Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#922107 por gabrat
26 Jan 2014, 19:51
Galera,

Estou afim de fazer a Travessia da Joatinga com o seguinte roteiro:
28/02: São Paulo->Paraty: noite no busão ::tchann::
01/03: Paraty-Mirim->Pouso de Cajaiba->Martim de Sá (acampar por lá, não sei como nem onde...rs) ::sos::
02/03: Martim de Sá->Cairuçu (idem anterior sobre o camping)
03/03: Cairuçu->Ponta Negra (idem 2 anterior sobre o camping)
04/03: Ponta Negra->Praia do Sono
05/03 (a confirmar, pois talvez tenha que voltar na terça, mas confirmo logo... ::toma:: ): Sono->Paraty->São Paulo

Não é mera coincidência que o roteiro é MUITO parecido com alguns "vendidos"... Eu até pegarei um pacote com guia e tals... mas só se não arrumar ninguém!!! ::hãã2::

Bom... quem se animar, dê sinal de vida até o dia 08/02. Acho que é o que dá pra esperar (tá meio em cima, eu sei...)

Bjs/Abs

OBS: Essa é a idéia do roteiro, comentários e sugestões, principalmente quanto aos campings que eu não vi ainda, são mais que bem vindos. ::hahaha:: ::hahaha::

#922780 por Bullseye
28 Jan 2014, 08:59
Vamos lá...

Seu roteiro ta todo furado...

A imagem que postou e do roteiro completão.

Ja o roteiro escrito e da travessia meia boca.

Há saber existem variantes da trilha e os roteiro mais comuns em ordem decrescente de dificuldade:

Completão. Faz tudo a pé. Sai de paraty mirim segue a pé pelo fundo do saco, atravessa o mangue sobe ate praia do engenho, vara o morro até praia grande, desce para pouso da Cajaiba, Martins de Sá, ponta negra, antigos antiguinhos, sono e termina em laranjeiras. Em média 5 dias

Completo parte de dentro do saco na praia do engenho. Em média 3 jornadas 2 pernoites.

Completinho parte da praia grande. Em média 3 jornadas e 2 pernoites, da para fazer em um

Meia boca parte de pouso da Cajaiba. Em média um pernoite, mas da para fazer em uma jornada.

Primeiro tem de se decidir que roteiro vai fazer...

Parte de paraty mirim ou de paraty?

O roteiro escrito que colocou e o travessia meia boca. Ta muito leve e conhecendo pouco para tantos dias... Eu recomendo começar de praia grande e se quiser ir devagar mesmo fazer o seguinte trajeto.

Dia 1 parte para praia grande anda até pouso da Cajaiba. Lá tem alguns lugares para acampar em quintal de morador e alguns quartos para dormir. Como vai chegar cansado deve ser suficiente. Se tiver bem das pernas e aguentar mais uma boa jornada ir ate Martins de Sá. Dia 2 pouso da Cajaiba ate cairucu das pedras aproveita q e dia leve e conhece as cachoeiras. Ou se já foi ate Martins de Sá, ficá-la faz o farol, ou sumaca, ou as cachoeiras. Dia 3 e o pior dia pela subida da Berta da figueira, vai de Martins de Sá ate ou cairucu ate ponta negra. Em Martins de Sá dorme no camping do seu Maneco. Em ponta negra tem 2 campings e mais uns quartos. Dia 4 vai até laranjeiras...

Eu acho meio desperdício gastar tantos dias em uma trilha curta, mas se for para aproveitar eu ficaria mais dias em Martins de Sá, explorava o redor e ia de barco de ponta negra até laranjeiras porque a pior parte da travessia, sem nada de interessante.
#923143 por gabrat
28 Jan 2014, 22:07
Bullseye,valeu pela resposta!!! ::otemo::

Na verdade...eu estava exatamente com essa sensação...de que tava muito leve.

Mas por outro lado... eu estou pensando em curtir cada lugar. Curto mergulhar, dar uma pescada nas pedras... sem pressa.

Mas achei boa a idéia de começar pelo Engenho, e as referências do entorno de Martim de Sá. Li algo interessante sobre Sumaca e tal.

Agora, não entendi direito porque você pensa que não vale apena a trilha de Ponta Negra até Laranjeiras... Porque você acha isso?
#923329 por Bullseye
29 Jan 2014, 11:28
Bom começar do engenho acho besteira... E uma subida sem visual e sem interesse se o seu foco não e trekking de performance. Perde tempo e se desgasta para nada... A coisa começa a ficar boa em praia grande mesmo.

E lembre-se que o primeiro dia vc chega cansado, teve de pegar barco, perder tempo com negociar com o barqueiro, as vezes demora para fechar um grupo para o barco sair essas coisas.

De ponta negra ate laranjeiras e a parte feia e farofa da travessia... Ponta negra em específico ja e feia sem maiores atrativos, mas e um ótimo ponto para dormir visto que para chegar lá teve de fazer a subida da Berta da figueira que sempre desgasta. De lá sai também a trilha para cachoeira do saco bravo... Linda...

Então esse trecho vc sai de um lugar feio, passa em praias legais mas sem diferencial, chega na praia do sono que e cheia de farofa, um monte de camping com o povo que vem laranjeiras e ficá-la so para divertir, vc na pratica chegá-la toma alguma coisa e vaza logo... O resto da trilha e monótona...

Sou muito mais ir conhecer o saco bravo e voltar de barco no ultimo dia... Geralmente meu foco e trekking de performance assim acabo fazendo a trilha a pé... Mas se fosse para aproveitar faria isso de barco... De boa... Praia do sono e uma merda kkk para quem vem de Martins de Sá da tristeza.
#933823 por Miguelitodruida
27 Fev 2014, 16:13
Gabriel legal que vc esta querendo fazer esse role. Vale muito!!!!
Concordo com o Bullseye em numero genero e grau, mas dou aqui mais alguns pitacos.
Como se trata de carnaval o final da tua trip é mesmo na muvuca, depois de percorrer altos visuais irados e mais isolados vc nao vai curtir terminar por lá.
Por isso, caso vc queira fmesmo azer o sono, antigos e antiguinhos (que são roles legais) vale a pena inverter sua viagem e sair da trilha do sono sentido pouso. Vou fazer esse role com a minha mulher nesse carnaval tb, (Bullseye se quiser dar umas ideias agradeço).

Segue aqui meu roteiro:
Vou dormir em ubatuba na sexta. Sabado (dia 1) as 5h vou pra paraty, deixar o carro la e pegar o bumba (cada 30 minutos) que em menos de meia hora deixa em Laranjeiras. Pretendo estar na trilha pro sono até as 8:30h. De lá uma horinha pro sono. Como é carnaval deve ficar lotado, vou direto para antigos e depois antiguinhos. Vou curtindo, no ritmo imposto pelo o agora, o estar ali no mundo. Em antiguinhos armo acampamento (de rede) e curto o final do dia, rios e pequenas quedas. Domingão, é o dia do role puxado (más q dá pra fazer de boa), Antiguinhos- Martin de Sá (de 6 a 8h dependendo do ritmo e peso). Acho q vale conversar com os caiçaras de ponta negra pedindo dicas do trajeto pois a primeira parte da ponta negra é o unico ponto que da pra se perder devidos as outras trilhas para picos e cachoeiras q tem lá.
Chega em Martins de sá, come o PF de ovo do no camping do seu maneco e curte o paraiso. Dia 3 (Segunda) aproveita martins pela manha e depois do almoço vai pra sumaca (que na minha opiniao é o Pico na juatinga). O rolezinho é de boa, no maximo 2 horas com peso. Minha ideia é ficar a terça feira lá. Na quarta de manha vou pro pouso (que como no sono estará mó farofa) espero o barco e volto pra paraty. De lá, a noite volto pra cidade de concreto curtindo o transito da rio-santos.

Gabriel, espero ter ajudado, quem sabem a gente nao se tromba no caminho.
Bullseye, se tiver alguma cachoeira imperdivel que vc me sugira fique avonts.

Abrax.

miguelito
#933831 por Bullseye
27 Fev 2014, 16:24
Cara eu queimaria sono antigos e antiguinhos... Eu iria de barco de laranjeiras até ponta negra, aproveitava esse dia para conhecer a cachoeira do saco bravo. Segundo dia ia ate Martins de Sá aproveitando para ir nos rios que tem. Terceiro dia de Martins de Sá ate praia grande ou ate sumaca. E no ultimo vai para pouso da Cajaiba pegar o barco para voltar para Paraty.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes