeno comboio de 3 carros e 1 jipe toma uma pequena estradinha de saibro logo após o trevo de acesso que adentra menos de 1 Km em direção à vegetação fechada da encosta da serra até terminar em frente a algumas casas humildes, onde somos recebidos por alguns simpáticos moradores com os quais acertamos os detalhes para o estacionamento dos veículos. Já são quase 9:00 da manhã de quinta-feira.

 

Pequena pausa para acertar as mochilas, calçar botas e polainas e quase temos mais duas baixas: com o tempo nublado, quase garoando, Thomas e Ingrid balançam. Por pouco não entram no carro e voltam. Por fim, depois de alguns momentos de hesitação e uma estudada no céu resolvem seguir caminho. Todos prontos, nova foto e pé na estrada com as cargueiras nas costas. São 9:10 e partimos da cota dos 30 m.

 

Foto2.JPG.92f6314d30f58bbb5b1e96b7888ab565.JPG

 

A trilha para o Monte Garuva inicia no fim da estradinha onde ficaram os carros. A estrada dali vira uma trilha larga e limpa que vai adentrando na mata e subindo levemente. Pouco a pouco a trilha vai galgando a encosta e ficando mais íngreme, mas ainda bem larga e relativamente limpa. O peso das mochilas com as provisões para 4 dias começa a se fazer sentir e pouco mais de uma hora depois do início da caminhada fazemos a primeira parada rápida para descanso, beber e comer algo.

 

Foto3.JPG.4e386d42a0c2188f85d636e832a17133.JPG

 

Seguindo a trilha, pouco adiante, começamos a escutar barulho de água corrente e, ao passar por um tronco caído à direita da trilha encontramos uma trilha menor que desvia da trilha principal e desce em direção ao som de água, que fica cada vez mais forte. Largamos as cargueiras no tronco e seguimos o desvio, afinal teríamos que nos abastecer de água para a jornada, e após a curta descida pela trilhinha secundária nos deparamos com uma bela cachoeira. Pela carta trata-se do Rio da Onça. Cantis e garrafas abastecidos, pausa para se refrescar (o calor já começa a se fazer sentir) e depois de algumas fotos e alguns sustos devido aos escorregões nas pedras perto da água, estamos novamente na trilha principal com as mochilas nas costas, já ultrapassando a cota dos 400 m de altitude.

 

Foto4.JPG.24ff8b0edfe083827fd46799777ee418.JPG

 

Foto5.JPG.5d5c75295693ba88a96747ec2f5a55a3.JPG

 

A subida começa a se tornar mais puxada e o ritmo vai diminuindo. Roger e Gleici que estavam com a bagagem mais “desajeitada”, por assim dizer, começam a sofrer um pouco para carregá-la, sendo obrigados a algumas paradas extras para ajeitar a carga. Todos sentem o calor e a trilha vai ficando mais fechada. Meu fôlego, prejudicado pelos quilos extras de banha também começa a diminuir.

 

Foto6.JPG.a59c316343ca472cc5cc7cc2b13380ac.JPG

 

A cerca de 2 horas do tronco caído que marca a trilha para a cascata onde havíamos nos abastecido de água nos deparamos com um tremendo buraco, com cerca de 1 m de diâmetro e uns 4 de profundidade, bem num ponto em que a trilha apresenta um pequeno degrau e ao mesmo tempo apresenta um estreitamento, na cota dos 674 m de altitude. Dado o perigo que aquele buraco representa para um caminhante menos atento, Thomas e Roger tentam limpar um pouco as laterais da trilha com a faca, cortando um pouco de capim e galhos, de forma a reduzir o risco de um acidente, já que com a trilha mais fechada a tendência seria passar naturalmente por cima do dito buraco sem percebê-lo, especialmente no escuro. Após algum esforço braçal a situação ao redor do buraco melhora um pouco, facilitando sua visualização, ainda que em pouco tempo a tendência seja ele voltar a ficar encoberto pela vegetação das laterais da trilha.

 

Foto7.JPG.d9f1faf45d5b0a8971e98505b184526c.JPG

 

A partir deste ponto a trilha vai se mostrando cada vez mais difícil. Trechos estreitos, lances de escalaminhadas para vencer barrancos com raízes de árvores e barrancos enlameados começam a se tornar freqüentes, aumentando o desgaste físico do grupo. Eu, com o sobrepeso do sedentarismo sinto mais do que os outros o cansaço e em vários momentos sou obrigado a parar por alguns minutos para recuperar o fôlego, atrasando o grupo que acaba parando também adiante para me esperar.

 

Logo atingimos um ponto da trilha que apresenta uma sucessão de grandes pedras, ora formando pequenas grutas ora nos obrigando a realizar alguns malabarismos para ultrapassá-las e continuar na trilha. Aqui o GPS indica a cota dos 853 m e já passam das 14:00.

 

Foto8.JPG.6868434556bc73d979d560e946bbb78e.JPG

 

Foto9.JPG.719dc48dbe3db602bde7fdf7a3f5de36.JPG

 

A moral do grupo é muito boa. Apesar do desgaste físico, seguimos conversando, algumas piadinhas, risadas e continuamos firme, agora com a certeza de que não atingiremos nosso objetivo planejado para o primeiro dia, que era acampar após o cume do Monte Garuva. A trilha continua fechada, os bambuzinhos e galhos teimam em se enroscar nas mochilas e tornam a progressão bastante cansativa. Em nenhum momento até aqui tivemos visão aberta para os cumes da serra ou para o terreno abaixo de nós, pois a trilha é bem fechada e não nos deparamos ainda com nenhuma clareira.

 

Após mais alguns trechos de barrancos e escalaminhadas, atingimos na cota 950 uma pequena elevação de onde se tem visão em direção ao alto da serra, porém com o tempo fechado pelo nevoeiro a visibilidade era limitada. Enxergávamos algumas cristas próximas mas sem visão dos cumes. Neste ponto fizemos uma pausa mais longa para descanso, alimentação e deliberações, já que passava das 15:00 e ainda estávamos muito longe do cume do Monte Garuva, o que fatalmente nos levaria a acampar no platô localizado logo acima de nós, na cota 980 m, pois não teríamos muito tempo de claridade. Como agravante, consumimos bastante água durante o trajeto e precisaríamos ainda procurar água nas proximidades do referido platô.

 

Foto10.JPG.c08b09b242379d0ff4efac2f520d47c9.JPG

 

Subimos um pequeno trecho descampado e atingimos o tal platô onde começamos a montar as barracas. Eu, Otávio e Mageta pegamos as garrafas da turma e descemos por uma trilha bem batida em sentido noroeste do ponto de acampamento, em direção a um vale, de onde provinha um forte barulho de água corrente, o que indicava um ponto de captação. Ledo engano. No final da dita trilha nos deparamos com um riacho correndo quase que subterrâneo em meio a muitas pedras altas, sem condições de alcançar a água. Voltamos e tentamos seguir pela trilha principal em direção ao Monte Garuva para ver se encontrávamos algum ponto de água mais adiante, já que havia um pequeno vale entre o platô e a crista que sobre em direção ao cume, sem sucesso. Decidimos voltar e descer a trilha em sentido contrário, pois logo abaixo do platô, onde descansamos pouco antes, tínhamos avistado uma trilha secundária em direção a um vale onde imaginávamos encontrar água. Após ingressarmos nesta trilha e descer por uns 10 minutos começamos a escutar um som leve de água corrente. Bingo! Logo atingimos uma pequena cascata onde o precioso líquido escorria pelas pedras formando um pequeno riacho. Bebemos, nos lavamos e abastecemos todas as garrafas.

 

Foto11.JPG.8aa829da2d02792bf752095ff7e585dc.JPG

 

Ao voltar ao acampamento, as barracas do Thomas, Roger e Gleici já estavam praticamente montadas e nos juntamos à faina de armar acampamento. Logo escureceria e começou a cair uma fina garoa, suficiente para molhar a roupa e as barracas. Em pouco tempo estávamos confortavelmente instalados nas barracas e agasalhados, pois o frio já castigava.

 

Foto12.JPG.695744dd2f0797ddfc3450eb5e6dc9e6.JPG

 

Pouco mais tarde, já escuro, a garoa cessara e começamos os preparativos para o jantar. Comida quente na montanha é indispensável para repor as energias e manter o moral elevado, além que nos esquentar. Cada um havia levado diferentes opções de cardápio e por cerca de 1 hora utilizamos a providencial cozinha natural existente próxima às pedras que guarneciam o local. Logo de cara percebemos que não éramos os únicos habitantes do platô: uma cuíca, pequeno animal marsupial com cerca de 20 cm de comprimento rondava nossas panelas em busca de comida sem se incomodar com a nossa presença, provavelmente acostumado com os freqüentes acampamentos naquele local, pois se tratava, infelizmente, pela quantidade de lixo, de um ponto bastante freqüentado por farofeiros. Após alguns incidentes e objetos lançados para assustar o animal todos jantam e ficamos ainda conversando e brincando com uma lanterna de luz laser que o Roger tinha com ele, não sem antes deixar alguns restos de comida para a cuíca saciar sua fome e não nos perturbar nas barracas. O Thomas consegue, depois de algumas tentativas frustradas dos outros, capturar uma imagem do bichinho. Como havia sinal de celular fazemos as devidas ligações para dar sinal de vida às famílias em Curitiba e tentamos um primeiro contato com o pessoal do Grupo Araçatuba, por celular e por rádio, sem sucesso. Logo, todos cansados e de pança cheia se entregam a morfeu. O dia seguinte seria longo e desejávamos começá-lo cedo.

 

Foto13.JPG.2b1c6d400d4bbfc40e249f0dfbd9da7d.JPG

 

 

SEGUNDO DIA – SEXTA-FEIRA, 22/06/2011

 

Após uma ótima noite de sono, um pouco fria mas tranqüila, somos brindados com a espetacular cena do amanhecer sobre o mar de nuvens que se descortina no horizonte à frente de nossas barracas. As fotos dizem tudo!

 

Foto14.JPG.b9f622eeeaadd25a017efdee8494d324.JPG

 

Foto15.JPG.2c9d1b67b4de4960d95dd84e82b244f9.JPG

 

Foto16.JPG.07f7cfa436c895ead2b546f593af4ae9.JPG

 

Foto17.JPG.dba5ff172995bf66b3a01a74052da8cd.JPG

 

Foto18.JPG.bb9fe24b1ca22d4833612e8e945cea1d.JPG

 

Foto19.JPG.13d71a69396f4731ae2389ebc634ed94.JPG

 

 

Também o alto da serra fica visível e avistamos pela primeira vez os cumes dos Montes Jurema e Garuva, respectivamente, como se vê nas fotos abaixo:

 

Foto20.JPG.82c9c5384a80f0adc8c057be4a1c7e16.JPG

 

Foto21.JPG.18575700960ce7a85786d54039664b27.JPG

 

Após apreciar e fotografar a vista especial, tomamos nosso desjejum e iniciamos os preparativos para continuar a subida, que não contaria mais com a companhia do Roger e da Gleici, que nos deixariam logo mais e desceriam por conta de compromissos em Curitiba. O grupo fica agora reduzido a 5 pessoas.

