Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#357070 por carlosfilho
25 Mar 2009, 22:19
Resumidamente, estou procurando um companheiro ponta firme e casca grossa afim de uma travessia hardcore com nível de dificuldade maior do que a Famosa Serra Fina!!

QUEM ESTIVER AFIM LEIA O RELATO INTEIRO PARA VER SE ENCARA

clássica Travessia Rebouças Mauá está interditada faz muito tempo. O Acesso por meios legais, ou seja, pela portaria do parque é de fato impossível, porém existe meios para acessar esta trilha a partir de um acesso em engenheiro passos que na verdade é um desafio muito maior do que a própria rebouças máua.

Este acesso na verdade é uma trilha de caçadores e catadores de pinhão que não pode ser classificada exatamente como uma trilha, e sim como um complexo mosaico de trilhas, uma vez que existem várias bifurcações oriundas da exploração da mata. Em 2007 consegui atingir a crista de itatiaia após 12 horas de caminhada nesta mata infernal, ocasião aonde havia algumas fitas, colocadas pelo Sérgio Beck (conhecem?) que me ajudaram muito. Porém nesta mata perdi 2 dos 3 litros d'água que carregava e para piorar perdi a carta topográfica do local, uma vez na crista não há trilhas e a navegação por mapa era fundamental. Neste dia andei por 16 horas!!! 6 horas em completa escuridão até achar um local para acampar, sem uma gota de água. No dia seguinte só fui achar água as 12:00 mais ou menos, não preciso nem dizer o estado que eu estava. Pois bem, neste dia ainda tive problemas de navegação e acabei me perdendo em altas tocheiras de capim navalha perto do abrigo massena, fiquei um caco!! Acampei e resolvi abortar a viagem no dia seguinte e sai correndo feito louco para conseguir driblar a fiscalização do parque e sair pela portaria.... UFA!!

Bom, em 2008 voltei, a trilha no meio da mata estava horrivelmente fechada, sem sinal das fitas , após umas 7 horas de caminhada fui surpreendido por caçadores apontando armas para mim, e para piorar a situação tinha um porco do mato morto pendurado de cabeça para baixo, eles acharam que eu era do IBAMA, troquei um papo com o pessoal e resolvi continuar a trilha, mas como não achava o caminho certo tive que fuçar perto do acampamento dos caras e percebi que um deles me seguia, resolvi abortar novamente e voltei no mesmo dia tudo aquilo que andei, por sorte na ida havia marcado a trilha com fitas, e ganhei muito tempo.

Bom este ano vou voltar, planejo fazer toda a viagem em 3-4 dias porém não será em qualquer feriado (estarei em férias) estou procurando um parceiro de trip pois estou cansado de fazer travessias sozinho. Na verdade procuro parceria para projetos mais ambiciosos inclusive (alta montanha), é melhor que se tenha alguma ou muita experiência em travessias, pois não adianta apenas ter bom preparo físico, em algumas ocasiões o preparo psicológico é o que mais conta.

se você curtiu o relato e estiver afim de ir nesta viagem entre em contato para conversarmos melhor.


Abraços
Editado pela última vez por carlosfilho em 26 Mar 2009, 12:18, em um total de 1 vez.

#357115 por samuel_adv
26 Mar 2009, 08:29
Dê uma olhada no site oficial do ParNA Itatiaia, essa travessia está aberta e sujeita às regras pertinentes. No site tem maiores detalhes.

Lembro que esse roteiro de trekking ficou "fechado" por muito tempo e com algum esforço da comunidade montanhista foi reaberta recentemente.

abs!!!
#357173 por carlosfilho
26 Mar 2009, 12:15
Samuel, a Travessia Rebouças Mauá continua fechada, a que foi reaberta foi a Rebouças Serra Negra, fiz ela em 1999, um mero passeio no bosque sem qualquer desafio. Dá uma olhada no link http://www.icmbio.gov.br/parna_itatiaia ... d_menu=177

O que sugiro nesta travessia não é nada contra a lei, portanto o parque não pode impor regra alguma neste caso.

LEI 9.605 , DE 12/02/1998 em seu artigo 34, o Decreto diz: "As atividades ao ar livre, passeios, caminhadas, escaladas, contemplação, filmagens, fotografias, pinturas, piqueniques, acampamentos e similares, devem ser permitidos e incentivados, desde que se realizem sem perturbar o ambiente natural e sem desvirtuar as finalidades dos Parques Nacionais."


O que acontece é pura burrice da adm do PNI.
#357187 por samuel_adv
26 Mar 2009, 13:41
Ops, jurava que tinha lido algo sobre a reabertura dessa travessia... mas, pelo visto me enganei, devo ter confundido as travessias. (né possíver, tô ficando louco, eu tinha até uma foto de uma placa perto do Alsene falando sobre a reabertura e as regras dessa travessia... qq hora vou procurar isso direitinho pra tirar a dúvida)

Agora, essa idéia de que a travessia que não está aberta não seria "ilegal" dá um discussão enorme, muuuuito pano pra manga (que o diga o Sérgio Beck) ... eu acho que essa interpretação dá margem pra muita gente sair fazendo bobagem por aí (não digo que é o SEU caso, ok).

De qq forma, concordo que o PNI peca em algumas regras impostas a nós, pobres montanhistas. (e aí retornamos àquela discussão sem fim do Ecomotion que passou por lá... pq eles podem e nós não?).

abs montanheiros!!!!
#357274 por Hugo_Sampa
26 Mar 2009, 18:07
Carlos

Tenho interesse em saber um pouco mais, mas é do tipo de trilha que topo!

Em nov fiz a volta em ilha bela, com dias de caminhada com 10hs, ficamos perdidos algumas vezes na floresta, mas valeu a pena. Depois dá uma olhada em relatos de viagem, esta com o nome do meu amigo Otavio.

Onde fica esta trilha? Tem algum mapa digital? Qual o grande objetivo? de onde voce é? rs...muitas perguntas...

Se preferir, msn: rp.hugo@hotmail.com

Abraços

Hugo
#357605 por carlosfilho
28 Mar 2009, 08:49
Samuel, gostei da sua análise, de fato uma interpretação “errada” por gente sem o mínimo conhecimento de mínimo impacto poderia trazer grandes prejuízos.

E realmente é no mínimo curioso abrirem exceção para o ecomotion, sendo que a área estava fechada para se recuperar dos incêndios, bom, não devemos esquecer que a adm e os próprios administradores do parque devem ter recebido uma bolada em $$ he he, e os reles montanhistas bem intencionados são vistos como criminosos por lá, um fato muito incoerente.

Gostei da atitude do Sérgio Beck em remarcar a trilha que sai de engenheiro passos, rendeu a ele um processo judicial por parte do parque mas em juízo foi considerado inocente, ou seja, fez-se valer a lei.....

É isso ai, forte abraço!
#357607 por carlosfilho
28 Mar 2009, 09:02
Hugo, interessante essa travessia que você fez, eu tenho ela nos meus planos, assim como a travessia da Ilha Grande. É bom passar por uns perrengues, na hora sofremos, mas depois (se escaparmos vivos) vira motivo para dar risada e se lembrar dos momentos de apuro.

A trilha inicial para se ter acesso ao parque fica em engenheiro passos RJ. Existe sim um mapa digital, que é a carta topográfica 1/50.000 de engenheiro passos editada pelo IBGE eu tenho ela.

Bom, não gosto de falar em um grande objetivo, mas por assim dizer o grande objetivo é sair de engenheiro passos e chegar a maromba, a caminhada é dividida em 4 dias. O primeiro dia é a subida por estrada até a base da trilha, são 12km de estrada asfaltada e mais uns 4 km em terra, os 12 km de asfalto podem ser vencidos por um táxi, mas eu gosto de fazer na raça mesmo. Chegando na trilha iremos enfrentar uma mata infernal, e honestamente não tenho certeza se sairemos dela no primeiro dia, pois uns malditos caçadores retiraram todas as fitas de sinalização, mas com conhecimento de navegação é possível sair de lá mesmo sem trilha, porém como vc deve saber, andar em mato sem trilha é muito difícil!! Depois que sairmos da mata a caminhada fica sossegada, só teremos que fazer um ataque noturno para passar o abrigo Rebouças sem chance de ser pego pelo IBAMA. Toda a viagem dura 4 dias.

Bom, sou de Osasco São Paulo, vou te adicionar no MSN para conversarmos melhor.

Abraços
#358096 por RenanLM
30 Mar 2009, 18:27
Olá Carlos,

Muito interessante esta trilha... Quando você está querendo fazê-la? Estou procurando alguma travessia para o feriado de Maio, ou Junho...

Eu já fiz Serra Fina, Marins-Itauguaré e Petrópolis-Teresópolis... Essa parece osso, mas acho que dá pra encarar... Eu já estive no PNI há alguns anos atrás, muito bacana lá...

Eu estou querendo ir para o Pico da Neblina no próximo semestre... Acho que este é um bom começo... Na semana que vem estou indo para o Pico Paraná, para começar a temporada 2009... hehe

Eu vi que vc é de Osasco... Já morei lá... Fiz FIEO... Hoje estou em São Paulo... Meu MSN é renan.cambui@hotmail.com... Qq coisa me adiciona aí... Também estou de saco cheio de ir pra montanha sozinho... hehe...

Falow... Abç
#363601 por Marcos_Milan
24 Abr 2009, 09:56
Pro Inferno com o IBAMA!!!

Nós, montanhistas, trekkers, campistas e mochileiros, que pregamos o minimo impacto e queremos contato com a natureza somos proibidos de fazer isso, agora quando vem um bando de grindo de merda roubar nossas plantas e animais, financiar derrubada de florestas, enfim, foder com nossas matas, isso pode?!
A musica do Ibama é igual a musica de Brasilia:
Se gritar pega ladrao
nao fica um meu irmao....
#604016 por gvogetta
22 Jun 2011, 19:06
Olá pessoal!

Soube esta semana que a travessia Rebouças-Mauá "original", via Rancho Caído, foi finalmente reaberta no início deste mês. Parece que ainda não está constando na lista de diretrizes do PNI mas já está disponível para agendamentos.

Sugiro aos interessados buscarem maiores informações junto à administração do parque. http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia//

Abraço,
#609920 por gvogetta
06 Jul 2011, 18:50
Daí Márcio!

Então, muito boas as notícias que você trouxe. Infelizmente, pelo que sei, ainda há muito melhorar naquele Parque... ::mmm:
O bom é que pelo menos estamos avançando depois de tanto tempo parado!

Abraço,

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes