Olá,
Estive agora em março no Uruguai, nas cidades de Montevideu, Colonia e Punta del Leste; e em Buenos aires. Fiz exatamente o que pretende: fui pela Gol e andei por lá de onibus e buquebus. Não achei q ficou muito caro o passeio, ficou em 1200 reais.
Em Montevideu, não tive sorte com os hotéis, não recomendo o Red Hostel e nem o Ita Hotel, dizem que o Ciudad Vieja Hostel é legal, fica a dica; em Buenos aires me hospedei no ótimo Hostel Colonial, no centro, a uma quadra da Rua Florida e das Galerias Pacifico. Fica em 36 pesos a diaria, em torno de 22 reais. Reservas podem ser feitas pelo site:
http://www.hostelcolonial.com.ar/
Há diversos horários de ônibus de Montevideu para Colonia ou Punta. O Buquebus é caro, mas recomendo, é bem legal. Tem o rápido (1h) e o lento (3h). No meu caso, sai de Colonia pra Buenos aires no rápido, (mais caro e não pode sair pra fora), e retornei no lento (mais barato e pode sair). Fui domingo pra Colonia, querendo ir pra Buenos aires as 16h, mas tava lotado, só tinha as 18:30! Entaum fica a dica, se for pegar o buque no fim de semana é bom comprar com antecedência. Horarios podem ser consultados no site:
http://www.buquebus.com
Colonia é uma cidade linda, mas que se conhece em poucas horas. Dá pra sair cedo de Montevidéu, andar em Colonia e sair pra Buenos aires no mesmo dia. Em Punta tb eu fiz isto, sai de Montevideu cedo e passei o dia la, até pq a hospedagem em Punta é mais cara. Em Montevideu, conheça o Estádio Centenário, as "ramblas", a Plaza de Independencia...
Buenos aires é muito legal, o transporte público é bem barato, fui em La Boca de onibus (tenha moedas, pois o ônibus só aceita elas). Em Buenos aires tb dá pra conhecer muitos lugares a pé, é bom ter um mapa. O metrô custa só 90 centavos. O câmbio pode ser feito no Centro, mas antes das 10h eles pagam mal, pois o bancos ainda não abriram.
No aeroporto de Montevidéu, fazem um câmbio péssimo, só troque o necessário, tem coletivo q sai do aeroporto direto pra Ciudad Vieja, caso fique hospedada por la.
Bem, fica ai algumas dicas, caso tenha alguma dúvida estou a disposição.