Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#183038 por samuel_adv
09 Ago 2005, 21:37
Dúvidas, muitas dúvidas!!!

Eu tô afim de subir até a Pedra da Mina, provavelmente em setembro, e assim completar 3 dos 5 maiores picos do Brasil (já fiz o Bandeira e o Agulhas).

Porém, acabaram as férias, não tem mais feriadao, entào só teria o final de semana (noite de sexta à noite de domingo).

Me falaram que tem uma trilha de aprox. 9 horas até a Pedra (3 horas até um ponto de acampamento, e depois mais 6 horas até o cume), parece que nao é o mesmo caminho da Travessia da Serra Fina, isso procede? Alguem conhece esse roteiro?

[]'s!!!

#183045 por samuel_adv
09 Ago 2005, 22:12
Eu perguntei, e eu mesmo respondo!! Nada como uma boa pesquisa no bom e velho Google!!!

A trilha é conhecida como "Paiolinho", e vai direto até a Pedra da Mina, duraçao aproximada de 6~8 horas. Alguem conhece/já fez?

Além desse caminho, a outra forma de chegar à Mina é através da trilha da travessia, que demanda um planejamento (e um esforço) bem maior.

Embora eu tenha muita vontade de fazer a travessia, parece q por enquanto vou ter q me contentar com essa caminhada mesmo.

Se alguem tiver mais alguma dica (inclusive sobre pontos de acampamento no cume), é sempre bem vinda!

[]'s
#183149 por Augusto
10 Ago 2005, 11:08
E aí Samuel.

Vou descrever essa trilha saindo lá de P4.
Só nao recomendo vc tentar fazer sozinho, pois já aconteceram varios incidentes nessa trilha e na travessia. O ideal é fazer com quem já tenha feito, pois é uma regiao de dificil acesso e qqer problema por lá o resgate é bem dificil.

O caminho para chegar ao Paiolinho é ir até Passa Quatro, pegar a estrada sentido IBAMA depois virar em uma estrada de terra para a esquerda sentido Lixão (pode ficar tranquilo, muita gente da cidade conhece esses lugares). Seguir por um longo caminho até o bairro do Paiolinho. De carro, dá p/ chegar até a casa do sr Ramos se chover.. mas depende do carro!! A estrada está relativamente boa.

A trilha é bem mais detalhada. Começando a trilha, vc passará por algumas plantações, a primeira de milho, a segunda de batata, nesta ultima vc vai virar a esquerda e passar por baixo de uma araucaria (vc vai ver ela..pode ficar tranquilo!!) depois que entrar pela
trilha mesmo aparecerão alguns corregos e chegará até um de maior porte.. depois dele há uma possibilidade de se perder..., suba a direita em uma bifurcação. O resto não te erro.Fique esperto até uma pequena clareira onde estará pendurado em uma arvore a panela
vermelha. Pegue novamente a direita!!!

A travessia eu considero mais facil, em se tratando de navegaçao, mas tem o problema da falta de agua durante dois dias.

Augusto
#185559 por Nilton
17 Ago 2005, 17:01
olá

Saindo do Paiolinho,quanto tempo leva até a Pedra da Mina ?Da para fazer a subida até o topo no primeiro dia ?
#185569 por Augusto
17 Ago 2005, 17:19
E aí Nilton.

Saindo de P4 até o inicio da trilha, na Fazenda Serra Fina, indo de carro, vc vai levar por volta de 1 hora a 1 hora e 30 minutos.

Já a partir dessa Fazenda até o topo da Pedra da Mina, tranquilamente vc faz em no máximo 6 horas.

Saindo de manhã de P4, com certeza vc chega no topo no máximo 15:00 hrs, dependendo do seu pique.


Já p/ a descida vc faz em pouco mais de 3 horas.


Abcs.


Augusto
#185653 por samuel_adv
17 Ago 2005, 22:10
Augusto, fiquei com o pé atrás sobre esse lance da trilha do paiolinho.

Não conheço ninguem para ser nosso guia, e estava muito afim de encarar a trilha... estou caçando mais informações, de repente um mapa ou mais indicações, mas tá dificil.

Essa trilha do paiolinho, é muito utilizada? Ela é "óbvia", bem visível, tem algum "totem" ou indicação no caminho?

[]'s
#185772 por Augusto
18 Ago 2005, 10:38
Fala Samuel.

Nas 2x em q cheguei no topo da Pedra da Mina, estava fazendo a travessia de ponta a ponta, por isso nunca fiz essa trilha, entrando pelo Paiolinho.

Conheço algumas pessoas q já fizeram. Essas dicas foram repassadas a mim já a algum tempo.


Uma pessoa q pode lhe ajudar é o

Erasmo Arrivabene - erasmohb@gmail.com

Ele já fez essa trilha e passou os dados p/ uma carta topográfica.

Espero q ajude.


Abcs.


Augusto
#186666 por Nilton
22 Ago 2005, 09:07
Colegas

Fui e voltei vivo da Pedra da Mina nesse fim de semana.Ceu azul,lua cheia, e -5 graus de madrugada com gelo na barraca,nascer do sol, maravilhoso.
Fui pelo Paiolinho ,8 horas de subidão de matar,25 kgs nas costas,a trilha é bem marcada,Que qiser dicas entre em contato.

Abraços

Nilton
#186679 por samuel_adv
22 Ago 2005, 10:00
Oba!!!! Primeiro, parabéns pela viagem, Nilton E parabéns por voltar vivo, senão sua msg ia ser psicografada - ou psicodigitada! (hehehe)! Segundo: Vou te entupir de perguntas!!!! :-)

- Então a trilha é bem marcada? (essa é uma das minhas principais preocupações, vou com a namorada e não quero entrar em roubada).
- Tem pontos de água pelo caminho, ou é preciso levar todo o suprimento desde o início?
- E para acampar, vcs ficaram no cume mesmo? (eu estava pensando em arrumar um ponto antes do topo, para ficar protegido do vento).
- Esse tempo de subida, 8 horas, foi indo sem pressa, tranquilo, ou o caminho é puxado? A maioria da trilha é ingreme?
- Em tempo: 25kl é muita coisa, não é não? O q vc levou?!

Putz, q tanto de pergunta, desculpe-me, é que fiquei empolgado!

Se possível, passe umas dicas sobre o seu roteiro, sobre a trilha, etc...

[]´s
#186790 por Nilton
22 Ago 2005, 13:51
Samuel

Aguarde um pouco ,vou pegar as anotações com meu amigo e te passo dicas com mais precisão.

Abraço
#187428 por Augusto
24 Ago 2005, 01:15
E aí Nilton.

Se puder coloque um pequeno relato dessa subida com todas as infos e dicas.

Muita gente vai se interessar, com certeza.


Abcs.


Augusto
#187538 por Nilton
24 Ago 2005, 11:31
Ok vou juntar as informações com o meu colega

aguardem
#189042 por Nilton
29 Ago 2005, 13:13
Samuel e demais colegas interessados .

Como disse antes ,eu peguei as info com o meu colega de trilha para a Pedra da Mina via Pailoinho.
Antes respondendo ao Samuel :
-A trilha é bem marcada veja as anotações abaixo pois tem um ou outro ponto que pode gerar duvida.
-Apesar de ser conhecida pela escassez de água ,tem pontos na subida e na base da Pedra no vale do RHUA onde é possivel acampar se no topo estiver ventando ou cheio de gente.Veja nas anotações.
Alias no topo só cabem umas 4 barracas de duas pessoas e é bem exposto,Nós tivemos sorte pois estavamos só nós ,sem vento e lua cheia.
-A outra opção é acampar na base um pouco acima do Rhua onde cabem umas 8 barracas numa area plana e protegida.Dali ate o topo leva uns 40 minutos
-Se a trilha é ingrime ?....Putz ,eu tenho um condicionamento bom e achei que não conseguiria principalmente quando meu amigo disse :"Faltam umas 7 horas e isso foi só para esquentar...!!"
- Eu sempre tenho a mochila mais pesada do grupo,sou famoso por isso....e dessa vez não foi diferente ,ela estava com uns 25 kgs ou mais mesmo tendo tirado tido que é superfluo.
Levei uma barraca North Face(2 pessoas) bem leve ,o sleep para -5 Cº,Isolante Therma-rest(um pouco pesado),Fogareiro Coleman Peak 1 de benzina com reservatorio cheio para nao levar a garrafa extra,um kit de panelas(retirei uma delas),um bastao,e o resto ,so o basico,uma troca de roupa para dormir e andar no dia seguinte.
O pessoal mais friorento dormiu com tres camadas de roupas.
-Mesmo tendo agua cheguei ao topo com 5 lts pois eu bebo muito.
O relato a seguir NAO conta as paradas pois no total levamos oito horas de subida.
Qualquer duvida estamos ai.

- Diario de bordo data estelar.....

-zera o cronômetro e começa a caminhada na placa da Fazenda Serra Fina - altitude 1550m;

- 7 minutos: bifurcação. Ambas as trilhas se juntam menos de 10m à frente;

- 15 minutos: bifurcação. Tomar à esquerda (descida);

- 29 minutos: primeiro riacho. Antes de chegar neste ponto, tem duas tronqueiras (porteiras de arame farpado);

- 32 minutos: bifurcação. Subir à direita;

- 48 minutos: segundo riacho;

- 52 minutos: pequena clareira. Tomar à direita (tem uma panela, fitas e marcação numa árvore). Subida longa e íngreme, entre a mata;

- 1h08min: final da primeira subida e início de outro subidão, com menos vegetação porém areia e pedrinhas = escorregões;

- 1h25min: final do segundo subidão;

- 1h36min: clareira do acampamento base e ULTIMO PONTO d'água - altitude 2000m. ATENÇÃO: logo a seguir a trilha segue pelo meio do capim elefante, em direção ao espigão mais elevado e íngreme. Neste início da trilha há um trecho mais aberto e pisado que começa a descer; ESTE CAMINHO NÃO É O CORRETO! O CAMINHO CORRETO É PARA CIMA, NA DIREÇÃO DO ESPIGÃO;


- 3h20min: alto do primeiro espigão. A seguir, a trilha faz um sobe-e-desce por três cocurutos de altura semelhante à do espigão.

- 3h56min: no terceiro cocuruto, tomar a trilha à esquerda, para descer ao pequeno vale entre o cocuruto e o segundo espigão, que também é íngreme e aparentemente sem caminho para subir;

- 4h54min: alto do segundo espigão; a trilha desce para o outro lado do pico, e segue por cocurutos menores e mais baixos, à esquerda, para subir a Pedra da Mina por seu lado menos íngreme;

- 6h13min: alto da Pedra da Mina - altitude 2796 m.


Abraco

Nilton
#189046 por Nilton
29 Ago 2005, 13:25
Mais uma dica

Para o jantar tente o prato pronto da PANCO que tem feijoada,arroz carreteiro,risoto,dobradinha chama-se PRONTO PARA SERVIR ,voce esquenta por 7 minutos na embalagem mesmo e depois e so comer .E mais pratico ,alimenta mais que o tradicional miojo e a embalagem e pequena(www.panco.com.br).

inte mais
#189049 por rodrigoschemes
29 Ago 2005, 13:33
Excelente relato Nilton, pretendo subir esse ano ainda em Setembro, isso se o tempo ajudar.. senão fica pro próximo ano.

Só uma dúvida o acampamento q fica a 40 min do topo é na própria trilha ou em alguma bifurcação? E quanto tempo vc levou pra descer?

Pra chegar na Fazenda Serra Fina é muito ruim a estrada? Se puder passe umas coordenadas de como chegar lá..

Ah, mais uma coisa... vc comentou sobre o Therma Rest, quanto pesa mais ou menos? Vi na feira esse final de semana e interessou muito, achei confortável e mais quente que isolante comum.. só o preço quu achei meio salgado na Half Dome.. em torno de R$300.. vale a pena o investimento?

Abraços!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante