Troca de informações e relatos sobre trilhas e travessias na América Central, Caribe & México
#480759 por marcusmaia
27 Jun 2010, 19:37
Alguém tem algum relato recente de alguém que tenha conseguido atravessar o Darien gap por terra? Vejo muitos relatos de aventureiros, mas ninguém o faz por terra, todos contornam pelo mar ou pelo ar. Fiquei curioso para fazer esta travessia, alguém se habilita?

#534700 por luizin10
21 Dez 2010, 16:34
Fala marcusmaia.
Segue abaixo algumas informações que obtive de travessias da famosa selva de Darién:
É muito perigoso mesmo como o Paulera falou por causa das Farc que dominam o território,mas é muito perigoso mesmo para os famosos "gringos" principalmente americanos, brasileiros são bem recebidos naquela área entre Cali Bogotá e turbo,diversas pessoas já fizeram a travessia mas prepare-se pois do lado Panameño na cidade de Yaviza e do lado Colombiano num povoado esta distância é de 80km sem estradas e mata fechada,pantâno e muita lama.

Segundo Nuno Pedrosa:
"Comprei mapas cartográficos da região do Darien, no instituto geográfico nacional, que apesar de serem dos melhores mapas disponíveis no país, não mostravam caminhos ou trilhos pala al ém de Yaviza - mas eles existem! Comprei também uma bússola... "
Mas não atravessou.

No relato do Blog dele:
http://nuno-ontheroad.blogspot.com/2007 ... panam.html

Segundo Carlos Azevedo:
Este passou http://www.admo-tours.com/2003/images/story/page1.htm

Este tb mas foi em 1975 http://www.motivation-tools.com/adventu ... en_gap.htm

Estes foram os ultimos que encontrei e fizeram em 1995
http://www.outbackofbeyond.com/gap.htm

A conclusão a que cheguei é que é nesta altura impossível. Nos últimos anos os conflitos entre Farc, Exercito Colombiano, traficantes e exercito americano têm aumentado significativamente e não encontro relatos de nos últimos 2 anos alguém ter atravessado por terra e voltado pra contar.

Durante este tempo devorei alguns livros, todos os blogs e post em fóruns que encontrei, vários contactos na Panamá e na Colômbia e cheguei a essa conclusão.

O ultimo que conseguiu passar foi um mega-ultra-fuzileiro inglês que tem vindo a atravessar os Gaps todos do planeta e atravessou tb o Darien em 150 dias a pé.

Segundo algumas informações existe uma picada possível e menos insegura que vai de Yaviza a Limón bem na fronteira, mas segundo as mesmas informações as tropas não deixam ninguém passar por lá, especialmente estrangeiros.

Como nestas coisas as informações são sempre pouco rigorosas estou a pensar em ir a Yaviza, a ultima aldeia antes do Gap para ver.

Mas pra te animar este site garante e diz até que é tranquilo:
http://www.world66.com/centralamericath ... /dariengap

Aqui o mais completo relato sobra a travessia do Darién:
http://thedariengap.blogspot.com/
Ter como tem mas tem que ser muito corajoso e suicida para enfrentar os perigos e dificuldades,o governo panameño e Colombiano já entraram em acordo a muito tempo para a construção de uma estrada mas uma ação judicial de um grupo ambiental impediu a construção.

Aqui uma entrevista com Robert Young Pelto, autor do Livro " Os lugares mais perigosos do mundo" ele foi ao Darién e sequestrado pelos guerrilheiros da AUC por dez dias:
http://www.freerepublic.com/focus/news/832182/posts

Mapa do Daréin:
http://www.canaryinacoalmine.com/maps/d ... panama.jpg

Um abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes