Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#989801 por Ronaldopxo
07 Ago 2014, 14:56
Acabei de chegar de lá. Ia no dia 23 de julho. Ainda bem que não deu certo porque choveu direto por lá.

Fui no dia 30 e iniciei a travessia na quinta, dia 31, mais sexta e sábado. Clima perfeito. O ruço só apareceu no fim da quinta-feira, não dando para cer o por do sol no Açu.
Mas o nascer do sol na sexta e por do sol na sexta, no Sino, bem como nascer do sol no sábado, na pedra da baleia (proximo do abrigo do Sino. Foram demais.

Na quinta à tarde ainda fui até os portais de Hércules e voltei para o Açu.
Fui de barraca. Iniciei na quinta justamente pela falta de vaga no Sino de sábado para domingo. Tem muita gente subindo de Teresópolis somente para o pernoite sábado para domingo na pedra do Sino.

De quebra, no domingo fiz a travessia Cobiçado Ventania. Muito legal também e eu recomendo. mais ou menos 6 horas de trekking pesado, mas não muito pesado.

Observação: peguei temperaturas negativas de quinta para sexta e de zero grau, ou quase, de sexta para sábado.

Funcionários do parque que estavam acampados no Ajax me disseram que de quinta para sexta tinha feito -3° no Ajax. Eles estão fazendo uma "nova Isabeloca", que será mais em nível, para evitar a erosão. Assim que estiver pronta, a velha Isabeloca será desativada, ou seja, impedida.

#990879 por Bya Mont
10 Ago 2014, 19:11
Boa Noite Galera,

Vim parar aqui por acaso, um amigo me passou o site para pesquisar uma viagem que já está nos meus planos do ano que vem e quando vi o tópico não pude deixar de ler e participar, taí uma coisa que sempre tive vontade de fazer e nunca procurei, mas gostei dos post e me interessei. Tudo tem a sua primeira vez e acho que é chegada a hora de me aventurar!
Sou do RJ, vi que várias pessoas propuzeram de fazer um grupo no Whats para troca de idéias. Caso tenham feito ficarei grata por me add (21-97385-4631).
Estarei de férias em novembro, alguém está planejando alguma trilha?

Vou adorar fazer parte do grupo e curtir a natureza!

bjs até breve

Bya
#990898 por Luciopmd
10 Ago 2014, 20:04
vitorledertheil escreveu:Boa noite amigos! Estou super afim de participar desta travessia junto com um amigo trilheiro tbm, como proceder? Existe algum grupo formado? Tem limite de pessoas? Por favor me dêem uma luz. Sou de Itaboraí e já tenho experiencias em outras trilhas! Grande abraço a todos




Boa noite estou combinando com uma outra pessoa do site para subir na sexta dia 22. So que só tem vaga de barraca ok? Abraço.
#992434 por Ronaldopxo
14 Ago 2014, 23:09
Oi Cynthia_osj,

Somente agora te respondendo, me desculpe.

Fui com GPS sim, Mas dá para fazer tranquilamente sem ele.

O primeiro dia, portaria-Açu, é bem tranquilo. Não tem como errar. O pedaço mais difícil é no chapadão, mas se não tiver neblina não tem erro. Se tiver neblina talvez dificulte um pouco. Tem bastante totens indicando o caminho.
Se tiver tempo vale muito a pena ir na cachoeira véu de noiva e principalmente na cachoeira das Andorinhas. Mais ou menos 45 minutos para ver tudo.

No segundo dia tem uns trechos que tem que prestar atenção. Principalmente na descida do morro do Marco, pegar uma diagonal bem para a esquerda na descida da laje de pedra. E, se não me engano, no vale da luva, que a trilha segue pela lateral de um riacho pequeno, sobre umas pedras. A tendência natural de quem vem é cruzar o riacho e aí pode ser que a pessoa se perca, mas aí é só voltar e procurar.
Se prepare para pegar muita lama no segundo dia, mesmo que não esteja chovendo, nos vales sempre tem muita água e lama.
Todo o trecho de lajes está bem sinalizado com totens e o trecho de capim dá para ver a trilha tranquilamente.

Nunca tinha visto a trilha para os portais de Hércules em lugar algum. Não tinha no GPS. Peguei umas dicas com o Mariano, que trabalha no parque e foi batata. Essa trilha está mais fechada e tem menos totens. Mas dá para ir tranquilo. Vale muito a pena. Achei o lugar mais bonito da travessia inteira. Dá para ir no primeiro dia e voltar para o Açu, como eu fiz, levando aproximadamente 2 horas e meia a 3 horas, contando o tempo para apreciar a paisagem, ida e volta.
Também dá para ir no segundo dia, fazendo um desvio de mais ou menos 1 hora e meia, ida e volta. Se for de manhã ou à tarde, serão duas paisagens diferentes. De manhã com o sol por trás das montanhas (Dedo de Deus, escalavrado, cabeça de peixe, etc) e de tarde com o sol iluminando a face das montanhas.

No terceiro dia não tem como errar. É só descida. Vale muito a pena fazer a "trilha cartão postal", que fica quase no final, chegando já no centro de visitantes, e que vai até um mirante. Mais ou menos 2,5 Km ida e volta. 45 minutos a uma hora. O mirante do Dedo de Deus, é realmente um cartão postal.

Outra coisa. Se não quiser levar barraca compensa pagar o abrigo. Dá para ficar acantonado (dormir no chão) ou em beliche. Está difícil vaga no abrigo do Sino de sábado para domingo. Até mesmo em barraca. Tem muita gente subindo de Teresópolis somente para o pernoite.

Outra coisa, o banho quente compensa. Os dez pilas mais bem pagos.

Uma dica. Uma roupa para trilha e uma para dormir. Um fleece, uma segunda pele e um anoraque são suficientes. Peguei temperatura negativa e deu conta. Para dormir uma calça de fleece, ou flanela ajuda muito. Eu usei um par de meia só e outro para dormir. Uma balaclava, ou touca ajuda muito. Uma luva daquelas de pedreiro para subir os trechos de laje (aquelas que tem um lado com umas bolinhas que dão mais aderência (3 reais o par)). Eu levei corda, mas não usei. Se quiser levar, 10 metros são suficientes.

Chega, já falei demais. Qualquer coisa que quiser perguntar, manda brasa.


Ah, a cobiçado ventania também é muito bonita. Fiz em 6 horas, sozinho. Também é bem tranquila e dá para fazer sem GPS. Os pontos mais difíceis, de descida, estão com cordas fixas, facilitando o trabalho. Tem uns trechos meio expostos e outros meio fechados, principalmente entre a pedra do Diabo e o Tridente, mas nada que dê para se perder. Só que não é uma travessia muito leve. se for com mais uma pessoa é mais seguro.
#992463 por Luizhenriquea
15 Ago 2014, 02:37
Ronaldopxo escreveu:

Fui com GPS sim, Mas dá para fazer tranquilamente sem ele.

1-Onde baixou o tracklog? http://tracksource.org.br/ eu baixei desse site: é confiável?


Nunca tinha visto a trilha para os portais de Hércules em lugar algum. Não tinha no gps

Peguei umas dicas com o Mariano, que trabalha no parque e foi batata. Essa trilha está mais fechada e tem menos totens. Mas dá para ir tranquilo. Vale muito a pena. Achei o lugar mais bonito da travessia inteira. Dá para ir no primeiro dia e voltar para o Açu, como eu fiz, levando aproximadamente 2 horas e meia a 3 horas, contando o tempo para apreciar a paisagem, ida e volta.
Também dá para ir no segundo dia, fazendo um desvio de mais ou menos 1 hora e meia, ida e volta. Se for de manhã ou à tarde, serão duas paisagens diferentes. De manhã com o sol por trás das montanhas (Dedo de Deus, escalavrado, cabeça de peixe, etc) e de tarde com o sol iluminando a face das montanhas.

2-Por acaso vc pegou as coordenadas?


No terceiro dia não tem como errar. É só descida. Vale muito a pena fazer a "trilha cartão postal", que fica quase no final, chegando já no centro de visitantes, e que vai até um mirante. Mais ou menos 2,5 Km ida e volta. 45 minutos a uma hora. O mirante do Dedo de Deus, é realmente um cartão postal.

3-tem placa indicando? Se não, tem Tb as coordenadas?



Eu estou indo dia 22 e irei fazer esse trajeto e tiver mais coordenadas agradeço ou um outro site com tracklogs mais atualizados .

Valeu....
#998502 por Alceyp
02 Set 2014, 23:10
Bio Era escreveu:Pessoal, vcs já fizeram a travessia? Pretendo ir com mais uma pessoa agora em Setembro e estamos em busca de um Guia barato (rs) alguém tem ou Guia para indicar ou algum interessado em se juntar a nos para formarmos um grupo?


Vou com um amigo na segunda semana de setembro, ainda está querendo ir?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante