Oi pessoal!
Acabei de retornar de MP, especificamente da trilha Salkantay.
Acredito que a grande frustração da maioria reside na grande expectativa em relação a conforto, estrutura, alimentação, etc.
Lembrem-se que o Peru é considerado um dos países mais pobres da América Latina e por esta razão deve-se esperar e estar preparado para exploração de turistas, cobranças indevidas, não cumprimento de promessas, etc.
A minha impressão é que o Peru é, o que o Brasil foi alguns anos atrás. É interessante que a maioria das reclamações de meu grupo vinham de brasileiros e não dos estrangeiros. (americanos, canadenses,etc)
Se forem realistas e não houver expectativas muito altas em relação a conforto, a aventura é maravilhosa. Não há outra maneira de estar tão próximo à natureza a não ser caminhando e engolindo poeira, cheirando as mulas, dividindo a estrada com caminhões e diversos outros grupos. Não se pode esperar muito da higiene também. Para quem está acostumado acampar, sente-se em casa.
O grande problema está na desinformação. Leia bastante antes de ir e não haverá muitas surpresas.
Quanto ao guia não deixar tirar fotos, acho estranho, pois quanto tempo alguém toma para tirar algumas fotos? E qual o problema de ficar um pouco para trás e encontrar o grupo mais à frente?
Acho que quem cria o ritmo é o próprio grupo e não o guia... Caso contrário ele acaba indo sozinho =P
No terceiro dia, eu e alguns canadenses ficamos para trás e acabou escurecendo antes de chegarmos ao acampamento. Fomos curtindo o caminho no escuro, (apenas um tinha lanterna) e logo o guia veio ao nosso encontro. No stress!
Lembro-me de ter feito uma trilha na California e o que me chamou a atenção foram as placas indicativas pelo caminho. Cuidado aqui! Pedras lisas! Vire a direita! Abaixe a cabeça! Cuidado com o tronco! Havia cordas e proteções o tempo todo. Bom, só faltou escada rolante... e um guia para segurar a minha mão...

hauhuahua
Realmente a trilha é pesada. Particularmente achei pesado no primeiro dia somente, pois a altitude faz com que vc conte os passos e o frio (-15 no meu caso)

não é nada animador. Alugue ou leve um saco de dormir bem quente e se possível um 'thermarest' ou outro isolante, pois alguns são muito finos e dormir de lado vira pesadelo...
No segundo dia, o mais difícil foi para mim mais tranquilo, pois após o aquecimento do primeiro dia, a gente acaba se acostumando e a paisagem ajuda muito! Nosso grupo teve o privilégio? de ver uma avalanche no Salkantay. Estrondoso e deslumbrante!
Agora, realmente sou completamente contra o abuso das mulas e cavalos para carregar as bugigangas dos turistas. Ouvi dizer que levariam no máximo 25 kilos, mas claramente é um absurdo o que levam. Bujão de gás, caixas com comidas, mochilas e tudo mais que conseguem carregar nos animais. O pior é o maltrato.

Ví vários levando tapas e pedradas. Falei com meu guia, mas não pareceu se importar muito. Estou elaborando uma carta para a agência que contratei.
Agora, o pior vilarejo na minha opinião é Aguas Calientes. Como o guia Lonely Planet diz, tente evita-la ao máximo. Os preços chegam a quadruplicar alí. O abuso é tão grande que dá vontade de rir... O pior é que não parecem se importar com a cara de pau. Fui comprar algumas frutas, variedade limitadíssima na região. A senhora falou um valor por tantas unidades. Peguei as unidades e o valor foi outro. Questionei e ela me disse que eu havia pego as maiores e por isso era mais caro! hahaha
Nota de 0 a 10 = 7,5 a 8,0.
Bom, para concluir, vão sim, mas preparem-se para o 'soroche'. Tome ginseng, diamox, mate de coca e relaxem...
Prometo que será um aventura memorável!
abraços a todos.