Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#474396 por crista - retired
31 Mai 2010, 00:52
Neste domingo (30/05) fomos até o Parque estadual do Jaraguá, Zona Oeste de SP, para fujir um pouco dos passeios de quem mora na capital (shopping, cinema, etc...). Fizemos a trilha do pai zé, num ritmo mais puxado em 1 h. Depois tem mais 1h para a volta.



Imagem


a trilha tem um trecho na mata e depois passa para outro tipo de vegetação - campos de altitude.


uma cobra pequena, que não soubemos identificar

Imagem ::ahhhh:: ::ahhhh::

vimos sagui, macaco prego..




Imagem



pequeno histórico recente do local (fonte: http://www.picodojaragua.com.br):

1940

A fazenda do Jaraguá passa ao domínio do Patrimônio Público. Pouco antes, por meio de 30/11/1939 o Governador do Estado representado pelo Sr. Ademar de Barros, foi autorizado a adquirir a fazenda, constituída de 202 alqueires e as benfeitorias ali existentes. Devido a vegetação precária, o decreto determinava a plantação de jequitibás, jacarandás, ipês, sapucaias, paineiras, canelas, aroeiras, perobas, coqueiros, pau-brasil, guarupus (ficheiros), etc. (quase mil árvores). Quase dez anos de reflorescimento administrado pelo admirador da flora brasileira, Otávio Bicudo. Foi constituída uma comissão de várias pessoas ligadas à fauna, com a idéia de fazer do local uma grande área de lazer (não funcionou sugestões, não foram concretizadas). A partir disso, a Fazenda ficou exposta a várias investidas como as construções da torre de transmissão da Rádio Bandeirantes e dos postos das polícias militar e civil, alterando a paisagem original. Houve muita polêmica na época, posicionamento de grupo contrários às investidas, manifestação da sociedade Amigos da Cidade e, inclusive de jornais paulistanos, que consideram as ações como sendo "atitudes de vandalismo". Nada aconteceu, por que a retirada da torre implicaria em grande soma de dinheiro.

1961

Através do decreto 38391, de 03 de maio, foi criado o PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ sob responsabilidade da Secretaria da Agricultura, dez alqueires foram cedidos à Secretaria de Turismo para implantar o complexo turístico na região. Nesse mesmo ano, o governador Ademar Pereira de Barros autorizou a concessão de parte da área para a construção de linhas de transmissão para as redes Bandeirantes, Globo e Cultura de televisão.

1975

No fim deste ano, paisagistas, historiadores e engenheiros buscaram uma infra-estrutura, adequada e procurando não ferir a paisagem da região. No topo, foi feito uma marquise de 1730m. com sanitários, lanchonetes, posto de informação, três belvederes (mirantes) e uma grande peça movimentada para ter uma visão panorâmica da cidade. No sopé do morro, existem espaços livres para atividades de recreação e permanecia onde há anfiteatro, lanchonetes e conjuntos sanitários.

1978

Foi pedido o tombamento do Parque Estadual do Jaraguá.

Particularmente acho uma pena que o parque atualmente tenha pouca fiscalização, pois a má educação das pessoas é intolerável. Vimos pessoas alimentando os macacos, deixando lixo na trilha, enfim...
havia muitos "farofeiros". Eu acho que a coisa iria melhorar um pouco se o acesso ao parque fosse cobrado. ::carai::
Editado pela última vez por crista - retired em 22 Jun 2012, 20:16, em um total de 1 vez.

#476183 por Fábio Borges
07 Jun 2010, 22:03
Belo relato,
realmente esta trilha foi a que encontrei mais lixo pelo caminho das que eu fiz de nossos parques Estaduais.
Em minha mochila carreguei muito lixo morro acima, ainda bem que quase no final havia um cesto de lixo e pude aliviar o peso, tinha até lata de cerveja rs.
É impressionante a falta de educação de algumas pessoas...
#604809 por Marcos_Milan
25 Jun 2011, 14:16
Opa!!

Fiz a trilha do Pai Zé ontem, sexta 24/06 e nao encontrei lixo algum. Acho que o "povinho" resolveu ir pra outro lugar no feriado. É uma pena que independente do lugar, uma vez gente suja, sempre gente suja. Se nesse feriado a trilha do pai zé nao virou lixão, outros lugares com certeza viraram.....

Lembro de uma subida à pedra do Bau e até lá que é de dificil acesso, havia lixo pelo caminho.... ....a humanidade é sem duvida um grande erro.... hehe

Abraços!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes