Trilha da Cachoeira - Núcleo Cabuçu/ Parque da Cantareira

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Trilha da Cachoeira - Núcleo Cabuçu/ Parque da Cantareira

Mensagem não lidapor Patibelli » 30 Nov 2010, 13:39

Mais uma vez nos reunimos para um passeio, agora para o pouco conhecido Núcleo do Cabuçu – Parque da Cantareira.

Fizemos as trilhas no dia 21 de novembro, num grupo de 23 pessoas, com a presença de 7 mochileiros ::otemo:: , inclusive iniciantes!
Possui quatro trilhas: Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m), Sagüi (730 m), Cachoeira (5,2 Km). – 7km total.

A trilha da cachoeira é definidade como grau de dificuldade alto, sei que são só 5 km, mas tem umas subidas fortes, acredite na placa!

O Núcleo Cabuçu, é um pedaço intocado de 26,7 km quadrados de floresta nos limites de Guarulhos (SP),o projeto foi realizado entre 2001 e 2005 onde promoveu um inédito mapeamento da região, com a identificação de cada uma de suas microbacias e a instalação de uma estação meteorológica, o parque foi inaugurado em junho de 2008.

Assim como outras glebas que hoje formam o parque, boa parte da Bacia do Cabuçu foi desapropriada para compor a área a ser protegida pelos mananciais de abastecimento, em 1904 foi construída a barragem, ficando conhecida como Represa do Cabuçu, funcionou por mais de 60 anos, sendo desativada quando entrou em operação o atual sistema Cantareira.

Nosso ponto de encontro foi no Jabaquara as 8h, e dessa vez 8h30 já estávamos na estrada.
Endereço do parque: Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (km 80 sentido SP-BH), seguindo pela Estrada do Cabuçu até o nº 2.691

Seguimos o GPS do ancião Antônio e claro nos perdemos um pouco, e acabamos indo pelo velho boca a boca, até que alguém nos indicou o caminho certo para a avenida de acesso ao parque. Claro que ninguém nos informou que a numeração da avenida tinha mudado, quando entramos nela viramos a esquerda e os números aumentavam, chegando ao 5.000 e o parque ficava nos 2.691 por mim já tínhamos feito a volta, mas continuamos e logo surgiram placas indicando o parque.
Para chegar lá é ruinzinho, mas o parque em si é super bem cuidado, o estacionamento também é muito bom, mas não é muito grande, pagamos 5,00 para entrar fomos no banheiro logo na entrada e os homens conversaram com um guardinha e decidiram ir direto pra Trilha da cachoeira, o que logo se mostrou a opção errada.
Dica, ao entrar no parque, vá em direção ao banheiro e pegue a trilha Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m). O fim da Jaguatirica sai na trilha da Cachoeira (5,2 Km), bem próximo da represa. ::otemo::
Essa é a entrada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Durante todo o caminho encontramos vários grandes assim
Imagem

Essa é a Ariana - primeira trilha dela hein!
Imagem

Maira e o filho Caiuá
Imagem

Imagem

Imagem

Davi e Eliane "perdidos " no meio dos bambus
Imagem

Imagem

Meu pai e o Antônio - os anciões da turma
Imagem

A galera se esbaldou nesse riacho, é rodeado por bananeiras
Imagem

Imagem

Imagem

Chegamos na Cachoeira, e como filha de peixe, peixinho é, eu ataquei!!! kkkk
Imagem

Imagem

Imagem

Essa é a Praça Manacá da Serra, onde começa a Trilha do Sagui
Imagem

Imagem

O Davi viu esse brinquedo e saiu dizendo pra todos que tinha um sagui na árvore, imagina nossa cara quando chegávamos nela... kkk ::dãã2::
Imagem

Essa é a galera aqui do mochileiro que foi na trilha!
Imagem

essa é a "represa" - todos queriam pular na água, mas era proibido e tinha um segurança de barco vigiando...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No museu, detalhe para o André capotado ano fundo.
Imagem

E aqui estamos nós no final, o povo louco para ir embora!

Imagem

Essa é a Praça da Preguiça!

Imagem

Essa é a entrada da trilha Jaguatirica
Imagem
Editado pela última vez por Patibelli em 02 Abr 2014, 11:37, em um total de 2 vezes.
Patibelli

Re: Trilha da Cachoeira - Núcleo Cabuçu/ Parque da Cantareira

Mensagem não lidapor Wellington.X » 04 Dez 2010, 11:12

Essa trilha foi muito legal mesmo!
Sem dizer que tivemos o imenso prazer de ter companhias maravilhosas,o pessoal super de boa e animado.
E ae Patty planos para esse mês ainda?!Se tiver não deixa de me avisar!^^
Wellington.X

E a próxima??

Mensagem não lidapor RICARDO DE MORAES » 20 Abr 2012, 17:03

-

Galera, eu e minha esposa somos inciantes em fazer trilhas, mas temos muita vontade da fazer trilhas em grupo.

E ai, quando será a próxima?? Meu e-mail; atendimentosocial@ig.com.br

Um forte abraço a todos e fiquem com deus!!!
RICARDO DE MORAES

Mensagem não lidapor Ludovic » 24 Fev 2013, 13:03

Ola,

Eu sou Frances, desculpa para meu portuges...
Nos queriamos trilhar é nao sei onde é a entrado do parque, você poderia enviar uma image "google map" come o punto de entrada do parque (Trilha das cachoeras e nucleo cabuçu).
Eu tinho differente enderços e nao é muito claro para nos...
Muito obrigado para seu ajuda,

outro pergunta, você conhece um livro de trilhas para o estado de Sao paulo ?

meu email: ludothiriez@msn.com
Ludovic

Mensagem não lidapor Ransato » 24 Fev 2013, 21:53

Ludovic

Estou lhe enviando o link do google maps do núcleo cabuçu a trilha da cachoeira é no mesmo local.
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR ... a=N&tab=wl

Abraços
Ransato

Re: Trilha da Cachoeira - Núcleo Cabuçu/ Parque da Cantareir

Mensagem não lidapor _ap.lucy_ » 11 Mai 2013, 00:05

Oi Ludovic,

Caso você ainda não tenha feiro a trilha eu estou planejando ir com alguns amigos do couchsurfing pra essa trilha. Se você quiser se juntar a nós, está convidado.

Luciana
_ap.lucy_

Voltar para Trilhas & Travessias na Região Sudeste do Brasil