Mesmo o tecido do qual a calça é feito vai ser melhor em uma situação do que em outra. Exemplos já citados foram tempo muito quente e frio intenso.
Pratico trekking há um bom tempo. Já tive calças de tudo quanto é tipo de tecido, e cada uma tem seus pontos de vantagens e desvantagens.
Acho que pra quem está lendo esse tópico atrás de informações sobre a 'calça ideal', o melhor mesmo é tentar ver qual foi o tipo/marca de calça comprada e em qual situação ela foi utilizada.
No meu caso, atualmente uso uma calça de tactel da SOLO, que considero ótima para os meus trekkings de 3 a 4 horas. Ela é muito boa para dias muito quentes, pois é extremamente leve e não retém o calor. Além de tudo é barata (menos de R$100,00). Como pontos negativos, ela não protege do frio, e quando molha fica 'pesada' e 'colante'. Entretanto, seca bem rapidamente.
Tenho uma calça de lona também. Ela é muito boa para trilhas mais fechadas, com vegetação rasteira, pois é muito mais resistente que a calça de tactel. O ponto negativo é que ela é um pouco quente demais (mas num frio de 15 graus C+-, ela dá conta do recado). Mas, ao contrário do que possa parecer, quando molhada, não fica 'colante' e seca bem rápido. Lembro de ter comprado essa calça na Riachuelo (a calça é da marca "Drift") por um preço bem em conta também.
Sobre o lance da calça ser prática ou não (tendo inúmeros bolsos, elástico, 'transformar' em bermuda, etc) também acho que depende demais de como ela pretende ser utilizada. Pelo que pude entender, muita gente aqui comprou a calça querendo utilizá-la também no dia-a-dia. Nesse caso, realmente não vale a pena investir muita grana num produto que é feito para um determinado segmento - neste caso, esportes de aventura em geral (numa comparação grotesca, é como comprar um fórmula-1 para ir ao trabalho). É claro que a qualidade do produto também está envolvida. Enfim, existem uma série de sutilezas nesse assunto, mas como já me estendi demais aqui e esse não é o foco do tópico, deixo para discutir isso numa outra oportunidade.
Em resumo, na hora de comprar a calça faça a si mesmo as seguintes perguntas:
1. Preciso MESMO comprá-la ou será que uma calça surrada dá conta do recado ?
2. Pretendo usá-la mais de uma vez (para o propósito de trilhas, caminhadas, etc) ?
3. Pretendo usá-la no dia-a-dia ?
4. Ela atende aos meus requisitos ?
Pesquise bastante antes e, se for o caso, parta para a compra !!
Eu espero ter contribuído de alguma forma com a discussão.
Boa viagem a todos !