Ir para conteúdo

Travessia Santo Amaro x Atins - Lençóis Maranhenses


Posts Recomendados

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Eu nao fiz essa travessia.

Mas fiz uma caminhada no deserto - de Atins a Barra Grande (oasis vizinho da Queimada dos Britos).

Foram 23km de ida. Outros 23km de volta.... E foi maravilhoso.

 

Minhas dicas pra uma caminhada lá:

 

- No caminho, se passar por uma duna grande, SUBA! O visual vai valer. E é o gde barato da caminhada. Eu fiz o voo de teco-teco em Barreirinhas e gostei mais das subidas da caminhada...

- Providenciar uma rede ultra-super-muito LEVE.

- Ir (e voltar) de biquini com canga amarrada de forma a cobrir (e proteger do sol) as pernas completamente.

- Lenço ou algo do genero protegendo os braços.

- sandalia havaiana (nos pés) e nada mais

- levar somente uma blusa leve de manga comprida, uma calça de tactel leve (eu nao usei..), um lençol leve, calcinha leve e mais nada (leve!).

- shampoo só se for em potinho pra usar 1 vez só. Deixe pra cuidar das medechas qdo voltar.

- ou seja... minimo de peso.

- assim que chegar no oasis, arme a rede de dormir bem rapidinho e suba em uma duna pra ver o por do sol. Um dos mais lindos que já vi. Dourado laranja na frente. Degradê lilás na lateral. E estrelas ao fundo, na sequencia. lindo...

- na caminhada de volta rola uma cachoeira linda e imperdivel na beira da praia... tem foto no meu site http://margotprevot.multiply.com

 

Nao sei se é sempre assim, mas tinham uns pescadores acampados no Oasis e negociamos uns peixeis com eles. Foi maneirissimo. E nem vou falar qual foi a "moeda" negociada..... rsrsrsrs...

 

E eu procurei em Barreirinhas uma forma forma de fazer essa caminhada no deserto e nenhuma agencia fazia ou tinha noticia. Só consegui fazer pq conheci 1 casal, em Atins, que tb queria fazer essa caminhada. E tinhamos o super guia Bazuca a nossa disposicao. Ele nasceu nesse oasis que fomos - Baixa Grande.

 

Eu afirmo e assino em baixo - A caminhada nos lençois é a melhor forma de conhecer esse deserto lindo. É uma experiencia....

 

Vejam qual é a epoca que tem as lagoas. Eu fui em maio.... tava bom.

 

Beijo!

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Caros, fiz metade da travessia e foi uma das melhores experiências da minha vida.

 

Demorei para postar aqui as dicas, mas cá estou. Aproveitei o embalo de ajudar um companheiro aqui do site, o Diego Pinto, que está indo para lá neste mês e reuni dicas e contatos. Repasso aqui o que escrevi para ele:

 

Oi, Diego, espero que vc realmente faça a viagem pq foi uma das experiências mais legais que já tive! Andei 35 dias no nordeste, do Maranhao a Alagoas (gastando apenas o necessário - R$1500) e afirmo: essa caminhada foi a melhor parte para mim. Estar no meio das dunas é como se sentir dentro do próprio infinito. E vc vai pegar a melhor época: as lagoas estao cheias!

 

Não conheci Alcantara, mas me disseram que vale a pena. Barreirinhas tb não explorei mto nao, preferi o passeio alternativo, que descrevo a seguir. Como vc se diz esportista, não terá problema nenhum em aguentar. Faz calor, sim, mas venta mto tb. E os pés não afundam em toda parte, o que facilita a caminhada. Vou te passar minha trajetória, preços, contatos e dicas.

 

Guia

Orlandinho (José Orlando da Cruz Souza). Recomendo-o pq não nos deixou na mão em nenhum momento, conhecia todo mundo em todas as cidades que fomos e nos guiou pelas dunas. (98)3369-1149/3369-1143. Ligue antes pq cada hora ele está em um lugar. Detalhe: ele é tão nativo que atravessou os lençois descalço. A diária dele é R$50. Peça que ele o acompanhe de Sto Amaro até Canto do Atins.

 

Dicas para a travessia

- roupas leves. Uma muda de roupa é o suficiente, leve umas duas cuecas e uma sunga. (usei um vestido e dois biquinis no total)

- levar água e algo para comer nas caminhadas (barra de cereal, castanha, coisas nao pereciveis)

- protetor solar

- chinelo (tenis nao recomendo pq a areia entra)

- mini-shampoo, q tb serve de sabonete

- dinheiro e documento

- pode levar a camera, perigoso não é , mas corre o risco de entrar areia, como aconteceu com minha camera analogica. MAS LEVA!

- levar CANGA (cara, a canga é tudo: toalha, travesseiro, roupa, guardanapo, limpador, tapa-vento, chapeu...)

- bloco de notas, caso curta escrever

 

 

Infos

São Luis - Sto Amaro

- Sto Amaro é a alternativa para quem não gosta de muvucas turísticas, o que é o caso de Barreirinhas. Comecei por lá pq dizem que a Lagoa da Gaivota (Sto Amaro) é muito mais bonita que as de Barreirinhas, e além disso, não gosto de mta gente nos passeios que faço, tb prefiro a natureza como ela é.

- Onibus R$25 (inclui onibus até Povoado do Sangue e um toyota de lá até Sto Amaro)

- Hospedagem - Pousada do Pontual (cerca de R$15 a diária, com café). Se quiser, há residencias que acomodam pessoas, mas nao costuma ser tao mais barato

- Almoço na propria pousada (cerca de R$13, bem servido)

- Passeio até Lagoa da Gaivota - tem que fretar um toyota, que custa em torno de R$70. Procure pessoas para rachar o passeio. Eu paguei R$8 pq fui com um grupo

- Ah, Sto Amaro foi palco do filme Casa de Areia

- Compre aqui comidinhas e água para levar na travessia (pra vc ter uma ideia, levei 5L de água para mim, uma amiga e o guia. Tomamos tudo nos 30km). E levamos castanha d caju tb, foi legal.

- Despache seu mochilao aqui e pegue-o de volta em Barreirinhas. Foi sugestao do Orlandinho e super deu certo, pq nao tivemos que carregar o mochilao nas dunas. Só não lembro qto paguei, mas foi na unica (acho q é a unica) cia de bus que tem lá e vai pra Barreirinhas.

 

Sto Amaro - Betânia

- Betânia é um povoado sem asfalto, mas com energia já ha uns dois anos. E mais que isso: gente simples, simpática, batalhadora e mto mais humana que qq outra gente que conheci.

- Transporte - R$100 até Betania (alugar um toyota)

- Hospedagem: casa da D. Chaga e do Seu Chico (98) 9127-2753, geralmente cobram o que vc puder pagar. Paguei R$20, com café e jantar. Pode dormir em redes deles ou armar sua propria barraca

- Ah, aproveite a família de Seu Chico e principalmente ele, que tem altos causos para contar e é uma ótima cia para conhecer as lindas lagoas que existem no "quintal"dele

- Não perca o por- do-sol e uma volta pelo povoado

 

Betania - Queimada dos Britos

- consegui uma carona com um grupo de jipeiros para fazer esse trajeto. Você pode tentar a mesma sorte ou já começar a pé. Eu gostaria de voltar para lençois e fazer a pé.

- Hospedagem: Casa da D. Rosa. pode dormir em redes ou acampar.

- Não tem energia elétrica

- Eles oferecem jantar e café

- Contribua com o que puder de dinheiro, eles não tem um preço fixo

 

Queimada dos Britos - Canto do Atins

- nada melhor que finalizar essa caminhada numa praia eterna e solitária. É lindo e a recompensa vem da experiência, da superação, dos momentos internos e da visão das aves na praia.

- Vale um almoço na pousada da D. Luzia, cujos camarões são famosos. E com razão. O prato custa R$15 ou R$20, acho. Pode se hospedar lá, mas eu não dormi e nem peguei o preço. Tel D. Luzia - (98) 9132-3187

 

Canto do Atins - Atins

- transporte: peguei carona, mas acho que custa uns R$10

- Hospedagem: Pousada da D. Rita (R$15, com café)

 

Atins - Barreirinhas

- transporte: toyota de madrugada (às 4h) é a opção barata, utilizada pelos próprios habitantes. Demora umas 2h e custa R$10

- hospedagem: não saberia te dizer, pq acabei ficando na casa da prima do guia...e foi free.

- assim que acordei, fiu embora pq não tava no clima do furdúncio. Barreirinhas é uma cidade relativamente grande...e depois de conhecer os povoados de Lençois tava mesmo a fim de buscar outros lugares semelhantes.

 

Bom, espero que ajude, são preços de nov/2008 mas dá pra ter uma base. Ressalto novamente que espero msm que vc faça essa trilha, só de lembrar fico emocionada. Uma pena a dinastia Sarney acabar com o Maranhão pq esse estado tem mto que ainda quero conhecer e reviver. As estradas são pessimas, as condicoes do povo tb. Mas fica aí a dica; ouça bastante, documente e reserve momentos pra si nas dunas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Prezados Thais e Diego,

 

Acabei de chegar do Maranhão. Depois da visão total que tive dos Lençóis numa manhã ensolarada no vôo da Gol Salvador/Recife/Fortaleza/São Luis, fiz a travessia a pé carregando uma mochila pesando inicialmente 17 kg.

Iniciei a caminhada juntamente com 03 amigas e o guia numa segunda-feira (29/06) em Atins, e terminei no sábado (06/07) em Santo Amaro, passando pelo Canto da Luzia, Ponta do Mangue (Lagoa do Mario), Cachoeira do Guajirú, Baixa Grande, Queimada dos Britos, Queimada dos Paulos, Rio Negro e Travosa. Dormíamos em barracas nas margens das lagoas no meio das dunas. O único problema eram os vôos rasantes das gaivotas tentando nos afugentar.

Foi a experiência mais fascinante que tive, superando inclusive o trekking na Trilha Inka (04 dias) e na Chapada Diamantina(08 dias). O cara que nos guiou também é nativo lá de Atins e em setembro/2000 acompanhou o reporter Lu Gomes na primeira reportagem da revista Viagem e Turismo sobre os Lençóis. O nome dele é Tealbes (98-9143-8247) e hoje ele está radicado em Barreirinhas.

Faço minhas as palavras da Thais quanto aos encantos dos Lençóis e providências a serem tomadas. Só sugiro que o Diego também faça a travessia de leste para oeste como nós fizemos, pois no sentido contrário o vento bate forte, transportando muita areia e movimentando as dunas, o que dificulta a caminhada. Além do mais, no final da caminhada em Santo Amaro, você pode pegar um barco, subir até Humberto de Campos e de lá até Morros pra explorar os encantos dos rios Una e Munim em Una dos Moraes, Axixá e Icatu.

Ah, também não precisa levar água pois após o dilúvio que se abateu sobre o Maranhão em março/abril, as lagoas estão todas cheias, com água cristalina.

 

Um grande abraço, e boa caminhada.

 

Carlos Pinto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

...

-Começo deste mês fiz uma mega trip pelos Lençois. Sai de atins, rumo sudeste, descendo até Lagoa Azul, depois segui noroeste, margeando Queimada dos Britos e Baixa grande, em seguida sudoeste, em direção a Lagoa Gaivota e finalmente Santo Amaro. Esta foi uma trilha maior ( 90 km, cinco dias de caminhada), verdade, tem com fazer saindo direto de Atins e passando pelos ''oasis'' e terminando em santo Amaro. O incoveniente de fazer o sentido inverso é só o vento mesmo, pois caminharás no sentido dele, mas isso não atrapalhará muito. ( nesta rota, sai em torno de 55 - 65 km)

 

Vamos a algumas dicas.

Dá para fazer o trajeto sem guias, contudo, com o uso de GPS, pois sem o mesmo é muito dificil se guiar apenas pelo sol, ou bússola, recomendado apenas, e somente apenas, para quem tiver bom senso de orientação e treino, pois se perder lá é muito fácil devido a ausência de pontos de referência no relevo. Ademais, os desvios de rotas serão constantes, devido algumas lagoas serem profundas e não dando apra atravessá-las.

 

Caso náo tenham GPS, recomendo contratar serviço de algum guia. as principais agências locais de turismo sempre disponibilizam alguém para isso. Contudo, estes não cobram barato, variando entre 150 a 300 reais a travessia! (dependendo da época do ano e tal...)

 

Vão protegidos do sol, pois em poucos momentos terão abrigo contra este. Usem Muito, MUUIITTOO protetor Solar. Usei camisa manga longa, branca, de dry feat, anti UV, luva, boné legionário e balaclava ( parecia um beduino, hehe, sou muito branco e procurei sempre me proteger do sol... ::hãã2:: )

 

Se forem nos meses de agosto a dezembro, as lagoas estarão com nível mínimo de água, muitas estarão secas até. Tal período venta muito, a areia estará seca e portanto voa com o vento facilmente, ou seja, esperem ''pequenas tempestades de areia'' . A ''surra de areia'' dado pelo vento chega a incomodar se estiverem com a pele do corpo muito exposta.

 

Os meses de janeiro a maio chove muito, e no Maranhão, especificamente nos Lençois, há uma elevada incidência de raios, eu passei um susto, vendo um raio caindo a uns 100 metros da barraca. Lindo, mas aterraador. O ideal é de junho e julho. contudo, como o tempo anda louco, peguei fortes chuvas agora em Julho.

 

Vale a pena passar pelas comunidades de Baixa Grande e Queimada de Britos, o povo local é bastante acolhedor...

 

Mais dicas podem entrar em contato comigo. Em breve estarei postando um relato desta minha última travessia.

 

se precisarem dos waypoints para GPS, podem solicitar que envio.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Salve ram,beleza de viagem meu velho,tinha programado uma viagem agora em julho pra jeri mas,como a patroa não conseguiu as férias dela e certamente não iria gostar da minha ida sozinho pra fortaleza (ela ainda não conhece por lá),tô liberado pra ir nos lencois quando quiser,tive uma experiência boa com bussola no quartel e acredito que não será dificil pra mim fazer sozinho esse percurso. aguardo detalhes do relato da viagem.

Abração. ::otemo::

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

...

-Olá Peregrino

 

Dá uma olhadinha nestes tópicos, tem muita coisa a respeito.

caso tenhas alguma dúvida ainda, pergunte-me, já fiz a travessia algumas vezes...(sem guia)

[linkbox]http://www.mochileiros.com/travessia-santo-amaro-x-atins-t29807.html

lencois-maranhenses-a-pe-t22253.html?hilit=Len%C3%A7%C3%B3is#p277589[/linkbox]

 

IMPORTANTE Só recomendo esta travessia sem guia, apenas e somente apenas, se tiveres boas noções de orientação, (orientação solar, bússola e contagem de passos), ou ainda, com o uso de gps (que é o ideal, pois a ausência de cartas topográficas da região, pontos terrestres de referência, além das dunas mudarem de posição, dificulta a navegação terrestre apenas por bússola.)

Caso não saibas técnicas de orientação e navegação terrestre, ou ainda, navegação por GPS, é aconselhável fazer apenas com guia( costumam cobrar 150 a 250 reais a travessia.)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...