Em S.J. do Barreiro fiquei em uma pousada ao lado da Igreja Matriz (Pousada da D. Maria: 12-3117-1281), do lado esquerdo p/ quem está de frente p/ ela. Transporte até o alto da Bocaina sai ao lado da Igreja e existem vários, mas bem caros.
Há uma pessoa chamada de Zé Pescoçinho, que é um dos mais baratos p/ te levar até o alto da Serra, pois ele usa um Fusca, mas o problema é que ele cobra um valor fixo, que não é por pessoa, mas sim pelo carro. Então procure se encaixar em um grupo, se houver.
Sai de S.J. Barreiro as 7:00 hrs (não consegui mais pessoas que dividissem o transporte) na caminhada até o Pico Tira Chapéu. É uma subida longa e exaustiva. O visual começa a ficar legal depois de + - 4 horas, qdo toda a Mantiqueira c/ Marins, Serra Fina, Itatiaia aparece. Dá p/ se ver todo o perfil da Serra. Água é fácil encontrar na subida.
Para se chegar ao Pico Tira Chapéu, deve-se sair da estrada principal e seguir por uma secundaria para a direita que fica antes da portaria do parque, no alto da Bocaina. Quando encontrar placas de Fazenda Sicerro e Fazenda Pinheirinho é só pegar a estrada. Segui o roteiro q o Sérgio Beck escreveu na Revista dele (Aventura Já), p/ ir ao Pico. Devido a subida longa, não consegui chegar no pico antes do anoitecer. Tive que montar a barraca em uma área de pasto, por volta das 18:00 hrs, cerca de 1 hora antes do topo (como armei a barraca numa área de descampado, durante a noite ventou p/ caramba).

No dia seguinte bem de manhãzinha deixei as coisas dentro da barraca e subi até o pico. Não chega a ser um pico. É um morro. Tem uma cruz e uma placa c/ uma oração. Da p/ se ver toda a baía de Paraty, Pico do Frade, vales da Bocaina, em resumo, até onde a vista alcança.

Voltei e desmontei a barraca e segui em direção a travessia em si. Passei pela portaria do parque por volta das 11:00 hrs. Assinei a autorização q tinha enviado 1 semana antes e segui. Isso é obrigatório (envie uma solicitação ao Parque se vc for fazer essa travessia). No caminho encontrei um casal de alemães adolescentes q estavam fazendo também a travessia.
Passamos pelas cachoeiras do Isidro e das Posses (são bem altas).

A trilha é uma estrada plana, em sua maior parte, com uma ou outra subida ou descida. Começa a complicar mesmo depois de umas 3 horas qdo tem uma subida bem forte. E depois de toda subida, o que é q tem? Descida. Parecia q não acabava mais. Começou a anoitecer e nada de pousada.
Encontramos uma placa da Pousada Barreirinha indicando a 3 Km (é mentira, andamos muito mais q 3 Km p/ chegar nela). Ela fica em um fundo de vale c/ a estrada passando do lado direito. Quem nos recepcionou foi o Sr. Sebastião. Bom lugar p/ ficar. Montamos as barracas no gramado (além do camping tem os quartos da pousada por volta de $30,00). Pagamos pelo camping ($3,00), Jantar bem variado ($10,00) e café da manhã ($3,00).

No dia seguinte subimos o Pico do Gavião (subida ao lado da pousada, dá p/ fazer em uns 45 minutos). Descemos e desmontamos as barracas e continuamos a travessia por volta das 09:00 hrs.
Dali p/ frente é subida e descida toda hora, porém a estrada já vai tendo ares de trilha em alguns lugares. Água não é problema,pois em varios momentos passamos ao lado de riachos. Chegamos na Cachoeira dos Veados por volta das 16:00 hrs.

Ali me separei do casal. Eles ficaram ao lado da cachoeira em camping selvagem e eu na Pousada da D. Estelina, do outro lado do Rio Mambucaba. O camping estava a $5,00 c/ direito a banho quente (vale a pena). Existe um enorme descampado ao lado do rio, mas dizem q é particular (preferi meu banho quente).
A trilha continua do lado esquerdo do rio, attavessando a pequena ponte. Do lado direito vc chegará na Cachoeira dos Veados. Dali p/ frente é só trilha e só descida (umas 4 horas). Cuidado c/ os tombos. Qdo chegar no final da trilha, na estrada, tente conseguir uma carona até Perequê, porque é uma estradinha chata p/ caminhar. Cheguei no ponto de ônibus em Perequê por volta das 14:30 (ônibus p/ Paraty só as 15:40 hrs).
Ponta da Joatinga

Em Paraty fiquei numa pousada, ao lado do centro histórico ($30,00). No dia seguinte fui fazer a travessia da Joatinga. Não é difícil conseguir barco no cais p/ a Praia do Pouso. Consegui um por $15,00. Dividi c/ mais 4 adolescentes q estavam indo p/ Martim de Sá. Fui direto p/ essa praia, não passando pela Praia Grande da Cajaiba, como alguns recomendam.
Chegamos em M. Sá por volta das 14:00 hrs. O sr. Maneco, q é o único morador da praia, tava cobrando $5,00 a diária p/ o camping na praia e $20,00 p/ quem quer ficar no máximo 1 semana. Os caras q estavam comigo foram pegos de calça curta ($80,00 - tiveram q pagar c/ cheque).
Acampamos ao lado de uma placa de proibido acampar. A praia é muito bonita, ondas fortes, boa p/ surf. Não mergulhe nas laterais da praia, quase q eu me afogo ali.

No dia seguinte sai em direção a Praia de Ponta Negra. Pergunte ao Sr. Maneco, ele vai te dar algumas orientações bem úteis. A trilha é fácil, é só não sair da trilha principal. Existe uma bifurcação p/ o Pico do Cairuçu à direita, pouco minutos depois de iniciada a trilha e uma outra p/ o Saco das Enchovas à esquerda (não existe praia aqui, passe direto) e mais uma outra bifurcação p/ a Praia do Cairuçu, porém é uma praia muito pequena e deserta, só umas casinhas p/ alguns barcos (acampar até dá, mas é complicado).

Há nascentes ao lado dessa praia. Passando por ela, mais a frente vc vai passar pela casa do Sr. Apricho. Pergunte p/ ele sobre a trilha porque tem uma bifurcação depois de uma casa q pode confundir (a trilha certa é a da direita).

Dali p/ frente é a pior parte. Subida íngreme até 540 mts (foi qto deu no meu altímetro). Cheguei em Ponta Negra as 16:00 hrs c/ chuva. Montei a barraca no quintal de uma casa ($5,00) do lado esquerdo da praia p/ quem olha em direção ao mar (fica ao lado da escada q dá acesso a praia). Lugar muito bonito.
Durante a noite choveu p/ caramba. De manhãzinha ainda tinha aquela garoa e o vento frio. Não poderia ficar esperando o tempo melhorar, né.
Continuei a travessia c/ garoa mesmo. A próxima praia é a das Galhetas e em seguida a mais bonita de todas q passei: Praia dos Antigos. Boa p/ camping (apesar de ser proibido) e c/ 3 nascentes de água.

Fiquei um tempo apreciando a vista (é por essas coisas q vale todo o esforço). A praia seguinte é a do Sono, muito famosa. Não gostei mesmo. Muito barzinho junto a praia c/ barracas.

Areia muito fofa. Passei direto. A trilha continua no final dessa praia. Cheguei em Laranjeiras 12:30 hrs e lá há um ônibus de volta p/ Paraty.
Algumas notas interessantes:
# Se vc quer fazer o Pico Tira Chapéu e não quer caminhar quase 12 horas direto, procure um transporte em S.J. do Barreiro ou se quiser, em pousadas da cidade eles podem recomendar alguns q levam.
# Procure passar pela portaria do parque no máximo até as 09:00 ou 10:00 hrs da manhã, se quiser chegar na Pousada Barreirinha antes do anoitecer.
# Se vier a fazer qqer umas das travessias leve repelente, muito repelente, porque os pernilongos não dão trégua. Tomei Complexo B e não adiantou em nada. Voltei c/ picada por todo o corpo.
Abcs.