Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#638963 por gutotm
04 Out 2011, 08:12
Essa trilha fui bem mais leve, quase um passeio. Como a previsão era de chuva para o final do dia, decidimos fazer essa trilha mais curta e não acampar. Novamente estavamos eu, a Adriana, o João e a Cris, além da participação ilustre da Luiza e da Tirza, que deram um pouco mais de alegria durante a trilha.

Chegamos na praia da Enseada por volta de 11h30 e pouco depois já esavamos começando a caminhada. A trilha começa do lado esquerdo da praia, em um caminho largo de pedra, quase uma estradinha. Passamos por dentro de algumas propriedades particulares (pelo menos era o que a placas diziam) e entramos numa trilha mais fechada. O caminho tem pouco desnível e quando algumas clareiras apareciam, era possível ter um gostinho da beleza do lugar que estavamos chegando. Acho importante ter um pouco de cuidado usando tênis e calça, já que a serra do Mar abriga algumas cobras venenosas. Durante a caminhada uma passou pela minha frente. Não sei dizer se era venenosa, mas acho que vale a prevenção.

Pouco mais de uma hora depois chegamos a um bifurcação. Era a saída para a primeira praia. Começamos a curta descida. Logo antes de chegar a praia, é preciso descer um morro bem inclinado, onde algumas cordas velhas nos ajudam a manter o equilibrio. É uma mini escalada, mas muito mais divertida do que perigosa rs.

Enfim, a primeira praia, totalmente deserta, super pequena, linda. Caimos direto na água. Algo que achei estranho foi a quantidade de lixo (garrafas pet, embalagens e até um butijão de gás) parados na borda. Fiquei na dúvida se aquilo tudo era lixo de turistas, o que seria um absurdo, ou se era trazido pelas marés, o que também não deixa de ser um absurdo.

Não perdemos muito tempo pois a chuva parecia estar cada vez mais perto. Voltamos para a trilha, subimos até a bifurcação e continuamos rumo a segunda praia. Menos de uma hora por um caminho mais aberto e já colocavamos os pés na areia novamente. Outra praia linda e deserta. Essa já é preciso ter bastante cuidado para mergulhar, pois a praia é de tombo e o mar é muito forte. Depois de algum descanso, fotos e conversas, chegava a hora de voltar, ainda com direito a um bom banho de chuva.

Acho que pra quem está com pouco tempo e quer fugir das praias comuns e lotadas de Ubatuba, essas duas prainhas perdidas são uma ótima pedida. Além de curta, a trilha não é muito cansativa, e rola até de ir com crianças, como nós fomos, sem problema algum, apenas tendo um pouco mais de atenção.

Algumas fotos:
https://picasaweb.google.com/gutotm10/24092011TrilhaPontaDoEspia

Outros relatos no nosso blog:
http://projetoandancas.blogspot.com
Editado pela última vez por gutotm em 18 Out 2011, 16:47, em um total de 1 vez.

#640150 por divanei
07 Out 2011, 20:07
Fala guto,
Resolveu se aventurar na Ponta do Espia ? É impressionante como um lugar tão perto de praiais muvucadas , seja tão pouco conhecido. Bom, melhor pra nois. Parabéns por ter disponibilizado o relato. Vou deixar aqui o relato que eu fiz tempos atrás para ajudar outros mochileiros :

trilha-na-ponta-do-espia-ubatuba-sp-t38249.html


Imagem

Imagem
#734861 por otavio_aon
07 Jul 2012, 19:56
Gustavo, dá pra chegar até a Praia Grande por essa trilha? (começando na Enseada e terminando na Praia Grande)

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes