Trilha Ecológica do Parque do Cocó - Fortaleza - Ceará

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na Região Nordeste do Brasil. Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Trilha Ecológica do Parque do Cocó - Fortaleza - Ceará

Mensagem não lidapor LEO_THC » 24 Ago 2009, 14:19

:arrow: FONTE: O Povo
http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/903924.html


A maior trilha do Parque do Cocó, com 1.350 metros, foi liberada ontem para passeio. O acesso à trilha Principal foi interditado em maio, por conta das fortes chuvas que atingiram a Capital e deixaram alguns trechos intransitáveis. A interdição ocorreu para que reparos fossem feitos no percurso. Das quatro trilhas do parque, duas, as trilhas da Azeitona e da Lagoa, já estavam funcionando normalmente. Com a abertura da trilha Principal, falta apenas a do Rio voltar a receber o público.

Durante a interdição, os percursos da maior trilha do Cocó apresentavam muitas poças de lama e áreas alagadas. As passarelas e pontes de madeira estavam rachadas e molhadas, o que aumentava o risco de acidentes. Ontem, a situação era outra. As passarelas, as pontes e as proteções laterais estavam recuperadas. Além das lixeiras de madeira, que também foram reparadas, outras, de concreto, foram colocadas no percurso. O campo de areia, alagado desde o início da quadra chuvosa, estava seco.

Nos trechos da trilha que antes estavam inundados pela água da chuva e do rio Cocó, as pessoas aproveitavam para caminhar, andar de bicicleta e passear com a família. A advogada Cristiane Leite Albuquerque, 41, que todos os fins de semana passeia com o marido e o filho nas outras trilhas, foi com a família para aproveitar o primeiro dia de reabertura da trilha Principal. “A madeira das pontes foi trocada, outras lixeiras foram colocadas. Está bem melhor”, avalia.

A defensora pública Amélia Rocha, 33, que costuma caminhar aos domingos no parque, aproveitou a reabertura para fazer todo o percurso da trilha Principal. Apesar de sentir falta da caminhada pelo trecho, ela considera que a interdição foi necessária. “Nós tivemos chuvas fortes até o fim de junho”.

>> O POVO entrou em contato com o gerente do Parque do Cocó, Inácio Prata, para obter mais informações sobre a reabertura da trilha Principal e o prazo para entrega da trilha do Rio. O gerente estava de folga e, por isso, não poderia conceder entrevista.

SERVIÇO
Informações sobre o Parque do Cocó e trilhas ecológicas monitoradas: (85) 3271.6589 ou (85) 3101.5550.
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

- Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia

- O dia em que a Bolívia parou para ver Evo Morales

- Uma Noite de terror no deserto boliviano


"Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho" (Raul Seixas)
Avatar do usuário
LEO_THC
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 2611
Desde: 15 Dez 2004, 13:07
Localização: Salvador

Voltar para Trilhas & Travessias na Região Nordeste do Brasil



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes