Ir para conteúdo

Tunísia


Posts Recomendados

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Estive na Tunisia em junho/09, fiquei poucos dias. Foi minha primeira visita a um país muçulmano e tive alguns choques culturais:

- ver que existem bares/cafeterias que só são frequentados por homens, mesmo durante o dia. Tanto homem socializando junto e nenhuma mulher/criança por perto.

- mulheres com muita roupa, até para entrar no mar. Nas praias "de turista" a gente vê mulheres usando topless, bikini e maiô... mas se vê também as locais com bastante roupa. Na praia que eu fui eu era a única estrangeira: só eu de maio e as demais mulheres estavam todas usando véus/burkinis ou então bermudas e camisetas para se banhar no mar. Enquanto isso os homens entram no mar sem camisa, normal.

 

Em Tunis fiquei no Hotel Omrane, marquei pela internet. Quarto de casal com banheiro, wi-fi, sem ar-condicionado nem ventilador, por 70 dinars incluindo um café da manhã num ambiente meio sujinho. Achei meio caro. Há vários hotéis pela volta. A localização é boa, entre a Avenida Habib Bourguiba e a estação de trem.

Taxi do aeroporto até o hotel: 10 dinars.

 

Transporte: saí de Tunis em direção ao sul de trem, horários e preços http://www.sncft.com.tn/

Bilhete de primeira classe garante lugar sentado (qualquer lugar, não é marcado)... enquanto que na segunda classe não tem garantia de assento, então tem uma certa correria na hora de entrar no vagão de segunda classe para pegar lugar e não ter que viajar de pé.

 

Dá pra ir de trem para vários lugares: Sousse, Monastir, El Jem, Sfax, etc.

A sncft também vende passagem de trem+onibus para lugares onde a ferroria não chega, por exemplo Tataouine.

Para todos os lugares tem também as "louages" (mini-vans) que não usei.

 

Uma dica na hora de escolher hotel/albergues: evitar muito perto de mesquitas, já que o primeiro chamado acontece ainda de madrugada e pode matar os incautos de susto.

 

Na minha mochila faltou levar: repelente de mosquito e uma sombrinha, senti muita falta de sombrinhas.

 

Pra quem viaja por conta, gostar da Tunisia vai depender do nível de paciência e de frescura de cada um. Explicando:

- as vezes surge a necessidade de discutir o que já tinha sido previamente combinado e bater o pé para conseguir reaver seu dinheiro em caso de "cancelamentos" ou "alterações de planos" por conta dos prestadores de serviços. Só que nem sempre bater o pé funciona, as vezes o turista sai perdendo mesmo.

- a limpeza as vezes deixa um pouquinho a desejar... nas lancherias e restaurantes que entrei, as toalhas nas mesas estavam geralmente bem sujas. As vezes os copos e os talheres também. Os banheiros do aeroporto em Tunis estavam sujos, com um diferencial: a funcionária da limpeza estava lá no meio da sujeira sem fazer nada, esperando gorjeta, nunca tinha visto uma coisa assim. Fiquei um tempo lá no banheiro escovando os dentes com toda a calma do mundo, queria ver se as tunisianas também davam gorjetas, tenho essas curiosidades quando viajo... acho que tudo faz parte.

 

O que mais gostei:

- da comida: fiz minhas refeições em lancherias e restaurantes, alguns mais limpinhos que os outros: comi muito couscous, o tradicional brik, harissa etc.

- do trânsito (fantástico, gostei demais de ver a calma dos pedestres atravessando a rua)

- de caminhar pelas medinas, principalmente na parte residencial longe do agito dos mercados

- da falta de agressividade das pessoas, o pessoal é muito simpático e tranquilo.

Espero voltar algum dia com mais tempo numa estação mais amena, o calor demais atrapalhou um pouco os meus planos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola, eu estive na TUnisia durante 1 mês (julho-agosto) estudando e posso dizer que nao existe situação nenhuma...talvez agora com a nova constituição possa haver alguma manifestação mas o país é mto seguro , vc não tem idéia, além de lindo é claro...sem falar que eles vivem do turismo ,então vc pode ir sussegado que não há perigo algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha se vc for, não deixe de conhecer Monastir, Bizerte, Hammamet (bem ocidental e rica com mtas boates e vida noturna animada) Matmata no Saara e Djerba, ms só vai pra Djerba se planejar beeeeeem pq é uma ilha pra rico rsss , não pra mochileiros...a capital Tunis também vale a pena pq tem Carthagena, o antigo império , é do lado de Sid Boussaid, outra cidade linda e dá pra fazer tudo de táxi pq o táxi lá é ridículo de tão barato. A Tunísia me surpreendeu mto, é um país incrível e é uma pena que só os europeus saibam disso...bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

surgiu uma oportunidade para ir à Tunísia e como tenho algum tempo para me programar (vai ser em outubro de 2012) queria a ajuda de quem conhece esse país para montar um roteiro.

Vou ficar em um congresso por quatro dias (vai ser em Tunis, então vou aproveitar as folgas para conhecer a capital nesses dias) e estou pensando na hipótese de estender a viagem por mais quatro ou cinco...

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Só para responder a quem tiver dúvida, a situação na Tunísia é tranquila, eles já elegeram um presidente e o país caminha para a normalidade. Estive na Tunísia entre 19 e 25 de janeiro e não vi nenhum protesto ou coisa parecida. A única coisa que me lembrou esse tipo de probemas foi ver em Tunis algumas cercas de arame farpado em dois prédios, sendo um deles a embaixada da França e o outro um prédio do governo deles mesmo. Estive no Egito também e á a situação, embora um pouco mias complicada que a da Tunisia, também parece calma. No centro do Cairo, é possível ver às vezes algumas passeatas, ou gente colocando cartazes em árabe (ilegível para mim) em estátuas ou em paredes, provavelmente protestando cotnra o governo. Isso porque no Egito, eles ainda não tem um novo presidente, e a transição completa deve-se dar apenas no meio do ano quando será feita esta eleição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...