Viagem de Moto Ushuaia janeiro 2013

Procurando parcerias para fazer uma viagem de moto? Então abra seu tópico aqui!

Viagem de Moto Ushuaia janeiro 2013

Mensagem não lidapor Luiz Paulo Ferrero » 27 Abr 2012, 16:09

PROJETO USHUAIA 2013
Paises: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

Atualização de 05/12/2012.

DURAÇÃO E ÉPOCA
Saida (eu): Brasilia
Época: 04 de Janeiro 2013 a 02 de Fevereiro de 2013.
Duração : provável 30 dias
Distância Prevista : 14.300 km
Cálculo Inicial de 24 dias viajando e 6 dias livres passeando.

TRAJETO BÁSICO - IDA
Brasilia DF
São José do Rio Preto SP
Foz do Iguaçu PR
Corrientes ARG
Santiago Del Estero ARG
Fiambalá ARG
Paso San Francisco
Copiapó CHI
Santiago CHI
Villarica CHI
Paso Mamuil Malal - Parque Nacional Vulcão Lanin
Bariloche ARG
Rio Mayo ARG
Gobernador Gregores ARG
El Chaltén ARG
El Calafate ARG
Ushuaia ARG

TRAJETO BÁSICO - VOLTA
Ushuaia ARG
Estreito de Magalhães CHI
Rio Gallegos ARG
Comodoro Rivadavia ARG
Viedma ARG
Buenos Aires ARG
Buquebus
Colonia Del Sacramento URU
Rivera URU
Santa Maria RS
Brasilia DF

PREMISSAS DA VIAGEM
1. Sem Garupa – a idéia é não forçar a moto, de modo a diminuir os riscos de quebra, menos peso a carregar, menos risco de queda no rípio, menos combustível, e principalmente, menos cansaço.
2. Moto boa e revisada, com pneus novos, com autonomia mínima de 300 km e velocidade de cruzeiro (possível) de 130 km/h. Os trechos de grande calor na Argentina (na ida) devem ser mais rápidos, pois é no calor que o cansaço vai acumulando. Provável necessidade de uso de galão de reserva, mesmo nas motos com grandes tanques.
3. Estradas com rípio (aprox. 900 km). Na região do Ushuaia, El Calafate, Paso San Francisco.
4. O trajeto está fechado, podendo ser recalculado durante a viagem.
5. É provável que não haverá reserva de hotéis, pois as incertezas destas viagens serão bastantes consideráveis.
6. Quantidade mínima de motos = 2, ou seja, não vou sozinho. Os riscos das viagens solo são muito grandes.
7. A viagem é de turismo, apesar de alguns acharem que seja maratona.
8. Disponibilidade financeira mínima, para gasolina, comida e hospedagem. Um terço da grana pode ser no cartão, mas a outra parte é bom ter dinheiro em moeda local, principalmente para gasolina na Argentina. Levar pelo menos um pouco de dólar.
9. O trajeto acima está calculado conforme planilha anexa. Os passeios ainda não foram definidos.
10. Preparar todos os documentos com antecedência. Tudo legalizado, atualizado e copiado.

CONSIDERAÇÕES AOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR
1. O mais importante para quem quer participar é entender a época e sua disponibilidade para uma viagem desta duração e extensão.
2. Na viagem, todos os participantes têm os mesmos direitos e deveres. Decisão por voto (voto de minerva do mais velho). Sempre acontece divergência na escolha dos hotéis, etc. Não existem líderes.
3. Bom humor e companheirismo são essenciais. Preparo físico é indicado.

Contatos: luizlpm@terra.com.br
Meu nome: Luiz Paulo
minha moto: BMW R 1200 GS Adventure 2009 – tanque 33 lts.

Imagem

Viagem já realizada com sucesso.
Editado pela última vez por Luiz Paulo Ferrero em 08 Fev 2013, 18:41, em um total de 6 vezes.
Luiz Paulo Ferrero

Re: Viagem de Moto Ushuaia janeiro 2013

Mensagem não lidapor Cleimar » 29 Abr 2012, 13:47

Ola
Minha trip pelo cone Sul foi adiado este ano, planejo ir no inico do ano que vem, quem sabe a gente vai junto. Esse planejamento seu parece estar sendo bem feito.
abs
Cleimar

Mensagem não lidapor Luiz Paulo Ferrero » 29 Abr 2012, 16:10

Seja bem vindo.
Dê uma olhada no roteiro e veja se é possível em 30 dias.
Estava pensando por segurança emendar as férias de janeiro com os feriados de fim de ano. Tempo maior disponível.
Vamos pensando.
Abraço,
LP
Luiz Paulo Ferrero

Mensagem não lidapor marlim66 » 09 Mai 2012, 20:05

Tá pensando em sair quando de Brasília? Sabe quando vai passar por Floripa? Dependendo das datas, eu e minha namorada poderemos acompanhá-lo durante parte da viagem... Aguardo contato..
Att. Nogueira
marlim66

Mensagem não lidapor Luiz Paulo Ferrero » 09 Mai 2012, 23:50

Nogueira,
A idéia inicial é sair após o natal, aproveitando o recesso de fim de ano.
Será bom seguirmos juntos por algum trecho.
LP
Luiz Paulo Ferrero

Mensagem não lidapor francinaldo s. lima » 29 Mai 2012, 18:46

olá amigo, tenho desejo de fazer essa viagem, sou de atibaia sp. tenho experiencia em longas viagens pelo brasil, porem nunca sai fora do pais, tenho uma shadow 750 2009 nao e uma moto para qualquer tipo de estradas, por isso surgiro um roteiro em estradas de asfalto, e mais seguro, vamos mantendo contato, meu email francinaldo.sebastiao@yahoo.com.br me add no facebook ok? um abraço...
francinaldo s. lima

Mensagem não lidapor amaurivideo1 » 06 Jun 2012, 01:51

Ola!
Há 2 meses estou estudando as possibilidades de fazer esta viagem (Juiz de Fora - Ushuaia = 14000KM+/-).
Tenho estudado;
-variações climaticas expostas por cada grupo que já viajou;
. conciliando minha atividade de cinegrafista e minha disponibilidade com relação a época adequada marquei saída em 28/01/13
-locais a visitar ( pouca variação no trecho que vc descreveu);
-tempo estimado de viagem em 30 dias
-tenho um amigo que acompanhei, em ago/2011, a Argentina, Chile e Perú (com direito ao carimbo de visita aos 100 anos de . Machu picchu e 10500KM rodados) que provavelmente me acompanhará nesta viagem.
-eu rodo em uma XT660r/2005 e ele super tenere 1200/2011.
Caso seja possivel uma adequação de data, posteriormente poderemos estreitar relações e trocarmos informações.
Att.
Amauri
amaurivideo1

Mensagem não lidapor Luiz Paulo Ferrero » 06 Jun 2012, 19:13

Como vai, Amauri?
Ótimo que está estudando o percurso. Ajuda muito no planejamento. Estudei tanto que parece que já fui.
Eu também venho aprimorando este trajeto. Tenho alguns companheiros que estão com a mesma intenção e estão participando da elaboração do roteiro.
Nossos problemas são as datas de disponibilidade de cada um.
Mas mesmo assim, seguimos estudando juntos os vários trechos, servindo prá todos mesmo se forem separados.
Se você quiser o roteiro mais detalhado, me mande um e-mail que devolvo com o arquivo.
E ai já serve prá irmos trocando idéias.
No meu caso, pretendo começar logo depois do natal de 2012, pois quero assistir uma "perna" do Dakar 2013 em Copiapó.
Se eu atrasar na viagem, assisto em Santiago.
Já tenho uma confirmação de companheiro que me acompanhou na viagem Atacama-Machu Picho em janeiro de 2012.
Ele vai de Adventure. Esta será minha 3a. viagem de moto pela América do Sul.
A outra foi em fevereiro de 2011 para o Chile via Mendoza, Osorno, Bariloche e volta.
As 2 vezes fomos em 4 motos, companheiros diferentes.
Por isso pensei em fazer trajetos diferentes dos que conheço. E o Dakar é a "cereja".
Abraços,
LP
Luiz Paulo Ferrero

Mensagem não lidapor Alexandre P B » 12 Jun 2012, 20:29

Estava aqui lendo e acredito que esta bem legal o trajeto, sou de SP, e estou amadurecendo a idéia, mas é a 1º viagem longa de moto, são muitas dúvidas, estou já a mais de três meses lendo tdo que é matéria, acredito e sei que posso daqui de SP, seguir com vocês é claro se der tdo certo, meu email é benfica.apb@hotmail.com, minha família esta me apoiando muito pois desde os 25 anosde idade planejo isso e hoje minha mulher me apoia junto com minhas filhas, a moto seria GS 1200 Adventure, tenho 38 anos e para mim a união e o bom senso prevalece... Gostaria de participar do retstante das idéias com vcs, abs
Alexandre P B

Mensagem não lidapor Luiz Paulo Ferrero » 13 Jun 2012, 09:27

Alexandre P B,
Seja bem vindo. Estamos na fase de planejamento do roteiro.
Sugiro que estude com calma e vamos trocando informações.
Enviei um e-mail para iniciarmos as conversas.
Tenha certeza que suas dúvidas serão minimizadas com o tempo.
Já estar com a moto desejada e a intenção de ir é a parte importante.
O resto, vamos viabilizar. Ainda temos tempo.
Abraços,
LP
Luiz Paulo Ferrero

Mensagem não lidapor jesicard » 17 Jun 2012, 02:41

Olá Luiz, quero fazer essa viagem até o Ushuaia também,só planejei a ida, que é o mesmo roteiro que queres fazer, Jaguarão, Colônia,B.A e seguir a Ruta 3 até o Estreito de Magalhães.De dezembro até janeiro deste ano,estive em San Pedro de Atacama,saindo de Joinville s.c passando por Corrientes, Jujui cruzando a cordilheira e o deserto.Tenho uma shadow 600, com tanque de 18 litros e faz uma média de 22 km/l. O que mais me preocupa é os trechos de rípio,e a shadow não é muito indicada pra esse tipo de terreno.Sabes quanto de rípio tem este trecho?
Um abraço Jesiel
jesicard

Mensagem não lidapor Luiz Paulo Ferrero » 17 Jun 2012, 10:17

jesicard escreveu:Olá Luiz, quero fazer essa viagem até o Ushuaia também,só planejei a ida, que é o mesmo roteiro que queres fazer, Jaguarão, Colônia,B.A e seguir a Ruta 3 até o Estreito de Magalhães.De dezembro até janeiro deste ano,estive em San Pedro de Atacama,saindo de Joinville s.c passando por Corrientes, Jujui cruzando a cordilheira e o deserto.Tenho uma shadow 600, com tanque de 18 litros e faz uma média de 22 km/l. O que mais me preocupa é os trechos de rípio,e a shadow não é muito indicada pra esse tipo de terreno.Sabes quanto de rípio tem este trecho?
Um abraço Jesiel

Olá Jesiel,
Sobre o roteiro, ainda estou com alguma dúvida sobre o retorno, entre El Calafate e Bariloche.
Existe a possibilidade de pegar um pouco de ripio pela ruta 40 (aproximadamente uns 400km) de um total de 1400km.
A alternativa toda de asfalto tem 500km a mais e a perda de uma região bastante bonita.
Já ouvi alguma coisa que já asfaltaram muita coisa na ruta 40, diminuindo bem o ripio, mas nada confirmado.
Você tem razão de se preocupar com o ripio, pois a suspensão da shadow vai te matar. Mas se você for resistente dá prá aguentar.
A quantidade de ripio que estou estimando por cima é entre 900 e 1000km.
260km no trecho entre o Estreito de Magalhães e Rio Grande (Ida e volta) + 400km entre El Calafate e Bariloche + 300km no Paso San Francisco + 50km no Paso Mamuil Malal.
Sobre o tanque da moto, fique tranquilo, quase todos levam combustivel reserva.
Na verdade o ripio é minha segunda preocupação, a primeira são os ventos.
Abraço,
LP
Luiz Paulo Ferrero

Mensagem não lidapor brbras » 18 Jun 2012, 09:41

Olá, me interessei pela viagem, o que falta pra mim é só conseguir a moto e os equipamentos, sobre a possivel data não tem problema pra mim, posso sair aqui do trabalho a qualquer momento, e sobre a quantidade de dias tb não tem problema. A moto seria a XRE 300. Já estou providenciando o que falta. To vendo os comentarios que só tem "motona", que vc dessa?
Att, Bruno Sobrinho
Itaituba - Pará.
brbras

Mensagem não lidapor Luiz Paulo Ferrero » 18 Jun 2012, 21:08

brbras escreveu:Olá, me interessei pela viagem, o que falta pra mim é só conseguir a moto e os equipamentos, sobre a possivel data não tem problema pra mim, posso sair aqui do trabalho a qualquer momento, e sobre a quantidade de dias tb não tem problema. A moto seria a XRE 300. Já estou providenciando o que falta. To vendo os comentarios que só tem "motona", que vc dessa?
Att, Bruno Sobrinho
Itaituba - Pará.

Olá Bruno Sobrinho,
Esta viagem será bastante extensa e dura. Além da boa vontade é necessária experiência de moto em estrada.
Sobre a moto, é como todos dizem por aqui, todas as motos podem te levar e chegar.
A diferença é o tempo que leva para cobrir estas distâncias e a máquina em si.
A XRE300 é bastante robusta e econômica, porém lenta. Não sei se consegue manter velocidades de cruzeiro acima de 100km/h, sem forçar demais a relação.
E outra, eu vou rodar 15.000km e você 19.000km.
Bruno, com a XRE você precisa de mais tempo. Vai ser muito estressante prá você.
As “motonas” são mais apropriadas para essa empreitada, na minha opinião. Alguns acham que motos mais leves, como o porte de uma 650, seria mais interessante.
Eu e o companheiro vamos de 1200, motos rápidas, fortes, confortáveis e não quebram porquê o esforço que elas fazem é muito menor.
Mas podemos conversar.
Abraços,
LP
Luiz Paulo Ferrero

Mensagem não lidapor chinaf » 05 Jul 2012, 23:03

Fala Luiz, blz ?

Dá uma olhada nesse relato de repente te ajuda na dúvida da Ruta 40....

http://www.chakal.com/index.php?pgn=det ... ao=ruta_40

Grande abraço
Zeca & Eu - Viagem com o meu cachorro pelo Sul do Brasil - 2010
Ushuaia - 2007/2008
Atacama e Machu Picchu - 2008/2009
chinaf
Membro de Honra
Membro de Honra

Próximo

Voltar para Viagem de Moto: Companhia para Viajar