Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pois bem.

 

Dias antes da partida, decidi mudar o roteiro da ida. Pra fazer caminhos diferentes mesmo. Se parar pra pensar a ida e volta fica uma coisa só.

 

Capítulo I: Do roteiro

 

1°dia 08/02 Segunda - São Leopoldo @3h > Santana do Livramento (554 Km) @9h30 > Tucuarembó (111 Km) @13h > Colonia del Sacramento (429 Km) @21h

2°dia 09/02 Terça - Colonia del Sacramento @17h > Montevideo (177 Km) @20h

3°dia 10/02 Quarta - Montevideo

4°dia 11/02 Quinta - Montevideo @ 10h > Punta Ballena (140 Km) @ 12h > Punta del Este (15 Km)

5°dia 12/02 Sexta - Punta del Este @10h > Punta del Diablo (158 Km) @13h

6°dia 13/02 Sábado - Punta del Diablo

7°dia 14/02 Domingo - Punta del Diablo (ir até Santa Teresa pela manhã)

8°dia 15/02 Segunda - Punta del Diablo (ida até Cabo Polônio e La Pedrera)

9°dia 16/02 Terça - Punta del Diablo

10°dia 17/02 Quarta - Punta del Diablo @11h > Chuí (40 Km) > São Leopoldo (543Km) @22h

 

Total : 2693Km

 

Capítulo II: Dos preparativos

 

Comprei a carta verde por 10 dias, custou uns R$112, e foi solicitada somente na polícia caminera saindo de Rivera, no primeiro dia. Eu acho que vale a pena pra não te encomodar em caso de acidente.

Revisão no carro. Calibrei o step. Faltou o rodízio de pneus. Nota pra mim mesmo: fazer o rodízio de pneus.

Pesquisas e mais pesquisas na internet. Tinha idéia de alguns hostels, mas a hospedagem foi decidida praticamente tudo lá.

Sacar reales, habilitar o cartão de crédito pra compras internacionais (por que fui fazer isso!! hehe), levei alguns mirréis em pesos que já tinha mesmo.

 

Capítulo III: Das cidades

 

Saímos de São Léo na madruga, rumo a Livramento, basicamente a freeway (BR-290), trecho bom, até quase São Gabriel. Pegamos um baita temporal, mas tava até tranquilo de dirigir, bem iluminado.

 

Chegando em Rivera, tratamos de achar a aduana pra fazer o registro de entrada (carta branca) e trocar la plata. Dica: na aduana pega todos os mapas e guias que conseguir, lá dentro tem uma seção brasileira e outra uruguaya. Saindo de Rivera, já na Ruta 5, fomos abordados pela Caminera, mas coisa de rotina, só mostrar a carta verde. A Ruta 5 está em excelentes condições e como acontece em todo o Uruguay, pouco movimentada. Fomos até Tacuarembó, onde paramos pra almoçar. Tinha enchente por lá. Tem o museu do Gáucho e do Índio, pero no encontramos abertos. Fumo embora então. De lá por Paso de los Toros, Durazno, muito inundado lá também, a situ tava feia mesmo. De lá pegamos a Ruta 14 para Trinidad. Aí começou o martírio. Estrada terrível a 57 até Cardona, e também a 2 até Rosário. Não sabia se ía devagar pra escapar dos buracos ou rápido pra voar por cima. Acho melhor fazer Trinidad-San Jose de Mayo-Eclida Paullier. Na Ruta 1 rumo a Colonia, pegamos o sol de frente, ruta boa. Chegando em Colônia, tivemos uns 5 minutos pra curtir o por-do-sol no Rio de la Plata. Indescritível.

 

Em Colônia, como chegamos a noite, sobrou pouco tempo pra achar hospedagem, fomos em vários, como o preço era parelho ficamos no Hotel Leoncia, bom, com desayuno e garagem.

Vale a pena o museu Português. O indígena são umas pedrinhas, o arquivo regional tu nem pode folhear os livros, o espanhol em reforma, o municipal e um outro só abririam a partir do dia seguinte (fomos na terça). O dos náufragos e de arqueologia chegamos tarde, lá os museus fecham as 16h45. A famosa calle de los suspiros é mais bacana a noite e acho que vale o passeio pelo bairro histórico. Ainda tem a Plaza de Toros, um coliseu na América do Sul, muito bacana pero a entrada não é permitida infelizmente.

 

Saímos umas 17h pela Ruta 1 rumo a Montevideo. Chegando lá, um sustinho na ponte: tem um sistema sonoro se tu te aproxima da mureta, minha mãe tava dirigindo naquela hora, ela comprovou que o sistema funciona mesmo hehe. Estávamos procurando o hostel El Viajero na rua Ituzaingó, mas tava difícil pois as calles raramente tem plaqueta com nome. Passando um pouco do porto, paramos na rambla onde tinha duas senhoras para perguntar. Uma delas foi bastante prestativa e ao perguntar se eu tinha entendido, ela ainda se ofereceu pra ir junto!! Entrou no carro dela e nos guiou até a frente do hostel! Pra ser sincero por toda a viagem os uruguayos foram sempre prestativos, rendem um capítulo a parte. Ficamos no hostel por 2 noites. Muito bacana, gente dos 4 "cantos" do mundo. Tem em punta e colonia tb este hostel.

 

Lá fomos nos principais pontos turísticos, plazas independencia e fabini, teatro solis, jogamos truco dentro do palácio do governo, mercado del puerto, e estádio centenário. Não deixe de conferir a parillada no mercado, o nosso churrasco com certeza é mais rico, pois na parillada sao miudos, mas acho que ainda assim vale a pena experimentar, junto com a sangria. No Centenário, tem o museu do futebol, um lugar sagrado para o futebol, palco da primeira copa e há algumas décadas abriga esse museu que tem muito da história de futebol. Camisa do pelé, fotos de diversas seleções, do Maradona, Cruyff, uma foto enorme do maraca, réplicas da Jules Rimet. Acabamos conquistando a simpatia do seu Geraldo por causa da minha bandeira do Rio Grande do Sul com o escudo colorado na centro. Não sei a função exata dele, mas acabou sendo nosso guia naquele dia, o que tornou ainda melhor o passeio. Estava lá ainda dando uma entrevista quem me disseram ser o criador do museu, chamado Capellon. Conversamos sobre a Libertadores de 89, onde o meu Inter tocou 6 no Peñarol dele heheh rimos muito.

 

Até este momento, nenhum lugar tinha Patrícia pra gente. Só Pilsen...

 

(to be continued...)

 

Capítulo IV: Dos valores

 

Obs: U$ = pesos uruguayos

 

Pedágios:

 

Eldorado do Sul: um de R$7 e outro de R$6

Em Pântano Grande: R$6

 

Tacuarembó: U$35

Paso de los Toros: U$45

São Jose: U$45

Montevideo: U$45

Atlantida: U$45

Maldonado: U$45

 

Rio Grande: R$7,20

Pelotas: R$7,20

Camaquã: R$7,20

Guaíba: R$6,00

 

Gasolina:

 

São Léo: R$2,60

Livramento: R$2,69 (gasolina boa demais, rendeu muito)

 

Montevideo (Ancap): U$27,80

La Coronilla (Ancap): U$28,87

 

Tapes: R$2,64

Link para o comentário
  • Membros

Gosta de batatas-fritas? heheh é o mais saudável pro bolso.

 

Qualquer prato lá é caro, paguei uma média de R$23-R$25 1 filé de merlusa e 1 filé de atum. Pow merlusa a esse preço é o fim. Entrecot tá nessa faixa tb.

Uma opção mais em conta é o chivito, uns R$12. Ceva de litro uns R$10. Isso em alta temporada no bairro histórico e na avenida principal. Na baixa temporada espero q baixe os preços.

 

Abraço

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...