Ir para conteúdo

Travessia São Francisco Xavier X Monte Verde - Trilha dos Muriquis


Posts Recomendados

  • Membros

f2f2e3_da128d2eda434cfaa0fecc3f86a42dc4_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

Depois de caçar algumas dicas e baseado em um relato de 2012, então, meio que desatualizado, mas mesmo assim, SIMbora?! FOMOS.

Convidamos alguns amigos que toparam fazer, mas na hora do SIMbora?! Me pergunto: CadêAmizade? kkk

Com esse relato e um tracklog o celular (que também não estava lá essas coisas mas nos pontuou onde encontraríamos água) partimos, Lenon e eu.

Enfim, vamos ao relato.

 

Lenon estava em Pindamonhangaba e eu em São Paulo-Penha.

Combinamos de nos encontrar na Rodoviária de São José dos Campos as 7:00.

 

Dia 26-11-2016 - Sábado

 

Fui até o Terminal Rodoviário Tietê e embarquei as 5:30 pela empresa Pássaro Marrom.

Cheguei em SJC lá pelas 7:10 e Lenon chegou uns minutos após.

Seguimos para ver os horários do ônibus que ia para São Francisco Xavier.

Há uma placa na rodoviária que indicavam um bus as 9:30 e outro as 11:30. Que sairia dali do terminal urbano (colado com o terminal rodoviário).

Como não tínhamos comprado nada de alimento passamos na feira e depois no supermercado Semar, uns 10 min da rodoviária. Alimentos comprados voltamos a rodoviária e aproveitamos pra fazer um lanche no Subway.

Decidimos então esperar nos bancos em frente ao bus que iria para SFX e para nossa surpresa ele já estava de saída, eram 9:10 (logo a plaquinha já estava errada).

Há 3 tarifas no bus, para quem vai descer por ali mesmo em SJC, quem vai para Monteiro Lobato (R$ 4,75) e quem vai descer em SFX (R$7,90), tu paga e recebe um ticket do seu destino. Por isso diga seu destino ao cobrador. Um rapaz que não disse ao chegar na catraca o cobrador só gritou: VAI PRA ONDE? kkk

E se prepara porque a estrada é tortuosa, sinuosa e tudo de osa.. é um chega pra direita, pra esquerda, se segura e SIMbora....No caminho TODAS as pessoas que embarcavam diziam TÁ SÓ UM POUQUINHO ATRASADO HEIN, TIPO 1 HORA (viu, a plaquinha estava errada e muito errada na rodoviária).

 

Chegamos em Monteiro Lobato lá pelas 10:30. O ônibus faz uma parada na mega hiper e super pequena rodoviária e o cobrador grita: QUEM FOR PARA SÃO FRANCISCO XAVIER, FAVOR EMBARCAR NO ÔNIBUS AO LADO.

Vai nós procurar o ticket que ele nos deu pra poder entrar no outro ônibus.

Precisou? Não, porque uma moça disse para entrarmos pela porta de trás. ::tchann::

Daí embarcou as pessoas que iam de ML para SFX, praticamente lotou o ônibus, de acordo com a cidade claro, não é como estamos acostumados em São Paulo, lota que chega ter gente saindo pelo ladrão...kkk

 

E dá-lhe mais estrada osa (sinuosa, tortuosa...) até que chegamos ao Portal BEM VINDO A SFX.

Mas aqui não há rodoviária, o ônibus para ao lado de uma praça, todos desembarcam e depois ele retorna. #SimplesAssim

Atravessamos a praça e eu tinha lido que havia um Centro de Informação ao Turista, mas na verdade era uma empresa de passeios CAT (centro de aventuras turísticas)...kkkk

Não paramos lá mas pegamos informação à um casal de idosos que tinham uma barraca de doces e estavam montando na praça, estava rolando um evento lá.

Lenon perguntou já sobre a travessia para a Senhora eu pensei PUTZ ELA NUNCA VAI SABER, mas dei de cara no chão, ela explicou e o marido dela ainda deu detalhe da ponte que tínhamos que passar.... vai tirar os tiozinhos...vai...

Com o relato e o tracklog em mãos e a indicação do casal na memória seguimos.

Depois do CAT dobramos a direita, seguimos e já demos com o cemitério a esquerda.

Mais a frente ja encontramos outra placa que indicava o B. dos Ferreiras.

Pelo relato tinamos que seguir a Estrada dos Ferreiras, mas confesso que durante todo o caminho não encontramos placa que indicava realmente qual era essa estrada, a gente suspeitava que estava nela porque víamos as travessas numeradas, 1a travessa dos ferreiras, 2a travessa dos ferreiras... pela lógica tínhamos que estar na Estrada dos Ferreiras.

Daí só fomos seguindo, pedimos informação a um hippie que fez um AHNNnn antes de responder que preferimos nem registrar o que ele nos orientou..kkk

Andamos por uns 15 minutos e encontramos uma placa de uma cachoeira seguindo para a esquerda, estava um puta sol, mas decidimos não ir, eram mais 4 km afinal, 2 de ida e 2 de volta.

 

No relato dizia que a placa da Fazenda Monte Verde não existia mais, mas já recolocaram, há várias delas e da Pousada ITAKI (até enraçado esse nome porque tem muita placa desse ITAKI, mas nunca TÀ kkk, parece que nunca chega)

Seguindo essas placas, encontramos a Fonte de Nossa Senhora, ali nos abastecemos de água, pedimos proteção e tomamos um banho de gato pra refrescar porque TAVAFODA

 

f2f2e3_943d6a622c9f4c07aa4259986dc661d9_mv2_d_1836_3264_s_2.jpg

 

f2f2e3_ca4a7dd84d8a4e5da44d7e85a8b65207_mv2_d_3264_1836_s_2.jpg

 

Logo a frente havia uma bifurcação, mas a placa da Fazenda MV dizia para ir a esquerda, mas sabe quando bate ainda aquela dúvida?

No relato que eu tinha dizia que não tinha muitos pontos de água, e tem.

 

Dizia que as placas da Fazenda não existiam mais, mas estavam lá. Logo comecei a desconfiar do relato. kkk

Ficamos parado eu tentando abrir o tracklog e passa 2 carros, cheio de mochilas com 2 grupos, e subiram a esquerda. Viu, pedir proteção a Nossa Senhora foi bom, ela nos mandou um sinal. Amém. ::otemo::

Seguimos então no sol escaldante do meio dia, fazendo algumas várias paradas até que reencontramos o grupo, estavam em treinamento, deveriam ser guardas florestais.

 

Ali perto o bicho pegou, fui conferir o relato e havia uma foto do cara entrando depois de uma placa de PROPRIEDADE PARTICULAR, essa placa estava a nossa esquerda. E vimos a Fazenda Monte Verde, que estava a nossa direita. Abri o tracklog e dizia para seguir em frente, o relato dizia outra coisa, mas como ele já perdeu moral seguimos, até dar com uma porteira FECHADA e cheio de mato, pronto, e agora?

Havia uma casa ali e Lenon foi perguntar e a senhora disse que era pela porteira mesmo, que o trajeto levaria o mesmo tempo da cidade até ali....pensei... TOMANUCU né, nesse sol...kkkk

 

Mas seguimos, passamos a porteira e demos de cara logo, atrás de um matagal a placa da TRILHA DOS MURIQUIS.

f2f2e3_61954d7d74a944229ea6757368c62b37_mv2.jpg

 

Estávamos no caminho certo e o mato só estava ali, na entrada. Será proposital para quem ver já desistir? Vai saber...

f2f2e3_9d22d26973174827902da178fcf5e0e0_mv2_d_4142_3094_s_4_2.jpg

 

Seguimos e 2 minutos depois vimos uma porteira a direita como se fosse uma passagem e ouvíamos barulho de água. Como não dizia ser de propriedade particular fomos averiguar, e sim PONTO DE ÁGUA e mais um banho de gato.

f2f2e3_8171cdf046134420adc51caa34819231_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_27b18055f9964d5fa01de16e403565a5_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

Daí é só trilha, só subida e SIMbora, algumas várias paradas.

 

f2f2e3_ad01ac2f0e4e4e62a8e78076d87331a6_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

Tinhamos que encontrar a Bifurcação que a esquerda iria dar no Pico da Onça e a esquerda era Monte Verde.

E parece que essa tal bifurcação tão aguardada nunca chegava.

 

Enfim, ela. Comemoração.

 

f2f2e3_d0ff13b5df9a4c5590d2b4683822e213_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

Dali para a Pedra da Onça seriam 20 minutos, segundo o relato. É, resolvi dar uma chance ao relato, ainda tenho fé nas pessoas e nos relatos..kkkk mas me decepcionei novamente, ele errou por 10 minutos... Pode não parecer muito mas do tanto que já andamos, subimos, 10 minutos é uma eternidade ainda mais quando umas nuvens iam se formando, daí a ansiedade se transformava em cagaço.

 

Enfim, 30 minutos depois da bifurcação: PICO DA ONÇA.

f2f2e3_2166135940b242e6ad0c08b3d0d4f233_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_bc48cbec263b4f938fd3b6118934b80a_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

á deixamos as mochilas e fomos fazer o reconhecimento do local. Depois montar a barraca e depois apreciar as vistas. SHOW DE BOLA.

Minutos depois aquele grupo de guardas, que achamos que eram porque não conseguimos ler o emblema deles apareceram por lá. Eles iriam para a Pedra Furada e nos orientou a não fazer essa trilha sem guia ou conhecimento porque ali passa gente, passa boi, passa cavalo, passa barata e sempre tem trilha nova aberta e fica fácil se perder.

Na verdade acho que OU ele queria dar emprego pra algum guia OU não queria ter trabalho com 2 perdidos no meio da mata (tipo nós).kkk

Bom, com as nuvens formando, com as aves indo e vindo, voando rápido, tipo apocalipse, parecia que vinha um temporal, resolvemos então... ficar na barraca, tirar um cochilo. Eu queria ver o céu estrelado mas com essa ameaça de chuva e uma tentativa frustada de fazer fogueira em meio a neblina das 22:00 nem saíamos da barraca.

 

As 2:00 horas ouvimos vozes. Eu, corajoso que sou, já fiquei no cagaço, mas deu pra notar pelas vozes que eram um casal. Ouvi o rapaz dizer: OLHA ESSA PEDRA, PORQUE TEM NOME DE PEDRA DA ONÇA SE PARECE MAIS UM OVO. DEVERIA SER PEDRA DO OVO. Eu então fiquei imaginando as pedras que estavam lá, qual se parecia com um ovo, não fiz menção a nenhuma mas na manhã conversamos com ele e ele disse que tinha visto nossa barraca e confundido com uma pedra, nossa barraca era a "PEDRA DO OVO". :?

 

f2f2e3_a275be750e98437fb469b03be0d55853_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

Esse final de semana foi mesmo abençoado. Fez sol e afinal aquela noite não choveu, o casal nos disse que o céu estava bem estrelado de até ver estrela cadente. E nós o que estávamos fazendo na barraca que não vimos? ::putz::::putz::::putz::::putz::

Mas assistimos a um espetáculo que eles perderam, o nascer do sol, chupa casal.... ::bruuu::::otemo::

Meu que maravilha isso, ver o sol surgindo, aquele pontinho laranja até virar aquela bola de fogo enorme, e como é rápido também. Se eu tivesse piscado tinha perdido.

 

Seguindo uma trilha a esquerda, contornando a 2a Rocha há o livro de registros. Na verdade não havia mais LIVRO, eram pedaços de papel higiênico. Então, quem for lá, pufavô, leva um caderno? ahhhh e uma caneta. Aquela que estava lá já está no fim. Obrigado ::otemo::

 

f2f2e3_f6689f4ff79d4d6a93e4740a2e61adce_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

Depois do café da manhã, esperamos o casal Wesley GOTO e Daiana, para descermos, reencontramos a bifurcação e fazer a trilha para Monte Verde. Eles, como chegaram ao Pico da Onça as 2:00 nem repararam na bifurcação e ainda disseram que quase que acampam por ali mesmo.

A trilha dali para Monte Verde é bem tranquila. Só complica um pouco quando chega ao Bosque dos Duendes. Porque né, é um bosque, mais aberto e te deixa muito na dúvida por onde seguir.

Nós seguimos a terra batida e as marcas dos cavalos, porque no dia anterior havia um senhor e um garoto galopando e vimos que seguiram para Monte Verde.

f2f2e3_f5f3ce47ebbc447098c83f7970181553_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

Bom, deixa eu finalizar que a coisa tá ficando grande....

 

Saímos do Pico da Onça lá pelas 9:30. Chegamos em Monte Verde, no fim da trilha, ao lado de uma lindíssima pousada as 11:30. Seguimos a estrada, perguntamos para uma senhora como pegar um ônibus para Camanducaia e ela disse que saía de frente do Posto de Gasolina Ipiranga. É, Monte Verde não tem rodoviária.

Encontramos o tal posto, confirmamos a informação e disseram que além de ônibus há vans que fazem o trajeto MV x Camanducaia. Mas os horários são incertos. Ficamos na esquina do lado oposto ao Ipiranga, um lugar onde alugar quadriciclo.

Nos disseram que o ônibus passaria ali as 12:30. Esperamos, esperamos, deu horário e cadê, nada.

O próximo só iria passar as 15:00. Resolvemos pedir carona, mais por brincadeira, porque era cada olhar que recebíamos que virou um passatempo, uma senhora até foi engolida pelo banco quando viu a gente pedindo carona.. kk

Daí resolvemos pegar um papelão com a mulher do quadriciclo e escrever CAMANDUCAIA.

Wesleu ficou segurando uma escrito CAMANDUCA (não coube o IA na placa dele). Eu estava escrevendo outro, quando cheguei no CAMA parou uma S10 branca e não acreditamos, deu certo.

O motorista perguntou onde seria nosso destino final, dissemos São Paulo, e ele disse EU DEIXO VOCÊS EM SÃO PAULO ENTÃO. E acreditamos? NÃO. Eram 4 pessoas incrédulas de boca aberta, sorriso no rosto e querendo que alguém nos beliscasse.

Essa pessoa se chama Gustavo. Não darei muito detalhes mas ele foi contando histórias do lugar, de empresas, do ônibus incendiado na estrada, como conheceu sua esposa, falou dos seus bichos, de política e de sua mãe internada, ligou para sua esposa e sua mãe pelo viva voz, uma pessoa de bom coração, nos ofereceu bolinhos e água, era melhor que UBER e com uma trilha sonora fantástica das antigas. Ele é empresário e dono de hotel em Monte Verde. Disse que quando voltássemos que ligasse para sua secretária no Hotel que o café seria na faixa.

E assim foi que terminou essa travessia fantástica, histórias que se cruzam, Wesley e Daiana que iriam começar a trilha por Monte Verde mas que perdeu o ônibus em SJC e resolveu ir para SFX e fez a trilha a noite e ainda mora aqui próximo de casa.

 

 

Sobre essa trilha

 

Foi fácil encontrá-la, os relatos que tínhamos que estavam lá sem muitas informações.

Em SFX ela é feita toda na estrada de terra e um trecho que agora estão asfaltando.

f2f2e3_c74f8502e31c4585b713adf94d6f898b_mv2_d_3264_1836_s_2.jpg

Depois que passar a fazenda Monte Verde siga o caminho, dará numa porteira, tem acesso pela direita, e só seguir, vai dar na bifurcação. Esquerda Pico da Onça, direta Monte Verde. Se for para Monte Verde, só seguir a terra batida e prestar atenção no Bosque dos Duentes, vai chegar num riacho, há um tronco fazendo uma mini barragem. A direita há outro tronco que você pode utilizar como ponte. E continuar seguindo. Vai sair nos fundos de uma pousada. Contorne a esquerda beirando a certa e saíra em Monte Verde, seguindo em frente vai dar uma Portaria. É a entrada do 'condomínio´.

Monte Verde é em geral, restaurante e pousadas, você fica se perguntando se tem cliente pra tanto. Segundo Augusto, tem. Em temporada, lota a chegar fazer fila nos restaurantes. E no Hotel dele já tá lotado para o Carnaval. Disse que tínhamos que voltar na temporada, no frio. Disse que em MV faz sempre 1 grau a menos que Campos do Jordão. Pra quem gosta de frio #FicaDica

 

f2f2e3_f37900dedf91424aa541e99b6766b67c_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_d9386c3f412547ee83e291d4ef4524a9_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_ce65cb30b0884655a6b07c03a70ba7bf_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_f9e821a06fd543809b836da15fc73fe9_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_c008303011634c068247bcd631220722_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_92c6d4c766074889baca50e18d08511c_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_9301f9ff896043d093a0cbbded65522c_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_9263a25ead274de8acb265eb0b7d352e_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

 

f2f2e3_bd4a39552a82457893d97772f8866045_mv2_d_4320_3240_s_4_2.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fui umas 5x para Monte Verde.

A cidade é pequena porém muito boa, fiz algumas trilhas e subi unns morros (pico do chapéu não sei o que...rsrs) além do passeio de quadriciclo pelos bosques, vale muito a pena!

 

A cidade é bem mais barata que Campos do Jordão, vale a pena até degustar um fundue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fui umas 5x para Monte Verde.

A cidade é pequena porém muito boa, fiz algumas trilhas e subi unns morros (pico do chapéu não sei o que...rsrs) além do passeio de quadriciclo pelos bosques, vale muito a pena!

 

A cidade é bem mais barata que Campos do Jordão, vale a pena até degustar um fundue.

 

A intenção inicial era fazer essa travessia e depois os picos de MV, mas vimos a dificuldade de sair de lá. Onibus que ninguem sabia exatamente o horário e SE passa kkk, nos deixou receosos. O casal que conhecemos lá iria voltar essa semana para MV e começar de lá e seguir na trilha para Pico da Onça, sem ter que descer e subir de novo. Estávamos moídos kkkk. E eles deram dicas de outras trilhas outros picos, agora deu vontade de fazer tudo... vou pegar qualquer folga de 2 dias, mesmo na semana e ver se faço kkkk, agora me falta tempo e tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Travessia São Francisco Xavier X Monte Verde - Trilha dos Muriquis

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...