 

Foto22.JPG.835846fde7c87b262dbbfd17f51a2e14.JPG

 

Atrasamos um pouco para guardar a tralha e nos despedirmos do casal que descerá. Começamos a subir em direção ao Monte Garuva apenas depois das 9:30. Este trecho de trilha entre o platô e o alto da serra encontrava-se bastante fechado e exigiu bastante paciência para sua transposição, já que a quiçaça de galhos e bambuzinhos insistia em se enroscar nas nossas mochilas, braços, pernas e pescoços. Na verdade esta porção da trilha após o platô encontrava-se bem mais fechada que o trecho percorrido no dia anterior. Começamos a ter uma trégua em relação ao mato apenas na cota dos 1050 m, após 1:30 de caminhada e uma ascensão de mais de 280 m pelo mato, já que a trilha após o platô do acampamento desce até a cota 763 para depois voltar a subir. De uma pequena clareira na cota 1062 avistamos o platô onde havíamos acampado na noite anterior.

 

Foto23.JPG.7e7d5d9bbbb1e658d1ffc5b0d8623af3.JPG

 

Foto24.JPG.2db0d089fc75d7e24f40f8a821ae5cdc.JPG

 

Foto25.JPG.a8bfd431b7c4308ee24f3a4e76c34d6a.JPG

 

Deste ponto em diante a situação da trilha começa a melhorar. O mato fechado vai sumindo e dá lugar, paulatinamente a uma macega baixa e depois a campos de altitude, que agora seguem as curvas de nível e contornam o cume do Monte Garuva pela sua esquerda (para quem se aproxima subindo). Cerca de 13:15 atingimos o cume aos 1292 m de altitude, praticamente sem vista pois a neblina que se assentava pela manhã sobre acidade de Garuva começa a subir em direção ao alto da serra, juntando-se logo mais com outra massa de nuvens que avançava sobre os campos vindo do norte.

 

Foto26.JPG.014627c6cbb583701f3a249f335cc434.JPG

 

Foto27.JPG.449343753b72509bf6b14846fba0a773.JPG

 

Pausa para alimentação e descanso aproveitando os últimos raios de sol (cheguei a dar um rápido cochilo deitado no campo) e uma hora depois já estamos descendo a rampa em direção aos campos do alto da serra que nos levariam até as imediações da Pedra do Lagarto. Apesar de próximos, desistimos de ir até o cume do Monte Jurema em razão de nosso atraso na subida, ademais a direção que pretendíamos seguir era a oposta.

 

Foto28.JPG.521a46c1cc4fff89ed57759e48f9879e.JPG

 

A caminhada nos campos, com trechos de descida rende bem mais que a subida pelo mato da manhã e rapidamente avançamos vários km, ultrapassando por duas vezes afluentes do Rio do Cristo, onde fizemos pequenas pausas para descanso e reabastecimento de água. Neste trecho, em meio ao silêncio do alto da serra, nossas conversas na beira do riacho atraíram a atenção de uma dupla de trekkers perdidos: pai e filho, acampados nas imediações do Monte Crista (bem longe dali) saíram em direção ao Monte Quiriri e se perderam no retorno por causa da cerração e apareceram para pedir informações. Após um rápido papo com a dupla Otávio, nosso líder e primeiro navegador, orientou a dupla usando a carta topográfica da região e o GPS. Este exemplo prático ressalta o fato de que o alto da Serra do Quiriri com nevoeiro (sem as referências visuais), que pode baixar (ou subir) de uma hora para outra, é um lugar de difícil navegação já que é cortada por inúmeras trilhas que desafiam o senso de orientação mesmo dos caminhantes mais experientes.

 

Foto29.JPG.c403bdab797eea340a47d8dde2306a9e.JPG

 

Foto30.JPG.da60d4fcc59bd55549c467f611f4c0b5.JPG

 

Depois de quase uma hora de caminhada pelos campos serra acima com o nevoeiro ficando mais denso a cada minuto, já por volta das 17:00, subindo pela trilha em direção ao Monte Quiriri, por uma pequena crista ao lado de um riacho coberto de vegetação num pequeno vale, ouvimos vozes de um grupo de se aproximava pelo lado oposto do rio. Como se distinguiam também vozes femininas no grupo, que parecia rumar em nosso encontro, pensamos que poderia se tratar do Grupo Araçatuba, liderado pelo Zeca, que estaria descendo da Pedra da Tartaruga ou do próprio Monte Quiriri. Em meio ao denso nevoeiro chamamos pelo nome do Zeca, sem resposta, apesar de escutar os rumores do grupo, cada vez mais próximo. Depois de mais alguns gritos em meio à neblina, separados por algo em torno de 50 m pelo pequeno vale e sem conseguir contato visual por causa da forte cerração, estabelecemos diálogo com o pessoal e descobrimos que se tratava do grupo guiado pelo Jopz que havia subido no dia anterior pela trilha da fábrica de queijo (SantPar), ascendido à Pedra da Tartaruga e dali pretendia descer pela trilha do Monte Garuva. Eita mundo pequeno!! Trocadas algumas breves palavras sobre as condições das trilhas percorridas por ambos os grupos, em que o Jopz descreveu a subida pela trilha do queijo como “inferno verde”, nos despedimos e seguimos viagem.

 

Pouco acima, dada a distância que ainda faltava para atingir o Monte Quiriri e o avançado da hora, decidimos abortar a subida até lá e derivamos por uma trilha menos batida que descia levemente seguindo as curvas de nível pouco abaixo da Pedra do Lagarto (isso tudo verificado no GPS, já que praticamente não enxergávamos nada). Para piorar um pouco a situação começava a cair uma fina garoa.

 

Algumas centenas de metros adiante, seguindo esta mesma trilha, depois de um morrote encontramos um novo curso d’água correndo sobre um trecho de lajes de pedra que tinha ao lado um conveniente platô na cota dos 1294 m, aparentemente protegido, onde decidimos montar acampamento já praticamente na escuridão, às 17:50.

 

Foto31.JPG.d29916d2f388d4d3f1771b8b8e20cf53.JPG

 

Armado acampamento sob a garoa, o povo cansado, com sede e com fome se recolhe e começam os preparativos para a janta nas 3 barracas. Tentamos novo contato por rádio e celular com o Grupo do Zeca, novamente sem sucesso. Em nossa barraca, eu e o Mageta preparamos a “área de serviço” (avanço da barraca TR Esquilo 2 – com a porta aberta escorada pelos bastões de caminhada) para poder cozinhar. Com a panela no fogareiro descobrimos novamente que não éramos os únicos habitantes da área: um camundongo quase entrou na barraca para ver o que cozinhávamos e começamos a imaginar o que fazer para evitar que ele e eventualmente outros membros da sua família não invadissem nossa barraca e roessem nossas mochilas em busca de comida. Decidimos, sensatamente, empanturrar o ratinho com alguma comida a fim de fazê-lo desistir de qualquer incursão em nossas coisas: deixamos uma lata de patê de atum aberta a alguns metros longe da barraca e ainda jogamos algumas pequenas porções de comida espalhadas longe das barracas para atrair a atenção dos roedores. A tática funcionou e não tivemos nenhum sinal do(s) bicho(s) durante a noite. As porções de comida sumiram e descobrimos que ele não gostava de patê de atum, pois a lata do refinado alimento restou intacta.

 

 

... continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

... 2ª Parte...

 

TERCEIRO DIA – SÁBADO, 23/06/2011

 

Após a nossa deliciosa e reforçada janta, que teve no cardápio arroz à grega, picadinho de carne, batata, omelete e arroz branco (liofilizados), dormimos com os anjos e acordamos no outro dia já um pouco tarde, depois das 7:30, com céu e horizonte encobertos mas logo a neblina foi cedendo e revelou belas paisagens do entorno, como se pode ver nas fotos do Thomas, que acordou mais cedo que os demais neste dia e conseguiu captar algumas fotos com vista para a Baía da Babitonga.

 

Foto32.JPG.77421eed57de9026e6839fbc63ea9e9f.JPG

 

Foto33.JPG.e9821d9d3f49d37195f7ab65f296f031.JPG

 

Foto34.JPG.222992fcc2977cac32ebd4ffc63283f0.JPG

 

Foto35.JPG.cd2bc6e59ebdd8c05456ab78613ed090.JPG

 

 

Depois de algumas fotos, uma esticada na soneca (manhã fria + tempo encoberto) e um rápido desjejum, começamos a ajeitar a tralha para levantar acampamento, o que incluía lavar os pratos e panelas do jantar da noite anterior. Nesta faina, eu que estava meio sonolento e lerdo acabei atrasando o restante do grupo, que já me esperava de mochilas prontas, especialmente o Otávio, sempre o primeiro a ensacar sua super-ultra-mega light barraca MSR. Com isso deixamos o local de acampamento depois das 10:30, com um céu ainda encoberto por muitas nuvens mas que já dava sinais de que teríamos um ótimo dia pela frente.

 

Foto36.JPG.164a4fde64984a4ebd8322858f19db90.JPG

 

Foto37.JPG.bf4f06813568fb320ca42fb85ca96d5c.JPG

 

 

Com o horizonte se abrindo graças à evolução favorável das condições metereológicas, cada minuto da caminhada neste terceiro dia da expedição, revelava detalhes do relevo e da geografia da região que não nos foi possível visualizar nos dias anteriores. Pelo resto da manhã caminhamos de frente para o trecho de serra onde se avistavam as costas dos cumes dos Montes Garuva e Jurema, por onde passamos no dia anterior sob o denso nevoeiro. Logo também avistamos no horizonte aquele que seria em breve o nosso destino, o Monte Crista, com seus 967 m de altitude.

 

Foto38.JPG.5956597d10d0c7441d21fdba96808de2.JPG

 

Foto39.JPG.54ff1c62e79d300ad4a598cb41eab42d.JPG

 

Foto40.JPG.043d7b38178d491977f64ea5f90e12b6.JPG

 

Foto41.JPG.664f09fbe20706b4429e56d5b67e38c0.JPG

 

 

À medida que caminhávamos naquele dia de sol, com os horizontes abertos à nossa volta, percebemos a beleza e a amplitude daquela tranqüila região de campos e serras. Às nossas costas a visão da Pedra do Lagarto se sobressaía, marcando nosso ponto de partida naquela manhã, enquanto à nossa frente, quase sempre descendo, erguia-se imponente o Monte Crista, que iríamos transpor no dia seguinte para concluir nossa jornada. Pelo caminho, o silêncio e a contemplação daqueles espaços praticamente intocados que cruzávamos nos deleitavam os olhos e a mente.

 

Foto42.JPG.e5a7b8e4cf6acefefaccee759c366dca.JPG

 

Foto43.JPG.56fd70d2c53e5be5754a18b6a7effb87.JPG

 

 

Breve pausa para o lanche-almoço de trilha e logo a descida se acentua, baixando a cota dos 1060 m. Começamos então a avistar a “cabeluda”, como é chamada a área de acampamento próxima das cachoeiras do Rio Três Barras, onde podíamos avistar algumas barracas.

 

Neste trecho encontramos um caminhante solitário que subia veloz em direção ao Quiriri e que fazia, segundo ele, a travessia Monte Crista – Araçatuba. Infelizmente acabamos não registrando o nome do aventureiro.

 

Foto44.JPG.af5e0d1c6c0abae33b0cab6ebfa5ee2f.JPG

 

Foto45.JPG.2fb653943bb8fe7a84a32a433be504b7.JPG

 

Foto46.JPG.0e066fdffb63a6841a4424ad8395dbcc.JPG

 

Foto47.JPG.107fc60f560079a246f7edd4ccf3bb72.JPG

 

Foto48.JPG.0328a74b0f499469a7af7e4debb91171.JPG

 

 

Ao nos aproximarmos da área de acampamento nos deparamos com algumas cenas tristes ao nos depararmos com a grande quantidade de lixo ali deixada pelos frequentadores do local. Travamos contato com alguns dos acampados na área, alguns inclusive levantando acampamento. Como ainda era relativamente cedo, cerca de 14:30, e o calor intenso, nossos planos passaram a incluir a descida até as cachoeiras do Rio Três Barras a fim de nos refrescarmos e depois voltar e caminhar o máximo possível em direção ao Monte Crista, buscando um ponto de acampamento mais avançado em relação ao nosso caminho de volta.

 

Foto49.JPG.406039b00ba359863a4264cdd3724181.JPG

 

Foto50.JPG.4fdfbefd7ee82a869286d96431e01e6f.JPG

 

Interessante notar que ali na “cabeluda” já se encontram trechos do calçamento do antigo Caminho de Três Barras, também conhecido como Caminho dos Ambrósios, antiga rota colonial que ligava São Francisco do Sul ao planalto Curitibano bem antes da existência da atual rota seguida pela rodovia. Seu calçamento provavelmente foi assentado nos idos de 1740 conforme apontam vários registros históricos, provavelmente aproveitando antigos caminhos indígenas.

 

Foto51.JPG.f2dade241294b612f91634d61639eff8.JPG

 

Foto52.JPG.6c49e5e8504abbdcdf7febef754e55f0.JPG

 

 

Chegando margens do Rio Três Barras após uma curta descida por um trecho de trilha bem acidentada o banho teve que ser rápido. Inobstante o calor, não era possível aguentar mais do que 3 minutos seguidos dentro da água gelada, que transmitia uma sensação térmica de 3 ou 4 graus. Com o sol já se escondendo o difícil foi se aquecer novamente depois.

 

Foto53.JPG.7a5b282b31af7cfd09a3ffca6a579ea7.JPG

 

Foto54.JPG.e4dcc185b461806535a1639022090861.JPG

 

 

Banho tomado, com os ossos ainda doendo pelo frio da água, iniciamos a subida em direção à “cabeluda” e depois tomamos o rumo do Monte Crista, pelo caminho colonial calçado, agora em busca de água e de um ponto favorável para acampamento. Após explorar algumas fontes de água pelo caminho, às 16:50 encontramos uma clareira bem protegida a 845 m de altitude, ao lado de um pequeno riacho. Ali ficamos, já sob forte cerração.

 

Foto55.JPG.f301ee792310cbf3266a8d494372404c.JPG

 

Foto56.JPG.544b04b4b0f2887555fd5fb1d6bb256d.JPG

 

 

A noite veio rápida. Barracas montadas, todos agasalhados e abastecidos do precioso líquido, começamos a preparar nosso jantar. Era a noite em que tínhamos planejado nos reunir com o Grupo do Zeca e fazer o nosso jantar coletivo e até ali não havia nenhum sinal deles. Tentamos contato mas o local onde estávamos era num baixio entre as montanhas e não havia sinal de celular. O rádio também continuava mudo.

 

O cardápio combinado era a polenta campeira, receita executada com polenta, lingüiça calabresa, cebola, alho e outros ingredientes (o Mageta, providencialmente tinha levado bacon em cubinhos). Fritam-se a cebola com o alho no azeite para dourá-los juntando-se a eles o bacon picado e a lingüiça calabresa cortada em rodelas para refogar. Em outra panela cozinha-se o fubá ou a polenta instantânea (como no nosso caso – temperada ainda com tomate seco) e, quando se atinge o ponto da polenta, misturam-se a ela os ingredientes refogados. Servir em seguida a polenta cremosa. O resultado disso foi que até o Otávio, que não gostava de polenta, mudou seu conceito... Além de nutritivo e muito saboroso é um prato que esquenta.

 

No entanto não foi a única opção de cardápio da nossa janta já que no afã de reduzir o peso a carregar no dia seguinte resolvemos gastar alguns outros alimentos que tínhamos nas mochilas. No Buffet rolou até um strogonoff de franco com batata palha da liofoods, muito saboroso, oferecido pelo Otávio. Assim, com todos muito bem alimentados, lavamos as panelas e utensílios de cozinha e nos entregamos ao mundo dos sonhos, ao menos por algumas horas.

 

Fomos acordados pouco depois da meia-noite com uma forte chuva que perdurou por toda a madrugada e acabou vencendo a estanqueidade de 11 anos da minha barraca Trilhas e Rumos. Eu e o Mageta acordamos algumas vezes durante a noite com pingos d’água no rosto e sentindo água no piso da barraca. As inspeções realizadas mostraram que as costuras, que eu havia re-impermeabilizado há pouco mais de 6 meses, especialmente sobre a porta, estavam com a fita termo-aderente solta e com isso deixando passar água, que pingava sobre nossos pés, dentro da barraca, o que atrapalhou um pouco o nosso sono.

 

Foto57.JPG.394207d3fe31f8a5e30dbf221442bf6d.JPG

 

 

QUARTO DIA – DOMINGO, 26/06/2011

 

Pela manhã ainda chovia. Com o chão da barraca e os sacos de dormir um pouco molhados, tomamos nosso desjejum frio dentro das barracas enquanto aguardávamos uma trégua da chuva para nos permitir desmontar acampamento, o que só ocorreu por volta das 7:30. Nesse tempo ainda tentamos novo contato com o Grupo Araçatuba, sem sucesso. Conjecturamos: “passaram à nossa frente ou vêm logo atrás de nós, não devem estar longe...”

 

Após conferir rapidamente nossos materiais e tentar ao máximo secar nossas barracas para o transporte correndo contra o relógio para aproveitar a pausa da chuva, entramos na trilha em direção ao Monte Crista, cujo calçamento mais parecia um leito de rio. A pequena trégua da chuva logo passou e os anoraks e capas de chuva passaram a ser exigidos. Caminhávamos agora sob uma chuva fina e gelada, batidos em alguns momentos pelo vento. A trilha era um verdadeiro riacho, alternando trechos de calçamento, barrancos, pedras soltas e barro amarelo. Assim seria praticamente todo o domingo até nossa chegada no recanto dos balneários ao final da trilha, próximo da BR-101.

 

Foto58.JPG.ec04e0176a6d109ed75eb82f20e5fa88.JPG

 

Foto59.JPG.edb89bd84505459fb988b62a30e85275.JPG

 

 

Em cerca de uma hora e meia de caminhada atingimos o platô 900 do Monte Crista e dali começamos a descer. Como não havia vista e a chuva nos castigava, decidimos não fazer o cume. Dali em diante a descida da trilha virou um verdadeiro “cascading”, pois em muitos trechos éramos obrigados a caminhar dentro da água, descendo degraus que pareciam mais cachoeiras. Fez falta aqui o meu bastão de caminhada displicentemente esquecido em casa. Felizmente ninguém se acidentou e todos mantinham um bom ritmo na descida, movidos pelo frio e pela proximidade do fim da jornada.

 

Foto60.JPG.53dbdfd8c65b9e2c6f5aff9e7ecb69cb.JPG

 

Foto61.JPG.bc346a14036b0014805b204e93e633d1.JPG

 

Foto62.JPG.8017f3a4d31adbed930c0f0a22315f2f.JPG

 

 

Numa das pausas para descanso e alimentação na descida do Monte Crista, sob a proteção de umas pedras grandes, conseguimos sinal de celular e falamos com o Guilherme, que faria o resgate do Grupo Araçatuba com sua Kombi. Soubemos por ele que o Zeca ainda não havia feito contato e, preocupados, tentamos mais algumas vezes contato com eles por celular, novamente sem sucesso. Começamos a ficar preocupados. Teriam tido algum problema na travessia? Alguém machucado? Afinal eram praticamente 4 dias sem contato, inclusive com o resgate deles. Decidimos continuar a descida, até porque o frio nos castigava e não haveria nada a ser feito dali naquele momento. Começamos a pensar também na condição de travessia do Rio do Cristo no final da trilha, afinal chovera praticamente a noite toda e a chuva continuava e com as cabeças d’água no alto da serra aquele rio enche rapidamente, impossibilitando ou dificultando bastante a passagem.

 

Ao nos depararmos com o Rio do Cristo, percebemos que a passagem era possível. Analisamos rapidamente a situação e decidimos fazer a transposição. Primeiro Otávio e Thomas, com as mochilas, exploram o nível da água e a força da correnteza, atingindo com relativa facilidade a outra margem. Retornam descarregados para relatar o caminho e ajudar a Ingrid. Mageta também atravessa e eu, logo atrás, decido ficar sobre uma pedra com a câmera para documentar a travessia do rio. O Otávio se posiciona num dos trechos mais críticos com seu bastão de caminhada para dar apoio e ajudar a Ingrid e o Thomas, que vinha agora com a cargueira da esposa.

 

Foto63.JPG.8cb5f7e8215c0c310a9dc9d92cba0379.JPG

 

Foto64.JPG.a54201bf88d4e2c118b09b9328f339fb.JPG

 

Foto65.JPG.93c8b98745a504c34de64671e7d07d28.JPG

 

 

Na minha concentração em filmar e fotografar a travessia de dentro do rio acabo sentado numa pedra mais alta e, quando solto o peso (eu + a cargueira nas costas) quase acontece uma vídeo-cassetada que ninguém percebeu: a pedra cedeu e entrei de bunda na água gelada. A sorte que com o reflexo rápido não cheguei a submergir além da cintura (e por sorte em pé), caso contrário poderia ter molhado a câmera ou ainda pior, ser obrigado a nadar com a cargueira nas costas na correnteza, rio abaixo...

 

Enquanto isso o Mageta, na outra margem e numa boa, comia, bebia e dava risada...

 

Foto66.JPG.e16939ad00f6d4b1dd3899025dad29a4.JPG

 

 

Transposto o Rio do Cristo, restava ainda pouco mais de meio quilômetro de caminhada e nós animados por estarmos chegando ao fim do dia de perrengue.

 

Foto67.JPG.8740ada49d09231280a2595afb70d560.JPG

 

Foto68.JPG.5a51f2e76e43b00a29d0492397aa6d6c.JPG

 

 

Logo chegamos à ponte pênsil que atravessa o Rio Três Barras, derradeiro ponto de referência da nossa jornada. Eram cerca de 15:15h. Aqui foi só gozação com o balanço da ponte, apesar do nosso frio e da chuva, pois logo à frente já enxergávamos o pequeno bar onde começa/termina a trilha para o Monte Crista. Este ponto, na entrada do sítio que dá acesso à ponte e à trilha dista cerca de 3 Km da BR-101 por uma estradinha de saibro que termina próximo das balanças de pesagem da rodovia, a cerca de 8,5 Km do trevo de Garuva, onde começamos nossa expedição.

 

Foto69.JPG.e4394b6aee9c1723b7a9ccdbc273b7d2.JPG

 

 

Abrigados da chuva, só nos restava agora aguardar o resgate para nos levar aos veículos, que providencialmente seria o Guilherme e sua Kombi, que estava vindo de Curitiba originalmente para buscar o Grupo Araçatuba mas nos daria uma carona. Ficamos pouco menos de 1 hora na varandinha do boteco esperando enquanto tomamos um litrão de Coca-Cola, trocamos de roupa, arrumamos as mochilas e pagamos a taxa de pedágio da ponte, aproveitando ainda para conversar com a dupla da “Equipe Rumo ao Topo” de Joinville que também aguardava o seu resgate e com quem tínhamos conversado no dia anterior na cabeluda. O Mageta aproveitou ainda para tomar um banho quente num dos banheiros do local. Neste tempo tentamos novamente contatar o Zeca e outros membros do seu grupo, sem sucesso.

 

Com a chegada da Kombi, rapidamente nos despedimos do tiozinho do bar, dos outros trilheiros que aportaram no bar saídos do Monte Crista e da chuva e frio que nos castigaram no domingão. Carregamos as mochilas embarcamos para Garuva, de volta ao ponto onde deixamos nossos carros 4 dias antes. E dá-lhe chuva na rodovia. Trânsito complicado. Retorno de feriadão na BR-101 é sempre um exercício de paciência. Pouco mais de meia hora de estrada e já estávamos entregues em nossos veículos e logo em seguida com o pé na estrada para Curitiba, enfrentando o tráfego pesado da volta do feriado no retorno.

 

Foto70.JPG.56feec941a427be1f0a9bbc4f6e6b714.JPG

 

 

Saímos de Garuva ainda sem ter notícias do Grupo do Zeca. Depois de nos deixar em nossos carros o Guilherme voltou com a Kombi para o balneário onde nos resgatou para esperar o outro grupo, conforme previamente combinado. Ficamos sabendo depois que o Grupo Araçatuba também encarou o dia todo embaixo de chuva, tendo partido naquele dia de um ponto antes da Pedra do Lagarto, no alto da Serra do Quiriri, tocando direto até o bar do ponto final, lá chegando cerca de 20h, ou seja, cerca de 3h depois que partimos com a Kombi, ou seja, estavam pouco atrás da gente. Um pouco mais e teríamos nos encontrado ali no final da travessia...

 

A pernada foi espetacular, teve suas dificuldades mas foi permeada por um companheirismo excepcional. Gostaria de agradecer a todos os companheiros de pernada pela companhia, camaradagem e pelos ótimos momentos que passamos juntos. Todos foram 10! Contem sempre comigo!

 

A seguir um vídeo da trip, compilado pelo companheiro Otávio Luiz:

 

 

 

DADOS TÉCNICOS (Travessia relatada - Grupo “Garuva”)

 

Extensão percorrida a pé: 23,5 Km

Aclive/declive acumulado: 1770 m/1799 m

Elevação máxima: 1348 m

 

 

INTEGRANTES DAS EQUIPES:

 

:: Grupo Garuva: Otávio, Thomas, Ingrid, Roger, Gleici, Mageta e eu

 

:: Grupo Araçatuba: Zeca, Wilson, Hadassa, Rossana, Fabiano, Gustavo e Marcelo Nutri

 

 

Links para outros relatos sobre a Serra do Quiriri:

 

Divanei - Mochileiros: Travessia na Serra do Quiriri PR/SC

Tiago Korb - Mochileiros: Imperdível Travessia Monte Crista – Morro Garuva, Serra do Quiriri SC

Jorge Soto – Alta Montanha: Tartaruga - Garuva: Outras travessias no Quiriri

 

MATERIAL AUXILIAR

 

Vista do Google Earth com a trilha plotada e arquivo KML para visualização no Google Earth:

 

598d9f118a26d_TrilhaGEpq.jpg.b1883eb5745d57be6c7fbad4e4310457.jpg

 

Trajeto IDA.kml

 

Arquivo com a tracklog da jornada (completa):

 

Expedição AMC Quiriri 2011 - Track Completa ida e volta.gpx

 

 

É isso! Espero que tenham gostado. Se alguém precisar de informações é só pedir!

 

Abraço,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Grande Getúlio, grande relato!!! Super detalhado, bem escrito, parabéns!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Quero também agradecer tão nobre companhia; galera da AMC, você e o Mageta, que na véspera do feridão me mandou uma MP perguntando se iríamos subir alguma montanha... saiu de Maringá e acabou fazendo uma grande travessia.

Desde de que vi aqui no mochileiros relatos do Quiriri me interessei pelo lugar, comecei a pesquisar, juntar informações, mapas, etc... Foi a primeira vez de todos no Quiriri, e isso gerou um certo receio. Acabamos nos saindo bem, até mesmo na hora de abortar as subidas do Jurema e Quiriri. O bom senso e a união do grupo foi essencial para o sucesso da empreitada.

Nosso plano inicial, que era subir o Garuva, o Jurema e Quiriri no primeiro dia, deixar o acampamento armado e seguir pro norte (Bradador, Pedra da Tartaruga e marco da divisa) no segundo dia voltando pro pernoite no Quiriri, seguindo pro Monte Crista no terceiro dia e descendo no quarto dia se mostrou nuito apertado para nosso ritmo, mas pode ser feito em quatro dias bem intensos. A subida do Garuva (e segundo o Jopz, a do Queijo também) são bem fortes, com mais de 1000m de desnível, e a mata fechada dificulta bastante o avanço.

A chuva no último dia foi impiedosa, choveu pra caramba e realmente fizemos cascading!!! ::ahhhh:: Pena que com aquela chuva toda ninguém se animou p/ fotografar. A descida do Monte Crista é uma bela trilha, íngreme, que se transformou num belo rio com direito a cachoeiras e muita lama.

O lixo e pichações se restringem ao platô antes do Garuva e a Cabeluda e Monte Crista, farofeiro não chega nos campos do Quiriri. Por lá a natureza ainda está intocada, como Deus a criou... ::cool:::'>

O grupo Araçatuba sofreu no primeiro dia, muito vara mato e quissaça, o que atrasou bastante o avanço deles. A chuvarada que pegamos lá embaixo no pé do Monte Crista, protegidos pela mata e encostas eles pegaram no alto do Bradador, com muito vento, raios e trovões. Choveu a noite inteira (e o dia inteiro também) com várias pancadas de chuva bem forte, fiquei realmente preocupado com a travessia do Rio do Cristo lá embaixo.

Mas a galera mostrou raça, determinação e bom humor, e tudo acabou bem. Foi uma aventura inesquecível!!! ::otemo::

Um agradecimento especial ao Tiago, que nos forneceu o tracklog e mapa e ao Divanei que me tirou algumas dúvidas, valeu galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eai Getulio!!!

Parabéns pelo relato, ::otemo:: ficou otimo. Me bateu a mair saudade daqueles dias de contemplação e paz que passei ao lado de vcs, sem exagero algum fico muito agradecido por ter participado desta travessia com vc e a AMC. ::Ksimno:: Espero poder participar de muitas outras Trips na companhia de vcs! Um grande abraço e até a proxima!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Parabéns pelo relato e pela travessia.

 

Show de bola....anima da gente armar uma ida para aí....

 

Abração

Tu não vai se arrepender... e já que gostas de uma bike, teve um pessoal que foi até lá pedalando:

:arrow:mountain-bike-tijucas-do-sul-pr-serra-do-quiriri-sc-t58391.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Parabéns pelo relato!!! Eu sempre digo que todo relato é um legado para os futuros caminhantes e montanhistas. Temos sempre que reverenciar os que se doam escrevendo maravilhosos relatos e compartilhando suas experiências com todo mundo.

Aquele buraco na subida do Garuva é realmente perigoso e alguma coisa terá que ser feita antes que alguem se machuque feio por la. Me dá arrepios só de pensar.

Foi uma pena não terem pego todos os dias abertos, mas é uma boa desculpa para voltar porque o lugar merece várias explorações. Um abraço a todos que fizeram parte desta expedição.

20110731171917.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Agradeço muito os comentários.

 

Otávio, obrigado. Realmente no início do planejamento havia algum receio mas o grupo se mostrou muito entrosado, apesar de ser a nossa primeira pernada juntos e num lugar que nenhum de nós conhecia previamente. O nosso planejamento, apesar de ter se mostrado depois pouco exato quanto ao ritmo da subida, em especial no primeiro dia, a meu ver só foi prejudicado por dois fatores: aquela quiçaceira nos dois trechos da subida do Garuva, em D1 e D2 e o meu próprio ritmo, mais lento do que o restante do grupo, dado meu condicionamento físico deficiente, que em alguns momentos nos atrasou bastantee pelo qual novamente me desculpo... Numa próxima vou estar melhor. :mrgreen:

 

Mageta, também estou nessa, baita saudade daqueles dias, foram bons momentos e também espero que façamos outras dessas juntos. Galera nota 10 aquele nosso grupo. ::otemo::

 

Divanei, só tenho a agradecer-lhe também. A idéia é realmente essa: que os relatos sirvam de legado a outras pessoas que desejem trilhar os mesmos caminhos. Nós (posso falar por mim e pelo Otávio) ficamos muito mais interessados naquela região depois de ler relatos dos caminhantes que trilharam pelo Quiriri, como o seu, o do Jorge e o do Tiago. Agora fica também o nosso, que além de um legado aos interessados pela região também nos ajuda a relembrar os bons momentos vividos ao lado dos companheiros de trilha. Outra coisa: aquele buraco também nos deixou preocupados. É um sério risco a quem trilha aquele caminho, especialmente com a mata fechada como estava e no sentido da descida, que torna mais difícil visualizá-lo, já que fica na base de um degrau. Tanto que mesmo sendo contra a nossa filosofia cortar mato para abrir caminho foi o único trecho onde limpamos um pouco a trilha em volta na expectativa de tornar o buraco mais visível e assim diminuir o risco de um acidente.

 

Sem dúvida é uma região de belíssimas paisagens e que merece várias visitas, reservando boas pernadas àqueles que curtem um bom trekking!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ô mageta...sacanagem hein ????

os cara atravessando a correnteza e tú comendo.....hhahahaha.

Se fosse comigo eu juro, era banho frio..te jogava na agua.

 

Mas brincadeiras aparte, relato muito bom, vocês andaram a beça..

Relato bem completo, cheio de fotos, legal mesmo.

 

abraços e felicidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pespis!

 

Não, foi só brincadeira... O Mageta foi super companheiro e se fosse preciso ele prontamente se jogaria na água para nos ajudar! ::cool:::'>

 

É que a idéia foi atravessarmos na frente, enquanto o Otávio e o Thomas, que já haviam passado e deixado as mochilas, voltavam para ajudar a Ingrid na travessia. Eu, como fotógrafo e cinegrafista "oficial", fiquei estacionado um pouco além do meio do rio para captar as imagens. Quando olhei pro Mageta lá na outra margem, com aquela cara marota, de garrafa na mão e mastigando, pensei em zoar um pouco com ele... Ele também tirou umas fotos lá da margem, se ele tivesse mais sorte teria pego o momento em que eu afundei com a pedra em que estava sentado enquanto tirava as fotos e filmava... ::lol4::

 

Fico feliz que tenha curtido o relato, obrigado!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...