Ir para conteúdo

Turquia (Selçuk, Pamukkale, Goreme/Capadócia e Istambul) - Maio/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros,

 

Fiz uma viagem de 39 dias entre Egito, Grécia e Turquia. Para não bagunçar muito, estou dividindo em 3 tópicos, um para cada país. Já fiz o relato sobre o Egito (egito-maio-2013-t85526.html#p870379) e Grécia (grecia-maio-2013-t85603.html#p870386), que foram os primeiros países da viagem. Agora vou escrever sobre a Turquia.

 

Segue abaixo meu roteiro completo, citando os dias e cidades/países que conhecemos (eu e minha namorada).

 

Antes de tudo, gostaria de dizer que a viagem foi sensacional e recomendamos para todos!

 

30-abr RJ

1-mai Londres

2-mai Cairo

3-mai Cairo

4-mai Aswan

5-mai Aswan

6-mai Luxor

7-mai Luxor

8-mai Luxor

9-mai S. El Sheikh

10-mai Dahab

11-mai Dahab

12-mai Dahab

13-mai S. El Sheikh - Atenas (via Alexandria)

14-mai Atenas

15-mai Atenas

16-mai Creta

17-mai Creta

18-mai Creta

19-mai Creta/Heraklio

20-mai Milos

21-mai Milos

22-mai Milos

23-mai Milos

24-mai Milos

25-mai viagem de navio entre Milos e Rodes

26-mai Rodes

27-mai Rodes

28-mai Rodes

29-mai Rodes

30-mai Rodes - Marmaris - Aydin - Selçuk

31-mai Selçuk - Denizli - Pamukkale

1-jun Pamukkale - Denizli - Goreme

2-jun Goreme

3-jun Goreme

4-jun Istambul

5-jun Istambul

6-jun Istambul

7-jun Istambul

8-jun Istambul - Londres - RJ

 

GET.xls

 

 

HOSPEDAGEM NA TURQUIA:

 

Selçuk:

Tuncay Pension (http://www.tuncaypension.com.tr)

O responsável pelo hotel nos abordou na rodoviária. De primeira eu neguei, mas quando ele falou o preço e me mostrou algumas fotos, achamos que valia a pena conhecer. Sem contar que ele nos levou de carro, mesmo sendo bem perto da rodoviária (400m). O preço no site era EUR 40, mas ficamos por TL 60. Acho que só nós estávamos hospedados no hotel.

Prós: perto da rodoviária; a basílica de São João fica atrás do hotel; vista excelente para o castelo; perto do Templo de Artemis; bom café da manhã; oferecem tour

Contras: a cortina do nosso quarto não o escurecia

 

Pamukkale:

Kale Hotel (http://www.otelkale.com) - NÃO RECOMENDO

Pamukkale é bem pequena e tem uma oferta razoável de hotéis. Todos os hotéis são perto da entrada para as piscinas, não se preocupe com o quesito distância. O mais longe talvez fique a uns 600m. Deve ter alguns mais afastados também.

Prós: fica muito perto da entrada; tem um mercadinho ao lado; do quarto dava para ver as piscinas

Contras: a cortina não escurece o quarto; tem um pub em frente que faz barulho até altas horas (pode ser “prós” também, depende do ponto de vista); o chuveiro do meu quarto espalhou água para todos os lados do banheiro (não tem box ou cortina); o café da manhã é fraco; a manteiga do café da manhã estava estragada; o wifi é ruim

 

Goreme:

Yasin’s Place (http://www.backpackerscavehotel.com/en/index.html)

Hotel estilo caverna. Não é muito confortável, mas é uma oportunidade de ficar num hotel neste estilo. Reservar com antecedência, só tinham 2 quartos disponíveis quando chegamos no hotel. Chegamos de manhã e desenrolamos o check in antecipado e café da manhã de graça.

Prós: hotel estilo caverna, nosso quarto era dentro da pedra; bom café da manhã; perto da rodoviária

Contras: banheiro compartilhado; faz frio no quarto caverna e tem pouca ventilação

 

Istambul:

Sultan Ahmet King Palace (http://www.sultanahmetkingpalace.net)

Conhecemos o hotel através de uma pessoa que nos abordou na praça. Suíte com ar condicionado e televisão. Acho que o valor do quarto é bem superior ao que pagamos, mas o fato de ficar 4 noites facilitou na negociação. Tem que pedir para arrumar o quarto, caso deseja.

Prós: relativamente perto dos principais pontos turísticos; bom café da manhã; oferecem transfer para o aeroporto (EUR 6); rua silenciosa

Contras: wifi deixa a desejar; é perto dos pontos turísticos, mas tem uma subida um pouco chata

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SELÇUK

 

30/05/13:

 

Acordamos cedo e partimos para Rodes para pegar o barco para Marmaris. O barco sairia às 9h, mas atrasou 30min.

No porto de Marmaris fizemos o câmbio numa loja de relógios (em frente a loja Vogue). A cotação (EUR 1 = TL 2,37) estava boa. O dono da loja disse que só faz o câmbio para os turcos e pediu para que eu não explanasse. Enfim, está explanado...

Fomos caminhando com o mochilão até a rodoviária. Dá uns 20 min de caminhada. Disseram que dava para pegar um ônibus no centro até a rodoviária, mas como tínhamos que andar até o centro, esperar o ônibus, etc., achamos melhor caminhar mesmo. Não vimos táxis.

Conseguimos comprar a passagem para o próximo horário (Marmaris – Aydin), às 13:30h. Fomos pela empresa Kamilkoç. Ônibus confortável, mas sem banheiro.

Em Aydin, do lado da rodoviária, tem umas vans que fazem o trajeto. É relativamente organizado se for comparar com as vans no Rio de Janeiro. Esperamos cerca de 30 min dentro da van até ela sair. Saiu às 17h.

Às 18h chegamos em Selçuk. Fomos abordados por um homem que nos vendeu a passagem para Pamukkale (empresa Metro).

Uma outra pessoa nos ofereceu o hotel, em princípio neguei dizendo que já tinha fechado com o hotel ANZ Guesthouse. No site do ANZ o quarto estava custando EUR 30. Na verdade não tinha fechado nada, só não queria ninguém nos aborrecendo. Como o cara insistiu um pouco, falou que era TL 60 e nos mostrou algumas fotos, acabei aceitando a oferta. Ficamos no hotel Tuncay Pansion e o recomendamos.

No hotel ele nos ofereceu um tour ao custo de TL 100/p. Em princípio achei meio caro, mas fiz algumas contas e achamos que valeria a pena. O tour incluía um guia, carro com ar condicionado, entradas (Casa da Virgem Maria e Éfeso), além de almoço. Depois nos deixaria na rodoviária antes do nosso horário para a viagem até Pamukkale (15:30h). Além disso tudo, tinha o conforto de não ficar rodando atrás de transporte, nem perdendo tempo negociando com taxistas para a Casa da Maria.

 

Dicas do dia:

1) se estiver de mochilão, pode valer a pena pegar um ônibus no Centro de Marmaris até a rodoviária. Se for mala de rodinha, vai caminhando mesmo que é só um retão entre o porto e a rodoviária.

2) jantamos num lugar onde fazem pizzas turcas (bem perto do hotel, do outro lado da rua principal). Pizza feita na hora e com bom preço.

 

 

31/05/13:

Fizemos o tour comprado no hotel. O tour começou pela Casa da Virgem Maria, Éfeso, desfile de moda de roupas de couro (foi isso mesmo, você leu certo), almoço, visão “panorâmica” do templo de Artemis e passagem em frente à Basílica de São João. O tour ainda continuava num lugar para fazer compras, mas preferimos que o guia nos deixasse na rodoviária. Deixamos nossas malas no guichê da empresa Metro e fomos conhecer por conta própria a Basílica de S.J. Acho que valeu muito mais a pena do irmos para um bazar não comprar nada.

Com o tour guiado, saindo às 9h do hotel, deu tempo para fazer tudo isso até às 15h. Ficamos cerca de 30 min na Casa da Virgem Maria e, mais ou menos, 1:30h em Éfeso. Acho que em Éfeso foi corrido, principalmente porque perdemos cerca de 45min vendo um desfile de moda de peças de couro e passando na loja ver as peças. Era tudo muito caro (caríssimo), mas eram peças bonitas. A parte engraçada do desfile foi que chamaram 2 pessoas da platéia (uma era eu, hehehe) para desfilar também. Colocaram umas peças de couro na gente e fomos desfilando na passarela. Mas na verdade, numa outra ocasião, acho até que seria interessante ver esse desfile, mas o foco do passeio era outro. Tirar nosso precioso tempo de Éfeso para isso não valeu muito a pena.

Depois do almoço fomos ver o templo de Artemis. Outra falha da empresa, a nossa visão era ruim. Estávamos de carro e demoraríamos 5 min mais para ter uma visão melhor. Mas não espere muito do templo de Artemis, só tem uma coluna em pé.

Feito isso, era cerca de 14h, fomos de forma independente para a Basílica de São João. Todos os 3 lugares turísticos foram muito interessantes e acho que devem ser passagem obrigatória para quem visita Selçuk. Não sou religioso, tampouco acredito na virgindade de Maria, mas mesmo assim recomendo a visita à Casa da Virgem Maria. Senti uma paz muito grande lá.

Como “não pagamos” as entradas, não sei ao certo quanto custavam, mas acho que era TL 25 o Éfeso e TL 15 a Maria. A Basílica custa TL 8 e fica aberta até 18:30h.

Acho que mais informações podem ser obtidas através do e-mail efesmuzesi@kultur.gov.tr.

Fomos para Pamukkale pela empresa Metro. Não gostamos do ônibus (micro ônibus). As poltronas são pequenas, o espaço entre elas é mínimo e o ar condicionado funcionou muito mal. Pelo menos oferecem refrigerante, água e biscoito no caminho. O ônibus foi para Denizli, só aí percebemos que na verdade compramos a passagem para Denizli e não para Pamukkale. Na rodoviária de Denizli o motorista desenrolou uma van para Pamukkale.

Obs.: não tem braço entre as poltronas dos ônibus na Turquia e nem banheiro.

 

Dicas do dia:

1) se você se programar para ficar um dia inteiro em Selçuk, acho que indo de forma independente você pode curtir Éfeso mais tempo. Poderá conhecer as Terraces Houses, que fica dentro de Éfeso, mas tem que pagar mais TL 15 (acho). Há a opção de contratar um áudio guide ao custo de TL 15. Então tudo que o guia nos explicou poderia ser obtido com esse áudio guide, com muito mais calma.

2) se não tiver muito tempo em Selçuk, assim como nós, vá com o tour mesmo.

3) não gostamos do ônibus da empresa Metro, procure outra opção. Pela minha pesquisa antes da viagem, tem a empresa Pamukkale que também faz esse trajeto direto. Olhando de fora, os ônibus pareciam ser bons. Há, também, a empresa Kamilkoç.

4) saindo da van que vem de Denzili, algumas pessoas vão lhe abordar oferecendo passagem para outros destinos e hotéis. Não aceite de primeira. Pesquise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PAMUKKALE

 

01/06/13:

A programação do dia era conhecer Afrodisias pela manhã e as piscinas e Hierápolis a tarde. No fim do dia, viagem noturna tendo Goreme como destino. Como tive dor de barriga durante a noite, achei mais prudente não ir para Afrodisias. A viagem para Afrodisias demora umas 2h. Se os ônibus tivessem banheiro, talvez eu arriscasse. Como já tínhamos ido a inúmeras ruínas durante a viagem, achei melhor dispensar Afrodisias. A viagem para Afrodisias custa 30 TL (ida e volta), saindo às 9h e retornando às 15:30h. Pode ser comprada nas lojas que vendem passagem de ônibus.

Acordamos um pouco mais tarde e passamos a tarde toda nas piscinas e ruínas de Hierápolis (cerca de 5h). Fizemos tudo com muita calma. As piscinas são lindas e valem a ida para Pamukkale só para vê-las. É uma beleza única!

A entrada para as piscinas (20 TL/p) já incluem a entrada para Hierápolis. Ambos ficam abertos 24h! O museu que fica lá dentro fecha às 18:30h e custa 5 TL a entrada.

Na van, no caminho para Denizli, conhecemos um casal (Polonês e Argentina), que acabou por nos acompanhar em Goreme.

 

Dicas do dia:

1) fora da alta temporada, não compre o passeio para Afrodisias no dia anterior. Pode ocorrer algum imprevisto.

2) dependendo da época do ano, você conseguirá ver o por do sol das piscinas de Pamukkale e ainda pegar o ônibus para o próximo destino no mesmo dia. Não vi o por do sol de lá, mas disseram que é fascinante.

3) pode ser um pouco cansativo fazer Afrodisias e Hierápolis no mesmo dia, mas é possível.

4) na negociação do hotel em Pamukkale, já tente acordar de deixar as mochilas fora do quarto e verificar a possibilidade de tomar um banho após o check out. As piscinas irão te deixar com calcário pelo corpo e você fará cerca de 12h de viagem até Goreme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

GÖREME

 

02/06/13:

Depois de uma noite muito mal dormida no ônibus da empresa Süha, chegamos em Goreme. Fomos para o Yasin’s Place Cave Hotel com o outro casal que conhecemos na noite anterior e conseguimos 2 quartos. Tomamos café, alugamos um carro e fizemos o Red Tour por conta própria. Acho que só faltou um guia para explicar um pouco sobre as igrejas na pedra, do mais, foi muito melhor irmos sozinhos.

 

Dicas do dia:

1) não viagem pela empresa Süha. A cadeira reclina pouco e a poltrona não é muito macia.

2) pegue a programação do Red Tour e Green Tour no site de alguma empresa que o ofereça.

3) tente fazer o tour por conta própria. Com quatro pessoas compensa alugar um carro. Um amigo já alugou uma scooter em Goreme sem ter licença moto. Pode ser uma opção econômica também.

 

 

03/06/13:

Fizemos o nosso “Green Tour” nesse dia. Como eu tinha o roteiro de uma empresa, fomos copiando. Começamos pela cidade subterrânea de Derinkuyu. Contratamos um guia na hora. A negociação começou com 60 TL e fizemos os quatro por 40 TL. O guia era muito ruim, repetia as mesmas coisas toda a hora, tinha um inglês fraco e corria muito. Mas foi bom para termos uma boa noção do local. Estava ansioso para fazer esse passeio desde o Brasil e realmente foi muito bom. No fim do caminho, pagamos o guia, mas permanecemos dentro da cidade subterrânea. Ficamos explorando, entrando em inúmeras salas, agachados, em pé e nos divertindo bastante. Ficamos um pouco mais de 1,5h lá em baixo.

De lá, partimos para o Ihlara Valley, onde fizemos uma caminhada e almoçamos na beira do rio (Belisirma). Neste vale, tem várias igrejas construídas nas montanhas. Vale a pena o passeio.

Fomos parando ao longo do caminho e encontramos a vila de Yaprakhisar, com um belo visual, e o Monastério Selime, que é um monastério tipo caverna, assim como as igrejas.

Para terminar o passeio, já no retorno para Goreme, tivemos que frear o carro no estrada. O motivo era que uma tartaruga estava atravessando-a. Lógico que paramos e registramos esse momento.

O tempo era curto, pois o nosso ônibus para Istambul era às 19h. Na verdade, o ônibus era Denizli e nos venderam como se fosse direto para Istambul. Em Denizli tivemos que trocar de ônibus.

 

Dicas do dia:

1) leve uma lanterna para a cidade subterrânea.

2) se não quiser pagar para entrar no vale, um pouco antes de entrar na cidade Ihlara tem um caminho. Vai ser na primeira vista do vale, a sua direita, ainda na estrada.

3) não confie no que os turcos vão te dizer para vender algo. Venderam-nos as passagens de ônibus Goreme-Istambul como se fosse direto e tivemos que trocar de ônibus. Além disso, disseram que tinham wifi no ônibus, mas não tinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ISTAMBUL

 

04/06/13:

Após outra noite muito mal dormida, amanhecemos em Istambul. Pelo menos uma coisa boa a empresa Nevshevir Seyahat tinha, que era um transfer gratuito da rodoviária para o bairro de Sultanahmet. Um outro casal de brasileiros nos ajudou para avisar onde tínhamos que descer. Começamos a busca por hotéis. Os mais baratos estavam com a capacidade esgotada ou não tinham para todas as 4 noites que estaríamos na cidade. Fomos abordados por uma pessoa na rua e acabamos ficando no hotel que ele nos indicou.

Depois de tomar um café da manhã e dormir um pouco, aproveitamos o resto da tarde para conhecer o museu de Hagia Sofia e a Mesquita Azul. Os dois impressionam bastante.

Compramos um cartão que servia para entrada em vários museus e custou 72 TL. Valeu a pena, também pela economia, quanto pelo tempo evitado em filas.

 

Hagia Sofia: entrada: 25 TL, até às 18h

Mesquita Azul: entrada gratuita, o horário depende das rezas

 

Dicas do dia:

1) reserve o hotel antecipadamente para Istambul.

2) comprar o cartão dos museus, que vende em qualquer entrada dos museus. O cartão é válido por 72 horas.

3) o site www.muze.gov.tr vai lhe dar informações precisas sobre os museus em toda Turquia!

 

 

05/06/13:

Começamos o dia pelo Museu do Mosaico. Não é impressionante, mas é bacana e estava no pacote dos museus por 72 TL.

A idéia era fazermos o Palácio Topkapi, Harém e Museu Arqueológico nesse mesmo dia. Subestimanos o tempo a ser dedicado ao palácio e harém, pensávamos que ficaríamos no máximo 2 horas lá dentro, mas ficamos 4! Sendo assim, deixamos o museu arqueológico para o dia seguinte. O palácio é realmente fascinante, não imaginei que um dia veria tantas peças valiosas num único lugar. É ouro, prata, rubi, esmeralda, cristal, etc. Fiquei viajando na vida rica do Sultão.

Depois do palácio, fomos conhecer o Grand Bazaar (fica aberto até às 19h). Andamos muito e pechinchamos bastante. Chegamos a ver a mesma peça variando o preço em quase 100% de uma loja para outra.

 

Museu do mosaico: entrada: 8 TL, até às 16h (acho)

Palácio Topkapi: entrada: 25 TL, até às 18h

Harém do Palácio Topkapi: entrada: 15 TL, até 18h

 

Dicas do dia:

1) reserve um tempo considerável para a visita ao palácio.

2) o palácio fecha todas as 3ª-feiras, então visitá-lo nas 2ª e 4ª-feiras pode não ser um bom negócio. Fomos numa 4ª e estava muito cheio. Enfim, talvez esteja cheio todos os dias e com algumas filas lá dentro.

3) visitar o harém não é essencial, mas já que vai no palácio, acho que o harém também deve ser incluído na visita.

4) pechinchar muito no Bazar. Os vendedores chegam a ser FDP de vez em quando, oferecendo preços absurdos.

5) caso queira comprar mais de uma coisa, tente concentrar tudo numa única loja. Vai facilitar a negociação.

6) na negociação, o preço pode cair em mais de 50%. Mas pesquise antes, para não oferecer um preço muito abaixo do mercado.

 

 

06/06/13:

Começamos a caminhada pelo Museu Arqueológico, que na verdade são 3 museus dentro do mesmo espaço. Vale muitíssimo a visita! Ver a tumba de Alexandre, O Grande, já pagou o preço para mim. Mas é muito além disso. É visita obrigatória para quem vai à Istambul. Assim como no palácio, subestimamos o tempo de visita ao museu. Ficamos cerca de 2,5h entre os 3 museus.

Depois do almoço, fomos no museu da imprensa (não vale) e procuramos algum lugar onde poderíamos assistir a uma cerimônia do sufismo. Procuramos muito, mas não achamos. Há a opção de fazer por agências de turismo, ao custo de 40 TL.

Pegamos um trem para o Palácio Dolmabahçe. Para nossa infelicidade, ele estava fechado.

Fomos caminhando em direção à Praça Taksim. Não pudemos apreciar a praça pois ela estava tomada pela população. Haviam centenas de barracas de camping e muitas pessoas na praça. Tratava-se de uma mobilização contra a construção de shopping no lugar da praça. Havia barricadas em todas as ruas que cercavam a grande praça. Teve uma rua que tinha cerca de 5 barricadas desde seu início até a praça. A intenção era conter a chegada da polícia. Quando fomos, já tinha ocorrido o estresse com a polícia, mas o entorno da praça parecia um “campo de guerra”. Na praça, que realmente era bem grande, pudemos ver inúmeras manifestações. Desde danças culturais até palanque com pessoas falando ao povo. Apesar de não ter podido apreciar a beleza da praça, fiquei feliz por ter vivenciado um pouco esse momento histórico de Istambul. Essa manifestação foi notícia internacional. Ficamos mais ou menos 1 hora na praça vendo tudo e apreciando a força do povo que se uniu contra os interesses burgueses.

Enfim, fomos descendo pela rua Istiklal até a Galata Tower. Essa rua entra no roteiro turístico, mas achei bem sem graça. Tem um bocado de lojas e é uma rua só para pedestres.

Na torre pudemos ver toda a cidade de Istambul. A Istambul “velha”, a “nova” e a parte asiática. Apesar de caro, acho interessante a visita.

 

Museu Arqueológico: entrada: 10 TL, até às 16h

Palácio Dolmabahçe: entrada: 40 TL (Castelo e Harém), até às 16h. Fecha às 2ª e 5ª-feiras.

Galata Tower: entrada: 13 TL, até 20:30h.

 

Dicas do dia:

1) atentar para os horários e dias de funcionamento dos lugares turísticos.

2) torça para a praça Taksim não virar um Shopping Center e visite-a.

 

 

07/06/13:

Começamos o dia procurando o lugar do sufismo (Whirling Dervishes). Encontramos-o na estação de trem que fica ao lado da estação Sirkeci. Achava que custaria umas 15 TL, mas o preço era o mesmo cobrado pelas agências de turismo (40 TL). Achamos muito caro para ficar assistindo uns caras girando o corpo por 1 hora. Pegamos o trem urbano e descemos na estação Kabatas, rumo ao Palácio Dolmabahçe (cerca de 5 min andando desde a estação).

Há a opção de pagar apenas a entrada do palácio (30 TL) e/ou apenas o harém do palácio (20 TL). Se fizer os dois, paga-se 40 TL. Infelizmente esse palácio não está incluído naquela promoção de 72 TL. A entrada no palácio é feita somente com guia (já incluso no preço) e com um grupo (no meu tinha umas 50 pessoas). Acho justo esse controle porque o palácio está muito conservado, os sofás, camas, móveis, quadros, etc. estão no mesmo lugar de muitos anos atrás. Se fosse cada um por si, aquilo viraria uma bagunça e muitos cristais se quebrariam. O mais impressionante foi um lustre todo de cristal com 4,5 ton e mais de 10.000 peças de cristais, segundo a guia. O esquema no harém é o mesmo do palácio. Ambos valem a pena as visitas e o esforço de perder mais de 1 hora nas duas filas. No total, ficamos mais ou menos 3 horas lá dentro. Tem uma outra construção que você também pode entrar e está incluída no bilhete. Não tem guia, mas é bem pequeno.

Resolvemos voltar caminhando do palácio até Sultanahmet. A idéia era ver um pouco mais da cidade e parar em algum lugar para almoçar pois a fome era negra.

Na volta, paramos por alguns minutos no Parque Gülhane, que fica ao lado da entrada do Palácio Topkapi. Lá, descobrimos que a entrada para o Museu para a História da Ciência e Tecnologia ficava dentro do Parque. Este museu estava incluído na promoção de 72 TL. Já passava das 18h e certamente estaria fechado, além do que já tínhamos estourado o prazo de utilização do cartão, que era de 72 horas. Enfim, ficou para a próxima.

 

Whirling Dervishes: estação de trem Orient Express; 40 TL (35 TL – estudante; 30 TL – criança); 2ª e 6ª-feira, às 19:30h

 

Dicas do dia:

1) ir bem cedo ao palácio para evitar tantas filas. No palácio propriamente dito, ficamos 45 min na fila para entrar e apenas 45 min lá dentro. Como a visita é guiada você deve seguir esse cronograma.

2) o Museu da Ciência e Tecnologia fica dentro do Parque Gülhane.

 

 

08/06/13:

O dia foi apenas para retornar para casa, mas acho interessante destacar a facilidade de se deslocar de trem em Istambul. Os trens começam a rodar a partir de 6h e funcionam até meia noite. Tem que fazer baldeação, pagando nova passagem, na estação Zeytinburnu. Demoramos cerca de 50 min para fazer todo o trajeto, mas era 6h da manhã e sábado. Talvez demore um pouco mais na hora do rush.

O táxi custaria 40 TL e um transfer EUR 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...