Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#672613 por eduardo santana
09 Jan 2012, 21:59
OLÁ AMIGOS SOU MOCHILEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM E GOSTARIA DE SABER SOBRE A TRILHA PARANAPIACABA X PRAIA GRANDE.QUANTOS HORAS OU DIAS LEVAREI PARA CHEGAR ATE A PRAIA GRANDE. IRÁ EU E MAIS 3 AMIGOS E SAIREMOS ENTRE OS DIAS 26 OU 27 DE JANEIRO 2012...AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS ::otemo:: ::otemo::

#674082 por Kássio Massa
13 Jan 2012, 01:12
Fala, amigos mochileiros!

Então, infelizmente, não há meios de se ir, por trilha, de Paranapiacaba até a Praia Grande, pois a trilha que se estendia até a região já não existe mais. O que restou do caminho é o trecho que compreende a Travessia do Vale do Rio Mogi (esta trilha foi usada pelos índios e colonizadores, como rota para o interior do país, mas hoje, só restam 10km da mesma).

A travessia é feita em 8h, em ritmo tranquilo, passando por cenários de rara beleza, tais como a Prainha do Rio Mogi, uma praia fluvial de águas azul-cristalinas, a Pedra do Pulo, e a confluência deste rio com o Rio da Onça, já nas proximidades de Cubatão, cidade onde termina a travessia.

Chegando a Cubatão, é possível tomar ônibus intermunicipais que vão à Praia Grande.

Outro jeito interessante para descer a Serra do Mar a pé é peloantigo Sistema Funicular "Serra Nova", uma ferrovia que teve sua importância entre os séculos XIX e XX, servindo como principal via de transporte do café paulista a ser exportado e do maquinário fabril que vinha acarretando o desenvolvimento industrial brasileiro. Hoje, o funicular está desativado e totalmente degradado pela ação do clima serrano, que tratou de dar um ar bucólico e, ao mesmo tempo, fantástico aos cenários que podem ser apreciados durante o percurso, tais como os patamares e suas casas de máquinas, e principalmente, as inúmeras e temidas pontes, que requerem cuidado ao serem transpostas, devido ao péssimo estado de conservação de suas estruturas. Do mesmo modo que a travessia pelo Rio Mogi, o funicular, que corre paralelo ao vale, termina em Cubatão, próximo à antiga Cosipa (atual Usiminas).

Enfim, vale a pena conferir

Boa trip para vcs!

OBS: Ambas as travessias, teoricamente, não são permitidas, portanto, a realização das mesmas se dá por conta e risco de quem as fizer.
#674144 por Jorge Soto
13 Jan 2012, 08:58
nao existe trilha de paranapiacaba ate praia gde... na baixada, apenas ate cubatao.. e ela pode ser feita pela batida (e eventualmente farofada) Trilha do Rio Mogi, ou pela meno conhecida, selvagem e bem mais pauleira Trilha do Padre (via Serra do Meio) ou pela Trilha das Motos, ja na Serra do Quilombo, via Morrão.. existem outras, porem em pessimo estado de conservacao..
#674203 por Cris*Negrabela
13 Jan 2012, 12:25
Na praia, praia mesmo (entenda-se, sair perto da orla) voce não vai chegar diretamente por trilha descendo a serra.
Trilhas que descem para alguma parte do litoral a partir da regiao de paranapiacaba, sao as que foram citadas acima. Indo pro Litoral Norte voce encontra algumas opcoes, mas ai ja demandam mais logistica, porque não começam em locais de fácil acesso e algumas não são recomendadas para pessoas inexperientes, a nao ser que queira engrossar as estatisticas do corpo de bombeiros sobre os "perdidos na serra do mar" rs
#674627 por Jorge Soto
14 Jan 2012, 17:32
os "perdidos na serra do mar" se concentram na regiao de Bertioga e Itanhaem... Pro lado de Santos e Cubatão as ocorrencias sao rarissimas, ate pq tem a vila de Paranapiacaba e a ferrovia como referencia, coisa q Eng. Marsilac, Curucutu e Mogi nao tem.. A unica excecao foi a do Minduca, mas a dele nao foi de "perdido"..

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante