Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!

#700227 por Matheus Kern
28 Mar 2012, 01:10
Ressuscitando um tópico antigo, mas estou por ir pra Cambará, nunca fui, se alguem tiver dicas, das melhores trilhas, camping bom, qualquer coisa que me ajude.
Procuro companhia também, pois meu parceiro não está muito certo, tenho muita disponibilidade de tempo para ir...
Qualquer coisa meu e-mail é teteukern@gmail.com
#700481 por gvogetta
28 Mar 2012, 18:14
Olá Matheus!

Não sei bem qual é a sua filosofia de passeio, mas vou dar umas dicas pensando em trekking leve a médio...

Se for com tempo não deixe de caminhar pelas bordas dos cânions na parte alta (acesso geralmente por Cambará do Sul) e por dentro dos cânions na parte baixa (acesso por Praia Grande SC). São 2 Parques Nacionais (PN) vizinhos: o PN da Serra Geral e o PN Aparados da Serra, cujas portarias são acessadas pela parte alta.

No primeiro, onde fica o Cânion Fortaleza, percorra as trilhas que bordejam os penhascos pelos dois lados. Imperdíveis, além das próprias vistas dos paredões pela borda sul do cânion, são as trilhas para a cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo, e a ida ao mirante (Morro Quebra-Cangalha). Com tempo sobrando o ideal lá são 2 dias para explorar bem.

No segundo, onde ficam os cânions do Itaimbezinho e Malacara (para citar apenas os 2 mais famosos pois existem outros lá), recomendo 3 trilhas, duas que percorrem as bordas do Itaimbezinho, que são a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice, ambas podem ser feitas tranquilamente num único dia. Partindo da mesma portaria do PN Aparados da Serra, com tempo sobrando, no outro dia é possível ainda esticar um pouco mais as pernas e fazer a Trilha do Cânion Malacara, que passa por outros 3 cânions, num trajeto de mais de 20 Km e cerca de 8h de caminhada. Esta mesma trilha liga ambos os parques e há alguns anos dava para fazer a travessia Itaimbezinho-Fortaleza, que hoje infelizmente está proibida pela Adm. local dos parques. Haviam outras travessias interessantes na área dos dois parques mas todas estão proibidas.

Descendo a serra, em direção à cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, ou seja, pela parte baixa (sugiro mudar a hospedagem para lá depois que esgotar a parte alta) dá para fazer a Trilha do Rio do Boi, uma das mais famosas, que acompanha o leito do rio homônimo por dentro da garganta formada pelas paredes do cânion Itaimbezinho, ora por um lado, ora por outro, onde se tem uma vista privilegiada e bem diferente daquela que se vê na parte alta. Programinha para um dia inteiro curtindo o rio se o tempo estiver bom. Na mesma linha há um passeio semelhante por dentro do Cânion Malacara. Dois dias em Praia Grande é tempo suficiente para fazer ambas as trilhas e descansar um bocado.

Como já faz algum tempo da última vez que andei pela região, estou meio por fora das opções de hospedagem disponíveis atualmente, mas vou deixar duas que conheci:

:: Em Cambará do Sul : http://www.pousadapordosol.tur.br/

:: Em Praia Grande - SC : http://www.ajnativosdoscanyons.com.br/

Outra coisa importantíssima. Na região o ideal é dispor de veículo próprio (ou alugue em Torres-RS ou na região Canela-Gramado-RS). Caso contrário se vincule a alguma operadora turística que ofereça o transporte aos locais citados. Transporte coletivo na região é praticamente inexistente.

Abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante