Ir para conteúdo

Trekking em Ambiente de Caatinga (BA-AL-PE)


Posts Recomendados

  • Membros

Estamos (eu e outro louco) organizando um trekking de 116 km totalmente em ambiente de caatinga, que percorrerá uma antiga estrada de ferro chamada Paulo Afonso, criada em 1882 e desativada em 1964, percorrendo remotos povoados da região. Já tenho bastante experiência nesse tipo de ambiente e tambem na modalidade trekking, mas toda troca de informação é muito bem vinda.

Trecho a percorrer: Piranhas-AL / Olho D'Agua do Casado - AL / Delmiro Gouveia-AL / Paulo Afonso-BA / Jatobá-PE.

Duração 3 a 4 dias. Temperatura estimada: 40 ºC.

 

Partiremos dia 25/11, e estaremos abertos a sugestões e relatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

...

-Cara, sou do Nordeste e já fiz muito trekking em região de caatinga( pessoalmente acho, um dos biomas mais fascinantes do brasil, basta uma única chuva, e 5 dias, e tudo volta a ser verde...). Realmente, como vês, os piores obstáculos serão os espinhos comuns da vegetação, a escassez de água, sem falar do calor.

 

Portanto, muita água, protetor solar, alguma roupa resistente, calças com cordura etc( para proteger dos espinhos)

 

Nesta tua trilha, recomendo um bom facão. Pois como a ferrovia é desativada, podes pegar trechos onde a mata tomou de conta dos trilhos. No mais, observe bem a logística de alimentos e água principalmente, pois podes ter dificuldades de ponto de acesso.

 

Ademais, creio que 116 km em ambiente com este, farás em 4 ou 5 dias, tardando 6.

 

Devido ao calor e dependendo da época, ausência de chuvas, podes bivacar, usando um toldo como abrigo,( ou mesmo lona plástica) que servirá muito bem para abrigar-lhes do calor nas horas de muito sol.

 

Tal região é propícia a serpentes, principalmente cascavéis, atenção.

 

Bem , é isso.

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

É acho que os caras não estão ativos no tópico. Tomara que tenham conseguido realizar a parada... Tinha bastante interesse nesse assunto, pois acho a caatinga uma região muito irada. Mas na minha opnião e pelo menos na região de sergipe onde moro é muito, mais muito, perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom aqui no estado temos muitas opções de trilhas rapidas no complexo da Serra de Itabaiana. Também tem várias opções de travessias pelo litoral norte e sul pra quem gosta de travessias pelo litoral, muita duna, muito mangue e muita praia bonita. E temos o bioma da caatinga e dos canions de Xingó, essa parte eu conheço pouco por falta de companhia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...