Ir para conteúdo

Trilha nova no Parque da Chapada dos Veadeiros


Posts Recomendados

  • Membros

Tive o prazer de integrar um grupo do pessoal do ICMBio que está abrindo uma nova trilha dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A ideia é criar uma alternativa para quem dispõe de dois dias e quer fazer uma caminhada mais radical.

Já tinha combinado com o Renato aqui do Mochileiros uma trilha para o final de semana do dia 12 e 13, mas qual não foi minha surpresa quando ele me repassou o convite que o Fabio do ICMBio havia feito a ele. Aceitei sem pensar meia vez, apesar da previsão de chuva tenebrosa para o final de semana.

A trilha tem 15 km no primerio dia e 8 Km no segundo, passa pelo Jardim de Maytrea e termina na base do Morro do Buracão. Saímos por volta das 10h da portaria do Parque e caminhamos até o Canyon 1, que segundo me informaram fica uma boa parte do ano fechada para que o Pato Mergulhão possa botar seus ovos tranquilamente por ali.

Até o Canyon 1 a trilha é bem batida, já que é uma trilha oficial do parque. Dali para frente todo o resto está sendo aberto pelo pessoal do ICMBio e, por isso, tem muito vara mato ainda. Segundo nos informaram o objetivo é abrir a trilha em maio. Chegando no Canyon 1, a trilha sai pela direita e avança até chegar em uma área de vereda, em que o pessoal estuda construir uma passagem elevada (assim como no parte final na base do Morro do Buracão).

A travessia cruza o Rio Preto duas vezes, uma no primeiro dia e outra no segundo. O objetivo desta expedição foi também avaliar a altura do rio em período de cheia (e ele estava bem cheio). No primeiro dia, atravessei de bota, levei um escorregão e me molhei inteiro, mas no segundo, apesar de estar mais cheio atravessei só de meia e foi muito melhor. Além disso, o Fabio providenciou pelo rádio uma corda que foi fundamental.

A trilha tem paisagens interessantes nos dois dia. No primeiro dia, para mim, o ponto alto foi uma florestinha de pinheiros bebês (acho que o nome exato não é esse – são mini pinheiros, parece bonsai) e o visual de de Morro do Buracão e a Baleia também no primeiro dia. No segundo dia, o destaque foi um mirante, de onde a gente tem uma visão de 360.

O ponto negativo foi a chuva. Chouveu quase que ininterruptamente durante toda a caminhada. Por sorte, na hora de montar acampamento e cozinhar a chuva tinha dado uma trégua. No segundo dia, até abriu um solzinho rápido quando a gente atravessava o rio, que foi suficente para me deixar com o rosto e com as mãos bronzeadas. (Nem cogitei levar protetor solar já que a previsão era chuva sem parar).

Infelizmente tive que optar por aceitar uma carona, já que não queria chegar muito tarde em Brasília e, além disso, tinha pego um mal jeito desgraçado nas costas e assim encerrei junto com uma outra pessoa do grupo a caminhada do segundo dia na cota dos 4 km. A trilha passará por este ponto onde tem uma antena e uma casinha, que serve (acho) de ponto de apoio para fiscalização, combate a incêndio etc. A ideia é construir ali uma área de sombra e alguns bancos para os trilheiros. Dali também parte uma estrada que vai dar na estrada que liga a rodovia a São Jorge. No futuro, quem quiser encurtar o segundo dia poderá combinar o resgate ali tbm.

O clima na cidade não estava lá muito amistoso, porque o ICMBio determinou a aplicação de uma resolução de 2008 que não obriga a contratação de guia para entrar no Parque. Agora contrata guia quem quiser. Não vou fazer nenhum juízo de valor sobre essa decisão, mas a impressão que eu tive é que há muita dúvida sobre a decisão ainda. Segundo o pessoal do ICMBio foi feita uma pesquisa que mostrou que 80% dos visitantes do Parque contratariam guia mesmo que não fosse obrigatório. Mas os guias não querem nem saber e diversas placas foram pichadas em sinal de protesto.

O ICMBIO argumenta que a entrada em outros Parques Nacionais com trilhas muito mais difíceis (como é o caso da Serra dos Órgãos, por exemplo) não exigem a contratação de guia. Eles estão adensando a sinalização de todas as tilhas dentro parque para garantir que ninguém se perca lá dentro, apesar de as trilhas serem todas muito bem marcadas.

Agradeço ao Renato e ao Fábio por terem me convidado para a empreitada. E espero encontrá-los novamente!!

20130115162558.JPG

20130115162821.JPG

20130115162947.JPG

20130115163057.JPG

20130115163151.JPG

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20130115163411.JPG 500 375 Legenda da Foto]Esse é o Fabio, quase se afogando..hehehe. [ ].[/picturethis]

 

20130115164009.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Show de bola saber que o ICMBio se preocupa em abrir novas trilhas para trekking em parques nacionais. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Parabéns ao Fábio pela iniciativa, e a galera mochileiros.com pela participação. Acho muito importante estarmos presente nestes momentos demonstrando nossa união e interesse na preservação, conservação e abertura de novas trilhas e espaços para caminhadas, escaladas, rapel, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Show de bola saber que o ICMBio se preocupa em abrir novas trilhas para trekking em parques nacionais. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Parabéns ao Fábio pela iniciativa, e a galera mochileiros.com pela participação. Acho muito importante estarmos presente nestes momentos demonstrando nossa união e interesse na preservação, conservação e abertura de novas trilhas e espaços para caminhadas, escaladas, rapel, etc...

Oi Otávio, com certeza. O Parque aqui da Chapada dos Veadeiros merecia e muito ganhar trilhas novas e longas. abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...