Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#444117 por tdz
04 Fev 2010, 07:57
Olá a todos,

edubisan, quase nos encontramos, eu fiz o saco das bananas no dia 20/01 - 21/01.Só que eu tive que chegar até a caçandoca a pé mesmo, ou seja, uma hora a mais de caminhada, ainda esta com equipamentos para pernoite, pois passamos a noite no Frade ( que os locais chamam de Simão ).

Levamos aproximadamente três horas e meia da Br até o saco das bananas, a trilha que sai do fundo da caçandoquinha até raposa / Saco das Bananas é bem ingreme, são muitos morros até o Saco das Bananas, a trilha estava 4x4 muito barro, galhos, pedras, arvores caídas. Eu achei a trilha bem fechada principalmente o trecho Frade x Ponta da Aguda, achei que fazia bastante tempo que ninguém fazia a trilha, mais fiquei surpreso ao descobrir que você edu passou por lá alguns dias antes de mim, acho que a situação estava ruim na trilha devido as chuvas então. Para quem vai fazer a trilha no sentido Caçandoca - Ponta Aguda, e quiser conhecer a praia da raposa, fique atento pois realmente a trilha que desce para a praia da raposa quase não da pra perceber, realmente na praia da raposa havia muito lixo, em compensação a praia do Saco das Bananas é uma das melhores de Ubatuba. Na praia do Frade, enfrentamos nuvens de mosquitos e borrachudos, não coloquei nuvens entre aspas pois realmente havia algumas nuvens de borrachudos, nunca vi coisa igual ! :D

Mais vale muito a pena a visita, a praia do Frade é um ótimo lugar para camping selvagem, vale a pena fazer essa travessia e fazer um pernoite no Frade, pois assim, pode se aproveitar mais as belezas das trilhas.

Abraços

#521262 por Marco Calavera
08 Nov 2010, 21:34
Pessoal,

Estou planejando um passeio de alguns dias, com a patroa, pela região.
1 - A idéia é seguir por Caraguatatuba, pegando um ônibus até Tabatinga (ainda não sei como fazer isso, mas não deve ser difícil descobrir).
2 - De Tabatinga, seguir a pé até o camping da praia da Ponta Aguda.
3 - Tendo montado o acampamento montado lá, passear pelas praias vizinhas e quem sabe fazer um snorkeling.

Mas tenho visto que há quem acampe em espaços próximos à trilha, ou mesmo nas praias. Será que seria perigoso só nós dois acamparmos por lá? Pretendo tomar todos os cuidados quanto à natureza, mas o bicho-homem é meio imprevisível, não é? Vocês têm notícias de crimes por lá?

Nunca acampei em lugar turístico, por isso fico com a pulga atrás da orelha...

Abraços
Marco
#521356 por tdz
09 Nov 2010, 07:42
Olá a todos,

Marco, se você vai ficar no camping da Ponta da aguda, eu acho que não tem problema, o que acontece é o seguinte, em qualquer lugar que formos, estamos sujeitos a atual violência, o que eu tendo fazer é relaxar e curtir a viagem, porque se você for pensar e ficar remoendo essas idéias, você nem sai de casa, e também, se você pensar, há muito mais perigo na cidade (lotada de maníacos) do que na mata, ontem teoricamente há um número menor de pessoas, logo teoricamente um número menor de lunáticos ! ::dãã2:: Mais Bricandeiras a parte, o que eu posso dizer da região, pois já fiz algumas trilhas em Ubatuba, é que é muito segura, não ouvi relatos de incidentes nestas trilhas, tomando todo o cuidado básico que você tomaria em qualquer viagem, acredito que não terás problemas, acho que até estatisticamente exista um número maior de incidentes com animais peçonhentos, quedas, fraturas, do que com crimes na região.

Como você vai ficar em camping, o risco é menor ainda, quando se faz camping selvagem, há um risco teorico maior, evite montar a barraca próximo a trilha....como vc citou....pelo menos é uma técnica que eu uso, porque se vc pensar bem, a trilha é por onde as pessoas passam, e se sua barraca esta próximo a trilha, logo você será avistado. Mais repito, o lance é relaxar e curtir o lugar, que é muito bonito por sinal, no mais desejo a você uma boa viagem !!!

Qualquer coisa que precisar, estamos aí ! ::otemo::

Abraços
#521375 por ROTA da AVENTURA
09 Nov 2010, 09:01
e ai calavera blz !!
pow aquela região é show !!as praias bem legais !! olha pra vc pegar um busão de caragua ate tabatinga blz , mas ai depois não se esqueça que tera que dar uma boa caminhada ate a praia da ponta aguda !!
a questão de segurança é complicado né !! o camping na ponta aguda acho que não tera problemas !
estive por la faz umas 2 semanas numa prova de corrida de aventura que foi por aquele cantos , da ponta aguda ate a praia da lagoa é uma caminhadinha mais sussa depois da lagoa vem a praia do frade é uma caminhada por trilha tambem , mas sempre trilha bem marcada e continuando na trilha vc vai sai la na praia da caçandoca / do pulso !!
igual o tdz disse se pensarmos muito nem saimos de casa !! mais é importante pénsar nisto , é evitar de deixar coisas de valores na barraca ou deixar "amostra" pros olhos "gordo"
agora é so curtir as praias !!! pq vc não faz a travessia destas praias? entra na tabatinga e sai na caçandoca ?é uma travessia curta e muito facil de ser feita a trilha é bem marcada !! só não se esqueça que onde o bus te deixa na tabatinga e´uma caminhada ate a ponta aguda e tambem da caçandoca ate a rodovia pra pegar o bus novamente tambem é uma pernada!!
falow e boa caminhada !!
#521472 por Marco Calavera
09 Nov 2010, 12:42
Obrigado tdz e bruno.

A viagem tem alguma coisa de lua-de-mel, por isso pretendemos ficar descansando um pouco. Mas acredito que, nos dias que ficarmos por lá, vamos acabar fazendo a trilha. Por sinal, eu estava tentando conseguir um croqui das trilhas mas, pelo jeito, não é fácil se perder por lá.
Fiquei um pouco receoso porque sei que o litoral é bem violento, especialmente durante os períodos de temporada. Mas isso se refere às cidades, os lugares de grande movimento. Fico feliz de saber que a parte mais deserta é tranquila.

Quanto à distância do ponto de ônibus até o camping, é de pouco mais de 4km, segundo o google maps.

Obrigado pelas informações, novamente, pessoal.
Abraços
Marco
#521905 por Augusto
10 Nov 2010, 14:15
Blz Cavalera.
Só complementando o que o Thiago e o Bruno falaram.

1) Na Rodoviária de Caraguatatuba vc têm 2 opções de ônibus:
tem o circular até a Praia da Tabatinga, descendo junto ao Portal da Divisa Caragua/Ubatuba ou o ônibus que faz a linha Caragua-Ubatuba. O 1º que tiver saindo, vc pega.

2) Se prepare que vc vai caminhar p/ caramba e com trechos de subida forte, mas como é só por estradas, não tem erro.
Se for escolher um camping estruturado, esse da Praia de Ponta Aguda é o único que tem naquelas praias. Eu ficaria ali.

Já se for camping selvagem aí eu já te indicaria a da Praia da Lagoa.
Ponta Aguda é uma praia bem movimentada e é provavel que vão te encher o saco se vc acampar na areia dessa praia.
Se quiser acampar junto da trilha, esqueça. Até essas praias é só estrada de terra. Trilha mesmo vc vai encontrar no acesso à Praia da Lagoa e do Frade.
A desvantagem é que vai ser uma caminhada a mais até a Lagoa, mas não tem erro p/ chegar lá. Só vai demorar um pouco mais.

3) Qto a snorkeling, a melhor praia com certeza é a da Figueira.
Tem a Mansa que fica ao lado da Ponta Aguda.

Qto aos croquis, vc encontra alguns no álbum de fotos desse relato.

Abcs

Marco Calavera escreveu:Pessoal,

Estou planejando um passeio de alguns dias, com a patroa, pela região.
1 - A idéia é seguir por Caraguatatuba, pegando um ônibus até Tabatinga (ainda não sei como fazer isso, mas não deve ser difícil descobrir).
2 - De Tabatinga, seguir a pé até o camping da praia da Ponta Aguda.
3 - Tendo montado o acampamento montado lá, passear pelas praias vizinhas e quem sabe fazer um snorkeling.

Mas tenho visto que há quem acampe em espaços próximos à trilha, ou mesmo nas praias. Será que seria perigoso só nós dois acamparmos por lá? Pretendo tomar todos os cuidados quanto à natureza, mas o bicho-homem é meio imprevisível, não é? Vocês têm notícias de crimes por lá?

Nunca acampei em lugar turístico, por isso fico com a pulga atrás da orelha...

Abraços
Marco
#533125 por Marco Calavera
15 Dez 2010, 20:21
Pessoal, desculpem pela demora em dar um retorno.
É que eu cheguei de viagem e veio uma avalanche de pepinos para que eu os resolvesse...

O Bruno me mandou a carta e eu imprimi colorido numa folha A3. Ficou perfeito, a carta é ótima. Valeu, Bruno!
(Se alguém for fazer isso, dê preferência para a impressão a lazer, que não borra em contato com a água)

O passeio foi de mais, embora não tenha feito todo o percurso porque machuquei o pé.
Fiquei inexplicavelmente com uma bolha no pé antes mesmo de chegar à Tabatinga e, lá, tomei 30 picadas de borrachudo no mesmo pé. Depois de ficar parecido como Abapuru da Tarsila do Amaral (créditos à minha esposa, sempre carinhosa), acabei resolvendo só conhecer as praias vizinhas da Ponta Aguda.
Fiz snorkeling na Figueira e depois numa lage em Ubatuba. Só serviu pra eu voltar morrendo de vontade de aprender a mergulhar!

O lugar é sem comparação, e percebi que nessa região, o pessoal dos campings tem mania de oferecer cafézinho! ::lol3::
A única coisa que me chateou é que encontrei "muito" lixo na região da Ponta Aguda, o pessoal vai passear por lá e deixa o lixo sem a menor vergonha!! ::toma::
Cheguei a recolher umas coisas que encontrei nas trilhas, tive que carregar tralha a mais na volta, mas fiquei indignado com porcarias estragando aquelas paisagens!!

Agora não vejo a hora de voltar para lá e explorar todas as trilhas possíveis!
#533230 por ROTA da AVENTURA
16 Dez 2010, 07:54
e ai calavera blz !! que legal que vc e sua esposa curtiram aquele cantinho do litoral !! e que a carta teve utilidade para vc !!!
puts é uma caminhadinha ate a ponta aguda hehehehe !!! mas o legal é isto que vocês curtiram e estão com vontade de voltar !!
é o pessoal é terrivel mesmo leva muito lixo e não os tras de volta ::toma::
ps: repelente no litoral é quase obrigatorio !! sempre levo um frasquinho no bolso !!!!
mas é isso brother !!!! outro lugar legal pra vc ir é pra ilhabela showww !!!!
falow
bruno
#707084 por clebermarcel
16 Abr 2012, 18:45
Pessoal, estou trabalhando com os donos da Taoland na Ponta Aguda para reformular a pousada. Queria saber a opinião de vocês sobre o local e a região, bem como possíveis alternativas para melhorar o lugar. Há inclusive uma área planejada para servir como albergue e restaurante.

Cogitamos chamar pessoas para ajudar na reforma em troca de acomodação e alimentação (algo no esquema WWOOF - www.wwoof.org). Será que isso funciona no Brasil?
#709745 por Augusto
24 Abr 2012, 04:47
Creio que a localização dessa eco pousada pode ser um complicador.
Se alguém for p/ lá a pé vai ter de caminhar muito e por estrada precária.
Não sei se melhoraram, mas aquela estrada de acesso não é p/ qqer carro.
A não ser que fosse alguém que já gostasse de caminhar.

Reformar uma pousada acho que tem de ser feita por profissionais.
Contratar mão de obra em troca de alimentação e hospedagem é correr o risco de encontrar gente sem experiencia nenhuma na area.
E o que é pior, só estar ali p/ curtir a praia e ganhar casa e comida de graça.

Abcs

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes