Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#375511 por Paulo BR
17 Jun 2009, 09:07
Marcelo Vasco escreveu:...Parece que todos que estavam na trilha desistiram, exceto o grupo que eu estava....a coisa ficou muito feia por la nos primeiros dias e vc deve estar preparado para isso.

O que eu passei la nao rolou nem na Patagonia, portanto, tenha atencao e se prepare senao a coisa pode ficar muito feia.
...

Marcelo,

O que quer dizer com a coisa ficou muito feia? Por que o pessoal estava desistindo?

Ab

obs. já fiz a trilha

#375536 por ROTA da AVENTURA
17 Jun 2009, 10:38
salve!!!
::sos:: então tive na pedra da mina no sabado e vi umas 40 pessoas descendo pelo paiolinho pois tinham desistido da travessia , choveu e fez muito frio mesmo!!!!congelou tudo fora da barraca!!!
encontramos um grupo descendo com uma mulher que tinha quebrado o tornozelo ela veio descendo de bunda kkkk!!! e outros grupos falando que algumas pessoas quase congelaram por la O BIXO PEGOU LA EM CIMA ESSE FERIADO!!!!!
faolw!!
Imagem
Imagem
#375788 por Marcelo Vasco
18 Jun 2009, 09:43
Paulo,

na quinta e sexta o tempo estava muito ruim (vento, chuva, frio, nevua), fazendo com que todos desistissem no sabado, apesar do sol que ja dava suas caras.

Mas tudo podia ser superado...um pouco de companheirismo, amor pela montanha e determinacao foram suficientes para concluirmos a travessia....

arbaco
#375897 por azaueb
18 Jun 2009, 14:48
::otemo:: Obrigado pelas dicas Augusto.
Para os interessados a se juntar ao nosso grupo, aí vão algumas informações:
Dias: 13 a 18 de Julho de 2009.
Seremos 8 (oito) montanhistas do Rio de Janeiro.
1ª noite dormiremos em Passa Quatro.
Sairemos de P 4 na manhã de 14/07 em 4X4 fretadas por lá.
3 pernoites na Serra (capim amarelo - P. Mina - 3 Estados), se tude der certo.
Retorno em Itamonte previsto para tarde de 17 de Julho de 2009.
Pernoitaremos em Itamonte ou P4 de 17 para 18/07 e retornaremos para o Rio, limpos, alimentados e cheirosos na manhã de 18 de Julho de 2009.
Qualquer dúvidas passem email para: azaueb@yahoo.com.br, pois só estou por aqui (no fórum) esporadicamente.

Abraços.
Alberto Monte
www.camelosdemochila.com
#376249 por Augusto
19 Jun 2009, 17:11
Esse roteiro tá perfeito Alberto.

Dependendo do horario que vcs iniciarem lá na Toca do Lobo creio que dê p/ vcs acamparem um pouco além do topo do capim amarelo. E se for acampar mesmo no topo da P. Mina, vá preparado p/ temperaturas negativas e muito vento.

Julho é a melhor época para montanhas. Não poderia ser data melhor.

E porque vc não cria um tópico lá no Cia p/ Viajar?
Lá e mais facil conseguir cia.

Boa sorte.

azaueb escreveu:::otemo:: Obrigado pelas dicas Augusto.
Para os interessados a se juntar ao nosso grupo, aí vão algumas informações:
Dias: 13 a 18 de Julho de 2009.
Seremos 8 (oito) montanhistas do Rio de Janeiro.
1ª noite dormiremos em Passa Quatro.
Sairemos de P 4 na manhã de 14/07 em 4X4 fretadas por lá.
3 pernoites na Serra (capim amarelo - P. Mina - 3 Estados), se tude der certo.
Retorno em Itamonte previsto para tarde de 17 de Julho de 2009.
Pernoitaremos em Itamonte ou P4 de 17 para 18/07 e retornaremos para o Rio, limpos, alimentados e cheirosos na manhã de 18 de Julho de 2009.
Qualquer dúvidas passem email para: azaueb@yahoo.com.br, pois só estou por aqui (no fórum) esporadicamente.

Abraços.
Alberto Monte
http://www.camelosdemochila.com
#377306 por KINO
23 Jun 2009, 20:14
Fala Marcelo,

Muito grato pelas dicas!!! Elas serão fundamentais!

Quanto ao seu relato da travessia, eu gostaria de parabenizá-lo. Lembro-me do fim de semana em que você fez a travessia... o tempo estava feio demais. Cheguei à comentar com a minha namorada que quem havia programado para fazer a travessia no feriado, certamente, teria que mudar os planos e adiar a data...rsrs.

Bem, conforme eu havia dito, farei a travessia à partir do dia 12 deste mês(...assim que o tempo ajudar) e pretendo fazê-la de asfalto à asfalto também. Estou precisando saber quais as distâncias(ou intervalo de tempo da caminhada) de P4 à Fazenda Toca do Lobo e da Fazenda Engenho da Serra(Pierre) à Itamonte.

Abraços.
#379893 por Marcelo Vasco
01 Jul 2009, 22:58
Valeu Kino....foi rdureza mesmo e por alguns momentos, principalmente pouco antes da na pedra da mina, so se pensava no pior.....a coisa estava caminhando pra uma hipotermia preocupante em alguns e nao tava nada legal passar por aquilo!!!

Mas logo na manha seguinte, com o ate entao inedito sol, foi demais!! deu um puta animo!! depois daquilo tinhamos que completar!!

Hj comecamos a combinar de fazer novamente a travessia, mas agora em um dia, aproximadamente 14 ou 15hs ! Provavelmente no comeco de agosto ou mesmo final de julho!! Essa eu tento fazer um relato com dicas melhores para os interessados !

Respondendo a sua pergunta, de P4 a toca do lobo se nao me engano sao 12km, fizemos em aproximadamente 2hs. So subida praticamente, tava horrivel, um lamacal escorregando pra cacete!!! Mas da pra andar num ritmo forte prestando atencao...

Depois do sitio do pierre ate a estrada e´so descida, 3km se nao me engano. Nao lembro o tempo, mas coloca uns 30 minutos pq ali vc ta´ so´no bagaco!!!!!

qq coisa diz ai!!

abraco
#413240 por Alberto Monte
21 Out 2009, 14:09
Olá amigos.
Conclui a travessia da Serra Fina em Julho e postei um relato que acredito tenha ficado muito interessante, já que se trata de um relato fotográfico com 61 fotos.
O problema é que não consegui colocar as fotos no post, já que sou meio analfabeto com computadores.
Recomendo que entrem no site do grupo que faço parte, pois lá o relato está completíssimo, inclusive com as fotos anexadas.
O site é: www.camelosdemochila.com
Obrigado pelas dicas Augusto.

Estou respondendo a este tópico com outro loguin e, como tive dificuldades para acertar o antigo, acabei que fiquei com dois registyros no grupo (azaueb e Alberto Monte). Vou tentar consertar isso.

Abraços.
#414115 por Augusto
24 Out 2009, 21:28
Blz Alberto.
Legal que deu tudo certo lá na Serra Fina. Ou quase tudo.

Tô colocando o link do seu relato que vc criou lá no Relatos de Viagem
travessia-da-serra-fina-camelos-de-mochila-julho-de-2009-t37895.html

Tá muito bom e serve de alerta p/ outros que querem repetir essa travessia.

Abcs

Alberto Monte escreveu:Olá amigos.
Conclui a travessia da Serra Fina em Julho e postei um relato que acredito tenha ficado muito interessante, já que se trata de um relato fotográfico com 61 fotos.
O problema é que não consegui colocar as fotos no post, já que sou meio analfabeto com computadores.
Recomendo que entrem no site do grupo que faço parte, pois lá o relato está completíssimo, inclusive com as fotos anexadas.
O site é: http://www.camelosdemochila.com
Obrigado pelas dicas Augusto.

Estou respondendo a este tópico com outro loguin e, como tive dificuldades para acertar o antigo, acabei que fiquei com dois registyros no grupo (azaueb e Alberto Monte). Vou tentar consertar isso.

Abraços.
#469340 por Luis Ecoturista
11 Mai 2010, 11:00
Olá, aventureiros!

Bom dia!
Na semana do feriadão de Corpus Christi (03 de junho 2010) estou planejando fazer a Serra Fina em 4 dias!
Tenho amigos (Fábio, Vivi, Well, Lee, etc) que devem ir também.
Porém, ao contrário deles, penso em sair antes do feriado pra pegar os limitados pontos de acampamento mais tranquilos.
Alguém mais disposto a encarar a travessia pra irmos trocando idéias?

Abraços!

Luis
#470210 por Tiago Korb
14 Mai 2010, 11:34
Não fiz esta travessia ainda, mas com certesa vou realizá-la! ::cool::

Se houver trekkers do RS que irão nesta travessia que sejam experientes, bem equipados e preparados fisicamente me avisem que sou parceiro. O meu planejamento já esta todo feito.

Vou compratilhar com vocês alguns dados que tenho aqui.

Altimetria:
Imagem

- Aclive acumulados: 2901 m
- Declive acumulado: 2921 m
- Ponto de menor elevação: 1544 m - sítio no final da travessia
- Ponto de maior elevação: 2798 m - Pedra da Mina
- Percurso total: 32,283 Km

Observação: Sentido da travessia Toca do Lobo - até um sítio perto da BR 354.

Visão da travessia no Google Earth:
Imagem

- Pedra da Mina via Paiolinho:

Dá para subir até a Pedra da Mina (ponto mais elevado), via trilha do Paiolinho. Esta trilha também serve como uma "saída de emergência" em caso de problemas durante a travessia.

- Altimetria da Pedra da Mina via Paiolinho:
Imagem

- Aclive acumulados: 1741 m
- Declive acumulado: 1741 m
- Ponto de menor elevação: 1565 m - camping do Paiolinho
- Ponto de maior elevação: 2798 m - Pedra da Mina
- Percurso total: 17,739 Km

Visão da Trilha Pedra da Mina via Paiolinho no Google Earth:
Imagem

Carta topográfica da travessia e trilha Pedra da Mina via Paiolinho:
Imagem
Escala 1:75000 (posso fornecer cartas topográficas do local com 1:50000).
- Traçado amarelo: trilha do Paiolinho até Pedra da Mina.
- Traçado azul: travessia da Serra Fina desde a Fazenda Toca do Lobo até o sítio.

A quem interessar os dados eu posso disponibilizar se houver permuta com outro trajeto, envie e-mail solicitando para: tiagokorb@hotmail.com
#472320 por Danilo Bellintani
22 Mai 2010, 14:06
Tiago korb,
eu irei fazer a atravessia no final de julho ou no começo de agosto ( não estou nem um pouco de ir sozinho rsrs mais por ventura se isso ocorrer vou só mesmo) um amigo meu diz que vai mais nao botei fé........ e após isso vou pra saquarea( visitar uma amiga uns 3 dias ) depois Rio de janeiro(pegar o avião, tenho que chegar rapidão pra min trampar), nunca fiz um percurso grande assim, mais dou conta =D, já fiz alguns trekkings em analandia-Sp, Brotas-Sp, e proximo a minha cidade matão-sp tem um reserva acho que é a maior do estado de SP é do tamanho da cidade em que moro, já fiz trilha lá mais tive alguns problemas rsrs é privado =/, mais em fim to enteressado em acompanhar vocÊ caso nossos dias baterem

email: danilo_755@hotmail.com, cabelinhoxd@terra.com.br

vamos manter contato, abraçooo
#472799 por Tiago Korb
24 Mai 2010, 16:22
Olá Danilo

Nessa data em que você irá na Serra Fina eu estarei indo no Pico Paraná, Olimpo e Travessia do Quiriri em SC.

Lembrando que apesar da travessia da Serra Fina ser curta, apenas 30 e pouquinhos quilometros. Ela apresenta quase mil metros a mais de subida que a da Serra dos Órgãos RJ e o principal problema é com a água!

Procure ler mais sobre esta travessia já que a mesma é considerada uma das mais díficeis do Brasil.

Vou te mandar um material pelo teu e-mail para você ter mais informações a respeito dela.

Danilo Bellintani escreveu:Tiago korb,
eu irei fazer a atravessia no final de julho ou no começo de agosto ( não estou nem um pouco de ir sozinho rsrs mais por ventura se isso ocorrer vou só mesmo) um amigo meu diz que vai mais nao botei fé........ e após isso vou pra saquarea( visitar uma amiga uns 3 dias ) depois Rio de janeiro(pegar o avião, tenho que chegar rapidão pra min trampar), nunca fiz um percurso grande assim, mais dou conta =D, já fiz alguns trekkings em analandia-Sp, Brotas-Sp, e proximo a minha cidade matão-sp tem um reserva acho que é a maior do estado de SP é do tamanho da cidade em que moro, já fiz trilha lá mais tive alguns problemas rsrs é privado =/, mais em fim to enteressado em acompanhar vocÊ caso nossos dias baterem

#472816 por Luis Ecoturista
24 Mai 2010, 17:09
Danilo:

Boa tarde!
O Tiago tem razão: a travessia da Serra Fina é dificil e exige um preparo físico excelente.
Além da mochila e os apetrechos, há necessidade de se carregar entre 3 a 4 litros de água.
Pelo fato da caminhada ser geralmente nas partes altas das montanhas (cristas), há poucos pontos de água.
Não sei se os trekkings que vc fez em Analândia e Brotas são tão intensos quanto a Serra Fina, que exige muito da musculatura dos joelhos, panturrilhas e etc. Subidas e descidas, descidas e subidas durante 4 dias!
Antes de fazer a Serra Fina é interessante curtir a travessia Petrópolis-Teresópolis ou Pico dos Marins ou outras na região de Itatiaia.
Também é legal ter bons conhecimentos sobre roupas impermeáveis (respiráveis), fleeces, botas e etc.
Afinal, há uma necessidade de se controlar o peso de cada componente, desde o isolante térmico, barraca (leve e resistente a ventos) até o saco de dormir!
O peso que carrega-se na Serra Fina é acima de 20 kilos. Não é fácil!
Mas é uma delicia!!!
No dia 04 e 05/junho farei a subida da Pedra da Mina, na Serra Fina.
E nos dias 22 a 25/junho farei a travessia completa de 4 dias.
Boa sorte pra todos nós!
Abraços!
Luis

Danilo Bellintani escreveu:Tiago korb,

#475592 por KINO
05 Jun 2010, 15:10
Fala Luis,

Então eu estou querendo fazer a Serra Fina novamente porque no ano passado eu não consegui terminar.. subi apenas o Capim Amarelo e tive que descer porque o tempo ficou feio lá em cima. Na época fomos eu e a minha namorada apenas mas quando chegamos lá em cima quase não encontramos lugar para acampar, a noite foi clara com raros momento de nuvens mas no dia seguinte o tempo mudou completamente, frio, neblina e chuva, a barraca estava congelada pela manhã.. todos que estavam no Capim Amarelo desceram, acho que apenas um grupo que não coseguiu ficar no Capim Amarelo e seguiu para ficar mais avançado deve ter descido pelo Paiolinho..

Veja as datas que vc pretende ir e me avise!

Abraços.

Rafael

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes