Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#144298 por Augusto
03 Abr 2005, 15:24
E aí Ricardão.
Tá sumido meu.

Não tá mais estudando aqui em Sampa.

KD aquele relato seu lá do Peru?

Vc entrou pela Toca do Lobo? E como tava a estrada até lá? E a trilha? Sabe me dizer como ela tá?
Tem uns colegas que estão querendo fazer a travessia. Será q dá p/ fazer no próximo feriado?

Abcs.

Augusto

#144583 por alpinista
04 Abr 2005, 13:30
E ai Augusto,

Ta a maior correria com o lançamento de alguns carros.
A estrada de acesso ta uma lama só, e puro buraco, se chover desista, a trilha está fechada demais, aquele trecho que desce do Alto do capim amarelo ta fechado de bambus, leve um facão, achamos umas cobras no caminho, no mais ta tranquilo, se fizer sol da para ir na boa.
#144677 por helbert
04 Abr 2005, 18:51
Alpinista, vou entre o dia 5 ou 10 de julho.
E o periodo que estarei de ferias.Ideal para pegar baixas temperaturas. Sou amigo de Beija Flor e ela me deu otimas referencias a seu respeito.Fica o convite para participar deste projeto.Vamos mantendo contato.

Agsts, obrigado pelo relato sao de grande ajuda para o que pretendo.A dica das cartas no site indicado foi de grande ajuda.Vou fazer a travessia de Petropolis novamente e precisava da carta de Itaipava.Em BH nao consegui esta carta no IBGE.Gostaria de tirar duvidas de pequenos detalhes sobre as travessias.Valeu !!!

O mapa GPS Adventure tirado trilhaecia mostra no ponto 488800 e 488500 na escala do mapa um local de areas de risco. Agsts e Alpinista por acaso um de vcs podem me informar o que se passa neste local.
#145520 por Augusto
06 Abr 2005, 16:38
E aí Helbert.
Em qual carta topografica vc encontrou essa marcação?
Lá no site tem varias.

Tem um croqui muito bom dessa travessia. Ele é muito bom.

A carta possui uma escala muito gde. Não recomendo vc ir com ela.

Ou se puder poste essa questão em algum tópico sobre a travesia Pete-Tere.

Quem sabe, eles podem ajudar.

Abcs.

Augusto
#145752 por El Andariego
07 Abr 2005, 09:21
Fala Galera!

Eu, meu irmão e mais um colega pretendemos fazer a travessia da Serra Fina no feriado de 21 de Abril.
Sabemos que é uma travessia "barra-pesada" e como nenhum de nós três não a fizemos ainda, estamos buscando pessoas que já fizeram e também estão interessadas em fazê-la no feriado próximo.
Augusto e Márcio Rodrigues, já decidiram se vão para lá no feriado?
Caso sim, entrem em contato comigo.

Valeu!

Márcio Roberto, El Andariego

mroberto@cpfl.com.br
marcio_andariego@yahoo.com.br
#146289 por Augusto
08 Abr 2005, 13:08
E aí Helbert.
Qto a sua duvida das areas de risco na travessia Marins-Itaguaré, aqueles dois pontos assinalados são descidas bem ingremes, que só podem ser feitas com ajuda de corda. A inclinaçao nesses pontos chega a ser quase um paredão. Ali se vc nao tomar muito cuidado, pode ser risco de vida.

Existem 2 cordas nesses pontos, mas deve-se tomar um cuidado extremo.

Qto a travessia da Serra Fina, não recomendo faze-la sem ajuda de alguém que já a tenha feito. É uma travessia muito dificil, com escassez de agua (são 2 dias sem agua).

Se eu vier a faze-la, só vai ser no Inverno. Nessa época chove muito naquela região.

Abcs.

Augusto
#147178 por ematos
11 Abr 2005, 15:21
Fala Galera,
Uma vez já postei essa dúvida e o alpinista me ajudou, porém o tópico foi excluído do fórum, então peço que se possível me ajudem novamente.
Pretendo ir até o Pico do Marins, e pelas informações colhidas na net conseguirei ir de carro até o Morro do Careca e depois são mais 4 horas até o cume. A minha programação é a seguinte: sair de Sampa no sábado mais ou menos 5 ou 6 h da manhã em direção a Delfim Moreira, depois seguir até o Morro do Careca, começar a trilha, pernoitar e descer no domingo após o nascer do sol. Algumas dúvidas minhas:
- Existe algum perigo, deixar o carro no morro do careca ?
- O acampamento pode ser armado no cume do Marins ?
- É uma trilha segura, quanto ao problema de assaltos, roubos, etc ?
- Como estarei levando 2 ou 3 pessoas que não tem experiência nesse ambiente, o horário que estou marcando pra sair está bom ?

Desde já agreço a ajuda de todos

Um abraço
#147236 por Augusto
11 Abr 2005, 17:13
E aí Ematos.
Vamos a suas duvidas.

Li alguns relatos de varias pessoas q em anos anteriores tiveram seus carros arrombados por deixarem ali no Careca ou na subida daquela estradinha.
Se fosse vc pagaria p/ deixar o carro lá naquela Ranchonete pouco antes da Subida.

Qto ao acampamento no topo do Marins, a desvantagem é q a barraca não fica protegida (existe 2 ou 3 lugares apenas q são protegidos).
Ali venta muito.
Se sua barraca for boa e estiver bem fixada não terá problemas, pois a vantagem de acampar no topo é ter a visão do nascer do Sol, q é muito bonita.

Já subi (com mochila pesada) inumeras vezes o Marins e também já fiz a travessia e em todas elas vezes chegava no topo por volta das 15:00 hrs ou 16:00 hrs (horario bom) saindo lá do Careca no máximo 11:00 a 11:30 hrs, estourando 12:00 hrs, a não ser q sua mochila esteja bem leve.

Qto ao problema de assaltos e roubos, nunca ouvi falar. A não ser esses dos arrombamentos em carros.

Abcs.

Augusto
#147307 por ematos
11 Abr 2005, 21:35
Valeu Augusto,

Deixando o carro na Ranchonete, aumenatria qto tempo mais ou menos a subida, eu não conheço o local, será a primeira vez ? Montando acampamento num desses lugares protegidos, vc acha que existe a possibilidade de subir ao cume ainda de madrugada pra ver o rair lá em cima, como se faz no Pico da Bandeira ?

Agradeço a ajuda

Um abraço
#147469 por Augusto
12 Abr 2005, 11:05
E aí Everaldo.

Da Ranchonete até o Careca creio q dá p/ fazer em uns 40 minutos. Chutando alto, no máximo em 1 hora.
Até o Careca é uma estrada e chegando em uma bifurcacao, onde a estrada vai p/ a esquerda existe uma trilha q corta caminho e segue reto. Estando lá vc vai ver.

No topo existem esses poucos locais protegidos. Já no riacho ou próximo dele, q fica na base do Pico, existem inumeros locais p/ acampamento. Todos eles estão protegidos pela vegetaçao.

Desse riacho até o topo são mais ou menos uns 30 minutos de caminhada puxada. E bastante ingreme. É preciso tomar muito cuidado.

Muita gente acampa nesse riacho, porque quase sempre no topo já está cheio de barracas.

Abcs.

Augusto
#152243 por alpinista
27 Abr 2005, 19:17
Olá Pessoal,

Desculpem não responder antes, tava fora.

Blz Augusto?

Fui fazer a travessia com o Temujin, mais foi fracasso total, só chuva e frio. Para quem for no feriado (26 maio), se possível arrume algo para proteger bem a mochila dos malditos bambus, como a trilha está muito fechada eles vão enroscar e rasgar tudo, em alguns locais só rastejando, como choveu no feriado de tiradentes acho que ng foi, e cuidado com cobras, elas costumam tomar sol no meio da trilha.

inté
#153699 por Augusto
02 Mai 2005, 16:16
E aí pessoal.

Blz Ricardo?

Fim de Maio é uma boa época p/ fazer a travessia da Serra Fina, hein.
O frio já começou e as chuvas deram uma diminuida boa.

Eu tava tentando obter algumas infos, pois tinha uma galera q ia fazer Serra Fina no feriado de Tiradentes. Nao sei se eles foram nao.

Fiquei sabendo por um pessoal de P4 q a trilha tá mesmo fechada em varios pontos, principalmente no trecho Toca Lobo-P. Mina.

Por hora acho q esse ano nao faço a Serra Fina.
Estou indo p/ lugares mais tranquilos.

Quem sabe ano q vem.

Abcs.

Augusto
#153982 por alpinista
03 Mai 2005, 13:30
Não sei ao certo, mas pode ficar tranquilo, mesmo com a trilha fechada você não precisa de GPS, da para seguir numa boa, na verdade o que chamamos de "fechada", nada mais é do que vegetação cruzando a trilha, e não nascendo na trilha, ou seja o chão está sempre limpo

Boa sorte
#154152 por Augusto
04 Mai 2005, 01:42
É como o Ricardo falou; a trilha etá fechada, mas ela continua lá.
É só ir se desvencilhando da vegetação. Nao tem erro.

O uso do GPS creio q é só p/ casos extremos.
Na trilha não existem bifurcacoes. Existem apenas um ou outro atalho. Nada mais.

Se quiser levar fica a seu critério.
Em toda a travessia o GPS funciona sem problemas.

Aos q vao, uma boa sorte.

Abcs.

Augusto
#154238 por cepb_londrina
04 Mai 2005, 11:15
Pessoal,

Lá no Parque Marumbí, Ctba, quando saimos para subir a montanha, o Guarda Parque, cadastra o pessoal na entrada na trilha e pergunta se estamos levando Rádio ou telefone, caso ocorra alguma emergência.

Quanto a comunicação, qual é a melhor forma na Serra Fina em caso de emergência; HT-Radio Amador, Talk Abolt ou telefone?

Vou levar o meu HT, pois lá do alto deve pegar bem longe! Porém, precisaria da Freqüência de Emergencia, talves seja do Bombeiro ou Defesa Civil.

Obridado deste já,

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes