Ir para conteúdo

Turquia e Rodes (Istambul, Capadócia, Pamukale, Rhodes e Bodrum)


Posts Recomendados

  • Membros

Fiz uma viagem de 15 dias pela Turquia e pela ilha grega de Rhodes, por conta da proximidade com a costa turca.

Meu roteiro ficou assim:

Istambul: 4 dias

Capadócia: 2 dias

Pamukkale: 1 dia

Rhodes: 3 dias

Bodrum: 3 dias

A Turquia é um país relativamente barato, porém achei o preço das atrações em Istambul um pouco caros, uma entrada chega a custar 30 liras em lugares como Topkaki, Dolambahçe, etc)

Outro detalhe é em relação ao preço das bebidas, especificamente da cerveja, achei bem cara!!

 

Istambul

 

Tive um pouco de dificuldade em relação à comida, mas acabei me virando bem nas proximidades do mercado de especiarias.

Uma dica de hotel é o Buhara, encontrei no site budgetplaces.com, cerca de 50 euros por noite, quarto com banheiro e café da manhã.

Este hotel fica perto da Praça Sultanahmet, e este é um dos melhores lugares para ficar, pois a maioria das atrações é ali perto.

Para as mais longes pode-se tomar o tram e ir até Erminou ou Kabatas (onde está o Palácio Dolmabahçe)

Em relação às atrações achei tudo fantástico, fiz o basicão: Mesquita Azul, Hagia Sophia, Torre de Galata, Ponte de Galata, Mercado de Especiarias, Grandbazaar, banho turno no Cemberlitas, Cruzeiro pelo Bosforo, Topkaki, Dolmabahçe e Mesquita Suleymanie (aliás esta mesquita é bem legal, tem um gramado e é um bom lugar pra dar uma relaxada depois de um dia de caminhada, adorei)

Também conhecei a Praça Taksin e a avenida Istkal, onde tem tudo também.

Istambul é uma cidade moderna, onde o islamismo é moderado e vc vê mulheres com e sem burca.

O preço da alimentação varia de 8 a 25 euros, encontra-se coisas baratas, acho que o melhor é sair da região turística.

Achei o tram meio carinho, 4 liras, e pra ir de Sultanahmet a Avenida Istkal tive que pagar duas vezes, não existe uma integração pelo que entendi.

Também fui ver uma apresenação dos derviches, achei muito interessante, foi no rodpasha, que é uma espécie de centro cultural.

Pelo que entendi a noite rola na região da Praça Taksim, achei algumas boates por lá e tudo é bem divertido.

Achei os turcos bastante receptivos!!

 

Capadocia,

 

Fui de Pegasus, por 80 reais (Istambul a Nevsehir) escolhi Goreme por ser a cidade mais charmosa na minha opinião, estando lá gostei de Avanos também, de repende seria uma boa ficar por lá.

Em Goreme contratei dois tours para os dois dias que estive lá, não sei, mas me pareceu meio complicadinho andar lá sem guia. Fui para lugares longe, por exemplo nas cidades subterrâneas, onde rodamos mais de 50 km

Gostei muito do atendimento da New Goreme, acertei com eles também o passeio de balão, caro mas imperdível!

Adorei as paisagens da Capadocia. O Museu a céu aberto está a pouco mais de 1 km de Goreme, dá pra ir caminhando.

Em Goreme, tem um supermercado "Dia", tudo barato e por lá comprava coisas para o café da manhã ou mesmo lanches para jantar.

Os almoçoes foram oferecidos pela empresa de turismo e já inclusos no pacote.

Deve ser legal alugar um carro por lá, acho que com um bom mapa dá pra se virar muito bem.

O Monks Valley é lindo, impressionante! Também o vale do amor, da imaginação, Uchisar, Mustafa Pasa, tudo incrível.

Aconselho ir no verão, pois os dias são lindos e claros, as fotos ficam show!! Apesar de ser um calor escaldante.

Fiquei na Kose Pension, foi ótimo, tem uma piscina bem legal pra relaxar depois dos passeios.

 

Pamukkale,

 

A cidade pode ser feita num dia, fiquei no Kale Hotel, pois cheguei as 7 da manhã e o nosso onibus partia as 22

Paguei mas não dormi, foi só um lugar pra ficar antes e depois de caminhar pelas piscinas de Pamukkale

O lugar é realmente especial, com destaque para as ruínas de Hierapolis.

Leve água pois é muito seco, e o preço da mesma dentro do parque é caríssimo.

Vá de chinelo, bermuda ou roupa de banho para aproveitar as piscinas. Não pode andar com calçado pelo mármore.

 

Rhodes,

 

Fui a Rhodes desde Marmaris, gostei muito, já conhecia a Grécia, no entanto a cidade é bem diferente por causa da cidade medieval.

Um destaque para Lindós, e para praia atrás da Acropole, maravilhosa, onde um rochedo forma um mar-piscinão

Fiquei no Parthenon Hotel, bem legal, 28 euros o casal, com piscina e quartos bem espaçosos.

 

Bodrum,

 

Bodrum é onde a noite turca pega fogo, uma cidade bem legal cheia de baladas e praia, um pouco mais caro que as outras.

Usei Bodrum como base para descansar, curtir praia e piscina.

Tem um comércio enorme na cidade, e é bem legal passear pela marina e pelo castelo de Bodrum.

Fiquei no Angora Hotel com uma piscina incrível!!

De Bodrum voltei a Istambul de Pegasus, por mais ou menos 90 reais.

Os voos da pegasus chegam no aeroporto Sabiha que é do lado asiático, bem longe do centro, cerca de uma hora.

Caso utilize este aeroporto se programe com bastante antecedência pois demora bastante por conta do trânsito.

Fique esperto dos horários do onibus de Bodrum para o aeroporto, o terminal é bagunçado e não é claro de onde o onibus sai. Fique esperto!! A viagem do centro de Bodrum até o aeroporto leva 45 minutos.

 

Adendo:

 

Fiz dois trechos em ônibus na Turquia: Goreme - Pamukale e Pamukale - Marmaris e posso dizer que foi a pior experiência com ônibus que já tive na minha vida, as cias foram Suha e Pamukkale.

Bom, pq foi tão ruim ? Seguinte, mesmo para viagens longas o ônibus não tem banheiro, e não espere o conforto dos ônibus brasileiros, são super ruins.

Não existe aquela divisão entre o motorista e os passageiros, o que acho super desconfortável, como se não bastasse isso, os turcos viajam em 4 no ônibus?1 motorista, dois auxiliares e um comissário de bordo.

Pensando assim até parece que temos acessoria mas é horrível, o comissário de bordo (que usa até gravatinha) fica a noite inteira andando pra lá e pra cá, e parece que o objetivo dele é não te deixar dormir.

O motorista e os outros dois que não servem pra nada, ficam conversando a noite inteira, falando no celular e tive a exata percepção que queriam irritar os passageiros.

Num determinado momento levantei pra estivar as pernas, e o chato do comissário foi perguntar o que queria. Ninguém falava inglês.

O comissário de bordo ficava limpando o ônibus o tempo todo, recolhendo saquinhos, latas e fazendo muito barulho.

O ônibus parava muitas vezes e toda vez lavavam os vidros (achei tudo muito estranho).

Num determinado momento o ônibus estava vazio e sentei numa outra poltrona sozinho, e de forma muito mal educada o comissário me obrigou a sair de lá, dizendo que não estava no meu assento.

As duas experiências foram péssimas, não recomendo a ninguém ônibus lá, pois existem cias aéreas com preços baratíssimos, como a Pegasus.

A única coisa boa é ter wifi no ônibus, mas isso todos têm.

Fiquei com saudades do Cometa Campinas - Rio de Janeiro, capoto na rodoviária e acordo só no Rio, confortável, rápido e com banheiro.

 

Galera, qualquer coisa é só falar, estou com todas as informações, preços e dicas anotados.

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...