Ir para conteúdo

Trilhas e Cachoeiras em Salesópolis


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Meus amigos, a viagem desse último final de semana, entre os dias 13 e 15, foi para a cidade de Salesópolis, interior de São Paulo.

Tomei conhecimento das trilhas e cachoeiras nessa cidade através de um folheto de uma agência de turismo, que ganhei na última Adventure Fair, num dos stands...

A agência tem uma parceria com o hostel da cidade (www.salesopolishostel.com.br), que é conveniado ao Hostelling Internacional. O hostel é muito bom ,simples, organizado e o pessoal te trata hiper bem, muito solícito, brincalhão, faz com que você realmente se sinta em casa.

Fomos pra lá na sexta-feira (Eu, Eduardo Umpdy, Francisco Lopes e a Flávia). Saímos do Tatuapé por volta das 18:30 e decidimos ir pela rodovia dos Trabalhadores, sentido Mogi das Cruzes. Pegamos um certo trânsito na saída, principalmente por causa do horário de rush dessa loucura chamada São Paulo. Chegamos no hostel exatamente às 20:30. Fizemos o check in no hostel (a Ana Almeida, do hostel já estava à nossa espera) e saímos pra jantar.

A cidade de salesópolis não é grande, tem cerca de 16 mil habitantes e não possui assim tantas ofertas de locais bons pra poder comer. Mas foi-nos sugerido o restaurante do Boy, acerca de 300 metros do hostel. Fomos pra lá e comemos uma pizza, que nos surpreendeu ela boa qualidade. Massa mais grossa e muitíssimo bem recheada!!!! Logo em seguida chegaram o Gustavo e a Ana Paula, juntaram-se a nós ali no restaurante e ficamos conversando um pouco. Dali, voltamos pro hostel, afinal teríamos que levantar cedo no sábado pro café-da-manhã e sair pra trilha do Poço Bonito e Cachoeira do Dorminhoco. Mas antes disso ainda tivemos uma aula do dono do hostel sobre cachaças e degustação de algumas das bebidas feitas na região.

Na manhã seguinte chegaram a Dalva e a Adriana, que saíram na madruga de Sampa... todos em pé às 6 e meia, tomamos um bom café e seguimos para a trilha. No pacote que fechamos, já estava incluso o transporte de Van até o local onde inicia-se a trilha, que levou cerca de 40 minutos. Assim como o transporte, também estavam no pacote os serviços dos guias e monitores que acompanharam nosso grupo: o Beto Salé e o Boy (irmão do dono do restaurante...). Muito bons, atenciosos ,solícitos, sempre dispostos a ajudar nos pontos mais difíceis, como atravessas algumas pinguelas.

A trilha até o Poço Bonito levou cerca de 1 hora e meia de caminhada em mata fechada, de nível de dificuldade leve, poucas oscilações de altitude. Ficamos cerca de uma hora no Poço Bonito.

O Poço Bonito é um local aberto, onde há alguns "escorregas" como se fossem tobogãs, por onde você escorrega dentro da água até a piscina natural que se forma logo à frente. Muito gostoso.

De lá, fomos para a Cachoeira do Dorminhoco, mais uns 40 minutos de caminhada e lá chegamos. Nessa cachoeira, com cerca de 6 ou 7 metros de altura, um dos guias fez um rápido rapel de demonstração pro pessoal. Ficamos nesse local até cerca de 13:30, quando resolvemos voltar, afinal teríamos duas horas de caminhada até o local onde a Van estaria à nossa espera para o retorno. Pelo menos eu cheguei na van com muitas dores nos músculos laterais dos dois joelhos, andamos cerca de 9 km entre ida e volta!!!!

Voltamos pra cidade e fomos almoçar no Boy, novamente...galera tava faminta!!! De lá, voltamos ao hostel e uma parte da turma ainda encarou um banhinho nas águas frias da piscina do hostel antes de tomar banho...Algumas horas depois fomos jantar...adivinhem onde???? Sim, lá mesmo, no Boy...

O hostel tem algo tipo um sótão, que a gente sobe por uma escada "escondida" atrás de uma porta...parece uma passagem secreta de filmes...mas lá em cima tem uma sala de TV, com vários "puffs", muito aconchegante, onde a gente ficou um bom tempo, uns jogando Uno e outros vendo parte do show do Rock in Rio...e bebendo licor de cravo e canela!!!!

Na manhã seguinte, o mesmo esquema: todo mundo em pé cedinho pra ir na trilha e Cachoeira do Balcão.

Pra chegar até o ponto inicial da trilha é um pouco mais demorado, cerca de 50 min de Van. A trilha começa mais aberta que a do dia anterior, aos poucos vai se fechando até ficar muito similar à do Poço Bonito. Tem algumas oscilações de altitude, mas nada muito forte...e tem maiores caminhadas em linha reta. Até chegarmos à cachoeira, levamos 1 hora e meia de caminhada.

Pra se chegar à cachoeira, você tem que passar por dentro da água que forma a sua queda )altura da água no meio da perna, mais ou menos, porém piso muito escorregadio por causa do limo), descer pela lateral e aí sim você estará de frente para a cachoeira. Não é alta, mas é formada por duas cortinas d'água, interrompidas pela formação rochosa. O mais legal é que você pode entrar atrás da cortina formada pela queda d'agua. Uma delícia. Foi onde o pessoal mais se divertiu e onde todo mundo entrou embaixo d'água , mesmo que bem fria!!!!

 

Ficamos lá até cerca de 12:30...até voltarmos ao ponto onde ficou a Van e voltar à cidade, daria umas 3 horas da tarde, tempo pra comer alguma coisa (nem preciso dizer onde...), arrumar as coisas, fazer o check out e pé na estrada pra voltar à capital.

 

Segue abaixo, em anexo, link das fotos publicadas no facebook.

 

Valeu, galerinha, mais uma vez obrigado pela companhia!!!!

 

https://www.facebook.com/guilherme.tosetto/media_set?set=a.667930513219461.1073741838.100000075553972&type=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 anos depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...