Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#262152 por rodrigoschemes
07 Nov 2005, 22:52
Imagem
<font size="1">Foto: rodrigoschemes</font id="size1">

Sábado, 5 de Novembro de 2005 mesmo com essa primavera chuvosa e as vezes fria decidimos fazer um belo e tranquilo trekking pelas praias desertas de Ubatuba.

O grupo era composto pelo meu irmão e sua namorada, minha namorada Roberta e eu. Saímos de São Paulo perto das 8 horas da manhã e com muita calma no caminho chegamos ao meio dia no camping Superstar(http://www.campingsuperstar.com.br) onde iríamos ficar a noite.

Já estabelecidos no lugar, começamos a caminhada perto de 1 hora, começamos na Praia da Lagoinha que fica mais ou menos na altura do km 74 da BR. Lagoinha é uma praia com uma extensa orla, com mar bem calmo e muitos quiosques e povoada por condomínios luxuosos. Rumamos até seu canto esquerdo onde ela é cortada por um pequeno rio e que cruzando ele já conseguimos ver a trilha que nos levará até as outras praias.

Adentramos na trilha que por sinal nesse trecho é bem aberta e de fácil acesso, com muitas casas de pescadores locais e cruzamos por 2 praias acessíveis somente por trilha ou barco que são as praias do Oeste e Peres, ambas separadas por algumas rochas.

Mais 40 minutos de caminhada por uma trilha ainda aberta chegamos as praias do Bonete e Grande do Bonete, essa última muito boa para acampar pois possuía uma bica para obter água e muitas clareiras com sombras pra acampar e com muitos avisos para levar seu próprio lixo embora, provavelmente placas colocadas pelos próprios locais.

Decidimos parar na Grande do Bonete para um lanche e curtir a traquilidade da praia absolutamente vazia então pudemos desfrutar um belo banho em suas águas límpidas.

Logo voltamos a andar pois estávamos na metade do caminho, ao final do Bonete Grande encontramos mais casas de pescadores e algumas crianças brincando, havia também uma placa indicando as distâncias e a direção da trilha. Seguimos as placas e após uma subida muito íngreme avistamos às praias do Deserto e do Cedro, ambas com areia grossa, mar limpo e um banho convidativo.

Chegamos até o fim da praia do Cedro que é a última e subimos pra dar uma espiada através de umas pedras e tivemos a surpresa de ter uma bela visão de uma praia somente de pedras, perguntando aos locais fomos informados que o nome dessa praia era Cedrinho e que aliás não contava no meu mapa.

Apreciamos a vista mas a trilha para a praia da Fortaleza saía atrás do único barzinho que ali existia e sugundo os pescadores ainda tinhamos 50 minutos de caminhada e já era perto das 4 horas portanto tinhamos que apertar o passo se quisessemos voltar.

Essa trilha que sai do Cedro e vai para Fortaleza é a que exige mais esforço físicos de todas em comparação as outras caminhadas é também a mais fechada e escorregadia. Existe algumas bifurcações também mas é só se manter na trilha principal que não há erro. Existe uma casa vermelha no caminho que serve como referência. Após essa casa, começa uma subida que te leva até a crista do morro, aí sim, o sol veio forte e nos presenteou com uma vista impressionante do costão da Fortaleza. Fomos descendo e apreciando a vista até chegarmos enfim na Praia às 16 horas e 50 minutos.

Imagem

Como a fome batia, resolver beliscar umas porções e uma brejas no quiosque e decidimos voltar de ônibus, afinal ninguém é de ferro. Pegamos o ônibus às 17:50 da Fortaleza até a BR e de lá outro para a Lagoinha e ainda tivemos a sorte de presenciar um lindo pôr do sol coroando esse dia repleto de praias desertas bem ao estilo de Ubatuba de antigamente.

Imagem

#209799 por Augusto
08 Nov 2005, 14:33
E aí Rodrigo.

A uns anos atrás eu e a Marcia também fizemos essa trilha.
Foi bem legal, pois pegamos um tempo muito bom e um sol escaldante.
Deu p/ aproveitar bem as praias.

Ficamos nesse mesmo camping q vcs ficaram.

Nas praias nós nem paramos. Dois cachorros resolveram nos acompanhar desde a Praia do Perez.
Qdo chegamos lá na Praia do Cedro, tinha um casal acampando na areia da praia. Ali deve ser uma ótima praia p/ acampar, já q existe sombra e agua fresca.

Caminhamos um pouco mais pelo costao e descansamos em uma pequena praia, ao lado da Praia do Cedro.

Depois seguimos até a P. Fortaleza e voltamos p/ o camping.

É uma bela trilha p/ um dia qqer, já q as praias sao muito pouco visitadas.

Qqer dia a gente volta lá.

Abcs.

Augusto
#209831 por Jorge Soto
08 Nov 2005, 15:43
Essa Trilha, junto com a do Saco das Bananas, sao trilhas imperdiveis p/ quem quer praia VAZIA, sem muvuca, povoados ou farofa proximas. Felizmente nao é pra qq um nao, o q ja serve de filtro de quem vai la ou nao. É perrengue, mas vale a pena.
#211197 por rodrigoschemes
12 Nov 2005, 13:37
Se desse pra imendar até a Praia Dura seria perfeito, pois aquela estradinha da Fortaleza é muito chata!
#211796 por .Mika.
14 Nov 2005, 16:14
Oi Rodrigo!! Eu tbm já fiz essa trilha, mas foi só até o Gde Bonete. É mto lindo!! Eu até vi golfinhos na praia do Peres!!! Mto legal. Agora tô planejando ir até o final no ano q vem.
Essa estrada da Fortaleza tem uns 7 km, né?? Já fui até lá. É chata msm. Mas tinha um esquilo no caminho, ai tirou um pouco do tedio..rs!! Acho q eu tenho sorte com bicho!!

[]'s...MIKA!
#211797 por .Mika.
14 Nov 2005, 16:16
Só não tenho sorte com cameras fotograficas...... derrubei a minha naquele rio q tem antes do comço da trilha.....hahaha! Mas ela ainda tá inteira!! Pena q manchou as fotos......
#211903 por rodrigoschemes
14 Nov 2005, 20:29
A estrada da Fortaleza tem 7km sim, mas de hora em hora passa ônibus que te deixa lá na BR em cima por R$2,00. Vale a pena.
#212097 por .Mika.
15 Nov 2005, 14:47
Isso eu nao sabia. Se eu for a pé da Lagoinha até a Praia Dura, lá tem onibus pra voltar pra Maranduba??

[]'s....MIKA!!!!
#212256 por rodrigoschemes
15 Nov 2005, 21:32
A pé dá pra ir até a Fortaleza pela trilha, de lá vc pega um ônibus até a BR e depois outro p/ Maranduba. Tem vários ônibus eu peguei o primeiro que passou que era o Caraguatatuba.
#212521 por .Mika.
16 Nov 2005, 15:36
Valeu Rodrigo!! Acho q em Janeiro eu vou fazer essa trilha de novo, mas dessa vez vou até o final...

[]'s....MIKA!
#212630 por Araquém
16 Nov 2005, 19:24
Ao visitar a praia da fortaleza não esqueça de levar material para snorkel!!! Seguindo até o final da praia e atravessando uma parte cheia de pedras existe uma piscina natural incrível. É absurda a variedade de peixes e o quanto são dóceis.
#212754 por crazy guy
17 Nov 2005, 02:29
OLA! SE ALGUEM PUDESSE DAR MAIS DETALHES DESSA TRAVESSIA A SETE PRAIAS DESERTAS DE UBATUBA FICARIA MUITO GRATO. ESTOU LOOUKINHO PRA FAZER ESSE TREKKING. GOSTARIA DE SABER QUAL O NIVEL DA TRILHA, SE FOR ALGUEM MEIO SEDENTARIO (EU) SERA QUE VOU ENCONTRAR ALGUMA DIFICULDADE? NAO TEM PERIGO DE SER PERDER NO MEIO DO CAMINHO? OBRIGADO!
#213168 por rodrigoschemes
17 Nov 2005, 19:07
A trilha é de nivel fácil e curta considerando a volta de ônibus, siga as informações do relato que eu postei e vá perguntando aos locais em caso de dúvida, mas se vc já tem uma noção de trekking é bem intuitiva a trilha.
#213190 por .Mika.
17 Nov 2005, 19:42
Kra, a trilha é mto facil, pelo menos até o Gde Bonete, q foi onde eu parei. Qdo eu fiz eu tinha uns 10, 11 anos e tava com meus pais!! Meu primeiro trekking e deles tbm!! E foi bem facil. Não tem como se perder. Até o Gde Bonete, vc chega no MAXIMO em 1 hr. E tem varios barzinhos no caminho para comprar agua, comida e etc. Vai sim, é mto legal!!

Dicas:

*Se estiver com camera fotografica, toma cuidado com o rio que tem q atravessar pra começar a trilha. Ele é raso mas tem um "magnetismo' incrivel a esse tipo de equipamento. Experiencia própria...rs!
*Qdo sair do Bonete em direção ao Gde Bonete, no ponto mais alto da trilha ela faz uma curva e se tem uma linda visão da praia (bonete). Não esqueça de tirar uma foto dai de cima. Eu acho que foi a parte mais bonita da trilha. Junto com umas pedras que tinham no mar, entre Oeste e Peres, que tava cheia de gaivotas. E na foto saiu cheia de pintinhas, por causa do "banho"....
*Preste atenção na mata e no mar em todo o caminho. É mto facil encontrar animais como esquilos, gaivotas, lagartos e até golfinhos!!!
*Contrariando o Rodrigo, não vai muito na onda dos locais. Eles tem uma distorção incrivel do tempo das trilhas. Ou é mto mais do realmente é ou muito menos.... mas pra achar o caminho correto pode perguntar...rs!
*Entrando em uns caminhos pra dentro da mata na praia do Gde Bonete, dá pra chegar num bar bem escondido. Marque bem o caminho, pra não se perder na volta. Mas não tem perigo. É tipo uma vila de pescadores.

Nossa! Escrevi demais! Se eu lembrar de mais alguma coisa, volto a postar.

[]'s....MIKA!!

Ps: Alguem sabe se tem alguma trilha de Maranduba para a Praia do Pulso?? Eu só fui pra lá pela Caçandoca, mas akela estradinha em dia de chuva é bem fdp....rs! Entâo eu queria ir pra lá por Maranduba....
Mais uma coisa (eita! q alugação!!): Alguem já fez a trilha q sai da Caçandoca, passa pela Raposa e vai até o Saco das Bananas ou segue em frente até a primeira praia de Maranduba, a Galhetas??? Qdo eu fui tentar fazer, me perdi no alto do morro....hahaha!! E ainda por cima quase desmaiei por q subi mto rapido....
Se alguem tiver dicas sobre essas duas trilhas ou qq outra de Ubatuba, posta ai, tá? Valeu!! E desculpa a alugação....rs!
#213191 por .Mika.
17 Nov 2005, 19:49
Ah, mais uma coisa, Crazy Guy!! Eu fiz a trilha duas vezes. Na primeira minha avó tava junto. Acho q isso responde a sua pergunta, né??

Araquém, eu não sabia da existencia dessa piscina natural na Fortaleza!! Deve ser linda!! Já tá na minha "listinha negra" de fazer em Ubatuba...

Rodrigo, tenho umas duvidas sobre a trilha depois q ela sai do Grande Bonete:
Qdo a gente chegou no Gde Bonete, pedimos informação pra um morador. Ele disse q faltava 2 hrs pra proxima praia e q a trilha é cheia de cobra. É verdade???

Aff... me empolguei de novo. É só falar em Ubatuba q eu nao paro de falar.... ou de escrever!!

Valeu!!

[]'s....MIKA!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante