Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#273230 por drizzt
23 Ago 2006, 08:36
Galera, eu e uns amigo estamos querendo fazer esta travessia no feriado do dia 12 de outubro. Alguém conhece, poderia me dar alguma dica, ou até mesmo gostaria de participar dessa com a gente?

Abraço a todos

Drizzt
100 Precedentes Expedições

#281343 por mococa
15 Nov 2006, 16:29
Pessoal vocês conseguiram realizar esta travessia? Este é um projeto meu também e estou em busca de informações para executá-lo. Se não conseguiram me enformem se pretendem fazer a travessia ainda pois tenho interesse em participar com vocês.
#335444 por FridaKahlo
04 Dez 2008, 19:07
Essa travessia talvez não seja difícil. Moro em Ouro Preto, e direto vou aos distritos e sub-distritos do município (uns 18 ou mais). Já escutei que existe estrada de São Bartolomeu (um distrito) até lá. Conheço uma galera que já fez de moto. Acho que o ideal seria subir a Serra de Ouro Preto (que na verdade é o nome local para uma das serra da Serra do Espinhaço) e fazer a caminhada por cima dela. Tem gente que vai por estrada até Antônio Pereira (outro distrito que fica a cerca de 20 km do Caraça por asfalto. Vou dar uma pesquisada se alguém já fez a pé.. se descobrir algo volto a postar por aqui.
#340620 por marcel anjos
09 Jan 2009, 22:57
olá pessoal...moro nesta região e já tentei fazer Ouro Preto -Caraça e Mariana-caraça. De OP, chega-se a Mariana pelo morro da queimada (serra de OP), pela trilha de Antonio pereira (distrito). O problema é que quando chegamos nesse ponto praticamente em Mariana, a trilha é interrompida por uma cadeia de minerações da vale do rio doce. Tem as minas da Alegria, Timbopeba, A quente, Fazendão e outras que bloqueiam a passagem totalmente. Antigamente a trilha existia, conheço antigos trekkeiros que a fizeram, mas hoje não tem como passar. No mê que vem vou subir o Inficcionado lá no caraça...vou ver se descubro com os Padres do santuario onde era a passagem e se ainda existe alguma forma de fazê-lo.
#341121 por Paulo BR
13 Jan 2009, 08:58
Fiz a travessia Ouro Preto-Caraça em 2001. Muito legal, 3 noites num ritmo tranquilo e toda pelo alto da Serra do Espinhaço, chegando direto na sede do Caraça. Mas sinceramente não sei como descreve-la, além dos anos que passaram, eu acompanhei uns conhecidos que tinham uma agência de atividades outdoor (já fecharam) e não tentei guardar na memória - fiquei só curtindo o momento -, nem voltei a conversar a respeito.

Peço desculpas por não poder ajudar, só posso recomendar bem para para quem conseguir um guia ou informações.
#394333 por Carla Bizz
16 Ago 2009, 20:18
Nossa, o mundo é pequeno mesmo!

Exatamente no dia seguinte que postei aqui, encontrei um dos caras que era dono da tal empresa que fazia esse pacote OP-Caraça!

E, realmente, é por São Bartolomeu que se vai, só por cima das serras (é melhor ir de busão até São Bartolomeu e sair a pé de lá). Mas tem que levar muita água, pq quase não acha pelo caminho. Leva de dois a três dias pra chegar lá.

Por Antonio Pererira seria suicidio, fica muuuuuuitooooo mais longe, além de ter as mineradoras no meio do caminho.

A teoria já to sabendo (apesar de não ter mtas instruções nem mapa); agora só falta a prática! SÓ a pratica! (quase nada, né? :mrgreen: )

:-P
#477292 por matbrant
11 Jun 2010, 21:38
Caros colegas!! esta ai uma travessia legal de se fazer!! nunca fiz, apesar de ser de santa barbara e morar em ouro preto, conheço bem a serra e ao seu redor, a entrada eh por sao bartolomeu mesmo, mas a pouco tempo dois mochileiros experientes com gps e celular se perderam, e foi dificil pacas encontrá-los, então cautela com essa travessia..
abraços e Boa sorte para os corajosos
#1076132 por gathayde
08 Abr 2015, 10:33
essa trilha é fantastica. especialmente pelo fato de ser praticamente desconhecida.
eu fiz em 2001 porem saindo da serra do capanema onde meu pai tem terreno.
a primeira parte é bem tranquila, até chegar nos campos altos. dai pra frente
tem muito errador. o ultimo post aqui foi de 2011 mas se alguem ainda tiver
iinteresse eu guio essa caminhada.

abraços.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes