Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga juntas

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga juntas

Mensagem não lidapor Augusto » 10 Ago 2003, 01:07

Fiz essas 2 travessias: da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga/Paraty, uma seguida da outra, no dia 04/07/2003 terminando no dia 11/07.

Em S.J. do Barreiro fiquei em uma pousada ao lado da Igreja Matriz (Pousada da D. Maria: 12-3117-1281), do lado esquerdo p/ quem está de frente p/ ela. Transporte até o alto da Bocaina sai ao lado da Igreja e existem vários, mas bem caros.

Há uma pessoa chamada de Zé Pescoçinho, que é um dos mais baratos p/ te levar até o alto da Serra, pois ele usa um Fusca, mas o problema é que ele cobra um valor fixo, que não é por pessoa, mas sim pelo carro. Então procure se encaixar em um grupo, se houver.

Sai de S.J. Barreiro as 7:00 hrs (não consegui mais pessoas que dividissem o transporte) na caminhada até o Pico Tira Chapéu. É uma subida longa e exaustiva. O visual começa a ficar legal depois de + - 4 horas, qdo toda a Mantiqueira c/ Marins, Serra Fina, Itatiaia aparece. Dá p/ se ver todo o perfil da Serra. Água é fácil encontrar na subida.

Para se chegar ao Pico Tira Chapéu, deve-se sair da estrada principal e seguir por uma secundaria para a direita que fica antes da portaria do parque, no alto da Bocaina. Quando encontrar placas de Fazenda Sicerro e Fazenda Pinheirinho é só pegar a estrada. Segui o roteiro q o Sérgio Beck escreveu na Revista dele (Aventura Já), p/ ir ao Pico. Devido a subida longa, não consegui chegar no pico antes do anoitecer. Tive que montar a barraca em uma área de pasto, por volta das 18:00 hrs, cerca de 1 hora antes do topo (como armei a barraca numa área de descampado, durante a noite ventou p/ caramba).

Imagem Imagem
No dia seguinte bem de manhãzinha deixei as coisas dentro da barraca e subi até o pico. Não chega a ser um pico. É um morro. Tem uma cruz e uma placa c/ uma oração. Da p/ se ver toda a baía de Paraty, Pico do Frade, vales da Bocaina, em resumo, até onde a vista alcança.

Imagem
Voltei e desmontei a barraca e segui em direção a travessia em si. Passei pela portaria do parque por volta das 11:00 hrs. Assinei a autorização q tinha enviado 1 semana antes e segui. Isso é obrigatório (envie uma solicitação ao Parque se vc for fazer essa travessia). No caminho encontrei um casal de alemães adolescentes q estavam fazendo também a travessia.

Passamos pelas cachoeiras do Isidro e das Posses (são bem altas).
Imagem Imagem

A trilha é uma estrada plana, em sua maior parte, com uma ou outra subida ou descida. Começa a complicar mesmo depois de umas 3 horas qdo tem uma subida bem forte. E depois de toda subida, o que é q tem? Descida. Parecia q não acabava mais. Começou a anoitecer e nada de pousada.
Encontramos uma placa da Pousada Barreirinha indicando a 3 Km (é mentira, andamos muito mais q 3 Km p/ chegar nela). Ela fica em um fundo de vale c/ a estrada passando do lado direito. Quem nos recepcionou foi o Sr. Sebastião. Bom lugar p/ ficar. Montamos as barracas no gramado (além do camping tem os quartos da pousada por volta de $30,00). Pagamos pelo camping ($3,00), Jantar bem variado ($10,00) e café da manhã ($3,00).

Imagem
No dia seguinte subimos o Pico do Gavião (subida ao lado da pousada, dá p/ fazer em uns 45 minutos). Descemos e desmontamos as barracas e continuamos a travessia por volta das 09:00 hrs.
Dali p/ frente é subida e descida toda hora, porém a estrada já vai tendo ares de trilha em alguns lugares. Água não é problema,pois em varios momentos passamos ao lado de riachos. Chegamos na Cachoeira dos Veados por volta das 16:00 hrs.
Imagem

Ali me separei do casal. Eles ficaram ao lado da cachoeira em camping selvagem e eu na Pousada da D. Estelina, do outro lado do Rio Mambucaba. O camping estava a $5,00 c/ direito a banho quente (vale a pena). Existe um enorme descampado ao lado do rio, mas dizem q é particular (preferi meu banho quente).
A trilha continua do lado esquerdo do rio, attavessando a pequena ponte. Do lado direito vc chegará na Cachoeira dos Veados. Dali p/ frente é só trilha e só descida (umas 4 horas). Cuidado c/ os tombos. Qdo chegar no final da trilha, na estrada, tente conseguir uma carona até Perequê, porque é uma estradinha chata p/ caminhar. Cheguei no ponto de ônibus em Perequê por volta das 14:30 (ônibus p/ Paraty só as 15:40 hrs).

Ponta da Joatinga

Imagem
Em Paraty fiquei numa pousada, ao lado do centro histórico ($30,00). No dia seguinte fui fazer a travessia da Joatinga. Não é difícil conseguir barco no cais p/ a Praia do Pouso. Consegui um por $15,00. Dividi c/ mais 4 adolescentes q estavam indo p/ Martim de Sá. Fui direto p/ essa praia, não passando pela Praia Grande da Cajaiba, como alguns recomendam.

Chegamos em M. Sá por volta das 14:00 hrs. O sr. Maneco, q é o único morador da praia, tava cobrando $5,00 a diária p/ o camping na praia e $20,00 p/ quem quer ficar no máximo 1 semana. Os caras q estavam comigo foram pegos de calça curta ($80,00 - tiveram q pagar c/ cheque).
Acampamos ao lado de uma placa de proibido acampar. A praia é muito bonita, ondas fortes, boa p/ surf. Não mergulhe nas laterais da praia, quase q eu me afogo ali.
Imagem

No dia seguinte sai em direção a Praia de Ponta Negra. Pergunte ao Sr. Maneco, ele vai te dar algumas orientações bem úteis. A trilha é fácil, é só não sair da trilha principal. Existe uma bifurcação p/ o Pico do Cairuçu à direita, pouco minutos depois de iniciada a trilha e uma outra p/ o Saco das Enchovas à esquerda (não existe praia aqui, passe direto) e mais uma outra bifurcação p/ a Praia do Cairuçu, porém é uma praia muito pequena e deserta, só umas casinhas p/ alguns barcos (acampar até dá, mas é complicado).

Imagem
Há nascentes ao lado dessa praia. Passando por ela, mais a frente vc vai passar pela casa do Sr. Apricho. Pergunte p/ ele sobre a trilha porque tem uma bifurcação depois de uma casa q pode confundir (a trilha certa é a da direita).

Imagem
Dali p/ frente é a pior parte. Subida íngreme até 540 mts (foi qto deu no meu altímetro). Cheguei em Ponta Negra as 16:00 hrs c/ chuva. Montei a barraca no quintal de uma casa ($5,00) do lado esquerdo da praia p/ quem olha em direção ao mar (fica ao lado da escada q dá acesso a praia). Lugar muito bonito.
Durante a noite choveu p/ caramba. De manhãzinha ainda tinha aquela garoa e o vento frio. Não poderia ficar esperando o tempo melhorar, né.

Continuei a travessia c/ garoa mesmo. A próxima praia é a das Galhetas e em seguida a mais bonita de todas q passei: Praia dos Antigos. Boa p/ camping (apesar de ser proibido) e c/ 3 nascentes de água.

Imagem
Fiquei um tempo apreciando a vista (é por essas coisas q vale todo o esforço). A praia seguinte é a do Sono, muito famosa. Não gostei mesmo. Muito barzinho junto a praia c/ barracas.

Imagem
Areia muito fofa. Passei direto. A trilha continua no final dessa praia. Cheguei em Laranjeiras 12:30 hrs e lá há um ônibus de volta p/ Paraty.

Algumas notas interessantes:

# Se vc quer fazer o Pico Tira Chapéu e não quer caminhar quase 12 horas direto, procure um transporte em S.J. do Barreiro ou se quiser, em pousadas da cidade eles podem recomendar alguns q levam.

# Procure passar pela portaria do parque no máximo até as 09:00 ou 10:00 hrs da manhã, se quiser chegar na Pousada Barreirinha antes do anoitecer.

# Se vier a fazer qqer umas das travessias leve repelente, muito repelente, porque os pernilongos não dão trégua. Tomei Complexo B e não adiantou em nada. Voltei c/ picada por todo o corpo.

Abcs.
Relatos e fotos:
Serras: Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada | A travessia da Serra Fina que levou 6 dias | Travessias Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra juntas em uma só caminhada | Travessia da Serra Fina de sul a norte pela trilha do Rio Claro | A travessia Itaguaré-Marins que terminou a noite e sem lanternas | Travessias da Serra Negra e Rui Braga juntas - De Maromba até a parte baixa do PN do Itatiaia | Travessia Rebouças-Mauá pelo Rancho Caído - PN Itatiaia | Travessia do Pico do Carrasco - de Piquete à Campos Jordão pela crista da Mantiqueira | Travessia Pinda - Campos do Jordão pelo circuito do Pico do Itapeva | Cruzando a Mantiqueira pela (antiga) linha férrea de Passa Quatro (MG) a Cruzeiro (SP) | 1 Fim de semana qqer no topo da Pedra do Baú | Travessia da Serra do Papagaio – De Aiuruoca à Baependi | 3 dias no Parque do Ibitipoca/MG | Travessia da Serra do Lopo - De Extrema (MG) a Joanópolis (SP) | Travessia de SFXavier (SP) até Monte Verde (MG) pela trilha do Jorge | Picos de Monte Verde e travessia até S. Francisco Xavier pela Fazenda Santa Cruz | Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga juntas | Travessia da Serra da Bocaina de oeste a leste pela trilha do Rio Guaripu | Pedra da Bacia - Serra da Bocaina | Contornando o Saco do Mamanguá + Travessia da Ponta da Joatinga | Dilúvio na subida da Pedra do Frade - Angra dos Reis/RJ | Um dia qualquer na Pedra Grande - Atibaia/SP | De Angra dos Reis à Lídice na caminhada pela linha do trem | Trilhas no Petar - Minha 1ª experiência em cavernas | Travessia Salesópolis-Boiçucanga pelo leito do Ribeirão do Itu| Travessia do Rio Branquinho - De Sampa até Itanhaém pela Serra do Mar | Em busca do Corisco perdido - Paraty/RJ | Trilha do Corisco – de Paraty à Ubatuba pela serra do mar | Trilha do Cristóvão-Serra do Mar/PR - Um trekking pela história | Um perrengue na subida do Pico do Paraná | Trekking pelos penhascos e platôs da Serra Geral/SC | A clássica travessia da Serra dos Órgãos - de Petrópolis a Teresópolis
Praias: Volta completa de Ilha Grande/RJ | Contornando Ilhabela na caminhada | Caminhada ao topo dos Picos do Baepi e do São Sebastião/Ilhabela | Trilha pelas Praias do Bonete e Saco das Bananas -Ubatuba/SP | Praias desertas de Ubatuba/SP | Subida ao Pico do Corcovado e Trilha Camburi-Trindade em Ubatuba | Cachoeira da Água Branca - Ubatuba/SP | Apuros nas Travessias: Joatinga e Trindade-Camburi/Paraty | Caminhadas na região de Paraty (Pedra da Macela, Saco do Mamanguá, Praias da Enseada da Cajaíba..) | Travessia do Lagamar - de Paranaguá à Ilha do Cardoso | Praias desertas, poções e cachoeiras em Barra do Una/Peruibe

http://trilhasetrips.blogspot.com.br/
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Augusto » 11 Ago 2003, 21:19

A travessia da Serra da Bocaina com Morro do Tira Chapéu dá p/ fazer em 4 dias, ficando uma noite em S.J. Barreiro, outra próxima da base do Tira Chapéu, outra em camping ou Pousada, umas 8 horas depois da entrada do parque (Pousada Barreirinha, uma das mais baratas) e a última noite na Pousada da D. Estelina (um pouquinho antes de chegar na Cachoeira do Veado).
Na Pousada Barreirinha há a Pousada e um bom gramado p/ montar sua barraca. Na D. Estelina a mesma coisa.
Só q D. Estelina vc terá q atravessar o rio Mambucaba.
Valores: em S.J. Barreiro as pousadas estão na faixa de 20,00 a 30,00 Reais. Na travessia também quase os mesmos valores. Já se for c/ barraca, o camping está entre 3,00 e 5,00 Reais.
A P. Barreirinha tem banho, mas só se vc ficar na pousada. O camping não tem chuveiro. A da D. Estelina possui chuveiro quente no camping.

Abcs.
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Alan » 13 Ago 2003, 03:43

Brigadão Cara!!!
Pretendo ir no carnaval de mochilão e barraca mesmo!
Gostaria de curtir o Tira Chapéu e as principais cachoeiras da região.
Preciso de dicas sobre locomoção dentro da cidade(até o pico), bons locais pra camping, uma pousada razoável (provavelmente vou chegar a noite). E a principal como chegar ate a cidade??? Vou sair do Rio e ainda não sei pra que cidade devo pegar o onibus.
Valeu mesmo pelo sua ajuda!
Quando vier a Serra dos Órgãos terá um ponto de apoio forte por aki!
[]´s
Alan
Alan

Mensagem não lidapor Augusto » 14 Ago 2003, 22:56

Alan.
O unico onibus q passa por S. J. Barreiro sai de Guaratinguetá/SP, em 2 horarios. Um por volta de 10:00 hrs e outro durante a tarde. O trajeto é de umas 3 horas, passando por varias cidades pequenas.
Em S. J. Barreiro peça p/ descer em frente a Igreja Matriz. Há uma pousada em frente a essa igreja.
A estrada q sobe a Bocaina inicia-se ao lado dessa igreja. Como vc irá no Carnaval vai encontrar muita gente, então é provavel q consiga uma carona. Se não, saia bem cedo se quiser chegar no Morro Tira Chapéu antes do anoitecer. Eu sai da cidade 07:00 hrs e subi toda a serra na caminhada, chegando na base do pico por volta das 18:00 hrs.
Qto a camping na travessia, é facil. Passando pela portaria até, no máximo 10:00 hrs vc chegará na Pousada Barreirinha (q tem um bom gramado p/ camping) por volta das 18:00 hrs.
No dia seguinte saindo por volta das 09:00 hrs chegará na Pousada da D. Estelina (ao lado da Cachoeira dos Veados) no máximo até 16:00 ou 17:00 hrs. Se quiser, há camping selvagem ao lado da Cachoeira.
Vou procurar saber os horarios corretos do onibus q sai de Guara, ok.

Vc conhece a trilha até o Morro do Tira Chapéu?

Abcs.

Augusto
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Alan » 15 Ago 2003, 12:03

Mais uma vez obrigado,
Ainda não consegui nenhum guia deste trajeto, com isso não conheço as trilhas do mesmo, porem já encomendei a revista do Sergio Beck pra ver se tem algo interessante.
Por enquanto a unica pessoa que conheço que já fez a travessia é vc.
[]´s
Alan
Alan

Mensagem não lidapor Augusto » 16 Ago 2003, 03:38

Alan.
A trilha até o Morro do Tira Chapéu é tranquila. Muito fácil de encontrar.
O Beck detalhou bem com algumas dicas. Vc já deu uma olhada no site da Revista, não? Vc encomendou em Petropólis?
Vc encontrará nas revistas de número 02 e 04 (na de número 02 número ele descreve a travessia saindo de Arapei e não passando pela entrada do parque, já na número 04 ele descreve a subida ao Tira Chapéu).
São bem descritivas e vale a pena.
No meu album de fotos da Bocaina no multiply eu coloquei o croqui que o Beck para a subida desse pico.

O local onde fiquei se chama Pousada da D. Maria (12- 3117-1281).
Qto a horarios de onibus, saindo de Guaratinguetá, pela empresa Passaro Marrom são:
06:50h/10:50h/14:50h/19:50h.
Aqui em São Paulo só há um horario e bem ingrato: 16:30h
Se vc encontrar dificuldades p/ conseguir a Revista, é só falar e aí eu relato a subida ao Tira Chapéu, ok.

Abcs.

Augusto
Editado pela última vez por Augusto em 31 Ago 2006, 06:16, em um total de 2 vezes.
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Alan » 16 Ago 2003, 12:28

Fala Agsts!
No site tem um link para edições atrasadas, daí encomendei a nº02, vou pedir a 04 também.
Que vc acha da revista??? Vale a pena assinar???
Tem um tópico no mochila de um pessoal querendo passar o reveillon em Ilha Grande, eu irei para Buzios ficar acampado em um lugar que dá pra ver 3 praias, deve ser muito show o reveillon por lá.
Se estiver afim de ir...
[]´s
Alan
Alan

Mensagem não lidapor Augusto » 17 Ago 2003, 19:43

Ola Alan.
Sim, a revista é muito boa.
O Sérgio Beck é muito famoso no mundo do montanhismo por escrever livros sobre trilhas e como faze-las sem apoio de guias. Seguindo as indicaçoes dele, não terá problemas.
Um livro muito bom dele chama-se Caminhos da Aventura (são mais de 30 trilhas descritas).
Na Revista ele está acrescentando algumas outras trilhas q ele não colocou no livro ou q ele fez recentemente.
Na Revista também há dicas de equipamentos, duvidas, etc...
Vale a pena assinar a revista (pena q ela é bimestral).

Devido a Faculdade e ao meu trabalho, é complicado p/ mim conseguir alguns dias de folga no final do ano.
Eu tirei férias recentemente e foram bem aproveitadas (nesse fórum eu relatei as travessia do Pico do Marins até Maromba, em Visconde de Mauá; Bocaina e Joatinga q fiz em Julho).
É isso.

Abcs.

Augusto
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor gloria » 21 Ago 2003, 21:44

Ola,

Adorei a sua aventura e gostaria mto de poder seguir suas dicas e conferir, mas n tenho pique p isso. Tem fotos?

gloria
gloria

Mensagem não lidapor Augusto » 22 Ago 2003, 04:27

Ola Glória.
Se vc quiser fazer qqer uma destas 2 travessias não precisa ter aqule super condicionamento. A Serra da Bocaina é tranquila. Se vc não quiser caminhar muito durante o dia e dispor de tempo, faça em uns 5 dias.
Já a Joatinga é muito mais tranquila. Vc passa por praias quase desertas. A trilha é bem demarcada. Não é tão cansativo qto Bocaina.

Qto a fotos, sim eu tenho.
Estou terminando de elaborar um album virtual, mas as fotos da Bocaina e Joatinga já estão lá, juntamente com Serra dos Órgãos. Breve colocarei Itatiaia, Serra Fina, Ubatuba, etc..
As fotos da Bocaina e Joatinga eu dividi em 2 albuns:

http://agsts.multiply.com/photos/album/8
http://agsts.multiply.com/photos/album/37

Espero q curtam.
Abcs.

Augusto
Editado pela última vez por Augusto em 03 Set 2006, 07:57, em um total de 1 vez.
Relatos e fotos:
Serras: Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada | A travessia da Serra Fina que levou 6 dias | Travessias Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra juntas em uma só caminhada | Travessia da Serra Fina de sul a norte pela trilha do Rio Claro | A travessia Itaguaré-Marins que terminou a noite e sem lanternas | Travessias da Serra Negra e Rui Braga juntas - De Maromba até a parte baixa do PN do Itatiaia | Travessia Rebouças-Mauá pelo Rancho Caído - PN Itatiaia | Travessia do Pico do Carrasco - de Piquete à Campos Jordão pela crista da Mantiqueira | Travessia Pinda - Campos do Jordão pelo circuito do Pico do Itapeva | Cruzando a Mantiqueira pela (antiga) linha férrea de Passa Quatro (MG) a Cruzeiro (SP) | 1 Fim de semana qqer no topo da Pedra do Baú | Travessia da Serra do Papagaio – De Aiuruoca à Baependi | 3 dias no Parque do Ibitipoca/MG | Travessia da Serra do Lopo - De Extrema (MG) a Joanópolis (SP) | Travessia de SFXavier (SP) até Monte Verde (MG) pela trilha do Jorge | Picos de Monte Verde e travessia até S. Francisco Xavier pela Fazenda Santa Cruz | Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga juntas | Travessia da Serra da Bocaina de oeste a leste pela trilha do Rio Guaripu | Pedra da Bacia - Serra da Bocaina | Contornando o Saco do Mamanguá + Travessia da Ponta da Joatinga | Dilúvio na subida da Pedra do Frade - Angra dos Reis/RJ | Um dia qualquer na Pedra Grande - Atibaia/SP | De Angra dos Reis à Lídice na caminhada pela linha do trem | Trilhas no Petar - Minha 1ª experiência em cavernas | Travessia Salesópolis-Boiçucanga pelo leito do Ribeirão do Itu| Travessia do Rio Branquinho - De Sampa até Itanhaém pela Serra do Mar | Em busca do Corisco perdido - Paraty/RJ | Trilha do Corisco – de Paraty à Ubatuba pela serra do mar | Trilha do Cristóvão-Serra do Mar/PR - Um trekking pela história | Um perrengue na subida do Pico do Paraná | Trekking pelos penhascos e platôs da Serra Geral/SC | A clássica travessia da Serra dos Órgãos - de Petrópolis a Teresópolis
Praias: Volta completa de Ilha Grande/RJ | Contornando Ilhabela na caminhada | Caminhada ao topo dos Picos do Baepi e do São Sebastião/Ilhabela | Trilha pelas Praias do Bonete e Saco das Bananas -Ubatuba/SP | Praias desertas de Ubatuba/SP | Subida ao Pico do Corcovado e Trilha Camburi-Trindade em Ubatuba | Cachoeira da Água Branca - Ubatuba/SP | Apuros nas Travessias: Joatinga e Trindade-Camburi/Paraty | Caminhadas na região de Paraty (Pedra da Macela, Saco do Mamanguá, Praias da Enseada da Cajaíba..) | Travessia do Lagamar - de Paranaguá à Ilha do Cardoso | Praias desertas, poções e cachoeiras em Barra do Una/Peruibe

http://trilhasetrips.blogspot.com.br/
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor gloria » 22 Ago 2003, 14:23

Oi Augusto,

Obrigada pela dica, agora preciso convencer alguma amigo a seguir comigo. Vi as fotos e adorei, a vontade de fazer a travessia ate aumentou.
Abçs

gloria
gloria

Mensagem não lidapor El Andariego » 30 Set 2003, 23:37

Fala Augusto, beleza?

Dei uma olhada no seu álbum e as fotos são feras!
Pretendo fazer parte da Trilha do Ouro, de S.J.Barreiro ao Perequê, em meados de outubro e vou utilizar das valiosas dicas do seu tópico.
Para quem também está interessado e fazê-la um dia,
vale a pena ressaltar que é necessário a solicitação de
autorização à administração do Parque por Correio.
(informe-se pelo fone 12 3117 1225)

Valeu cara! Abraços.

Márcio Roberto
El Andariego

Mensagem não lidapor Augusto » 02 Out 2003, 03:53

E aí Marcio, blz?
É realmente uma trilha gostosa de ser fazer. Bem tranquila e muito fácil qto a navegação.
Qqer outra duvida que vc tenha ainda, pode perguntar, falô.

Abcs e boa sorte na travessia.

Augusto
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor BAM » 05 Out 2003, 17:00

OLÁ ALGUSTO, BELEZA.
Eu já fiz a travessia da trilha do ouro, achei muito boa. estou planejando fazer a joatinga. gostaria que você dizese alguns detalhes como por exemplo da onde eu saio, em quantos dias você fez o caminho e outras informaçOes.
até logo, e um abraço.
BAM

Mensagem não lidapor Augusto » 06 Out 2003, 19:23

Imagem

Imagem

Imagem
Praia de Ponta Negra
Fonte: Augusto

Ola Bam, tudo jóia?
A Travessia da Ponta da Joatinga dá p/ ser feita em 2 dias, mas eu não recomendo. Vc deixa de ver muita coisa e não aproveita quase nada da travessia. 3 dias é o ideal e 4 dias p/ aproveitar bem. Eu fiz em 3 dias. O roteiro é o seguinte: saindo de Paraty vá até o cais e lá procure barcos q estejam saindo em direção a Praia do Pouso da Cajaíba (em barcos pequenos chegam a cobrar 15 a 20 Reais por pessoa). Se vc quiser passar antes numa praia muito bonita q fica antes do Pouso é a Praia Grande. Bem extensa. Dessa praia até o P. Pouso são + - 2 hrs, na caminhada, passando por uma ou outra praia pequena.
Da P. Pouso é só subir a trilha p/ a Praia Martim de Sá (qqer pessoa q vc perguntar, eles irão informar onde é o inicio da trilha). É uma subida íngreme e em seguida uma descida tranqüila (a trilha é bem demarcada, não tem erro). Em M. Sá quem cuida da praia é o Sr. Maneco (cobra 5,00 a diária) pelo camping em frente à praia. Sempre tem gente acampando por lá. São ondas fortes. Seguindo pela trilha, a próxima é a do Cairuçú (praia muito pequena) e depois há uma forte subida de um morro, indo até mais de 500 mts de altitude.
Chegando na P. Ponta Negra (praia c/ muitos pescadores) há campings do lado direito e esquerdo da praia, antes de chegar na areia.
Depois tem a P. Galhetas, Antiguinhos e Antigos (praias desertas e bons lugares p/ camping). E a última é a Praia do Sono. Uns 20 minutos p/ atravessá-la. Muitos bares de frente p/ praia.
Eu tenho um croqui dessa trilha. Assim q possível irei escanear e postarei aqui no fórum, ok.

É isso.

Abcs.

Augusto
Editado pela última vez por Augusto em 09 Set 2006, 07:48, em um total de 3 vezes.
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Próximo

Voltar para Trilhas & Travessias na Região Sudeste do Brasil