Usar bastões de trekking ou não usar?

Troca de informações técnicas sobre Trekking


Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor peter tofte » 20 Mai 2010, 19:09

Usar pólo de Trekking ou não usar?

Muita gente se pergunta hoje se vale a pena comprar e usá-los. Quem usa normalmente não tem dúvida. Geralmente quem leva mais a sério a prática de caminhada em locais selvagens adota os bastões.

Do site Trail Space achei um artigo interessante com este tema. Transcrevo-o com alguns comentários meus.

Nos EUA a venda de bastões de trekking aumentou 75% de 2007 para 2008. De 2009 para 2010 se espera um aumento de 13%.

Quais as vantagens do seu uso?

1) FITNESS

O uso dos bastões representa 20% a mais de calorias consumidas durante a caminhada. Os dados provêm de um estudo do Instituto Cooper usando pólos de caminhada nórdica. Passamos a usar os músculos superiores e não só os da perna. Permite um equilíbrio mais harmônico do esforço no trekking, exercitando mais músculos. Quem gosta do trekking para manter sua forma física vê nisto um excelente argumento.

Usado adequadamente ele ajuda a aumentar e manter a constância do ritmo. Na subida faz uma boa diferença. É como engatar uma tração 4X4.

Entretanto para caminhantes de longo trajeto (long distance hikers, algo comum nos EUA, pessoas que fazem trilhas como a Appalachian Trail, a PCT e outras) 20% a mais de calorias é algo considerável! Significa que entre as paradas para suprimento eles devem carregar 20% a mais de peso em alimentos!

2) ESTABILIDADE E BALANÇO

Talvez o maior argumento pró-uso dos bastões. Transformam os caminhantes de bípedes em quadrúpedes (no bom sentido) tornando mais difícil a queda em terreno escorregadio. Mesmo que não impeça a queda, torna sua conseqüência menos danosa. Ajuda muito na travessia de cursos d’água.

3) MENOS STRESS NAS JUNTAS

Já emprestei meus bastões para quem estava sentindo o joelho numa descida e o alívio foi imediato. Os bastões, bem usados e ajustados, ajudam a reduzir a carga nas juntas das extremidades inferiores (estudo de 2007 do American College of Sports Medicine). Quanto mais íngreme a descida e o peso da mochila, maior vai ser o alívio.

4) SEGURANÇA

Acrescentei este item. Quem já não enfrentou cachorros latindo ameaçadoramente na sua passagem por uma área habitada? Normalmente basta levantar um bastão para persuadir o cão que não será bom negócio avançar sobre o caminhante.

5) LIGHTWEIGHT TREKKING

Os bastões substituem as varetas em alguns modelos de barraca e toldos, transformando-o num equipamento multipropósito, e reduzindo o peso total dos equipamentos que carregamos nas costas.

Desvantagens do seu uso;

1) IMPACTO ECOLÓGICO

Incrível, mas existe um impacto. Embora um pouco céptico quanto a sua extensão, temos que convir que muitas vezes o bastão arranca plantas e pisoteia mais profundamente o solo. Já tive ocasiões de ter de levantar os bastões para não arrancar flores num campo florido. Mas não acho significativo este impacto, especialmente se o usuário for responsável.

2) TERRENO ACIDENTADO

Certos terrenos tornam os bastões um estorvo, obrigando a prendê-los na mochila. Terrenos com muitos galhos, cipós, escaladas e escalaminhadas. Acho a encosta do Caratuva um bom exemplo, no PP. É necessário reconhecer quando é hora de guardá-los.

3) CURVA DE APRENDIZADO

Até aprendermos a usar os bastões com eficiência, eles serão um peso-morto, inúteis.

4) VIAGEM AÉREA

Não podem ser embarcados como bagagem de mão, devendo ser despachados como bagagem de porão. Se as ponteiras não forem protegidas, eventualmente podem furar sua sacola ou mala. É interessante sempre levar a guarda-ponteira de borracha original para evitar os furos.

5) CUSTO $$$

Bons bastões não são baratos. E eles são os itens de equipamento mais propensos a quebras e perdas (furto e esquecimento). Já tive 2 bastões quebrados e um furtado (Andes Peruanos). Se o seu orçamento é limitado e precisa escolher entre diversos equipamentos, pense nisto.

Particularmente levo bastões quando:

1) Vou sozinho e a trilha não é muito freqüentada. As conseqüências de uma entorse ou ruptura podem muito ruins!
2) Mochila pesada (trekking de vários dias);
3) Terreno montanhoso e acidentado.

Espero que ajude na decisão de comprá-los ou não.

Peter
Avatar do usuário
peter tofte
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 720
Desde: 19 Mai 2004, 17:06
Localização: Brasília, DF, Brasil

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor edver carraro » 21 Mai 2010, 11:30

Excelente tópico Peter!

peter tofte escreveu:É como engatar uma tração 4X4.

::tchann::

Creio que essa seja uma dúvida comum de boa parte dos trekkers (os iniciantes). Para quem tem problemas nos joelhos (eu tenho síndrome fêmuro patelar), os bastões são grandes aliados, desde que usados e ajustados corretamente, como você mesmo citou.

Comecei usando um bastão só, pra me acostumar. Quando passei a utilizar dois, senti muita diferença no andar. Antes dos bastões, eu usava uma joelheira de compressão pra tentar minimizar o impacto, agora aposentei ela.

Lembro de um comentário seu num tópico: "bastão em trilha é igual a bombril: 1001 utilidades" :lol:

Agora, preciso fazer um upgrade nos meus. Vou comprar em BsAs um par da BD.

Abraço
Edy
Avatar do usuário
edver carraro
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 510
Desde: 05 Jan 2008, 23:29
Localização: Veranópolis / Serra Gaúcha

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor ROTA da AVENTURA » 21 Mai 2010, 13:54

hehhe !!! eu tambem não utilizava !! usava as um cabo de enchada que eu tinha aqui que era da hora tambem !!, ai com o tempo o JOELHÃO foi dando seus recados "manera se cuida senão vai ficar em casa" ai depois disto comprei par de bastão e sempre utilizo ele !!!
só que so costumo a ir com 1 bastão gosto de ficar com uma mão livre hehehe!!!!!!
Avatar do usuário
ROTA da AVENTURA
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 623
Desde: 16 Dez 2008, 10:05
Localização: são jose dos campos

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 21 Mai 2010, 22:01

Povo, estou enviando esta msg apenas pra acompanhar o tópico, pois isto muito me interessa!
Tenho pensado seriamente em comprar um bastão (ou dois), mas as trilhas por aqui (PR) são na grande maioria morro acima... e morro na serra do mar!!!
Ou seja, aquela observação do Peter da "encosta do Caratuva" é certeza pelas trilhas daqui.
Ainda estou pensando, vamos ver pra que lado essa prosa toma rumo... ::cool::
Avatar do usuário
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2887
Desde: 04 Set 2007, 22:44
Localização: Curitiba/PR

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor oliveira_cta » 18 Jun 2010, 15:15

Eu já havia lido estudos sobre a diminuição do impacto sobre os joelhos causada pelo uso dos bastões, então resolvi comprá-los para fazer o teste.

No feriado da semana santa, após ter corrido a cidade atrás de dois bastões e só ter encontrado um, segui para a Serra Fina com um bastão de fibra de carbono da aztec. Confeço que não era o que eu desejava, mas posso afirmar, com certeza, que foi muito útil.
Além da notável diminuição do esforço sobre as pernas e joelhos, o bastão foi muito útil no equilíbrio, impulso, e também na estabilização em terrenos escorregadios (lama pura). Era evidente que, em descidas de grande aclividade, onde os outros praticamente "desciam sentados", eu descia de pé, sendo que o bastão agia praticamente como um corrimão.

Bem, é isso, maior estabilização, diminuição do esforço, ajuda para abrir caminho por entre o capim alto e não cair em buracos, etc...

Não fico mais sem bastões!!! Porém tenho algumas observações a fazer:
Dois bastões devem diminuir ainda mais os esforços, porém, em terrenos mais técnicos, como com trechos de escalaminhada, provavelmente atrapalharão um pouco.
Deve-se atentar para a alça do bastão. No começo, eu fazia muita força com a mão para segurá-lo, até perceber que a transferência do peso deve ser feita através da alça em torno da região da base da palma da mão. Quando percebi esse detalhe, não tive mais a preocupação de ter que fechar a mão, fazendo força, e diminuí o atrito da mão com o bastão, que passou a ficar praticamente solto, e automaticamente empregado como, por exemplo, no caso de uma perda da estabilidade.

Sobre esse bastão da aztec, o que me assustou de início foi a pegada praticamente lisa, mas como dito acima, depois percebi que isso não fazia diferença. Porém, a alça é um pouco desconfortável e de difícil ajuste, além disso, como é de velcro, acredito que sua efetividade se perderá rapidamente.

Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
oliveira_cta
 
Mensagens: 5
Desde: 16 Jun 2009, 15:40
Localização: São José dos Campos (Vale do Paraíba)

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor piacitelli » 18 Jun 2010, 16:34

Danilão

Esse teu bastão tem anti shock? Tenho dois da Aztec mas não com velcro na alça.

Abração
Paulo Piacitelli
Botucatu-SP

http://picasaweb.google.com/willys60/ImagensDoBrasil

"...a vida é boa,
Tão boa quanto você desejar"
Avatar do usuário
piacitelli
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 737
Desde: 03 Jan 2006, 13:29
Localização: Brasil

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor TequilaJP » 23 Set 2010, 20:37

Bom,eu sou adepto do uso,mas os meus ficam praticamente 90% do tempo amarrado na mochila.rs....
Na verdade eu uso eles apenas nas decidas e em situações especiais,como terreno escorregadio e subida nao acidentada.
Um dos motivos de carregar esse peso morto foi um curso dado pela equipe de resgate da região onde moro.Onde foi ensinado varias maneiras diferentes de uso dos bastões como por exemplo transforma-los em uma muleta ou maca.
Fora a vantagem de poder enterra-los na neve pra usar como ancoragem da barraca.
TequilaJP
 
Mensagens: 2
Desde: 07 Set 2010, 21:20

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor .Thiago. » 24 Set 2010, 08:23

piacitelli escreveu:Danilão

Esse teu bastão tem anti shock? Tenho dois da Aztec mas não com velcro na alça.

Abração


Paulo,

Eu tenho um par de BD com Trail Shock que são mto mto bons!! ::otemo::
Imagem

Abraços!
Imagem Próximo Destino » Brasil - BRA | 2011

Imagem
~ Esse vagar sem rumo por uma América maiúscula me mudou mais do que eu pensei. Eu já não sou eu. Pelo menos já não sou mais o mesmo em meu interior.. (Ernesto Guevara)
Avatar do usuário
.Thiago.
 
Mensagens: 62
Desde: 27 Fev 2009, 08:36
Localização: Jundiaí - SP

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor Marcos R. S. » 24 Set 2010, 09:35

Salve Peter

Olá a todos !!!


Achei muito legal o artigo, antes de comprar o meu bastão pesquisei na net a respeito do equipamento. Pra variar não achei muita informação de como usá-lo, só mesmo lojas vendendo, isso sim tinha um monte.

Pessoalmente acho um equipamento muito útil, os joelhos depois de um tempo “gritam” pra valer. Tenho somente um, e como disse o Bruno de SJC “ é bom ficar com umas das mãos livres”, mas nas descidas muito íngremes dois seria o ideal, ainda mais de mochilão.

Abraços ::otemo:: ::otemo::

Marcos
Avatar do usuário
Marcos R. S.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 138
Desde: 25 Fev 2009, 16:07

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor Mochileiro Peregrino » 01 Out 2010, 21:19

bom galera,

comecei usando os bastoes da aztec ant shock, quebrei 3 ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ::putz:: ::putz::
hoje eu uso o da black diamond ( sem ant shock ), quando fui comprar meu black diamond fiquei um pouco com o pé atraz deviso ele nao ter sistema ant shock, hoje posso afirmar que sistema ant shock so atrapalha, pois o mesmo sempre quebra, ou eu sou destruidor ??? ::lol4:: ::lol4::
sempre encontro pessoas com seus bastoes com o sistema ant shock quebrado !!!!

e definitivamente bastao de caminhada é uma boa sim e na minha opniao indispensavel ::lol4:: ::otemo:: ::otemo::
Avatar do usuário
Mochileiro Peregrino
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 545
Desde: 31 Out 2009, 11:25

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor peter tofte » 02 Out 2010, 13:48

Gente:

Particularmente não vi nenhuma diferença significativa no bastão com e sem anti-shock. Muita gente boa de trilha tb acha isto. Seria apenas mais um ponto de falha e fragilidade.

Embora já tenha usado um só bastão hj penso que 2 é o ideal. Isto de deixar a mão livre é um argumento contra 2 bastões mas eles estão presos a sua mão por alças. Assim se precisar de uma mão,mesmo que rapidamente, basta largar o bastão, que ele ainda estara preso ao pulso pela alça. Só na escalada ou escalaminhada pode atrapalhar.E dois bastões aliviam muito mais os joelhos na descida.

Abs, peter
Avatar do usuário
peter tofte
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 720
Desde: 19 Mai 2004, 17:06
Localização: Brasília, DF, Brasil

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor adriana t-tresch » 03 Out 2010, 05:09

Eu tinha um bastão mas como sempre esquecia de levá-lo, acabei dando de presente para um amigo. Gosto muito de me apoiar em subidas e descidas, então no começo das trilhas eu sempre procuro um galho de árvore caído ao longo do caminho. Uma diversão a mais nas caminhadas é encontrar aquele galho "perfeito".
Avatar do usuário
adriana t-tresch
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 559
Desde: 26 Out 2002, 16:44
Localização: UK

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor Mochileiro Peregrino » 03 Out 2010, 15:47

certa vez eu estava nos canions no sul do brasil e encontrei uma senhora com sua familia, ela estava com muita dor nos joelhos e emprestei meus 2 bastoes para ela, acompanhei ela na volta para dar um apoio, ela disse bem assim;

- se nao fosse os bastões do gabriel eu tava fudida ! ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::
Avatar do usuário
Mochileiro Peregrino
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 545
Desde: 31 Out 2009, 11:25

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 10 Nov 2010, 08:17

Senhores, qual seria a ponteira ideal p/ uma caminhada em mata/barro/pedra?
Pra ser bem específico: a próxima deve ser Itupava descendo.
Vi esta aqui e achei interessante:

Imagem

Será que serve em qualquer bastão? Estou querendo comprar um da Quechua...
Avatar do usuário
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2887
Desde: 04 Set 2007, 22:44
Localização: Curitiba/PR

Re: Usar bastões de trekking ou não usar?

Mensagem não lidapor juniorcv » 07 Fev 2011, 14:53

Meus joelhos estão começando a reclamar. Acho melhor tratá-los bem, afinal só tenho dois (sem direito a reposição)! ::lol4:: ::tchann::

Vou começar a usar bastões...
Avatar do usuário
juniorcv
 
Mensagens: 70
Desde: 31 Jan 2011, 22:16
Localização: Cuiabá - MT

Próximo

Voltar para Trekking



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron