Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1126743 por Hélio Jr
30 Set 2015, 09:09
Aos amigos montanhistas e trekkeiros:

Há algum tempo o PARNA Serra do Cipó e comunidade se organizam pra abrir uma travessia "oficial" pela área do parque. No meio do ano teve algumas reuniões com voluntários para definir rotas, acampamentos e fazer algumas intervenções nas trilhas. Não posso falar com mais detalhes porque não pude participar das reuniões e nem da abertura das trilhas (de alguns trechos, na verdade).

Enfim, é sabido que a área do Parque Nacional abriga inúmeras trilhas, resquícios da época do garimpo e de quando tudo não se passava de uma grande fazenda, das mais conhecidas posso citar Travessão x Cabeça de Boi, as que passam pelo vale da Lagoa Dourada, as que terminam em Serra dos Alves, São José da Serra, entre outras.

Acredito que com objetivo de "regulamentar" essas trilhas e de oferecer alguma segurança para os montanhistas é que tal projeto se concretizou, culminando nas Travessias do Parque Nacional da Serra do Cipó. São TRAVESSIAS mesmo, são vários roteiros que podem ser montados (uns 10, se não me engano), saindo e chegando em diferentes lugares. O mais longo, que não vou saber especificar, mas que sai de Alto dos Palácios (da portaria do alto da serra) e passa por Serra dos Alves, possui aproximadamente 65km de extensão.

Os voluntários que participaram do projeto e funcionários do Parque farão a travessia inaugural no feriado de 12 de outubro, que será Alto dos Palácios x Serra dos Alves, e aproveirtarão para inaugurar também o novo portal do PARNA, que será aberto no destino desta primeira travessia.

É isso pessoal, provavelmente não é novidade pra todos, mas é bom ter este registro no fórum.

+ informações em: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunic ... curso.html

Att.
Hélio Jr.
www.numamoto.blogspot.com.br

#1126748 por Otávio Luiz
30 Set 2015, 09:16
Show de bola!!! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
Adoro ver parques abrindo novas trilhas, travessias, com portais, portarias, segurança, organização.
Uma ótima notícia, e que seja imitada pelos demais parques nacionais, estaduais e municipais, com a colaboração cada vez maior de montanhistas e caminhantes. ::cool::
#1126777 por Hélio Jr
30 Set 2015, 11:10
Assino embaixo, Luiz.
Com organização e respeito, acho que todo mundo só tem a ganhar, inclusive a própria Serra do Cipó, enquanto unidade de conservação.

Outra boa notícia é que, a princípio, não teremos nenhuma espécie de "mercantilização" da travessia, como ocorre no PARNASO.
#1129047 por Hélio Jr
09 Out 2015, 11:50
#1133957 por Hélio Jr
29 Out 2015, 17:54
LeoZape escreveu:Com essa queimada que aconteceu, ainda vai rolar a trilha de inauguração dia 12?


A inauguração foi no feriado de 12 de outubro. As queimadas já foram controlada, mas não tenho certeza se o Parque tá funcionando normalmente.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante