Ir para conteúdo

Uma rapidinha pelo Sul: Curitiba, Morretes, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu...


Posts Recomendados

  • Membros

Quando planejei essa viagem não pensei em relatar aqui no Mochileiros, pelo fato de achar que não seria grande coisa. Mas resolvi compartilhar as experiências, pois muitas coisas não saíram como planejadas e pode ser útil relatar isso aqui.

 

O plano era viajar para Curitiba para visitar um amigo, então não planejei nada pra lá, pois confiei na disponibilidade dele para me levar a conhecer a cidade. Pela proximidade com Foz do Iguaçu resolvi dar uma passada por lá. Chegando a Curitiba a situação saiu completamente diferente do imaginado! Meu amigo não tinha tanto tempo assim e foi aí que o Mochileiros salvou minha viagem!

 

Vamos ao roteiro geral:

 

03/07: Fortaleza – Curitiba

04/07: Curitiba (uma volta pelo centro)

05/07: Curitiba (city tour)

06/07: Morretes, Curitiba – Foz do Iguaçu

07/07: Itaipu, Cataratas del Iguazu

08/07: Puerto Iguazu, Foz do Iguaçu – Fortaleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1º DIA:

Minha ida a Curitiba tinha o propósito de visitar um amigo e eu aproveitei que estaria por lá e conhecer as Cataratas e Itaipu.

Saí de Fortaleza bem cedo, com conexão em Brasília e cheguei por volta de 13h em Curitiba. O resto dia ficou perdido pelo fato que eu fiquei esperando meu anfitrião providenciar alguma saída e por eu não ter planejado nada para aquele dia.

Quanto ao título "RAPIDINHA...", se deve ao fato de a viagem ter sido feito numa correria inacreditável, como se o mundo estivesse prestes a se acabar. ::hahaha::

Confesso que não planejei muito bem e fui logo comprando as passagens... serviu de lição! ::toma::

 

598db7d87775e_PrdoSolcomasAraucrias.JPG.af900e10e76fdd85546f87aa3c224816.JPG

 

 

2º DIA:

Com a companhia de mais 2 colegas demos uma volta pelo centro da cidade. Deu pra ter uma noção do sistema de transporte urbano de Curitiba e do quanto a cidade é limpa e organizada. Passamos a manhã toda andando, percorrendo alguns pontos importantes dali do centro. Depois voltamos e passei o resto do dia sem fazer nada!!!

Como o tédio já me matava, eis que surge o salvador do viajante: MOCHILEIROS.COM!!! ::sos::

Com algumas pesquisas encontrei várias dicas e possibilidades do que fazer em Curitiba. Então comecei a planejar os dois dias que me restavam por lá.

 

Curitiba.JPG.317edef0db8df83c7262e340fa24842b.JPG

 

 

3º DIA:

City tour pela cidade. Acabei fazendo esse city tour por achar vantajoso, por vários motivos:

 

- ele circula pelos principais pontos da cidade;

- é possível descer em 4 pontos turísticos da sua escolha;

- você só paga R$ 29,00 para esse trajeto todo. Se fosse de ônibus gastaria muito tempo, de carro gastaria muita gasolina e de taxi teria que vender um rim pra pagar a corrida.

 

No meu caso eu desci nos seguintes pontos: Bosque do Papa / Memorial Polonês, Santa Felicidade, Setor Histórico, Jardim Botânico e Rodoferroviária onde eu já compraria a passagem do trem para Morretes e daria uma volta no Mercado Municipal em frente.

Comecei o passeio as 10h00 e terminei por volta das 16h00. Muito cansativo, mas valeu a pena!

Maiores informações: http://www.curitiba.pr.gov.br/idioma/portugues/linhaturismo

 

598db7d8cd9e5_Onibusturisticoesuarota.jpg.228997573a83ff0d6027579f33626727.jpg

 

598db7d9bce50_BosquedoPapa.JPG.e18d5aa78c12ad45698c357274c5ff46.JPG

 

 

4º DIA:

Nunca tinha ouvido falar da cidade de Morretes, então não havia planejado essa rota. Pesquisando na web e principalmente aqui no Mochileiros li muitos relatos da viagem de trem até Morretes e resolvi encarar.

 

A empresa que faz a rota de trem é a Serra Verde Express e tem várias opções de categoria nessa viagem. A mais barata custa R$ 72,00 (ida) e pelas fotos os assentos parecem ser de um ônibus coletivo comum (Categoria: Econômico). A mais cara é a Litorina de Luxo e custa R$ 290,00. Eu escolhi um intermediário (Categoria: Turístico), que o assento é um pouco melhor que a classe inferior, tem um guia que vai explicando várias coisas no caminho e ainda oferecem um lanche e custou R$ 92,00.

 

Lanche.JPG.693c608650ff863b77a699fc9141933b.JPG

 

Para voltar, preferi o ônibus da empresa Viação Graciosa, pagando R$ 16,60. De trem a viagem dura 3h30 e de ônibus apenas 1h30.

 

No início da descida a viagem é bem chata e entediante, o trem vai muuuito devagar e não há nada interessante para ser visto. Lá pelo meio da viagem a coisa começa a melhorar. O melhor lado do trem para descer é o lado esquerdo, porém na compra da passagem a empresa não dá a opção de escolher o lugar no trem.

Chegando a Morretes, a cidade é pequena e pode ser percorrida a pé. Trata-se de uma cidade histórica, do século XVIII. Ao desembarcar na estação ferroviária, basta atravessar a praça em frente, virar à esquerda e depois à direita e seguir em frente. Como cheguei na hora do almoço fui logo comer o famoso Barreado, prato típico da região, cujo preparo leva mais de 6h.

 

Guia.JPG.3effcea24827e26c13971028422ae4cf.JPG

 

598db7d8d2d76_vertigemnotrem.JPG.9d3c4e6aecfbe3c337bd5dda5cfdaa65.JPG

 

Não há muito que fazer, então descansei um pouco por ali, dei uma volta na cidade e peguei o ônibus para Curitiba as 14h30.

 

598db7d9cfa4f_Pausaparaodescanso.JPG.654e94328de848111fed029eef3bc215.JPG

 

598db7d9d359e_Morretes1.JPG.a4e1a98d72430014bec47609bc3d67d9.JPG

 

598db7d9d705f_Morretes2.JPG.bf94ed9041342adee30b388e2f9f3e60.JPG

 

Mais detalhes sobre Morretes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morretes

 

Chegando a Curitiba só deu tempo de tomar banho, enfiar tudo na mochila e seguir para o aeroporto rumo a Foz do Iguaçu!

Cheguei a Foz por volta das 22h30, depois de 1h30 de viagem num teco-teco da Azul! Não entendo como uma companhia aérea nova ainda insiste numa aeronave daquela... Eu já morro de medo de avião, aí quando me deparo com um avião desse já sei que vai dar mais medo ainda! O bagulho sobe com muita dificuldade e o cheiro do combustível vai pra dentro da cabine...

 

ATR600.jpg.35846b0fe6bc4010efe12d4a83b828ec.jpg

 

Enfim, cheguei em Foz do Iguaçu e me deparei com um frio inacreditável!!! Imaginem: moro no Ceará e estou acostumado a agradáveis 30 ºC, então foi terrível! Parecia que estava uns 10 graus negativos ::Cold:: . Do aeroporto fui direto para o Hostel Chili, o qual recomendo demais!

 

 

5º DIA:

Esse dia foi foda! Acordei cedo para tomar café e correr para Itaipu. Comprei pelo site da empresa um ingresso para o Circuito Especial (R$ 64,00) que dá uma volta por fora da represa e te leva pra dentro da Usina, inclusive mostrando uma parte do sistema em funcionamento! A visita dura em torno de 2h.

 

Itaipu.JPG.086fc56076fb50cdd0f2d435d625dcbf.JPG

 

598db7dd03a1f_PordentrodeItaipu.JPG.8e43bf50812dc1a94c01553031b7c3fa.JPG

 

Saindo de Itaipu segui para Puerto Iguazu para visitar as Cataratas do lado argentino. Em frente a entrada da Usina tem uma parada de ônibus, basta pegar para o TTU, descer no terminal, sair e pegar um ônibus pra Puerto Iguazu (custa R$ 4,00 ou $ 15,00). E nem precisa ir até o terminal de Puerto, dá pra perguntar ao motorista que ele para pra descer em frente a parada que passa o ônibus para as Cataratas ($ 40,00)

 

As Cataratas realmente são incríveis, nem tem como descrevê-las. Infelizmente a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo ainda estava inacessível, mas o que deu pra ver valeu a pena. Para residentes nos países do Mercosul custa $ 150,00 (aceitam apenas pesos, "en efectivo")

 

Cataratas.JPG.6d2d59c9a694c539adcd8fce1b367a88.JPG

 

598db7d9df45a_Umbanhopralavaraalma.JPG.5a7ba8deba38fb03e45efae659920c34.JPG

 

Minha intenção era passar a tarde nas Cataratas e dormir em Puerto, no Hostel Bambu. Mas as coisas não saíram como planejadas! Primeiro porque esqueci de cambiar antes de passar para a Argentina! Segundo, porque ao verificar os bolsos vi que só tinha 5 reais e não consegui sacar com meu cartão em nenhum caixa eletrônico! ::putz::::toma::

E por último, o Hostel Bambu foi uma verdadeira frustração! O dormitório tinha nada a ver com o que se anunciava, tolhas eram cobradas e aquilo estava uma verdadeira zona!!! Ou seja, tive que voltar para o Brasil e dormir novamente no Hostel Chili, onde eu já estava me sentindo em casa. ::otemo::

 

Esse dia foi exaustivo! Só consegui almoçar (miojo) às 18h30.

 

 

6º DIA:

Acordei cedo novamente, pois precisava sacar e ainda queria voltar em Puerto, pois meu vôo de volta pra casa seria só às 15h36.

Em Puerto dei uma volta pelo centro, comprei algumas lembranças e muito Alfajor. E fui ao Marco das Três Fronteiras do lado argentina (Hito Tres Fronteras)

 

598db7da6beb0_CruzandoaFronteira.JPG.75baa2eb967f47b1db25ca2a9b3e4ec3.JPG

 

598db7d9f1885_HitoTresFronteras.jpg.2551ec441e6e3416021b4911ef73b450.jpg

 

Depois retornei para o Hostel e apesar de encerrado o horário pro checkout, o Lee (proprietário do Hostel) permitiu que eu ainda tomasse banho e descansasse até a hora de ir pro aeroporto sem cobrar nova diária.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hospedagem em Foz do Iguaçu:

 

Fiquei no Hostel Chili que conheci pelo Tripadvisor, com boas avaliações lá. Não lembro de ter lido algum relato dele aqui, mas a escolha foi bem feita! O hostel é bem localizado, próximo ao TTU, restaurantes, mercado... A estrutura é excelente, deu pra se sentir em casa, café da manhã muito bom, cozinha disponível e ali próximo dá pra comprar marmitex por 5,00. Paguei 50,00 em um dormitório para 10 pessoas. A noite na região é muito tranquila.

http://www.hostelchili.com.br

email: hostelchili@hostelchili.com.br

(45) 3029-5820

 

598db7d9ea8c5_MAPATTU-HOSTEL.png.a4d51f93eed2bac37e466a8f8084da21.png

 

 

Câmbio: A melhor cotação que encontrei foi Puerto Iguazu, na Avenida Victoria Aguirre, 228, "Cambios Links S.R.L."

Estava R$ 1,00 = $ 4,00. (casa de Cambio regularizada, com emissão de recibo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre a ida a Morretes: A volta de ônibus é mais rápida e econômica, mas compre a passagem de volta ainda em Curitiba, na Rodoferroviária, pois se corre o risco de ficar sem volta ao chegar lá ou terá que pegar o trem (R$ 50,00 a classe mais barata e 3h de viagem). A empresa que faz a rota é a Viação Graciosa: http://www.viacaograciosa.com.br

Também algumas vans fazem esse trajeto, não cheguei a ver valores.

 

Em Morretes: Experimente o Barreado! É um prato muito saboroso... Ele é feito com carne bovina, eles colocam a carne e vários temperos em uma panela de barro, vedam com farinha de mandioca e deixam cozinhando por mais de 6h. A carne se desmancha e fica uma delícia! O "Barreado Completo", além do barreado, vai camarão frito, peixe cozido no dendê, arroz, macarrão...

 

598db8088d377_Barreadocompleto.jpg.eb89d6e3f7ce9327ba61e2a03745208d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...